Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Técnicas e dicas de estudo

Matéria com maior dificuldade para o Enem – Como vencer?

matéria com maior dificuldade para o enem

Seja matemática, português ou outra qualquer, focar na matéria com maior dificuldade para o Enem é garantia de sucesso! Descubra como vencer para atingir uma boa pontuação.

Todo estudante encontra dificuldade em dominar uma matéria específica na escola, o que é perfeitamente normal, não é mesmo? Nesse contexto de estudos e mais estudos, ainda há aquela matéria com maior dificuldade para o Enem, o que te leva a ter que se esforçar em dobro.

Também vale destacar aquela sua disciplina favorita, que tem afinidade conseguindo assimilar melhor o conteúdo tornando fácil obter uma boa nota no Enem. Nesse ponto, você tende a se esforçar de modo moderado. Por outro lado, existe aquela que só de lembrar dá náuseas, não é? Você consegue lembrar, nesse momento, qual é?

Por entender esse desafio que você, talvez, enfrente juntamente com milhares de estudantes, Gênio do Enem vai mostrar aqui como você pode vencer essa matéria com maior dificuldade para o Enem atingindo uma boa pontuação. Fique bem atento e aplique estas dicas a seguir em sua rotina de estudos!

Matéria com maior dificuldade para o Enem

O principal aspecto que você deve entender ao estudar a matéria com maior dificuldade para o Enem é que ela vai te exigir mais tempo, esforço e dedicação. Por essa razão, não adianta tentar fugir, enrolar, ou deixar para depois, é preciso que a enfrente e a supere.

Sendo assim, antes de prosseguir para as técnicas de como você pode vencer isso, Gênio do Enem quer dar um pouco de explanação sobre a famosa procrastinação. Ela que, constantemente, está presente em nosso dia a dia atrapalhando o bom andamento do desempenho construtivo.

Certamente, essa procrastinação é um dos maiores empecilhos que, muitas vezes, sabota quem está estudando tanto para o Enem como qualquer outro exame, seja vestibular ou concurso público.

Procrastinação – Um mau que deve ser abolido!

Compreende-se procrastinação como sendo o ato de adiar o que precisa ser feito, executar uma ação necessária, que poderia ser feita nesse momento, para outra hora e, assim, adia e nunca ou demora muito para executá-la.

Esse mau hábito está presente em muitas pessoas, e não poderia ser diferente, em muitos candidatos que pretendem ingressar em uma universidade mediante o Enem.

Com as constantes distrações atuais, principalmente, em volta das redes sociais, o estudante tende a ser levado pela procrastinação prejudicando, assim, o seu desempenho no momento de fazer as provas.

O ato de acumular os conteúdos prejudica bastante o candidato, pois ao chegar cada dia mais perto do exame, a pressa pode tomar conta e, ao invés de fazer uma boa prova, acaba por ser extremamente ruim levando a frustração e tristeza.

Se você constantemente deixa os estudos ou aquela matéria de dificuldade para mais tarde ser vista e estudada, sem dúvida, você está cometendo esse mau hábito de procrastinar e deve combatê-la imediatamente!

Para isso, Gênio do Enem trouxe algumas dicas para você abolir essa procrastinação do seu dia a dia. Leia com atenção e siga todas as instruções para fazer o que tem que ser feito AGORA!

Técnicas científicas contra procrastinação

Gênio do Enem traz algumas técnicas que são comprovadas pela ciência, as quais farão de você um grande vencedor da procrastinação! Preparado? Então, vamos lá!

1 – Se comprometa determinando prazos!

De acordo com um estudo realizado nos E.U.A, a procrastinação pode ser evitada quando você impõe a si mesmo um comprometimento relacionando-o com prazos. Assim, pessoas que colocam uma tarefa e se comprometem a executá-la estabelecendo prazos tendem a cumpri-la de forma eficaz.

Você pode anotar o que precisa estudar em um papel deixando-o visível como também comprometer-se com alguém ou consigo para que, ao final, tenha cumprido com eficácia.

Esse tipo de pré-comprometimento o fará seguir até o prazo. Se quiser, poderá dividir esses prazos em curto, médio ou longo. O mais importante é que, ao determinar os prazos, eles sejam alcançáveis, reais e deve haver monitoramento contínuo.

Acompanhe sua evolução nesses prazos, ou seja, se estão sendo cumpridos. Se quiser, coloque “OK” naquelas matérias ou assuntos já vistos, estudados, feitos exercícios ou saiba identificar o que ainda precisa ser melhorado ou que deva estudar mais!

2 – Autoculpa é contraprodutiva

O ato de você não se culpar por procrastinar (o que não isenta da responsabilidade de fazer algo sobre) decidindo se perdoar permite que supere esse comportamento e se concentre no próximo, sem o sentimento de culpa que bloqueia o pensamento, a compreensão das idéias, de acordo com estudos científicos.

Você pode também redirecionar a sua procrastinação fazendo algo produtivo como executar pequenas tarefas, aquelas mais simples e sempre avaliar se está evoluindo. Comece sempre pelo mais fácil, moderado e avance para o mais difícil.

Também poderá dividir essas matérias em graus de dificuldade como mais ou menos. O ideal é que a autoculpa seja redirecionada à ação, ou seja, em vez de se culpar o tempo todo, perdoe-se, e continue fazendo algo para mudar.

O que não dá é permanecer no estado de inércia! A autoculpa nos deixa paralisados e temos que evitar ao máximo!

3 – Se organize!

A paralisia da análise é um dos principais fatores da procrastinação, segundo estudos científicos. É o não saber o que fazer que mais paralisa os estudantes como, por exemplo, não saber o que estudar. Para combater isso, mantenha uma agenda organizada no dia anterior com o que você precisa estudar para o dia seguinte.

Você também pode aplicar o cronograma de estudos, aqui no Gênio do Enem você pode aprender como elaborá-lo clique aqui e confira!

Como vencer a matéria com maior dificuldade para o Enem?

Uma das estratégias para você vencer, seja lá qual for, a matéria com maior dificuldade para o Enem é elevando o tempo de estudo diariamente. A concentração nela é fundamental para que você a domine e alcance sucesso na prova.

Para isso, você precisará reservar um tempo extra direcionado a essa matéria. Nesse tempo extra, tente aplicar algum método funcional para assimilar o conteúdo como, por exemplo, associá-lo a algum objeto ou história e/ ou fazer exercícios de provas anteriores.

Além dessa técnica, aplique as que abordaremos adiante com o fim de que essa matéria não seja mais a sua maior dificuldade superando qualquer assunto ou item importante para atingir uma boa pontuação no Enem.

1 – Curso Online

Caso você tenha dificuldade em alguma matéria, a recomendação é fazer um curso online dentro do tempo que melhor lhe for conveniente. Há diversos cursos disponíveis nesse ambiente virtual nas mais diferentes matérias.

Aqui, no Gênio do Enem, existe a parceria com o Gênio da Matemática para você que tem dificuldade nessa matéria e deseja evoluir em seus estudos. O curso é totalmente online, com aulas dinâmicas, plataforma de fácil acesso e que acompanhará o seu desempenho.

Acesse o link do Curso do Gênio da Matemática e se inscreva! Aguardamos você para atingir o seu potencial a partir da matéria com maior dificuldade para o Enem superando-a e a vencendo!

2 – Tome consciência da matéria em que se tem dificuldade – enfrentando-a!

Um dos pontos essenciais para vencer essa dificuldade é aceitá-la conscientemente. Você precisa tomar consciência da maneira mais abrangente, mais ampla possível dessa matéria com maior dificuldade para o Enem. Depois, de tomar consciência da dificuldade, você deve aceitar e, em seguida, enfrentá-la.

Não adianta fugir, pestanejar, pois vai perder muito mais tempo. Então, só enfrentando, se confrontando com essa realidade, é que poderá ter um avanço significativo, concreto e que gere mudança e resultados eficazes.

3 – Procure, de maneira gradativa, avançar!

Aos poucos, gradualmente, você consegue chegar ao objetivo que estabeleceu no início de seu estudo. Então, procure avançar cada dia, sem muita cobrança, sem exigir tanto do assunto e domínio logo da matéria em pouco tempo.

Saiba que a matéria com maior dificuldade para o Enem que você enfrenta leva tempo para internalizar em sua mente. Por isso, o maior segredo é ir avançando de pouco em pouco, sem estresse, a fim de desfrutar de satisfação redobrada.

Tente balancear a exigência de si mesmo em aprender de forma moderada com o avanço gradual. Tenha equilíbrio em administrar essas duas atitudes: exigir de si e avançar aos poucos.

Com isso, será possível notar duas mudanças em sua vida:

1. Você vai se sentir mais seguro.
2. Você estará mais motivado para avançar.

É incrível o que acontece quando notamos uma mudança ou resultado de nossos pequenos esforços, isso nos dá mais força para prosseguir para o estágio maior, em outra dimensão. Então, avance de pouco em pouco!

4 – Comemore seus pequenos avanços

Para que você se mantenha estimulado e com energia para continuar a estudar sua matéria com maior dificuldade para o Enem, comemore os pequenos avanços! Essa atitude vai ajudá-lo, certamente!

Até porque você já deve notar que, constantemente, exige de si e, muitas vezes, é até muito mais duro quando não consegue assimilar essa matéria ou assunto difícil e complicado, por isso, recompensar-se pode aliviar a tensão quando observar o seu progresso!

Mas, você pode pensar que é um progresso muito pequeno, não é mesmo? Não importa! Comemore nem que seja o pouco que evoluiu, pois assim a sua mente vai buscar mais garra e vai aumentar o seu poder de dedicação e vontade em aprender mais ainda!

Nada melhor que uma mente motivada para quebrar os bloqueios que dificultam o aprendizado. Você pode comprar uma pizza, sushi (se for o seu gosto), uma bebida que goste, enfim, tente se recompensar e comemorar os seus pequenos avanços!

5 – Fique atento à resistência no âmbito emocional

Muitas vezes, caro leitor, o emocional é o nosso maior inimigo em progredir em muitas áreas da vida, o que não poderia ficar de fora, a matéria em que se tem dificuldade em aprender.

Por isso, cuidado com a resistência das suas emoções ao se deparar com essa matéria com maior dificuldade para o Enem. Não permita que o domine, que exista bloqueio e, caso seja esse o seu enfrentamento, então, tente neutralizá-lo!

Para neutralizar esse plano emocional, você precisa criar estratégias com aplicações concretas para o seu dia a dia. É todo dia enfrentar o desânimo, a falta de vontade, o sono, e outros impedimentos que, por diversas razões, tentam nos atrapalhar!

Trabalhe com seu emocional, vencendo-o! Não há outra forma. Se toda vez você for vencido pelo seu estado emocional e não pela razão, ele vai ter mais força dentro de você. E o contrário, acontece o mesmo!

Quanto mais você resistir, dizendo: “Não, eu vou estudar essa matéria difícil e complexa”, mais essa dificuldade vai perdendo força e seu poder sobre ele será gigantesco! Diga sempre “não” quando estiver com vontade de dizer “sim”.

Dessa forma, seu sucesso será efetivo e real!

Você leu muitas dicas de como aprender a vencer a matéria com maior dificuldade para o Enem e esperamos que isso seja uma vitória em sua vida! Assim, queremos destacar pequenos pontos resumidamente ao que leu:

– Tenha consciência que essa matéria dificultosa irá exigir tempo, dedicação e energia extra.
– A procrastinação deve ser abolida dos seus estudos, se quiser alcançar uma pontuação máxima no Enem.

– Técnicas científicas que tiram a procrastinação de sua vida:

1 – Se comprometa determinando prazos!
2 – Autoculpa é contraprodutiva.
3 – Se organize!

4 – Você vence a matéria com maior dificuldade para o Enem com:

1 – Curso Online
2 – Tome consciência da matéria em que se tem dificuldade, enfrentando-a!
3 – Procure, de maneira gradativa, avançar!
4 – Comemore seus pequenos avanços
5 – Fique atento à resistência no âmbito emocional.

Com tudo isso que aprendeu, Gênio do Enem espera que você colha os melhores resultados e se mantenha focado em seu objetivo em alcançar uma boa pontuação no Enem ou em qualquer exame que faça!

Se a sua dificuldade seja na matéria de matemática, então, inscreva-se em nosso curso do Gênio da Matemática e comece já a dominar os principais assuntos! Acesse aqui!

Caso queira deixar um comentário, fique à vontade! Compartilhe também com seus amigos e familiares nas redes sociais e espalhe essas dicas!

Curta a nossa fanpage Gênio da Matemática e fique por dentro das principais novidades e dicas online para estudar com técnicas inteligentes e que realmente funcionam! Também nos acompanhe aqui no blog que abordaremos mais dicas de como se dar bem no Enem.

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.