468×60

Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Informações da Prova

Como diminuir a tensão nas vésperas do Enem?

vésperas do enem

Ansiedade, tensão e estresse são os principais sintomas que os candidatos enfrentam nas vésperas do Enem. Saiba como controlá-los de forma eficaz!

 As provas do Enem começam a se aproximar cada vez mais e a intensidade dos estudos passam a exigir mais concentração, foco e disciplina, não é mesmo? E quando chegam as vésperas do Enem? A tensão passa a tomar proporções maiores e você deve assumir o controle nesse momento.

É verdade que isso, naturalmente, tende a ocorrer já que você está se preparando, estudando e aprendendo ao máximo a fim de que alcance uma nota excelente.

E quanto mais os dias passam, mais o desespero passará a tomar as rédeas de sua mente, caso não o controle sabiamente. Por isso, selecionamos 9 dicas para você diminuir a tensão nas vésperas do Enem logo adiante. Confira!

Uma das maneiras de controlar essa ansiedade, tensão e estresse que possa surgir ou que já está assombrando a sua mente é elaborando um plano de estudo. Nada melhor que contar com a antecipação e planejamento estudando calmamente e tendo paciência de aprender cada assunto em seu dia.

Se você fizer um cronograma de estudo personalizado, alcançável e dinâmico, a tendência de se sentir ansioso diminuirá, pois saberá que tudo está sendo projetado para ficar tranqüilo na hora das provas do Enem. O preparo é fundamental para bloquear essas emoções.

É sabido que o aprendizado mais eficaz é aquele que distribuímos as matérias e o que estudar ao longo de um período de tempo e não tentar aprender tudo de uma vez ou deixando a maioria dos conteúdos para os últimos dias em que a prova se encontra.

Por isso, o blog Gênio do Enem escreveu sobre como montar um para você seguir rigorosamente até a chegada das provas e, assim, estar apto para a sua realização. Acesse Cronograma de Estudos e se prepare!

Claro que mesmo tendo feito tudo certinho e seguido o plano ou cronograma de estudo, essas emoções poderão surgir. É inevitável! Mas, certamente, se você trabalhar, durante esse processo a confiança, ou melhor, a autoconfiança, obterá controle deles para que não o atrapalhe na execução bem sucedida dessas provas.

Mediante essa pequena demonstração da importância de reconhecer essas emoções que, praticamente, assola a nossa sociedade, isso ajudará não apenas para esse exame do Enem como também em outras provas e até mesmo quando estiveres na graduação.

Veja essa ansiedade, tensão e estresse como uma forma de superação! Aqui iremos dar uma abordagem sobre como vencê-las com êxito e sucesso! Esperamos que aplique em sua caminhada e jornada de estudo e que, ao chegar o grande dia, você possa estar tranqüilo, calmo e confiante!

Como diminuir a tensão nas vésperas do Enem?

Programe as suas atitudes quando chegar nas vésperas do Enem! Siga as nossas dicas e se mantenha controlado e disposto a enfrentar uma prova com cautela e com a mente preparada para vencer! Confira abaixo como conseguir esse feito!

1 – Entenda que esses sentimentos são respostas normais em você

Qualquer evento importante pelo qual exigiu de você preparo, esforço, dedicação irá acontecer de se sentir ansioso e tenso até essa prova, de fato, ocorrer. Por isso, o encare normalmente.

A primeira dica é essa: reconheça que esses sentimentos são normais, assuma-os quando se encontrar assim e faça algo que possa controlar. Negá-los só irá dificultar mais ainda e você não terá mais controle disso. Então, assuma essa ansiedade, estresse e tensão!

De acordo com Daniel Guzinski, psiquiatra que trabalha diretamente com vestibulandos, ele afirma: “O candidato deve compreender que alguns sintomas são até esperados, os quais são: aumento da preocupação, medo do insucesso, sensação de que a preparação não foi a melhor ou que ele poderia ter feito mais”.

Portanto, o segredo é saber lidar com eles e tentar não deixar que ocupe a sua mente de maneira negativa. Use-os como uma forma de superação! Se você se preparou adequadamente e sabe que foram dias de estudos com qualidade e deu o seu melhor, com certeza, poderá fazer uma prova bem sucedida. Controle-se!

2 – Cuide bem do seu corpo

Nas vésperas do Enem, cuidar do corpo pode refletir em seu desempenho. Até mesmo durante a sua preparação em estudar, fazer uma atividade física é boa, além de alguns passeios para divertir ou relaxar a sua mente.

Então, tenha um bom sono dias antes das provas do Enem. Essa dica é a mais importante, pois uma noite mal dormida poderá atrapalhar o desenvolvimento do pensamento cognitivo.

Um artigo publicado no site NIH – Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos diz que a falta de um bom sono pode afetar a forma como você pensa, reage, trabalha, aprende e convive com outras pessoas.

Por isso, é primordial dormir bem, pelo menos, 8h por dia para que as funções cerebrais possam trabalhar corretamente. Então somente nas vésperas do Enem, mas todos os dias em que você está estudando para esse objetivo.

3 – Nas vésperas do Enem, diminua o ritmo de estudos

Enquanto você possui mais de 6 meses para estudar e se preparar para as provas do Enem, você precisa dar tudo de si – AGORA! Mas, ao chegar nas vésperas do Enem, você terá (por obrigação) diminuir esse ritmo.

Isso vai te ajudar a se preparar para ter calma lá na hora da prova, já vai projetar em como se sentirá e fará com que tenha muito sucesso ao marcar as questões.

Nada mais recompensador que fazer com que sua mente fique preparada para o momento, focada conscientemente, pois sem a interrupção do nervosismo, da ansiedade, do estresse, tudo tende a fluir com mais naturalidade.

E se fizer isso, pode ter certeza, que as lembranças dos assuntos que você estudou virão em sua mente sem muito esforço! Trabalhe isso desde agora!

4 – Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

Nas vésperas do Enem, não permita que a ansiedade assuma o controle na alimentação fazendo-o comer e exagerar na dose dos doces, frituras, massas, e outros alimentos gordurosos e prejudiciais.

É preciso cuidar também da sua alimentação dias antes das provas do Enem. Então, se quiser, poderá a começar a trabalhar isso na semana que antecede a prova. E, no dia anterior e até no mesmo dia, faça uma alimentação adequada e nutritiva.

Você precisa estar nem alimentado na hora das provas do Enem para que isso não seja um impedimento de fazer uma boa prova. Ninguém consegue pensar direito com fome. Portanto, planeje-se e organize essa parte que é importante também para o seu bom desempenho.

A dica para você saber escolher qual alimentação adotar é da Marisa Chiconelli Bailer, nutricionista do Hospital Samaritano, veja abaixo o que ela diz:

  • “Não substitua refeições por lanches, evite alimentos gordurosos e aumente a ingestão de líquidos. Tenha uma alimentação balanceada de frutas, verduras e legumes”.

O chocolate como é uma grande preferência dos candidatos, ele pode ser consumido e vai te ajudar na sensação de bem-estar.

Porém, a nutricionista diz que deve ser consumido com moderação.

  • “É importante destacar que o excesso de chocolate na alimentação será te prejudicar, devido a quantidade de gordura presente. O ideal são dois quadradinhos pequenos de chocolate meio amargo, para obter seus benefícios sem prejudicar à saúde”, afirma.

5 – Converse com familiares e amigos

Uma das dicas que podem diminuir a tensão nas vésperas do Enem é sair para conversar com amigos, familiares. Tire esse tempo na semana da prova para fazer uma atividade prazerosa com eles, pois até mesmo podem te dar apoio e suporte para essa etapa decisiva.

O importante é não se isolar totalmente, embora exija que tenha muitos momentos a sós para se concentrar nos estudos. Tente conversar para aliviar a ansiedade e estresse. Caso esteja sentindo esses sintomas, peça ajuda!

6 – Leia frases motivacionais

Ocupar a mente é a melhor estratégia para não deixar que os pensamentos de pressão psicológica que você tem, tende a tomar conta. Para isso, uma boa forma de combater esses pensamentos negativos é ler frases motivacionais e repeti-las constantemente.

Então, separe umas 10 frases motivacionais, de acordo com sua necessidade e cole em locais que, constantemente, esteja. Além disso, decore elas para que possa sempre permear a sua rotina diária.

Tudo acontece proveniente de um pensamento e se você tem se alimenta de bons pensamentos, certamente, o seu corpo irá reagir da melhor maneira!

7 – Beba água constantemente

Parece ser uma dica insignificante ou que nada tem a ver com as provas do Enem e muitos menos com as vésperas, não é mesmo? Mas, o que muitos se enganam é que a água tem um poder transformador em nossa vida, tanto na sua abundância como na sua escassez interferindo positivamente ou negativamente.

O seu corpo tem, basicamente, entre 60% a 65% formação por água. Isso que dizer que mais da metade é a água que influência em seu metabolismo, peso, cérebro. E se há falta de água, imagina o que acontece? Isso mesmo!

Esse funcionamento tende a sofrer impacto negativo, dificultado em quase 30% de seu desempenho do cérebro, o qual irá afetar na leitura, interpretação e compreensão correta das provas do Enem.

Portanto, beba bastante água. Em todo o tempo que lhe resta até lá, utilize uma garrafinha perto de você. E, nas vésperas do Enem, tome bastante para que possa estar hidratado e turbine seu cérebro.

8 – Organize todos os documentos

No dia anterior às provas do Enem, esteja com todas as coisas que irá usar separados e guardados em um local estratégico ou até na bolsa mesmo, caso decida levar. Ao acordar, eles já devem estar devidamente organizados para não ficar preocupado ou esquecer de algum item.

Você precisa deixar organizado: a caneta esferográfica preta, sua carteira de identidade (RG) ou outro documento de identificação e o cartão de confirmação.

Com tudo isso separado e organizado, estará mais tranqüilo e evitará problemas desnecessários.

9 – Escolha um local e contemple a natureza

Fazer um passeio natural em meio a natureza em plena vésperas do Enem? E porque não? Se você puder fazer essa atividade natural e contemplativa, isso ajudará a diminuir sua tensão, certamente! O contato com a beleza natural e aquele momento de silêncio, contribui muito em nossa mente.

Então, escolha um local mais reservado, que tenha contato com a natureza e, se quiser, vá com alguém ou um grupo e se divirta. Pode ser uma praia, um zoológico, uma cachoeira, um jardim, uma praça ou qualquer outra atividade ao ar livre e que possa ter esse contato com a natureza. Pode ter certeza, vai te fazer muito bem!

Resumindo essas 9 dicas para fixar em sua mente que o blog Gênio do Enem:

1 – Entenda que esses sentimentos são respostas normais em você

2 – Cuide bem do seu corpo

3 – Nas vésperas do Enem, diminua o ritmo de estudos

4 – Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

5 – Converse com familiares e amigos

6 – Leia frases motivacionais

7 – Beba água constantemente

8 – Organize todos os documentos

9 – Escolha um local e contemple a natureza

Você leu essas 9 dicas para diminuir a tensão nas vésperas do Enem e esperamos que possam servir de utilidade e possa aplicar com coragem! Caso deseje deixar um comentário ao que leu, fique à vontade!

Queremos agora apresentar um curso inovado e eficaz na área de matemática. Talvez, a sua ansiedade ou estresse seja por não estar aprendendo corretamente ou tendo dificuldade para absorver esse tipo de conteúdo e precisa de um curso que o auxilie e ajude. Veja abaixo mais informações e detalhes!

Adquira o curso do Gênio da Matemática e avance seu domínio nessa área. Além desse, oferece o cursos de bônus: Física e Química. Veja o que mais esse curso te oferece:

  • Mais de 180 Vídeos Aulas em HD+
  • Centenas de Exercícios em PDF
  • Gabarito e Resoluções dos Exercícios
  • Resumo da Teoria de Cada Área de Ensino
  • Simulados Por Conteúdo Com Correções Comentadas
  • Acompanhe Sua Evolução em Tempo Real
  • Teste Sua Preparação Com Um Simulado Cronometrado
  • Dezenas de Provas de Concursos Resolvidos
  • Dezenas de ENEM e de Universidades de todo Brasil

É um curso totalmente online que dará suporte em uma das disciplinas que mais possuem baixa pontuação no Enem. A sua plataforma é totalmente inovadora, nos moldes de EAD, onde você terá total suporte e acompanhamento! Adquira já!

Curta a nossa fanpage Gênio da Matemática.

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.