Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Técnicas e dicas de estudo

Leitura para o Enem – Dicas para melhorar

leitura para o enem

A boa compreensão da leitura para o Enem só vem com a prática. Saiba como você pode melhorar a fim de atingir resultados efetivos nas provas e na redação!

Você sabia que as provas do Enem são diferentes de todas as outras, inclusive, das que costumeiramente faz na escola? Ela avalia o candidato conforme sua competência e habilidade, por isso, não adianta apenas acertar as questões. É preciso atingir uma boa compreensão da leitura para o Enem, especificamente.

A banca avaliadora do exame mais concorrido do ano quer saber se você é capaz de lidar, de maneira habilidosa, com cada problemática aplicada no enunciado. Por essa razão, ela avalia tanto os seus acertos como os erros.

Para isso, não é surpresa que você encontre diferentes tipos de questões com gráficos, desenhos, mapas, imagens, charges, tirinhas, sendo necessário fazer uma leitura mais apurada e interpretar o que ele está pedindo. E isso é desenvolvido com a prática em tentar resolver questões anteriores.

Não adianta analisar os enunciados de outros vestibulares, por exemplo. Se você está se preparando para o Enem e deseja alcançar sucesso, então, será preciso fazer essa leitura de modo particular, ou seja, apenas o que foi abordado pelo exame. Pratique bastante essa leitura para o Enem com esse detalhe em sua mente!

Assim, os aspectos básicos de leitura, tais como reconhecimento de palavras, fonética e fluência, podem ser dominados em apenas alguns anos de treino. No entanto, ao longo desse processo de compreensão da leitura para o Enem, ela deve ser enfatizada de acordo com que o exame é elaborado.

Como dito anteriormente e convém repetir até você cansar de ouvir, a recomendação mais certa para você praticar essa compreensão da leitura para o Enem é ler e tentar resolver as questões das provas anteriores. Não adianta praticar com provas do livro ou de vestibular, a prática deve ser, exclusivamente, com as do Enem, ok?

Sugerimos que leia o nosso post a respeito dos 10 livros para o Enem que todo candidato deve ler a fim de que aperfeiçoe a sua leitura e possa desenvolver eficazmente.

Não é só ler o conteúdo, o enunciado ou o texto

Os candidatos podem ser capazes de repetir eloquentemente as palavras que leem em uma página de um livro durante todo o dia, mas sem a habilidade de compreensão da leitura para o Enem, eles serão incapazes de compreender completamente o conteúdo, prever o que vai acontecer em seguida, reconhecer caracteres, ter uma visão ou entendimento para construir em cima ou relacionar o que estão lendo com a experiência de sua própria vida.

Infelizmente, no Brasil, existem muitos estudantes do ensino médio que lutam com a compreensão da correta leitura para o Enem. Muitos deles não conseguem compreender nem o enunciado quanto mais dar uma resposta assertiva, não é mesmo? Eles podem ser capazes de decifrar foneticamente palavras e o seu som, mas só isso não garantirá a sua capacidade de ler. Sabe por quê?

Porque não saberão o que as palavras realmente significam. Eles não possuem a habilidade para compreender completamente os conceitos, ideias, significados escondidos e frases expressas no texto escrito.

Para você atingir um bom entendimento, desenvolver uma nova habilidade, ou sentir prazer na leitura, é necessário que haja a plena compreensão ao que você lê.

Compreensão da leitura é para a vida toda!

Compreensão da leitura também é imperativo para uma carreira de sucesso e para se sobressair academicamente em seu ingresso para a faculdade mediante o Enem. Se você não fizer uma boa compreensão de leitura, terá apenas sucesso acadêmico.

Ter sucesso acadêmico nunca fará de você um estudante brilhante. Você será apenas mais um na multidão e sabemos que não é esse o seu objetivo e nem deve ser, não é mesmo? Então, não queira somente ler um texto sem extrair uma compreensão mais profunda, rica em significado.

Agora se você compreender a informação que lê nas questões do Enem, sem dúvida, ganhará as melhores notas e sua experiência será muito menos estressantes do que aqueles que se esforçam para entender completamente o que estão lendo. E não só isso, você terá um olhar mais aguçado, crítico, compreenderá muito mais que qualquer outro amigo que tenha em seu curso, além de que irá servir para o resto de sua vida.

As dicas a seguir irão reforçar a sua capacidade de compreender conceitos complexos e detalhados nas provas do Enem a fim de melhorar a sua compreensão da leitura para o Enem. Confira!

Compreensão da leitura para o Enem – Dicas para melhorar!

Certamente, você já deve notar que é essencial para sua vida saber compreender o que está lendo, aliás, é muito mais que isso, não é mesmo? Não é só ler o texto, você precisa ter a capacidade e habilidade de extrair do texto tudo o que ele sugere, ou seja, obter total compreensão no aprofundamento do sentido e significado.

Para isso, Gênio do Enem traz algumas dicas para melhorar sua compreensão da leitura para o Enem, pois se faz necessária e será muito útil. Veja abaixo!

1 – Pesquisa pré-leitura

Antes de ler um texto, faça um levantamento completo com uma pré-leitura para um breve resumo do mesmo. Isso vai lhe dar uma ideia do que esperar no texto, de modo com que a sua leitura seja mais produtiva.

A primeira coisa que você deve fazer em uma pesquisa pré-leitura é ler a introdução e rever a tabela de conteúdos. Em seguida, leia a seção, capítulo e títulos do texto destacado em negrito.

Ao longo do processo, não se esqueça de se concentrar em informações gerais, não específicos. O que se segue é uma lista de marcadores da especificas coisas que você deve olhar e / ou ler quando se realiza uma pesquisa pré-leitura de um capítulo do livro.

– Título do capítulo e as legendas – Lendo o título do capítulo e as legendas, isso irá fornecer-lhe o tema geral do capítulo, e também o seu sentido da leitura e foco.

– Concentre-se nas perguntas no início de cada capítulo – Muitos (não todos) os livros de texto incluem questões de foco no início de cada capítulo. Revendo estas perguntas antes de ler o texto irá ajudar a proporcionar foco e indicam o que procurar ao ler o capítulo.

– Introduções dos capítulos e parágrafos – O primeiro parágrafo de um capítulo normalmente fornece uma introdução ao que o capítulo abordará. Lendo o primeiro parágrafo, ou a introdução, você estará prestes, a saber, o que irá ler.

– Subtítulos em negrito – Muitas seções começam com subtítulos em negrito. Revendo estas subposições antes de ler o capítulo irá fornecer-lhe uma ideia do que os tópicos principais se concentram e em como você deverá ler cada seção do capítulo.

– Primeira frase de cada parágrafo – A primeira frase de um parágrafo normalmente introduz o pensamento central do parágrafo. Diz-lhe sobre o que o parágrafo aborda. No entanto, em alguns textos, a primeira frase é mais um chamariz. Se for este o caso, você precisa ler o primeiro e segundo período de cada parágrafo. Esse exercício sozinho irá fornecer-lhe uma boa ideia sobre o que todo o capítulo aborda e os grandes temas enquanto você lê.

– Auxílios visuais – Procure qualquer material que é apresentado em forma de lista (1,2,3, indicado por letras a, b, c, etc.). A lista com marcadores de informações, imagens, diagramas, mapas e imagens podem ajudar a identificar os pontos mais importantes do capítulo.

– Último parágrafo ou resumo do capítulo – O último parágrafo ou resumo fornece uma explicação condensada do que o capítulo aborda – incluindo os mais importantes recortes.

– Fim de capítulo. – Às vezes, os livros irão fornecer questões de estudo, ou outros materiais de estudo, no final de cada capítulo. Se estiver presente, reveja esses materiais para ter uma compreensão melhor das ideias e conceitos enquanto você lê.

2 – Defina o seu propósito

Muitos textos contêm informações e detalhes que não estão relacionados com os conceitos e as ideias mais importantes. Identificar um propósito ou objetivo ao ler irá mantê-lo focado no que é essencial saber.

Definindo o seu propósito antes de iniciar a leitura também irá ajudá-lo a classificar a informação que é relevante para os principais conceitos, bem como o que não é essencial, para que você possa maximizar o tempo estudando somente o que é mais importante.

3 – Leia o texto

Agora que você concluiu seu exame pré-leitura e identificou um propósito, é hora de realmente sentar e ler o texto. Se você tem um tempo difícil de se concentrar quando você lê, recomendamos a leitura em voz alta.

Muitas pessoas compreendem melhor o material que estão lendo ao ler em voz alta – especialmente se você é um leitor auditivo e não visual. Se esse é o seu caso, então, leia em voz alta ou leia como se estivesse ensinando alguém. Isso é excelente para reter as informações em sua mente também.

1 – Tome notas ou destaque conceitos importantes

Escrevendo algo que leu é uma das técnicas mais eficazes da memória. Ao se deparar com conceitos-chave, fatos e ideias da leitura que fez, então, use um marcador, anote em um pedaço de papel, ou faça uma nota na margem. Isso vai ajudar você a lembrar o que leu e será capaz de acessar rapidamente seções importantes para referência futura.

2 – Avaliação pós-leitura

Depois de ler um texto, tenha tempo para identificar o que você aprendeu e destaque pontos importantes encontrados nessa leitura. Isso irá ajudá-lo a internalizar o que você aprendeu e vai ajudá-lo a guardar informações em seu cérebro para que, caso precise futuramente, ele venha naturalmente.

Identificar o que você aprendeu também irá ajudá-lo a saber o que você ainda não compreendeu totalmente, para que possa passar mais tempo revendo conceitos que estavam pouco claros.

3 – Ensine alguém

Após a leitura procure uma pessoa ou até mesmo em frente o espelho e ensine o que aprendeu. Pesquisas revelam que aprendemos 90% do que nos foi ensinado apenas ao ensinar alguém. É como se a mente processasse melhor e a retese com afinco. Faça isso e verá que sua compreensão da leitura para o Enem vai melhorar grandemente.

Você aprendeu como fazer uma boa leitura e esperamos que tenha sido útil ao seu estudo. Para ter sucesso no Enem é preciso utilizar os mecanismos mais eficazes e as estratégias rentáveis, por isso, aplique e melhore!

Caso você queira descobrir métodos eficazes para que seus estudos sejam ainda mais rentáveis e eficazes, leia o nosso post Provas do Enem – 5 métodos para estudar que dão certo, pois lá existem técnicas comprovadas!

Se você quer deixar um comentário a respeito do que leu, então, fique à vontade! Compartilhe também com seus amigos e familiares para que mais e mais pessoas possam ter acesso a esse conteúdo!

Acompanhe o nosso blog Gênio do Enem e fique por dentro de mais novidades de posts.

Caso a sua melhoria não seja a leitura para o Enem, mas a matéria de matemática recomendamos o curso do Gênio da Matemática para que possa estudar com um dos maiores professores do país, o prof. Régis Cortês.

Curso Gênio da Matemática

Esse curso é online, totalmente desenvolvido com recursos tecnológicos possibilitando uma rica aprendizagem, facilidade de navegação e que lhe ajudará a aplicar com segurança os assuntos mais simples de matemática ao mais complexo.

Por isso, adquira já! Veja abaixo o que o Curso Gênio da Matemática tem a oferecer:

  •  Mais de 500 horas de estudo com vídeos-aulas de alta resolução
  • 9 bônus diferentes composto por provas anteriores resolvidas, curso completo para o Enem, curso online de química e física, matemática para o Enem e concurso público e muito mais
  • Acompanhamento de sua evolução em tempo real
  • Gabaritos e resoluções dos exercícios
  • Centenas de exercícios em PDF
  • Plataforma de fácil manuseio e alta tecnologia
  • Simulados por conteúdos com correções comentadas
  • Dentre outros benefícios

Como você observou, o Curso Gênio da Matemática é o mais completo do Brasil com a finalidade de que sua preparação para o Enem seja um sucesso servindo assim até em outras finalidades como concurso público, por exemplo. Assim, você estará bem mais preparado que os demais candidatos.

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.