Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Técnicas e dicas de estudo

Aumente sua concentração nos estudos para o Enem

concentração nos estudos para o enem

Você tem dificuldade em se concentrar ao estudar? Aqui estão algumas técnicas para aumentar a sua concentração nos estudos para o Enem. Saiba mais!

A concentração é um dos grandes desafios dessa nova geração que, constantemente, procura estar conectada, não é mesmo? Podemos observar o avanço extraordinário da tecnologia digital e virtual, mas por outro lado, ela tem tirado a concentração nos estudos para o Enem e é preciso combater isso transformando-a em uma utilidade realizável, positiva, e não em um obstáculo.

Assim, antes de começar a esclarecer tudo o que será abordado aqui neste post, você precisa compreender o conceito do que é se concentrar para que possa utilizar as técnicas em como aumentar a sua concentração nos estudos para o Enem de forma eficaz, duradoura e benéfica em seu dia a dia.

Também queremos sugerir que leia os nossos posts da categoria de Técnicas e dicas de estudo como também das Provas e Gabaritos Enem para que possa se preparar com as melhores ferramentas. Aproveite!

Certamente, a falta de concentração é o que impede a maioria dos candidatos de atingir o topo, sabia? E para que isso não seja o seu impedimento em passar no Enem, saiba o que ela é no seu mais amplo significado, conceito, o qual vai te orientar a extrair o máximo de benefícios para que seus estudos sejam produtivos em longo prazo.

O que é concentração?

É o ato de focalizar a mente sobre um desejo determinado ou específico, até que os meios possam ter sido elaborados com êxito e empregados com eficácia a fim de que sua realização aconteça plenamente.

Para que você possa entender melhor, a concentração significa ter a capacidade, a qual é conseguida pelo hábito e pela repetição, de conservar a mente focalizada sobre um assunto específico até que esteja perfeitamente familiarizado com ele chegando, enfim, a dominá-lo.

De tanto você repetir, repetir um pensamento, comportamento, esse ato já se torna natural, com vontade espontânea, sem pressão e obrigação de fazê-lo.  E é assim que você deve empregar a concentração em seus estudos com foco em passar no Enem, essa é a sua direção, o desejo determinado! Foque nele!

Há, basicamente, duas leis importantes que entram na ação de concentrar a mente sobre um desejo específico como o de passar no Enem, as quais são:

1 – A lei da auto-sugestão – Nada, além de você, pode sugerir pensamentos a fim de trilhar o seu comportamento. Isso significa que os comandos para pensar e agir ocorrem e se originam de dentro de você. É por isso que você precisa trabalhar os pensamentos para o seu próprio benefício, aqueles mais secretos em seu inconsciente.

2 – A lei do hábito – O hábito se origina do ambiente que nos cerca, do fato de fazer as mesmas coisas da mesma maneira, repetidas vezes, ou de formular o mesmo pensamento, incessantemente. Uma vez formado, o hábito se assemelha a um bloco de cimento que, quando endurecido no molde, fica difícil de quebrar. Adquirir o hábito de estudar é de suma importância para a concentração nos estudos para o Enem, a qual resultará em seu sucesso.

Agora que você conhece essas duas leis que regem a concentração na mente, vamos explanar sobre o ato de se concentrar.

3 significados simples de concentração

1 – Significa a capacidade de controlar a atenção e ocupá-la com um determinado problema até solucioná-lo.

2 – Significa a capacidade de abandonar os hábitos dos quais você quer se libertar, e a capacidade de formar novos hábitos mais agradáveis.

3 – Significa um completo autocontrole/ autodomínio da mente, de algum assunto, matéria.

A presença de qualquer ideia ou pensamento em sua consciência tende a produzir um sentimento associado à essa ideia ou pensamento, e isso te levará à ação correspondente.

Por essa razão, alimente a sua consciência com o desejo profundo de passar no Enem, mediante essa ajuda da concentração. E se você acreditar na realização desse desejo, utilizando diariamente várias estratégias de estudo alinhando com a concentração nos estudos para o Enem, você atrairá uma força de dentro inigualável.

O seu pensamento e o que se chama de “mente” ou “cérebro” são também formas de energia, e realmente são as mais poderosas formas de energia que se conhecem no mundo! Tudo começa na mente e se concretiza no ambiente concreto, ou seja, externamente. É preciso saber o que pensar!

Princípio da semente de maçã – Ambiente e hábito estimulam a concentração

Agora, você compreenderá como o ambiente e o hábito precisa estar alinhado para que a concentração nos estudos para o Enem seja muito bem trabalhada em sua mente.

É como se você plantasse uma semente de maçã, no terreno mais adequado, na época apropriada e aos poucos essa semente irá criar um pequeno rebento, o qual mais tarde, crescerá, tornando-se uma macieira.

Esse tipo de árvore surge do solo e dos elementos do ar, e não há pessoa no mundo que possa explicar como isso é possível. Como pode ser retirado do ar e do solo a combinação de células que constituirá essa árvore? Ela não provém da pequenina semente, mas da combinação do solo e ar, apenas!

Assim mesmo acontece quando duas ou mais pessoas se aliam em perfeita harmonia de pensamentos, crenças, ideias, com o propósito de atingir um determinado objetivo. Se você se juntar com pessoas que tem o mesmo objetivo comum, isso tende a ser um sucesso tanto para você quanto para ela.

E esse objetivo ou desejo determinado pode ser comparado à semente da maçã, enquanto que a combinação da energia de duas ou mais mentes pode ser comparada ao solo e ar, os quais produzem os elementos que formam os objetivos materializados desse desejo.

A essa força, a qual rege tanto a atração e combinação dessas energias da mente, como a que combina os elementos que dão origem à formação da árvore, não pode ser explicada por ninguém.

Por isso, o mais importante é que essa árvore nascerá, por meio dessa semente plantada em terreno adequado e em uma época apropriada. Da mesma forma, imensas realizações sucederão ao esforço combinado de duas ou mais mentes, em vista de um objetivo definido.

Portanto, escolha bem o seu ambiente, as pessoas com quem tem interação e os hábitos que possuem para que seu desempenho no Enem seja um sucesso! O ambiente e o hábito, quando estão trabalhando juntos, tendem a nos elevar grandemente. Fique perto de pessoas mais inteligentes e espertas que você, aprenda com elas!

Você pôde notar a importância do ambiente e do hábito no que se refere à sua concentração, pra que essa, possa subir a um alto nível de excelência. Veja nesse momento um item fundamental para a concentração nos estudos para o Enem, que é a memória. Leia mais a seguir!

Processos de treinamento da “memória”

1 – Retenção

A recepção de uma impressão por um ou mais dos cinco sentidos e o registro dessa impressão, eis o trabalho normal que a mente executa. Esse processo pode ser comparado ao registro de uma fotografia na chapa de uma câmara ou de uma Kodak.

2 – Lembrança

A recordação de impressões dos sentidos são as que ficam arquivadas no seu subconsciente. Esse processo pode ser comparado ao ato de remexer em um fichário, até encontrar a ficha desejada.

3 – Reconhecimento

É a capacidade de reconhecer uma impressão, quando essa for acionada pelo consciente. Após isso, ela será identificada como uma duplicata da original e associada com a fonte de onde veio pela primeira vez. Esse processo torna você capaz de fazer a distinção entre reconhecer o que provém da “memória” e o que provém da “imaginação”.

São estes os três princípios que entram na ação de sua memória. Veja como você pode fazer a aplicação e tentar empregá-la em seus estudos diários para passar no Enem:

1 – Aplicação da retenção

Quando você quiser ter a certeza de que é capaz de lembrar de uma impressão anteriormente recebida como, por exemplo, nomes, datas ou lugares, torne essa impressão vívida, real, concentrando nela a sua atenção máxima, mesmo nos menores detalhes que isso possa representar.

Uma forma prática de fazer isso é você repetir diversas vezes àquilo que deseja lembrar. Assim como um fotógrafo deve construir um tempo hábil e determinado para que a “pose” se fixe na sua máquina, assim também você deve dar ao seu subconsciente o tempo necessário para gravar, registrar uma impressão qualquer pela qual queira lembrar com presteza.

2 – Aplicação da lembrança

A associação da qual você deseja recordar deve ser feita com outro objeto, nome, local ou data com que esteja familiarizado e de que possa lembrar rapidamente. A qualquer momento, como, por exemplo, o nome do lugar onde um evento importante, uma fórmula de matemática etc., pois, ao comparar a impressão que deseja recordar com a que tem na sua memória, a mente facilmente as conduzirá para o consciente.

3 – Aplicação do reconhecimento

Você pode repetir várias vezes aquilo de que deseja lembrar, concentrando, ao mesmo tempo, a mente assim como concentraria numa determinada hora que deseja acordar no dia seguinte —o que, como você já sabe, assegura  acordar para aquele horário.

A incapacidade de lembrar certas coisas do qual você estuda e que prejudica a quase todos nós, é devida a que não registramos devidamente esses fatos no subconsciente. Eles precisam ser constantemente repetidos para você mesmo, quantas vezes for preciso! É por isso que sua concentração nos estudos para o Enem devem ser focados na repetição constante até que sua mente a retenha!

Quando você for apresentado a uma pessoa cujo nome deseja recordar, deverá repetir esse nome quatro ou cinco vezes (claro, discretamente), assegurando, assim, que o ouviu corretamente.

Observe que, se esse nome é parecido ou igual ao de uma pessoa muito conhecida de você ou que pertence à sua família, você associará esses dois nomes, pensando em ambos, enquanto que aquele que você constantemente repetiu várias vezes teve ser com esforço, não é mesmo?

A associação é a mais notável qualidade de uma memória bem treinada e você deve usá-la a seu favor. Tudo o que tem a fazer para poder usá-la é registrar o nome daquilo que deseja lembrar, juntamente com o de uma coisa que poderá recordar a qualquer momento. A lembrança dessa trará à memória para a visão da outra, entendeu?

A capacidade de treinar a memória ou desenvolver qualquer hábito desejável é uma questão, somente, de você conseguir fixar a atenção num assunto determinado, até que a imagem correspondente esteja registrada claramente no “arquivo” da sua mente.

Concentração é ter controle da atenção!

A própria concentração não é mais do que o controle da sua atenção. Se você deseja aprender poesias de cor, por exemplo, conseguirá isso facilmente, experimentando fixar a atenção nas linhas, com tanta firmeza que, ao fechar os olhos, você seja capaz de “vê-las” tão perfeitamente como se estivessem na página do livro.

Faça isso e você verá o resultado! É impressionante como conseguimos praticamente enxergar as linhas, as palavras, perfeitamente em nossa memória!

Então, se você sente dificuldade em se concentrar, comece a partir de hoje focar na atenção. Dê atenção ao que deseja estudar para o Enem e fixe na sua mente. Esqueça o mundo ao redor. Tente aplicar essa técnica, pois atribuindo atenção, foco, a sua concentração irá melhorar 100%!

Para encerrar esse assunto de concentração nos estudos para o Enem e demais assuntos relacionados, há uma atitude que você precisa fazer:

  • Começar desde já a cultivar a capacidade de fixar a atenção, no momento em que desejar, sobre um determinado assunto com a ideia de que essa capacidade, quando plenamente desenvolvida, realizará o seu objetivo definido na vida.

E aí? Vamos começar? Esperamos que você tenha muito sucesso e aplique em seus estudos todas essas informações que leu.

Também desejamos que sua concentração nos estudos para o Enem aumente à medida que a atenção é dada para determinado conteúdo ou matéria. Quanto mais você fizer isso, mais se tornará em um estudante concentrado e bem focado, compenetrado.

Se você gostou do que leu, então, deixe seu comentário abaixo para que saibamos a sua opinião. Compartilhe conosco o que pensa sobre a concentração nos estudos para o Enem.

Também aproveitamos para apresentar o curso Gênio da Matemática, um dos maiores e melhores do país! Conheça o método focado na aprendizagem efetiva e com técnicas aplicáveis facilmente! Acesse o Curso Gênio da Matemática e faça parte desse grupo que mais cresce no Brasil!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

2 Comentários

  1. Pretty section of content. I just stumbled upon your weblog and in accession capital to claim that I get actually enjoyed account
    your weblog posts. Anyway I’ll be subscribing to your augment or even I achievement you get right of
    entry to constantly fast.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.