Confira redação Enem exemplos de quem conquistou a nota 1000 e dicas para alcançar o mesmo resultado!
De acordo com as informações do Inep – Instituto de Educação e Pesquisa, o qual é responsável pelo Enem, as notas das redações de 2016 poderão ser acessadas a partir do dia 10.04.2017.
Você irá visualizar a prova corrigida e descobrirá quanto tirou em cada uma das suas competências. Acesse a Página do participante para conferir todos os detalhes.
Lembrando que a redação Enem exige que você domine e siga conforme às 5 competências estabelecidas pela banca julgadora! Cada uma vale 200 pontos!
Então, poderá até analisar e verificar em qual delas pode melhorar fazendo em si mesmo essa correção. Como informado, a redação recebe uma nota entre 0 a 1000.
A redação Enem sempre foi um dos grandes desafios para os que realizam a prova e, certamente, não é diferente para você.
Todos os anos, há sempre um número bem reduzido de pessoas que alcançam uma nota máxima.
Português e matemática também é um grande desafio!
Do mesmo jeito que ocorre com a redação, a língua portuguesa e a matemática também se destacam pelo grau de dificuldade da maioria dos candidatos.
Caso você queira superar essa deficiência que recebeu no colegial, aqui no blog Gênio do Enem você pode aprender muito com as nossas dicas, técnicas e até um curso que é oferecido chamado de Curso Gênio da Matemática!
Clique aqui e saiba mais! Se prepare com um dos melhores cursos online para o Enem, vestibulares e concursos!
Segundo a análise do MEC – Ministério da Educação, apenas 77 candidatos obtiveram a nota 1000.
E cerca de 291.806 candidatos receberam a nota 0 ou tiveram a redação anulada por não se enquadrar ao que foi exigido!
Um dado que causa espanto em meio aos mais de 6 milhões que fizeram o Enem no ano de 2016. E parece que a cada ano, a redação Enem se torna mais desafiador!
E como você pode verificar, há uma grande deficiência em produzir um texto dentro dos moldes da proposta dele.
Por isso, vale a pena você conferir aqui a redação Enem exemplos desses que, felizmente, conquistaram a tão sonhada nota 1000!
E você? Quer também tirar nota 1000 na redação Enem? Confira abaixo algumas dicas e, mais adiante, exemplos de redações com nota máxima! Treine, treine e treine, esse é o segredo!
Dicas para ter um desempenho eficaz na Redação
O seu desempenho na redação Enem pode melhorar cada vez que você pratica e também quando fizer uma auto correção.
É fundamental que analise pontos e identifique erros que precisam ser corrigidos a fim de que consiga aumentar sua performance.
7 dicas
Siga as dicas a seguir e tenha bastante sucesso ao desenvolver essas 5 competências exigidas no Enem! Avante!
• Faça muita pesquisa analisando como os avaliadores corrigiram às últimas redações. É possível ter acesso a esse material no próprio site do MEC. Ele elabora um Guia de Redação a cada edição com os seus comentários apresentando também exemplos de redações
• Informe-se pelo edital do Enem para compreender as razões pelas quais os candidatos receberam a nota 0. Se você zerar nessa prova, não terá a chance de participar dos processos seletivos.
• Faça inúmeras leituras que envolvam questões polêmicas na sociedade. Os últimos temas abordados foram: intolerância religiosa, violência contra a mulher, publicidade infantil, entre outros.
• Analise criteriosamente as provas anteriores do Enem, principalmente, o modelo de redação dissertativo-argumentativo
• Pegue todas as redações que receberam a nota 1000 e faça uma leitura bem atenciosa e minuciosa a cada parágrafo, frase, argumentos etc
• Nunca desenvolva uma redação fora dos moldes que o Enem exige. Pratique a escrita ao que é pedido, pois a cobrança será em cima disso.
• Teste o tempo em casa para que se concentre e produza o texto com calma e tranquilidade.
Agora que você já descobriu algumas dicas importantes, leia atentamente a redação Enem exemplos de quem atingiu a nota 1000.
Vale muito a pena fazer uma análise profunda e atenciosa!
Redação Enem exemplos de nota 1000
2015 – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
“Permeada pela desigualdade de gênero, a história brasileira deixa clara a posição inferior imposta a todas as mulheres.
Essas, mesmo após a conquista do acesso ao voto, ensino e trabalho – negado por séculos – permanecem vítimas da violência, uma realidade que ceifa vidas e as priva do direito a terem sua integridade física e moral protegida.
O machismo e a misoginia são promovidos pela própria sociedade.
Meninas são ensinadas a aceitar a submissão ao posicionamento masculino, ainda que estejam inclusas agressões e violência , do abuso psicológico ao sexual.
Os meninos, por sua vez, têm seu caráter construído à medida que absorvem valores patriarcais e abusivos, os quais serão repetidos em suas condutas ulteriores.
Um dos conceitos filosóficos de Francis Bacon, que declara o comportamento humano como contagioso, se aplica perfeitamente à situação.
A violência de gênero, conforme permanece a ser reproduzida, torna-se enraizada e frequente.
Concomitantemente, a voz das mulheres é silenciada e suas manifestações são reprimidas, o que favorece o mantimento das atitudes misóginas.
O ensino veta todo e qualquer tipo de instrução a respeito do feminismo e da igualdade de gênero e contribui com a perpetuação da ignorância e do consequente preconceito.
Ademais, os veículos de comunicação pouco abordam a temática, enquanto o Estado colabora com a Lei Maria da Penha, nem sempre eficaz, e com unidades da Delegacia da Mulher, em número insuficiente.
Entende-se, diante do exposto, a real necessidade de ações governamentais que garantam que a lei puna todos os tipos de violência , além da instalação de delegacias específicas em áreas necessitadas.
Cabe à sociedade, em parceria com a mídia e com as escolas, instruções sobre igualdade de gênero e campanhas de oposição à violência contra as mulheres.
Essas, por m, devem permanecer unidas, através do feminismo, em busca da garantia de seus direitos básicos e seu bem-estar social.” Julia Pereira