Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Técnicas e dicas de estudo

Cronograma de Estudo Para o Enem – Planeje agora!

cronograma de estudo para o enem genio do enem

Cronograma de Estudo Para o Enem

O cronograma de estudo para o Enem é que irá garantir a sua pontuação máxima. Saiba como montar o seu aqui no Gênio do Enem de forma organizada e estrategicamente.

Se você ainda não iniciou os seus estudos para as provas do Enem ou o que tem feito não está lhe rendendo bons resultados, o Gênio do Enem traz algumas estratégias inteligentes. Veja como!

Muitos estudantes que se preparam para a prova mais importante do ano buscam encontrar uma forma eficiente em como estudar para o Enem. Talvez, você esteja meio perdido em tantas disciplinas exigidas, não é mesmo? Mas aqui iremos mostrar como fazer esse cronograma de estudo para o Enem de modo bem simples a fim de que qualquer um possa aplicar sem a menor dificuldade.

Para isso, o Gênio do Enem quer destacar dois pontos fundamentais antes de te ajudar nessa tarefa:

1 – Considere a sua capacidade em aprender. Ela existe dentro de você e pronto! Esteja apenas aberto às informações, pois assim será mais fácil absorver todo e qualquer conteúdo.

2 – Siga o cronograma de estudo para o Enem com afinco levando em conta o seu ritmo de aprendizado. Porém, não coloque limitações. Se você sabe que pode ir mais além, então, vá!

Com esses dois pontos em sua mente, vamos agora explanar o que você deve fazer para esse planejamento tão essencial em seus estudos. Não há como desprezar um bom cronograma de estudo, um plano que fará toda a diferença em sua classificação. Vamos lá!

Cronograma de estudo para o Enem – O que é e seus benefícios!

Antes de você aplicar as estratégias inteligentes para montar o seu cronograma de estudo para o Enem convém entender o que ele é e o benefício que terá ao adotá-lo. Portanto, veja abaixo!

O que é um cronograma de estudo?

É uma forma de estudar os conteúdos seguindo uma seqüência pré-estabelecida auxiliando na organização de idéias, absorção de informação e também levando à prática, o que inclui exercícios, simulados etc.

Então, pode-se comparar ao mapa com destino a um lugar, ou seja, nos dá a direção para chegar à meta em atingir a pontuação máxima no Enem ou em qualquer prova que você se submete.

Assim, ao utilizá-lo em sua rotina diária você já saberá o que estudar cada dia da semana. Não haverá tempo para pensar em o quê estudar para aquele dia, o que te fará remir o tempo e energia.

Benefícios para quem aplica essa prática de estudos

Há muitos benefícios que você terá ao seguir um cronograma de estudo para o Enem, os quais citamos para você os melhores a seguir:

• Será uma aprendizagem com qualidade.
• Prazo definido com data cumprida.
• Mais organização e planejamento.
• Evita de estudar aleatoriamente.
• Retira um pouco a pressão e ansiedade, pois estará antecipado.
• Menos desperdício de tempo.
• Irá trabalhar a disciplina e o autocontrole.
• A motivação tende a crescer com os resultados.

Como visto, os benefícios são muitos e além do que citamos. Portanto, você tem que ficar à frente dos demais fazendo o que poucos estudantes fazem. Que tal começar agora a planejar o seu cronograma de estudo para o Enem? Vai lhe render bons resultados, sem dúvida! Agora, vamos lá aprender como fazê-lo.

Como fazer um cronograma de estudo para o Enem?

Aprenda e planeje seu cronograma de estudo com estas estratégias inteligentes e aplicáveis para qualquer candidato! Sucesso grandioso para você que decidiu ter um plano de estudo!

1 – Organize sua rotina de acordo com tempo, ritmo e atividade

A primeira ação que você deve ter é saber como será a sua rotina dentro das ocupações que possui. Sendo assim, você terá que organizar a rotina para que enquadre ao seu tempo, atividades que têm e ritmo.

Isso deve ser analisado não apenas para definir os conteúdos, disciplinas que deverão constar em seu cronograma de estudo para o Enem, mas também em incluir os momentos de lazer, entretenimento para a mente descansar, relaxar.

Selecione tudo que tem que fazer diariamente para a semana separando o horário apenas para estudar dentro do cronograma que será elaborado mais adiante.

Exemplo de organização de rotina

Um exemplo que podemos citar aqui (você mesmo pode fazer o seu já que não sei as suas ocupações) é pela manhã fazer uma atividade física, depois, ir para a escola.

Após o almoço, ir para o cursinho e, ao chegar a casa, seguir o cronograma de estudo individual e revisar o que foi dado no cursinho até 1h da manhã. Pronto, dormir! Tente encaixar de acordo com o que faz, por exemplo, se você estuda à tarde e faz cursinho à noite.

Dessa forma, você segue uma rotina que não deve ser burlada. Você precisa ter disciplina, se não tem, aprenda a ter! É fundamental!

2 – Monte seu cronograma de estudo para o Enem

Após definir a sua rotina diária para a semana que seguirá, chegou o momento de montar seu cronograma de estudo de maneira estratégica e inteligente. É muito simples montar um, a dificuldade que encontrará é começar e manter o ritmo com disciplina. Portanto, se esforce!

Faça o seguinte de acordo com este passo a passo:

– Elabore uma tabela com 8 colunas e 4 linhas.

– A primeira coluna será a modalidade. Na próxima linha abaixo dela, coloque o tempo total que desprenderá na próxima linha o cursinho e, por último, o estudo individual.

– A partir da segunda coluna você irá colocar os dias na semana: segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo.

Esse cronograma irá ficar assim:

cronograma de estudo para o enem

– Em seguida, você vai preencher todas as colunas e linhas com as disciplinas que precisa estudar para as provas do Enem, considerando a parte separada do cursinho e o estudo individual.

Bem, esse cronograma de estudo para o Enem é para quem faz cursinho, mas você pode mesclar os dois caso não o faça optando, assim, por estudar em casa. Não há muita diferença nisso, apenas a adaptação para a sua realidade.

3 – Distribuição das matérias e assuntos no cronograma

Com esse plano de estudo montado (que obviamente está em branco, né?), nesse momento, você vai preenchê-lo com as matérias e assuntos das provas do Enem. Vamos lá!?

Para um melhor resultado, você precisa mesclar entre uma disciplina que domina, que seja interessante com aquela que você tem maior dificuldade, pois assim vai equilibrar tornando as horas mais motivadoras e com fácil absorção de qualquer conhecimento.

Siga o passo a passo:

Passo 1 – Separe todas as disciplinas que contarão no ENEM e divida por assunto.

Passo 2 – Escolha, no máximo, duas disciplinas para estudar no dia para não deixar a mente desgastada, pois isso dificulta a absorção das idéias, a concentração e vai dar brecha para as distrações. A sua energia tem começar e ir até o fim do estudo. Nada pode atrapalhar!

Passo 3 – Em seguida, distribua entre os 7 dias da semana organizadamente.

4 – Determine os horários para cada disciplina/assunto

Após as disciplinas divididas por assunto forem preenchidas na tabela do seu cronograma de estudo para o Enem, chegou o momento de determinar os horários de cada dia da semana. Você pode escolher entre seguir horários fixos diários, mas também poderá aumentar ou diminuir os horários em determinados dias da semana de acordo com sua disponibilidade para aquele dia.

Sendo assim, você fica livre para estabelecer isso. Só é importante considerar que o horário precisa ser preenchido por completo com todos os assuntos colocados, sem faltar nenhuma para você estudar.

Um ponto importante é o tempo até as provas do Enem. Não sei em que momento você vai começar, se faltam 5, 8, 3 meses para o grande dia. Então, você teria que fazer um cálculo matemático para avaliar o tempo que precisará para completar todo o estudo e ficar apto para a prova.

Também deve levar em conta as atividades extras, ou seja, o tempo de revisão, o treino da redação, os simulados no cursinho, os vídeos para assistir, o professor particular para aquela disciplina com extrema dificuldade, enfim, avalie o tempo para essas ações extras. Se puder, inclua no cronograma como lembrete.

Pronto! O seu cronograma de estudo para o Enem já está montado e pronto para ser seguido nos próximos dias. Agora, é com você!

Abaixo vamos dar umas dicas para seguir acirradamente o seu cronograma a fim de obter sucesso e êxito. Portanto, confira as nossas dicas aqui no Gênio do Enem!

Dicas inteligentes para seguir o seu cronograma de estudo para o Enem

Selecionamos algumas dicas inteligentes para você seguir o seu cronograma de estudo para o Enem com toda a facilidade, energia e foco! Leia mais…

1 – Esteja aberto às mudanças

Caso você não goste do esquema que montou, esteja aberto às mudanças. Não adianta ficar pressionando em algo que já não está funcionando para você! Por isso, mude se for necessário e não hesite.

2 – Avalie seu desempenho

Isso deve ser constante! A auto-avaliação fará com que você melhore em algo que precisa, estimulará a ir mais além do que já alcançou e medirá o seu nível intelectual.

Por isso, faça uma projeção da semana que virá e analise como foi essa mesma semana que passou. Será que sua projeção correspondeu ao esperado? Há sempre tempo para ser melhor nos estudos.

3 – Estude mesmo sem vontade

Pode ter certeza que vai acontecer em algum dia ou vários dias você se sentir sem vontade para estudar aquela disciplina ou assunto. Não dê lugar para a falta de vontade, pois se der, vai acumular os assuntos.

Um dia que você não estuda, é um assunto a mais para o outro dia em que terá de recuperar. Por isso, evite ao máximo. Relaxe um pouco, esfria a cabeça, e volte ao lugar que parou.

4 – Alimente-se bem!

A alimentação bem como o beber água é fundamental! Não despreze essa parte para que não comprometa a sua saúde. Então, se possível, tenha uma comidinha perto de você, o que é ideal uma fruta, suco, café ou até mesmo um chocolate escuro para turbinar o cérebro!

5 – Treine a redação diariamente ou 3x na semana

A redação Enem precisa ser treinada todo dia ou 3x na semana. O ideal é diariamente já que a prática leva à excelência, então, você pode incluí-la em seu cronograma de estudo para o Enem ou apenas separá-la para um horário específico.

6 – Tenha tempo para o lazer

Estabeleça um tempo para você se divertir, porém moderadamente. É preciso focar em seu objetivo e, para isso ser efetivo, tem que abrir mão de algumas regalias. Lembre-se que as provas do Enem são anuais, com tempo definido e que, após a aprovação, você poderá curtir os momentos diversos.

Por isso, saiba seguir o seu estudo pensando no prêmio. É essa motivação que deve ter todos os dias. Todo esforço vale a pena e garantirá os melhores resultados. Não deixe de ter os momentos de lazer até para relaxar sua mente, mas não exagere!

Outra dica importante é largar tudo o que for preciso para alcançar a sua meta como redes sociais e internet (caso seja uma fonte de estudo e te ajude, então, use-os), filmes, seriados, cinemas, shows, baladas, conversa fora com colegas sem objetivo etc.

Gênio do Enem acredita piamente que você tem todo o potencial e capacidade para vencer qualquer desafio, afinal, cada ser humano tem um cérebro inteligente e ativo. Por isso, aprecie o que há de melhor em você: sua mente! E, a partir daí, use-a da melhor forma!

Se você quer tirar dúvidas sobre os assuntos do Enem ou deseja vencer a sua dificuldade na disciplina de Matemática, então, adquira o curso do Gênio da Matemática e avance seu domínio nessa área. Além desse, oferece 2 cursos de bônus: Física e Química.

É um curso totalmente online que dará suporte em uma das disciplinas que mais possuem baixa pontuação no Enem. Adquira já!

Se desejar, deixe seu comentário abaixo contando como tem feito o seu plano de estudo ou se segue algum cronograma de estudo para o Enem. Ficaremos muito agradecidos com seu comentário!

Curta a nossa fanpage Gênio da Matemática.

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

6 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.