Biomas Brasileiros – 6 tipos naturais
Há 6 tipos de biomas brasileiros que você poderá aprender aqui no blog Gênio do Enem. Conheça os seus tipos e algumas de suas características. Prepare-se já lendo este conteúdo!
Os biomas brasileiros são um dos temas que constam nas provas do Enem. Por causa disso, você deve estudar alguns de seus fundamentos e os tipos que integram em nosso país. Para começar a entender,é importante primeiro de tudo saber de seu conceito. Então, vamos lá!
Significado de BIOMA
O termo bioma (do grego Bio = vida + Oma = grupo ou massa), segundo Colinvaux (1993), foi proposto por Shelford. Segundo Font Quer (1953), esse termo teria sido criado por Clements.
Em ambos os casos, a diferença fundamental entre formação e bioma foi a inclusão da fauna neste novo termo. Enquanto formação se referia apenas à vegetação, bioma referia-se ao conjunto de vegetação e fauna associada.
Talvez por isso certos autores tenham sido levados a considerar bioma e biota como sinônimos (Ferreira, sem data). No glossário do livro de Clements (1949) encontra-se a seguinte definição para bioma:
“Comunidade de plantas e animais, geralmente do grau de formação: uma comunidade biótica”
Ele se caracterizaria pela uniformidade fisionômica do clímax vegetal e pelos animais de maior relevância, possuindo uma característica de constituição biótica.
Estudaremos seus 6 tipos naturais de biomas brasileiros. São eles:
- Bioma Amazônia
- Bioma Mata Atlântica
- Bioma Cerrado
- Bioma Caatinga
- Bioma Pampa ou Campos Sulinos
- Bioma Pantanal
Cada bioma é composto de diversos ecossistemas, e dentro de cada bioma os ecólogos distinguem formas típicas e de transição. Aqui abaixo você encontrará para estudar as formas típicas, com a referência geográfica da área originalmente ocupada pelo bioma.
6 tipos de biomas brasileiros – Resumo
1 – Bioma Amazônia
- Maior corpo florestal na região intertropical.
- Estende-se por cerca de 4,2 milhões de quilômetros quadrados, quase a metade da área do país.
- Sua característica marcante é ter grande quantidade de chuvas constantes ao longo do ano, sempre com temperaturas elevadas, geralmente acima dos 25°C – não sendo raro atingir a marca de 40 graus (a umidade relativa do ar é sempre muito elevada).
- No bioma amazônico existem basicamente 3 tipos de floresta: a mata de terra firme, a mata de várzea e a mata de igapó.
2 – Bioma Mata Atlântica
- Existem diversas espécies de animais e vegetais que só ocorrem na Mata Atlântica. Estima-se que, apenas de aves, sejam cerca de 140 as espécies endêmicas da Mata Atlântica. Uma delas é a jacutinga (Pipile jacutinga), que se alimenta dos frutos da palmeira juçara (Euterpe edulis), nativa da Mata Atlântica.
- Acredita-se que hoje restam menos de 10% da Mata Atlântica original preservada.
- Uma das matas mais famosas que faz parte do bioma Mata Atlântica é o das Araucárias.
- Mais de 90% da mata foi derrubada para que o solo fosse usado em atividades econômicas e ocupação urbana.
3 – Bioma Cerrado
- É constituído por um conjunto muito amplo de paisagens, que incluem desde os campos abertos até os chamados campos cerrados e os cerradões, matas relativamente fechada de porte florestal.
- No cerrado, há duas estações bem definidas: a época das secas e das chuvas.
- A vegetação natural do cerrado tem como característica o porte não muito alto: são árvores e arbustos de tronco e galhos retorcidos e com casca grossa.
4 – Bioma Caatinga
- A caatinga possui cerca de 850 mil quilômetros quadrados caracterizando-se por uma paisagem que os índios chamam de “mata branca”.
- Está situado no interior dos estados do nordeste brasileiro tendo um regime de chuvas característico: elas são quase ausentes durante meses seguidos, o que leva alguns rios a secar inteiramente, e presentes a ponto de causar alagamentos em outras épocas do ano.
5 – Bioma Pampa ou Campos Sulinos
- O sul do Brasil tem uma característica peculiar. Sua paisagem é constituída por campos, os pampas ou campos sulinos. Trata-se de uma formação natural, e não decorrente de ação predatória.
- Os solos são formados por decomposição de rochas, o que os torna propícios para a agricultura, em especial para o trigo e, nas partes mais úmidas, para o arroz.
6 – Bioma Pantanal
- Estende-se por uma área de quase 150 mil quilômetros quadrados em território brasileiro.
- O Pantanal Mato-Grossense é uma região baixa, com altitudes entre 100 e 200 metros acima do nível do mar, onde não se pode dizer que chova muito.
- Os meses mais chuvosos são nos meses de fevereiro, março e abril. O Pantanal vive de acordo com o regime das águas. Grandes extensões de terra são alagadas nesses meses chuvosos todos os anos, quando as águas sobem até 4 metros acima de seu nível normal.
- As plantas e os animais são adaptados ao regime desse bioma. Com a subida das águas a grande maioria dos peixes se reproduz e as plantas florescem.
- A maior atração do Pantanal Mato-Grossense está, no entanto, nas aves. Trata-se da maior área das Américas ocupada por aves que vivem em regiões pantanosas, as chamadas aves paludícolas, como as garças, as garcinhas e os colhereiros.
Você descobriu algumas informações dos 6 tipos de biomas brasileiros que podem te ajudar a obter mais conhecimento para fazer uma boa prova. É claro que existem muito mais assuntos e detalhes de cada um que você precisa buscar estudando nos livros de Biologia.
Caso esteja interessado em conhecer os nossos conteúdos para essa área do conhecimento do Enem, visite a nossa categoria Ciências da Natureza e suas tecnologias.
E, se quiser, poderá aprender também técnicas e dicas de estudo a fim de ter bons resultados nas provas. Clique aqui e confira os nossos conteúdos.
Comente o que mais você gostou no texto ou se aprendeu algum conceito novo ou ainda se deseja perguntar algo sobre o que leu. Compartilhe, se assim desejar.