Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Português para o Enem 2020 – O que você precisa saber!

Aqui está o que você precisa saber no português para o Enem 2020! Assim, será possível obter bons resultados nessa prova que pertence a área Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Português para o Enem 2020
Português para o Enem 2020


Daqui a poucos dias, as provas Enem ocorrerão em todo o país. Assim, você precisa estar preparado para enfrentar as questões e sair na frente.


Conforme o calendário, as provas de português para o Enem 2020 ocorrerão de duas maneiras. Sendo assim, a primeira será impressa com data para 17 de janeiro de 2021; a segunda será digital com data para 31 de janeiro.


Então, é preciso estudar focado no que realmente importa a fim de não perder tempo. Por isso, você terá abaixo dicas novas sobre o que precisa saber antes da prova! Logo, confira!


Português para o Enem 2020 – O que você precisa saber!


Saber interpretação de texto em diferentes formatos é uma exigência de todos os anos no Enem. Desse modo, você precisa ter prática de leitura a fim de compreender o que o texto pede.


E isso não apenas para o português Enem 2020, mas em todas as disciplinas. Por isso, saber ler um gráfico, uma charge, uma imagem faz parte para obter um bom desempenho.


Aqui estão outras dicas que podem te ajudar a ter sucesso na prova:


1 – Saiba o que mais consta na prova de português para o Enem 2020


Uma boa dica para você que não está com muito tempo é saber o que mais consta nas provas anteriores. Então, após ter conhecimento, foque neles! Desse modo, para ajudá-lo, veja os assuntos recorrentes abaixo:

  • Estude as linguagens, variações linguísticas, regionalismo;
  • Diferentes tipos de textos (gêneros textuais), tais como: descritivo, explicativo, expositivo etc;
  • Entenda a linguagem não verbal implícito na questão;
  • Relacione as obras de arte com o contexto histórico e atual;
  • Domine as regras gramaticais, pois é bastante exigida nessa prova.


2 – Pratique pelas provas anteriores


Uma das melhores dicas para o português para o Enem 2020 é praticar com os exames anteriores. Desse modo, será possível obter experiências para adquirir mais confiança em realizar essa prova neste ano.


Então, recomenda-se você estudar os assuntos e, ao final do dia, fazer uma das provas anteriores. Após feita a prova, verifique o gabarito para identificar os erros e acertos.


Com isso, medirá o seu desempenho visando melhorar cada vez mais! Então, tenha acesso a elas ao clicar em Provas e gabaritos Enem.


3 – Estude a estrutura e formação das palavras


É importante que o candidato ao Enem, na área de linguagens, esteja sabendo sobre derivação que são sufixal, regressiva, prefixal, imprópria e parassintética.


Além desses, você pode estudar também composição, ao qual se refere a formação de duas ou mais palavras.


4 – Treine como se estivesse no dia da prova


Ter uma boa gestão do tempo que você leva para fazer a prova no dia é fundamental. Ainda mais para quem fará a prova digital que será em frente de um notebook ou computador.


Então, o treinamento de quanto tempo gastará fará diferença em testar como você se encontra hoje. Por isso, treine em casa!


5 – Pontuação e classe de palavras


Tanto na prova de língua portuguesa quanto na redação, a pontuação é cobrada! Então, é bom saber quando e como usá-la corretamente.


Enquanto que a classe de palavras também deve dar atenção. Principalmente, o substantivo (concreto e abstrato), verbo, advérbio, adjetivo e as outras classes.


E, se quiser estudar com mais afinco, conheça o curso Gênio da Matemática. Assim, ele traz o que há de mais importante para o candidato obter bom rendimento na prova!


Como visto, o português para o Enem 2020 exigirá do candidato itens básicos que são essenciais! Então, concentre-se nesses assuntos e nessas dicas que, sem dúvida, você alcançará uma boa pontuação!

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.