468×60

Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Técnicas e dicas de estudo

Estudar para o Enem tendo pouco tempo – 15 Dicas e técnicas Infalíveis!

estudar para o enem

Aprenda como estudar para o Enem tendo pouco tempo aplicando estas dicas e técnicas! Maximize os seus horários de estudo e extraia ao máximo dos dias que lhe resta até a prova!

Alguns candidatos que irão realizar as provas do Enem possuem pouco tempo para se preparar, não é mesmo? Se esse for o seu caso, então, esse post é para você! Estudar para o Enem é um grande desafio quando o trabalho consome praticamente boa parte do dia.

Assim, nós do blog Gênio do Enem, queremos direcionar você com dicas que realmente podem ser aplicadas dentro de uma rotina apertada. Talvez, o tempo que você tem para se concentrar melhor é somente nos fins de semana ou naquelas horinhas vagas de apenas 4h.

Por isso, antes de prosseguirmos com essas dicas e técnicas, você precisa verificar se encaixa em duas situações para que esse post possa lhe servir e atingir o nosso propósito (que é direcionar a um aprendizado mais efetivo). São estas abaixo!

Duas situações que mostram ter pouco tempo

1 – Você é um candidato que trabalha o dia todo e quer ingressar na faculdade pelo Enem, mas o único tempo que possui é à NOITE e nos fins de semana!

2 – Você é uma candidata que cuida do lar, dos filhos, e que quer se preparar estudando para o Enem, mas dispõe de pouco tempo em sua rotina doméstica.

Caso você se enquadre nessas duas situações, então, pode continuar lendo esse post! Ele foi elaborado cuidadosamente para te ajudar nesse desafio em estudar para o Enem dispondo de um tempo muito curto!

Agora, mesmo que não seja a sua situação, mas você quer aprender as matérias do Enem de forma mais ágil, rápida e efetiva, também poderá seguir essas dicas e técnicas adaptando de acordo com sua necessidade.

Estudar para o Enem em pouco tempo – 15 Dicas e técnicas infalíveis!

Você está preparado para estudar para o Enem tendo pouco tempo? Acreditamos que se você se esforçar aplicando estas dicas e técnicas infalíveis e poderosas, sem dúvida, o seu desempenho tenderá a ser a melhor!

Por isso, siga cada uma delas cuidadosamente com zelo e dedicação!

1 – Selecionar assuntos que mais constam no Enem

2 – Elaborar um cronograma de estudo enxuto e dinâmico

3 – Optar pelos vídeos das aulas de matérias de Ciências Humanas

4 – Concentrar na atualidade, assuntos que mais bombam nas mídias

5 – Eliminar distrações

6 – Fazer provas de anos anteriores

7 – Priorizar leitura para redação e interpretação

8 – Criar um plano de gestão (auto-avaliação semanal)

9 – Invista a maior parte do seu tempo em assuntos de maior dificuldade

10 – Não fique preocupado por não ter tempo de estudar tudo

11 – Utilize a técnica da “associação”, “metáfora”

12 – Não passe muito tempo estudando dias antes do exame Enem

13 – Cumpra os prazos diários

14 – Descubra seu melhor método e use!

15 – Esteja conscientemente estudando

Agora que você já deu leu uma prévia a respeito dessas 15 dicas e técnicas para estudar para o Enem dispondo de pouco tempo, veja a seguir detalhadamente cada um delas!

Esperamos que possa aprender da maneira mais eficaz, rápida e totalmente funcional para que alcance sucesso na nota do Enem! Se liga!

1 – Selecionar assuntos que mais constam nas provas do Enem

Como você dispõe de pouco tempo, então, recomenda-se que comece a estudar aqueles assuntos que mais constam nas provas do Enem. Não adianta estudar tudo que você viu na escola durante o período do ensino médio, pois a maioria delas não são cobradas no exame.

Por isso, pesquise na internet ou baixe as provas de anos anteriores para verificar e anotar os assuntos mais abordados e também faça um funil destacando as coisas mais importantes. Isso vai te poupar de estudar assuntos desnecessários.

Caso queira baixar as provas do Enem de edições passadas, então, clique no post que escrevemos aqui. Acesse Provas e Gabaritos do Enem de anos anteriores!

2 – Elaborar um cronograma de estudo enxuto e dinâmico

Após destacar esses assuntos que mais constam no Enem, a hora agora é elaborar um cronograma de estudo enxuto e alcançável. Inclua também assuntos da atualidade para estudar. Além disso, cumpra todo o cronograma rigorosamente e, de vez em quando, se auto-avalie para monitorar seu desempenho.

Caso queira aprender como montar um, acesse Cronograma de Estudo para o Enem.

3 – Optar pelos vídeos das aulas de matérias de Ciências Humanas

Os vídeos aulas ou áudios são excelentes ferramentas quando usados em filas de espera no banco, supermercado, parada de ônibus, trajeto até o trabalho, casa enfim, utilize esse recurso no celular para aproveitar cada horinha vaga! Colocamos a sugestão das Ciências Humanas , pois as exatas exigem mais que leitura.

Atente-se apenas para saber selecionar de forma estratégica e faça essa seleção para a semana toda a fim de remir mais ainda o tempo usado para segmentar cada uma das matérias do Enem.

4 – Concentrar na atualidade, assuntos que mais bombam nas mídias

Essa é uma das melhores dicas e técnicas a fim de estudar para o Enem em pouco tempo que se tem. Então, fique por dentro de todas as notícias nas redes sociais e, ao ter alguma dúvida, se aprofunde no assunto.

Há muitos temas polêmicos que envolvem diversas áreas do conhecimento desde a energia, economia, movimentos sociais, inflação, enfim, fique atento às mais diferentes abordagens que costumam estar ao seu redor.

5 – Eliminar distrações

Ao separar o tempo de estudo, dedique-se de corpo e alma. Elimine tudo que possa distrair, seja conversas, whatsApp, facebook, TV, o que for. Você já não possui muito tempo e ainda dá importância a essas coisas? Elimine!

Uma maneira bem eficiente de conseguir isso é avisar aos seus amigos, familiares educadamente que reservou aquele tempo para estudar. Isso fará com que eles respeita a sua privação e ausência.

E, lembre-se: é apenas por um tempo estabelecido, determinado. Ao atingir o sucesso na nota do Enem, você poderá mudar essa rotina usufruindo de mais tempo com seus amigos e familiares, além de realizar atividades prazerosas.

6 – Fazer provas de anos anteriores

Uma das técnicas mais usadas por muitos candidatos que obtiveram excelente nota nas provas do Enem é fazer provas de anos anteriores. Não apenas para saber como está o seu grau de proficiência ou dificuldade, mas até mesmo para extrair algum aprendizado. Tudo é válido!

Se você deseja aprender como extrair o maior proveito ao fazer isso, então, sugerimos que leia o nosso post sobre Faça provas do Enem de anos anteriores e se dê bem!

7 – Priorizar leitura para redação e interpretação

Não tem por onde fugir! A leitura é o jeito mais eficiente para atingir uma nota alta nas provas. Ela te ajuda tanto na correta compreensão do enunciado como na criação de sua redação e interpretação. Então, aproveite o tempo também no ônibus para ler literatura, poemas, poesias, dentre outros.

Nós escrevemos a respeito disso e, se quiser, acesse as Dicas para melhorar a leitura para o Enem.

8 – Criar um plano de gestão (auto-avaliação semanal)

Esteja também monitorando e fazendo semanalmente uma auto-avaliação de seu esforço, desempenho e evolução. Isso vai te fazer notar o que precisa melhorar, se dedicar mais em alguma área de conhecimento bem como controlará o tempo que ainda tem até a prova!

O plano de gestão tem por objetivo gerenciar suas atividades de modo que sejam melhores e que resultem em progresso em adquirir conhecimento e novas habilidades.

9 – Invista a maior parte do seu tempo em assuntos de maior dificuldade

Também é importante destacar a importância de investir uma parte do seu tempo naqueles assuntos (principalmente que mais constam no Enem) de sua maior dificuldade. Concentre-se neles para que supere e mude de nível/grau de deficiência.

Para te ajudar, leia o nosso post Matéria com maior dificuldade para o Enem – Como vencer?

10 – Não fique preocupado por não ter tempo de estudar tudo

Candidatos sem muito tempo para estudar ou faltando alguns meses para as provas do Enem ficam desesperados por não aprenderem tudo que possa constar no exame. Porém, evite ficar preocupado, ansioso, pois isso bloqueia ainda mais a absorção dos conteúdos.

Confie que, se você estudar os pontos principais, ainda assim será possível alcançar uma boa pontuação. Então, concentre-se nos assuntos que mais estão presentes no Enem, faça as provas de anos anteriores e aplique todas as dicas e técnicas dadas aqui.

11 – Utilize a técnica da “associação”, “metáfora”

Já foi comprovado pela ciência que aprendemos muito mais e retemos os conteúdos cem vezes mais quando os associamos a um objeto, algo de nosso cotidiano ou utilizamos como metáforas.

Relacione esses conteúdos associando a alguma história habitual, objetos ou até mesmo ensine esses conceitos para alguém. É valiosa essa técnica e dá muito certo!

12 – Não passe muito tempo estudando dias antes do exame Enem

Isso mesmo! O tempo é agora para você estudar, se esforçar ao máximo e dar tudo de si. Quando chegar os dias anteriores às provas do Enem, tenha um tempo para relaxar e descansar a mente!

Não adianta encher a cabeça dias antes do exame Enem com conteúdos que você ainda não viu ou até mesmo fazer revisões com correria, pois será apenas um desperdício de energia e desgaste emocional e física!

13 – Cumpra os prazos diários

A disciplina é fundamental para todos, porém muito mais para você que possui pouquíssimo tempo para estudar para o Enem. Então, haja o que houver, cumpra os prazos de estudos diários. Não deixe acumular e não dê lugar para preguiça, cansaço!

14 – Descubra seu melhor método e use!

Alguns candidatos aprendem de maneiras diferentes. Uns aprendem ouvindo (são auditivos), outros, aprendem lendo (são visuais), então, você precisa descobrir qual é o seu melhor método de aprendizagem. E o meio para isso é aplicando o autoconhecimento.

Conheça a si mesmo e como um método funciona para você. Ao descobrir, invista nele e busque por melhoria e crescimento para atingir a eficácia nos estudos para as provas do Enem.

15 – Esteja conscientemente estudando

Você deve saber que estudar para o Enem requer muita concentração e, às vezes, você estuda, estuda, mas parece que sua mente está em outro lugar, não é mesmo? A cabeça está longe, menos nos estudos.

Então, uma técnica muito aplicada pelos estudantes bem-sucedidos é estudar conscientemente. Mas, o que isso significa? Significa que se você está estudando matemática, sua mente está no assunto, focalizado nele. A sua consciência está ali presente juntamente com seu corpo.

Por isso, a nossa última dica é essa: esteja conscientemente estudando! Esteja presente onde seu corpo está! E, assim, poderá usufruir com qualidade cada assunto abordado. Se, por acaso, sentir que sua mente está vagando por outro caminho que não seja o estudo ali, pare um pouco, e volte a focar no assunto.

Caso queira melhorar a sua concentração ou se manter focado no assunto, então, leia o nosso post Aumente sua concentração nos estudos para o Enem.

Esperamos que essas 15 dicas e técnicas possa ajudá-lo a estudar para o Enem tendo pouco tempo e que o sucesso provém de um bom planejamento e organização.

Se quiser, deixe seu comentário abaixo! Também pode ficar à vontade para fazer alguma pergunta, pois em breve responderemos.

Compartilhe com seus amigos e familiares! Curta a nossa fanpage Gênio da Matemática!

Queremos agora apresentar rapidamente um dos maiores e melhores cursos de matemática para o Enem e concursos públicos. É o curso do Gênio da Matemática!

Você já conhece? Com uma metologia neurolinguista e com técnicas para você gabaritar qualquer questão de matemática, ele tem sido o mais eficaz para centenas de estudantes.

Por isso, adquira já! Veja abaixo o que o Curso Gênio da Matemática tem a oferecer:

  •  Mais de 500 horas de estudo com vídeos-aulas de alta resolução
  • 9 bônus diferentes composto por provas anteriores resolvidas, curso completo para o Enem, curso online de química e física, matemática para o Enem e concurso público e muito mais
  • Acompanhamento de sua evolução em tempo real
  • Gabaritos e resoluções dos exercícios
  • Centenas de exercícios em PDF
  • Plataforma de fácil manuseio e alta tecnologia
  • Simulados por conteúdos com correções comentadas
  • Dentre outros benefícios

Faça parte do grupo que tem adquirido as melhores notas em matemática! Venha ser um campeão nas provas do Enem e alcance o topo em nível intelectual!

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.