Movimentos artísticos do século 20 por ordem cronológica – Parte 2
Aqui está a parte 2 continuando a explanar os movimentos artísticos do século 20 por ordem cronológica. Lembrando que esse assunto é cobrado na área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, disciplina de Artes.
movimentos artísticos arte performática
Como você leu antes, essa parte 2 finaliza os movimentos artísticos do século 20 por ordem cronológica. Ele começa com o movimento existencialista e termina na Arte Performática. Então, não deixe de ler e procurar estudar em outros livros também!
Se você chegou aqui e ainda não leu a parte 1, clique Movimentos artísticos do século 20 por ordem cronológica – Parte 1 e confira mais informações interessantes.
Conheça também as nossas categorias…
Movimentos artísticos do século 20 por ordem cronológica – Parte 2
7 – Existencialismo
O existencialismo foi uma nova mania social, cultural e artística que se seguiu à Segunda Guerra Mundial. Trata-se de um conjunto específico de idéias relacionadas à existência, pensamento e idéias humanas que eram abstratas. E geralmente eram únicas para cada indivíduo.
O existencialismo na arte era semelhante ao expressionismo e renovou o mesmo tipo de idéias cínicas sobre a existência humana.
Arte focada em angústia, desespero, razão, falhas e muitas emoções complexas, escuras e difíceis. Muitos dos artistas eram ateus e centrados em torno do que um livro de texto da história da arte chama o “absurdo da existência humana” (Gardner).
Francis Bacon é um notável artista desse período. Ele, com seu trabalho simplesmente chamado de “Pintura”, retratava uma horrível cena de matadouro e tinha o significado simbólico na vida do homem.
8 – Expressionismo abstrato
No final da década de 1940, o expressionismo abstrato surgiu com a idéia de expressar um estado de espírito. Considerado o nascimento da “arte moderna”, os artistas que pintaram durante o movimento do Expressionismo abstrato queriam que os espectadores alcançassem profundamente a compreensão de uma imagem.
Eles queriam que as idéias sobre a pintura estivessem livres do pensamento convencional e acreditassem que suas imagens teriam um significado único e instintivo para cada visualizador.
Alguns dos artistas famosos durante esse período foram Jackson Pollock e Mark Rothko, usando splatter-paint e outros métodos incomuns para criar obras de arte abstratas.
O movimento do Expressionismo abstrato mudou-se para o movimento “Abstração Pós-Pictórica” que tentou criar uma marca de “pureza na arte”, mas o movimento morreu em meados da década de 1950.
9 – Arte pop
Uma nova marca de arte chamada Arte Pop surgiu na década de 1950 como uma ruptura surpreendente com movimentos anteriores.
Artistas no movimento da Arte Pop sentiram que a arte expressionista abstrata estava alienando o público. Então, procurou usar sua arte para se comunicar de forma mais eficaz com o espectador.
Roy Lichtenstein foi o famoso pioneiro desse movimento e usou sua arte de forma comercial, expressando emoções e idéias de uma forma muito vívida e atraente que seu público poderia facilmente entender e se relacionar.
O movimento da Arte Pop é um dos movimentos mais reconhecidos do século XX. À medida que se transformou e expandiu, artistas famosos como Andy Warhol tornaram-se bem conhecidos por suas próprias marcas de trabalho similares.
10 – Superrealismo
O superrealismo é, na realidade, um movimento muito pequeno que interpretou o movimento Arte Pop na década de 1960.
No entanto, ele produziu obras de arte que eram drasticamente diferentes da Arte Pop e das obras passadas.
Os artistas durante esse movimento trouxeram um retorno ao idealismo e à perfeição em sua arte. Muitos artistas durante este período criaram suas obras de arte com base em fotografias.
Esse retorno a um estilo de arte mais clássico foi de curta duração e caiu facilmente na arte mais política das décadas de 1970 e 1980.
11 – Neo-Expressionismo e Feminismo
O superrealismo desmoronou sob as poderosas emoções que o neo-expressionismo e o movimento feminista procuravam invocar com suas obras de arte.
O neo-expressionismo foi um retorno à obra de arte cínica da década de 1940 e ao movimento do Futurismo, mas faltava a mesma sensação de raiva.
Em vez disso, artistas dessa época queriam produzir um exame mais cuidadoso e sério de emoção e expressão. Eles queriam que o espectador fosse curioso e pensasse profundamente em vez de ficar enfurecido.
No entanto, esse movimento rapidamente reverteu para a raiva e a mudança que antes os predecessores haviam desejado. Até porque o movimento feminista tomou as mãos sobre as idéias.
A comunicação via arte voltou a ser política e retratou o corpo feminino de forma provocativa. É possível notar isso já que o movimento feminista fez seu breve ressurgimento, lutando pela igualdade em todas as áreas dos direitos das mulheres.
Com a legislação como o Título IX aprovado e outras vitórias para as feministas, o movimento da arte gradualmente deu lugar aos anos 1990 e a Arte Performática.
11 – Arte Performática
A última década do século XX apresentou arte que foi amplamente rotulada como Arte Performática. Essa arte caracterizou o crescente uso de computadores pessoais e a arte foi usada liberalmente em novos videogames, filmes e outros avanços tecnológicos.
A arte estava sendo usada para dar boas vindas e chamar a atenção do comprador. A arte foi amplamente comercial nesta última década antes do início do século XXI.
E, então? Gostou de aprender a respeito desses movimentos artísticos do século 20? Esperamos que tenha conseguido obter mais conhecimento nesse assuntos, pois é um dos que constarão nas provas do Enem.
Estude, se aprofunde em cada movimento para que faça uma boa prova.
Comente qual o movimento de arte que mais o impressionou. Se tiver alguma dúvida, também deixe nos comentários. Lembre-se de compartilhar!