O que você procura?

Como estudar Ecologia para Enem? Aprenda e gabarite!

geniodoenem 17 de agosto de 2021 às 03:55
Tempo de leitura
7 min
ecologia
ecologia

Como estudar Ecologia para Enem

As provas do Enem estão perto de ocorrerem. Certamente, você já está a todo vapor estudando e se preparando, certo? Então, se liga hoje que você aprenderá sobre Ecologia, um dos assuntos mais presentes na prova de Biologia.

Desse modo, já que a Ecologia está na maior parte das questões, cerca de 9,5%, que tal descobrir alguns dados para fazer uma boa prova?

Logo, o blog Gênio do Enem traz a você como estudar Ecologia para Enem 2021 e, assim, obter um resultado satisfatório! Dessa forma, a sua nota excelente lhe dará acesso ao ingresso no curso que desejar e na universidade que escolher.

E, para ajudá-lo nessa jornada de estudos, o curso Gênio da Matemática é o mais indicado, pois ensina além dos assuntos, muita técnica e utiliza de muito profissionalismo.

Ademais, as aulas de matemática são dinâmicas e você terá bônus com aulas de língua portuguesa e demais disciplinas. Faça parte da turma que mais é aprovado ao clicar             EU QUERO AGORA.

Desse modo, você receberá um direcionamento para estudar aquilo que realmente constará na prova! Também obterá as melhores práticas para atingir um ótimo resultado.

Como estudar Ecologia para Enem?

Abaixo você terá alguns assuntos, informações de como estudar Ecologia para Enem. Então, confira!

O que é Ecologia?

Ecologia é um ramo da ciência, incluindo ciências humanas, comunidade, população, biosfera e ecossistema. Assim sendo, é o estudo dos organismos, do meio ambiente e de como os organismos interagem entre si e com seu meio ambiente.

Além disso, é estudado em vários níveis, como organismo, população, comunidade, biosfera e ecossistema. Então, o objetivo principal de um ecologista é melhorar sua compreensão dos processos vitais. Como também adaptações e habitats, interações e biodiversidade dos organismos.

Com isso, vamos fornecer uma olhada detalhada nas notas de ecologia fornecidas aqui e explorar o conceito de ecologia.

Fatores bióticos e abióticos

O principal objetivo da ecologia é compreender a distribuição dos fatores bióticos e abióticos dos seres vivos no meio ambiente. Dessa forma, os fatores bióticos e abióticos incluem os fatores vivos e não vivos e sua interação com o meio ambiente.

Componentes bióticos

Os componentes bióticos são fatores vivos de um ecossistema. Logo, alguns exemplos de componentes bióticos incluem bactérias, animais, pássaros, fungos, plantas, etc.

Componentes abióticos

Os componentes abióticos são fatores químicos e físicos não vivos de um ecossistema. Logo, esses componentes podem ser adquiridos da atmosfera, litosfera e hidrosfera.

Desse modo, alguns exemplos de componentes abióticos incluem luz solar, solo, ar, minerais de umidade e muito mais.

Além disso, os organismos vivos são agrupados em componentes bióticos, enquanto os componentes não vivos, como luz solar, água e topografia, são listados em componentes abióticos.

Tipos de Ecologia

A ecologia pode ser classificada em diferentes tipos. Sendo assim, os diferentes tipos de ecologia são apresentados a seguir:

Ecologia Global

Ele lida com as interações entre os ecossistemas terrestres, a terra, a atmosfera e os oceanos. Além disso, ajuda a entender as interações em grande escala e sua influência no planeta.

Ecologia da paisagem

Trata da troca de energia, materiais, organismos e outros produtos dos ecossistemas. Logo, a ecologia da paisagem lança luz sobre o papel dos impactos humanos nas estruturas e funções da paisagem.

Ecologia do ecossistema

Lida com todo o ecossistema, incluindo o estudo dos componentes vivos e não vivos e sua relação com o meio ambiente. Enfim, essa ciência pesquisa como os ecossistemas funcionam, suas interações, etc.

Ecologia Comunitária

Trata de como a estrutura da comunidade é modificada pelas interações entre os organismos vivos. Desse modo, a comunidade ecológica é composta por duas ou mais populações de diferentes espécies que vivem em uma determinada área geográfica.

Ecologia populacional

Trata de fatores que alteram e impactam a composição genética e o tamanho da população de organismos. Assim sendo, os ecologistas estão interessados ​​nas flutuações no tamanho de uma população, no crescimento de uma população e em quaisquer outras interações com a população.

Em biologia, uma população pode ser definida como um conjunto de indivíduos da mesma espécie vivendo em um determinado lugar em um determinado momento.

Os nascimentos e a imigração são os principais fatores que aumentam a população. E os óbitos e a emigração são os principais fatores que diminuem a população.

Também a ecologia populacional examina a distribuição e densidade populacional. Além disso, a densidade populacional é o número de indivíduos em um determinado volume ou área.

Portanto, isso ajuda a determinar se uma determinada espécie está em perigo. Logo, se seu número deve ser controlado e os recursos devem ser repostos.

Ecologia Organizacional

A ecologia organizacional é o estudo do comportamento, morfologia, fisiologia, etc. de um organismo individual em resposta aos desafios ambientais. Assim sendo, examina como os organismos individuais interagem com os componentes bióticos e abióticos.

Então, os ecologistas pesquisam como os organismos são adaptados a esses componentes vivos e não vivos de seus arredores. Enfim, as espécies individuais estão relacionadas a várias adaptações, como adaptação fisiológica, adaptação morfológica e adaptação comportamental.

Ecologia Molecular

O estudo da ecologia se concentra na produção de proteínas e como essas proteínas afetam os organismos e seu ambiente. Isso acontece no nível molecular.

Portanto, o DNA forma as proteínas que interagem umas com as outras e com o meio ambiente. Por fim, essas interações dão origem a alguns organismos complexos.

Importância da Ecologia

As seguintes razões explicam a importância da ecologia:

Conservação do Meio Ambiente

A ecologia nos ajuda a entender como nossas ações afetam o meio ambiente. Logo, mostra aos indivíduos a extensão dos danos que causamos ao meio ambiente.

Desse modo, a falta de compreensão da ecologia levou à degradação da terra e do meio ambiente. Também levou à extinção e à ameaça de certas espécies.

Por exemplo, dinossauros, tubarões brancos, mamutes, etc. Assim sendo, o estudo do ambiente e dos organismos ajuda-nos a protegê-los de qualquer dano e perigo.

Alocação de recursos

Com o conhecimento da ecologia, podemos saber quais recursos são necessários para a sobrevivência dos diferentes organismos. Sendo assim, a falta de conhecimento ecológico levou à escassez e privação desses recursos, levando à competição.

Conservação de energia

Todos os organismos requerem energia para seu crescimento e desenvolvimento. Então, a falta de compreensão ecológica leva à superexploração dos recursos energéticos, como luz, nutrição e radiação, levando ao seu esgotamento.

Portanto, o conhecimento adequado dos requisitos ecológicos evita o desperdício desnecessário de recursos energéticos, conservando assim energia para fins futuros.

Eco-Amizade

A ecologia incentiva a convivência harmoniosa entre as espécies e a adoção de um estilo de vida que protege a ecologia da vida.

Exemplos de Ecologia

A seguir estão alguns exemplos de ecologia:

Ecologia humana

Ele se concentra na relação entre os humanos e o meio ambiente. Assim sendo, enfatiza o impacto que os seres humanos têm sobre o meio ambiente. Com isso, dá conhecimento sobre como podemos melhorar a nós mesmos para a melhoria dos seres humanos e do meio ambiente.

Construção de nicho

Trata do estudo de como os organismos alteram o meio ambiente para benefício próprio e de outros seres vivos. Sendo assim, por exemplo, os cupins criam um monte de 6 pés de altura. Ademais, ao mesmo tempo alimentam e protegem toda a sua população.

Aqui finalizamos esse pequeno resumo de como estudar Ecologia para Enem e esperamos que tenha sido de utilidade. E, se quiser, comente e compartilhe!