Elementos da comunicação – Conceito, modelos e exemplos
Elementos da comunicação
Aprenda o conceito, modelos e exemplos dos elementos da comunicação que, provavelmente, será exigido nas provas Enem. Quer ter sucesso? Siga as nossas dicas!
Os elementos da comunicação fazem parte do nosso dia a dia. Sem nos darmos conta, eles se tornam essenciais para uma boa convivência e precisamos deles para transmitir o que queremos. Mas você sabe a sua definição? Entende como esse processo ocorre?
Se você enviou algumas mensagens de texto para seu o amigo ou fez uma apresentação comercial, então você se envolveu em uma comunicação.
Sempre que duas ou mais pessoas se juntam para trocar mensagens, elas estão envolvidas nesse processo básico. Embora pareça simples, a comunicação é realmente bastante complexa, com uma série de componentes.
Conceito dos elementos da comunicação
O termo processo de comunicação refere-se a troca de informação (uma mensagem ) entre duas ou mais pessoas.
Para que a comunicação seja bem-sucedida, ambas as partes devem poder trocar informações e entender-se. Se o fluxo de informações é bloqueado por algum motivo ou as partes não conseguem se entender, a comunicação falha e há conflitos.
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Modelos dos elementos da comunicação
- O remetente
O processo de comunicação começa com o remetente, que também é chamado de comunicador ou fonte. Ele tem algum tipo de informação – um comando, pedido ou idéia – que ele quer compartilhar com os outros.
Para que essa mensagem seja recebida, o remetente deve primeiro codificar a mensagem de uma forma que possa ser entendida e depois transmiti-la.
- O receptor
A pessoa a quem uma mensagem é dirigida é chamada de receptor ou intérprete. Para compreender as informações do remetente, o receptor deve primeiro poder receber as informações do remetente e, em seguida, decodificá-lo ou interpretá-lo.
- A mensagem
A mensagem ou conteúdo é a informação que o remetente quer transmitir ao receptor.
É transmitida entre as partes. Junte esses três elementos da comunicação e você terá o processo de comunicação como o mais básico e simples.
- O canal
O canal é o meio pelo qual uma mensagem é transmitida. As mensagens de texto, por exemplo, são transmitidas através de telefones celulares.
O processo de comunicação atinge seu ponto final quando a mensagem foi transmitida, recebida e entendida com sucesso.
O receptor, por sua vez, responde ao remetente, indicando a compreensão. O feedback pode ser direto, como uma resposta escrita ou verbal, ou pode assumir a forma de um ato ou ação em resposta.
Outros fatores
O processo de comunicação nem sempre é tão simples ou suave, é claro. Esses elementos podem afetar a forma como a informação é transmitida, recebida e interpretada:
- Ruído
Pode ser qualquer tipo de interferência que afeta a mensagem enviada, recebida ou entendida. Pode ser tão literal quanto estático em uma linha telefônica ou misteriosa como uma má interpretação de um costume local.
- Contexto
Essa é a configuração e a situação em que a comunicação ocorre. Como o ruído, o contexto pode ter um impacto na troca bem sucedida de informações. Pode ter um aspecto físico, social ou cultural.
Processo de comunicação em ação – Exemplos
Brenda quer lembrar ao marido, Roberto, que ele pare na loja após o trabalho e compre leite para o jantar. Ela se esqueceu de perguntar para ele de manhã, então, Brenda envia uma mensagem de texto pelo WhatsApp para Roberto.
Ele escreve o texto de volta, depois aparece em casa com um galão de leite debaixo do braço. Mas algo está mal: Roberto comprou leite desnatado e Brenda queria leite integral.
Nesse exemplo, o remetente é Brenda. O receptor é Roberto.
O meio é uma mensagem de texto ou imagem pelo WhatsApp. O código é o idioma em português que eles estão usando. E a própria mensagem: lembre-se do leite! Nesse caso, o feedback é direto e indireto.
Roberto tira uma foto de leite na loja e depois chega em casa com ela. No entanto, Brenda não viu a foto do leite que ele enviou porque a mensagem não foi transmitida por algum motivo (ruído), e Roberto não pensou em perguntar qual o tipo de leite (contexto).
O processo de comunicação consiste nas seguintes etapas:
1 – O remetente formula a mensagem que deseja transmitir ao destinatário.
2 – Ele codifica ou traduz sua mensagem. Ele pode usar como ajuda: símbolos, palavras, ações, diagramas, imagens etc.
3 – Ele seleciona um canal ou meio apropriado através do qual a mensagem deve ser transmitida. Pode ser comunicação face a face, letras, rádio, televisão, e-mail, redes sociais etc.
4 – A mensagem é recebida pelo destinatário.
5 – A mensagem recebida é decodificada pelo receptor para que possa desenhar o significado da mensagem.
6 – O destinatário envia sua resposta ao remetente. Em caso de confusão, o mesmo é transmitido e o esclarecimento necessário é feito ali mesmo.
Importância da comunicação
A comunicação é para a organização como o sangue é para o corpo. O sucesso de todas as funções de gestão depende da comunicação efetiva. Os relacionamentos precisam se comunicar, os alunos precisam se comunicar com o professor e seus colegas, enfim.
Significado dos elementos da comunicação pode ser entendido…
1 – Atua como base de coordenação
A comunicação ajuda na coordenação das atividades de vários departamentos e pessoas em uma instituição, empresa, ONG etc.
Ela fornece informações completas sobre objetivos organizacionais, formas de alcançá-los, relacionamento interpessoal entre pessoas etc. Assim, a comunicação atua como base para a coordenação de diferentes instituições.
2 – Ajuda no bom funcionamento de uma empresa
A comunicação assegura o bom funcionamento de uma empresa. A existência de uma organização depende totalmente da comunicação. As atividades de uma organização devem ficar paralisadas se a comunicação parar ou falhar.
3 – Atua como base na tomada de decisão
A comunicação ajuda no processo de tomada de decisão, fornecendo todas as informações necessárias. Na ausência de comunicação de informações relevantes, não se pode tomar qualquer decisão significativa.
4 – Aumenta a eficiência gerencial
As várias funções do gerente envolvem:
- Fornecer informações sobre metas e objetivos de uma empresa.
- Fornecer instruções
- Alocação de empregos e responsabilidades
- Supervisionar o trabalho dos trabalhadores.
Todas essas funções envolvem comunicação. Assim, a comunicação é essencial para o desempenho efetivo das funções gerenciais.
5 – Promove a cooperação e a paz
O principal objetivo da gestão é garantir o funcionamento suave e eficiente de uma organização. Isso só é possível quando há paz e harmonia entre a gerência e os colaboradores. A comunicação de dois sentidos ajuda a estabelecer essa harmonia.
6 – Estabelece liderança efetiva
Um bom líder deve possuir habilidades de comunicação eficientes para influenciar o comportamento dos subordinados. Assim, a comunicação é a base da liderança.
7 – Aumenta a moral e gera motivação
Um sistema de comunicação eficiente ajuda a motivar, inspirar e satisfazer os colaboradores. Além disso, também ajuda a estabelecer o tipo de gestão participativa e democrática.
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