Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Como a biotecnologia é cobrada no Enem? Saiba o que é e como estudar para essa prova

Um dos assuntos mais relevantes para você estudar na área de Biologia é a biotecnologia. Assim sendo, com os avanços cada vez mais rápidos na ciência quanto o bom uso da tecnologia para a saúde humana, animal e o meio ambiente, esse tema está sendo bastante cobrada na prova Enem.

Por isso, o blog Gênio do Enem traz esse assunto tão pertinente e que, certamente, constará na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. E, assim, com o objetivo de que você possa entender o que é biotecnologia, como estudar e como a biotecnologia é cobrada no Enem, leia com atenção abaixo.

Com isso, você terá conhecimento para a prova Enem. Todavia, é fundamental que estude de maneira mais profunda para que tenha domínio desse assunto.

E se você quer alcançar uma excelente pontuação venha para o método de estudo Gênio da Matemática. Assim sendo, nesse curso você aprenderá não apenas matemática, português como também macetes para se dar bem.

Para isso, convidamos você a conhecer esse curso que já contribuiu para muitos estudantes. Então, clique EU QUERO CONHECER. E dê um salto em sua vida acadêmica!

O que é biotecnologia?

Em termos bem simples da ciência, a biotecnologia é a junção do ramo de biologia com a tecnologia. Assim sendo, a biotecnologia é a aplicação dos princípios da engenharia. Também da ciência biológica.

Para tanto, tem o objetivo de criar novos produtos a partir de matérias-primas de origem biológica, por exemplo, vacinas ou alimentos.

Ou em outras palavras, também pode ser definido como o uso de organismos vivos ou seus produtos para modificar ou melhorar a saúde humana e o ambiente humano.

Assim sendo, o termo biotecnologia foi usado pela primeira vez por Karl Erkey, engenheiro húngaro, em 1919. No entanto, esse não foi o seu início, pois antes mesmo da sua descoberta já se usava a biotecnologia sem o uso do termo.

Mais tarde, a biotecnologia foi definida por diferentes cientistas até os nossos dias atuais. Enfim, está em constante descoberta e evolução.

Como a biotecnologia é cobrada no Enem e como estudá-la?

Então, como a biotecnologia é cobrada no Enem? Pois bem, é simples! Desse modo, você precisará ter conhecimento de Engenharia Genética. Logo, já que ela exige tal fundamento, conceito e abordagens.

Portanto, os assuntos que cercam a biotecnologia cobradas na prova Enem são:

1 – DNA recombinante

Também conhecido como clonagem molecular que se fundamenta em criar combinações de um DNA com um específico gene a fim de produzir cópias de variadas combinações genéticas.

Exemplos: terapias genéticas, produção de insulinas e gerenciar hormônios de crescimento.

2 – Organismos genéticos alterados

Esse assunto também é bastante cobrado na prova Enem quanto a biotecnologia. E, por isso, vale a pena estudá-la.

Então, de forma simples, os organismos genéticos alterados são aqueles genomas alterados (em laboratório) sem a introdução de quaisquer materiais genéticos. Logo, a função dele é alterar um produto para que apresente características semelhantes que não seria possível de forma natural.

Exemplos: Soja, milho, peixes e outros.

3 – Transgenia

A transgenia é outro assunto abordado de maneira contínua na prova Enem. Assim sendo, ela se refere a um organismo que recebe substâncias genéticas de organismos de espécies diferentes. 

De maneira simples, é o recebimento de um gene no organismo retirado de outro e que lhe dá uma nova característica.

Exemplos: os alimentos transgênicos, medicamentos transgênicos, terapia gênica e outros.

Aqui você entendeu bem resumidamente o que é biotecnologia e como estudá-la. Além disso, pôde entender como a biotecnologia é cobrada no Enem. Então, se aprofunde nesse assunto que, com certeza, fará parte das questões do Enem na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologia.

Ainda mais em plena pandemia, vacinas, vírus e alterações genéticas que tanto estão sendo comentadas em todo o mundo. Enfim, estude e estude sempre.

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.