Importância da Ecologia – Biologia para o Enem
Importância da Ecologia
A importância da Ecologia tem como objetivo conhecer a relação do organismo vivo com o meio ambiente e o cuidado com o ecossistema. Ecologia é um dos principais temas do Enem!
A existência no mundo é composta de coisas vivas e não vivas. Os dois grupos devem coexistir para compartilhar os recursos disponíveis no ecossistema ambiental. Para entender sobre esse relacionamento mútuo, precisamos estudar e entender a ecologia.
Todos somos parte do ecossistema e, por isso, a importância da ecologia em nossa vida é grande. Além disso, ela é um dos assuntos que mais constam nas provas Enem, só isso já nos desafia a dominar esse assunto.
Conheça a nossa categoria Ciências da Natureza e suas tecnologias
Definição de Ecologia
A ecologia é definida como o estudo científico das interações de organismos (bióticos e abióticos) entre si no ambiente físico e químico.
A ecologia envolve o uso de metodologia científica através de experiências de laboratório para entender como os diferentes organismos crescem, povoam.
Também como interagem com outros organismos, como parasitas, predadores; como os organismos morrem, bem como evoluem ou se adaptam às mudanças climáticas e ambientais.
Ciência e origem da Ecologia
A ciência que trata do estudo da biota, do meio ambiente e das interações é conhecida como Ecologia. Ecologia derivada da palavra grega Oikos que significa habitação, e logos que significam estudo, ou seja, estudo das habitações dos organismos.
Esse é o estudo do ecossistema, que descreve a relação entre os organismos com diferentes habitats. O ambiente de um organismo inclui fatores bióticos e abióticos.
Esses dois fatores devem se coordenar para compartilhar os recursos que estão presentes no ecossistema ambiental.
Para entender sobre esse relacionamento mútuo, temos que estudar ecologia. O ser humano também é parte do ecossistema.
Importância da Ecologia e seu estudo
O estudo da ecologia é tudo sobre conexões. Ao usar cuidadosamente os seus princípios, podemos aprender a prever, extinguir, contrariar e prevenir efeitos potencialmente adversos que possamos ter no mundo que nos rodeia.
É fundamental estudar Ecologia porque…
1 – Conservação ambiental
Ao estudar ecologia, aprendemos que ela está centralizada na forma como cada espécie precisa do outro para coexistência pacífica.
A falta de compreensão da ecologia levou à degradação da terra e do ambiente, que é o lar de outras espécies. Com isso, leva à extinção e à ameaça de espécies devido à falta de conhecimento, por exemplo, de dinossauros, tubarões brancos, rinocerontes negros etc.
2 – Alocação de recursos
Todas as plantas e animais precisam compartilhar recursos naturais limitados, como ar, minerais, espaço e meio ambiente. A falta de conhecimento desse sistema ecológico levou a privação e saque de recursos naturais, gerando escassez, bem como exploração e competição.
3 – Conservação de energia
Todas as espécies precisam de energia, seja a luz, a radiação, a nutrição etc. A triste compreensão da ecologia é ver a destruição dos recursos energéticos.
Podemos citar como, por exemplo, fontes não renováveis como o petróleo, o carvão, o gás natural e a poluição e destruição da camada de ozônio.
4 – Amizade ecológica
A ecologia ajuda apreciar a vida harmoniosa entre as espécies; Isso irá garantir a ordem natural em que as coisas são seguidas.
Tipos de ecologia
A ecologia é um campo amplo que engloba todas as formas de vida na terra, portanto, existem diferentes tipos de ecologia, os quais incluem:
1 – Ecologia do organismo
Estuda a forma como diferentes organismos vivos respondem aos estímulos causados pelo ambiente físico. Os organismos se adaptam ao meio ambiente abraçando ou se afastando de seu efeito.
Uma mudança no ambiente físico mostrará uma mudança no comportamento ou atributos físicos. Por exemplo, um animal escapará fisicamente de um ambiente hostil e uma planta irá crescer ou interromper a germinação em um território hostil.
2 – População
Todos os organismos crescem e morrem. A forma como eles vão povoar será influenciada por alguns fatores, tais como:
- Tamanho da colônia, taxa de nascimento e mortalidade, taxa de crescimento da população, bem como “sobrevivência para os mais aptos”.
Assim, as espécies mais dominantes sempre reinarão supremamente nas espécies mais fracas.
3 – Comunidade
Todos os organismos habitam em uma ecologia comum com flora e fauna. Nessa ecologia, uma rede alimentar ou cadeia alimentar, possui um estrato detalhando o tipo de espécie e o papel que desempenha no ecossistema.
Seja um parasita, um predador ou uma fonte de alimento, cada um desempenha um papel fundamental para criar harmonia na ecologia. A concorrência e os mutualismos são fundamentais para estabelecer e manter uma comunidade.
4 – Ecossistema
Os seres vivos e não vivos interagem com a atmosfera, fontes de energia, temperatura, água na capacidade de reciclagem, regeneração, consumo ou produção. Isso garante que o ciclo de fluxo de energia seja mantido em harmonia.
5 – Global
A ecologia controla como os recursos são usados e alocados em todo o mundo.
A importância da Ecologia é tão vital que está sendo discutida como uma conversa chave nos fóruns mundiais, já que o mundo tenta mitigar a destruição, a qual é abundante no ecossistema.
As conversas e os fóruns são realizados para pressionar o mundo a abraçar a ecologia, reservar e conservar o ecossistema. Alguns temas são abordados, tais como:
- O protocolo de Quioto, energia verde, aparelhos Energy Star, Energia renovável, conservação de animais e energia, combate à caça furtiva, alocação de recursos equitativos, boas práticas de mineração.
Todas essas informações sustentam que a importância da Ecologia e o seu estudo aprofundado devem ser colocados em prioridade.
Caso você queira comentar algo sobre o que leu, fique à vontade! Compartilhe, se assim desejar.