Scroll Top

Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Ciências Humanas e suas Tecnologias

História para o Enem – Estude os assuntos principais!

historia para o enem

Brasil República, Idade Moderna e Contemporânea são os principais assuntos de História para o Enem. Saiba quais são todos eles!

A História para o Enem está enquadrada na área de Ciências Humanas e suas tecnologias. Ela tem fundamental importância nessa prova, pois é vista nos 3 anos do ensino médio. Sendo assim, é exigido que você tenha conhecimento profundo durante esse tempo.

Algo interessante nos enunciados do Enem é que os temas abrangidos têm caráter interdisciplinar. Isso significa que um tema pode ser discutido em várias disciplinas, ou seja, na História, Geografia, Sociologia e/ou Filosofia. Você já notou esse detalhe nas provas anteriores? Se ainda não viu, então, aconselhamos a fazer essa observação.

A verdade é que eles se correlacionam e, desse modo, você precisa ter o conhecimento tanto específico como de modo geral.

Será que é possível estudar toda a história para estar apto na prova do Enem? É difícil saber o que constará nela, mas verificando quais os assuntos que mais constaram ao longo dos anos, é possível ter uma base.

Desde 2009, os assuntos que mais foram abordados nas questões do Enem na área de conhecimento de história foram:

  • 21% sobre Brasil República
  • 19% sobre Idade Moderna
  • 15% sobre Idade Contemporânea
  • 13% sobre Brasil Império
  • 13% sobre Historiografia

Como visto, é possível saber o que estudar a partir da dica que o Enem dá. Sendo assim, você pode focar mais nesses 5 conteúdos que mais constaram nas provas.

No entanto, não é porque irá estudá-los que se esquecerá dos demais. É preciso pelo menos dar uma lida, ter certo conhecimento, pois os enunciados podem surpreender.

A verdade é que não importa tanto a quantidade de assuntos que você estuda, mas a forma como aprende. Se você souber aprender história utilizando técnicas, dicas e melhorando a sua memória, certamente, fará uma prova assertiva.

Caso você queira criar um cronograma para se manter organizado, saber o que estudar a cada dia, então, siga a nossa orientação aqui no blog. Escrevemos um artigo que você pode elaborar de forma fácil e simples! Veja abaixo e faça já!

Você também pode verificar todo o nosso site, pois contém bastante assunto para aprender como estudar melhor e cada área do conhecimento. Caso queira saber quais os assuntos que poderão constar em outras disciplinas para o Enem, então, visite as nossas categorias abaixo relacionadas:

Quando você aprende os assuntos que mais caem em cada área, sem dúvida, ficará mais fácil estudar. E para, além disso, você não perde tempo estudando assuntos sem importância ou que não é muito visto nas provas.

Dessa maneira, o estudo se torna mais centralizado e direcionado ao que realmente é importante ter conhecimento e domínio. Você não precisa estudar tudo sobre história, mas se focar no que a banca examinadora do Enem exige que você saiba.

Um exemplo que é possível citar está no fato de que, para o Enem, você tem que ser um candidato crítico, com uma visão de mundo e que tenha habilidade de usar isso em seu dia a dia.

Aqui no blog Gênio do Enem você saberá estudar os principais assuntos na matéria de história bem como fazer essa adaptação para o cotidiano. E também iremos fornecer dicas de como você deve estudar para que retenha melhor os conteúdos, de forma eficaz, e que máxime o seu tempo aproveitando melhor as horas de estudo.

Agora, queremos abordar os assuntos que você deve estudar na área de História. Faça uma análise e não deixe de se aprofundar nos conteúdos bem como fazer simulados, testes e, principalmente, rever as provas anteriores. Sucesso para você e bons estudos!

História para o Enem – Assuntos para estudar!

Descubra agora quais os assuntos de História para o Enem a fim de que possa se aprofundar e, assim, obter uma nota excelente. Claro que não vai constar todos eles. Essa relação é apenas para você saber o que concerne a área de História, então, pode verificar o que mais é interessante e o que você precisa dominar mais.

1 – As grandes navegações

2 – Segunda guerra mundial

3 – As cruzadas

4 – Brasil República

5 – Brasil Colonial

6 – Regime Militar

7 – Revolução Industrial na Europa

8 – Renascimento

9 – Iluminismo

10 – Revolução Francesa

11 – Grécia Antiga

12 – Império Romano

13 – Feudalismo

Agora que você já sabe quais os temas que poderão constar na prova de História para o Enem, vamos a algumas dicas mais adiante! Alguns especialistas dizem que podem constar assuntos mais específicos e que irá pedir de você um domínio maior.

A atualidade também não deve ser descartada, portanto, leia jornais, noticiários e esteja sempre atualizado com os principais acontecimentos no Brasil e mundo.

Você pode gostar de ler também:

Dicas de estudo – História no Enem

Durante o tempo em que o Enem existe, a maioria dos temas na História está se referindo a Brasil. Você pode verificar nas provas anteriores tanto na História como Geografia. Por essa razão, fixe o seu estudo no Brasil.

Veja abaixo dicas para você estudar melhor e com mais ênfase nos principais conteúdos! Faça um resumo e, mais que tudo, não se prenda à apenas essas informações. Busque por mais conteúdos e bons estudos!

1 – Período Colonial Brasileiro

Para estudar o período colonial brasileiro será preciso voltar um pouco sobre o tempo anterior. Sendo assim, é primordial que você saiba sobre o período pré-colonial. Diante disso, é importante que ressalte a descoberta do Pau-Brasil.

Além disso, o escambo era uma prática muito comum nesse período pré-colonial. Mas, o que era o escambo? É o uso da mão de obra dos indígenas para a corte. Eram eles que transportavam a madeira recebendo, assim, objetos de mínimo valor como troca por meio dos portugueses.

Algumas características a observar:

  • Período Pré-colonial (1500-1520) – Pau-Brasil e escambo indígena, invasões francesas (corsários) e prioridade ao comércio nas Índias.
  • Período Colonial (1532-1815) – Séc. XVI a XIX – Capitanias hereditárias, governo geral, câmaras municipais.
  • História da monocultura (1530-1930) – Séc. XVI a XX – Açúcar (XVI a XVII), ouro (XVIII) e café (XIX a XX). O nordeste como eixo econômico do Brasil.
  • Atividade mineradora (Séc. XVIII) – o ouro do séc. XVIII deixou buracos no Brasil, igrejas em Portugal e fábricas na Inglaterra.
  • Medidas pombalinas (1750-1777) – Capital agora do Brasil é o Rio de Janeiro e não mais Salvador (1763).

2 – Movimentos sociais

As questões no Enem de bastante impacto sobre os conteúdos estão centralizados nos movimentos sociais no Brasil. Sabe-se que cada época houve marco nesse aspecto e é essa reflexão que o Enem procurará trazer nos enunciados. Portanto, convém estudar com maior ênfase na história para o Enem!

3 – Principais acontecimentos da história mundial

Como já foi dito, o Enem tenta sempre trazer para o candidato uma reflexão do que era ao que é hoje. Sendo assim, você precisará saber dos principais acontecimentos ao longo de uma época e em escala mundial.

Para isso, deve analisar o século XX que trata do Imperialismo, Guerras mundiais e a Guerra Fria, e também a Contracultura.

4 – Revolução Cultural

A Revolução Cultural ocorrida na China é um tema bastante propenso a constar no Enem. Ela se deu em 1949 e até hoje é possível ver os resquícios e sua influência. Algumas características desse período e como se deu o fim:

  • No séc. XX, a população chinesa passava por profundas necessidades e dificuldades econômicas. Devido a isso, pioraram muito a situação e condição de vida do povo chinês.
  • Após várias revoltas e manifestações, em 1921 foi criado o Partido Comunista Chinês, a fim de melhorar e mudar o cenário. Contou com a ajuda popular e dos camponeses. Mao Tsé-Tung criou nos anos 30 e 40, o Exército Vermelho. Ele lutou contra o governo chinês.
  • Depois de sangrentas batalhas, Pequim foi dominado pelos comunistas em 1949. A partir de 1966 foi que surgiu um programa de controle político, cultural e ideológico liderado por Mao Tsé-Tung, o qual passou a ser chamado de Revolução Cultural.
  • Com a morte dele, no ano de 1976, deu-se o fim da Revolução Cultural e o país passou a crescer economicamente e se abrir para o mercado mundial.

5 – Guerra do Contestado

Certamente, você vai se deparar com alguma questão de História para o Enem sobre a Guerra do Contestado. Um tema que vale a pena discutir, pois teve grande impacto na sociedade, no povo, marco histórico.

Algumas considerações a fazer que você deve analisar:

  • Foi um conflito que perdurou durante o ano de 1912 a 1916.
  • Ocorreu entre as fronteiras de Santa Catarina e Paraná. A área era demarcada por sertanejos, os quais eram oprimidos e muito pobres.
  • Houve a retirada dos nativos à força para a ocupação do Brasil Railway (15 mil metros de terra) concedido pelo governo. Isso revoltou e foi a grande causa do conflito.
  • A Guerra do Contestado colocou esses nativos em oposição ao governo, as oligarquias e as multinacionais.
  • Buscou forças dos religiosos, em especial, do monge José Maria, o qual se tornou líder. Mas, em 1912, ele morre em uma batalha. Inconformados com sua morte, os nativos partem para a violência e acontece uma guerra civil.
  • Após muita morte e capitulação desses revoltados, a Guerra do Contestado se dá o fim. Embora os opositores resistirem, não conseguiram vencer.

6 – 30 anos do Plano cruzado

Esse tema pode constar na prova de História para o Enem porque completou 30 anos de sua existência. Ele teve início em 28 de fevereiro de 1986 pelo governo de José Sarney. A moeda passou a ser chamada de cruzado retirando, assim, três zeros.

A sua duração foi somente de 5 meses, mas trouxe grande lição para toda a sociedade que tinha esperança de que sua economia melhorasse. É importante que você saiba como estava o cenário naquela época para que possa entender o porquê ele surgiu.

Um dos motivos que o Plano Cruzado foi criado está no fato de debelar a inflação gigantesca em que estava se enfrentado. No entanto, o plano não deu certo e, por isso, foi substituído pelo Plano Real.

7 – 70 anos da Constituição de 1946

Um importante tema que poderá constar na prova do Enem da disciplina de História é a comemoração dos 70 anos da Constituição de 1946. Certamente, um marco histórico na vida de todos os brasileiros.

Um dos seus principais aspectos se refere a regulamentação do trabalho, a educação e o voto. Veja abaixo algumas considerações que podem te ajudar em algum dos enunciados no Enem:

  • Foi promulgada em 18 de setembro de 1946.
  • É constituída de 218 artigos.
  • Discorre sobre todos serem iguais perante a lei.
  • A pena de morte é extinta.
  • Os três poderes (legislativo, executivo e judiciário) são separados.
  • Liberdade de pensamento é concedida, sem censura.
  • Liberdade da crença de cada um, do exercício de cultos religiosos e a liberdade da consciência.

8 – Período Republicano

Um dos períodos que mais devem constar questões de história para o Enem é esse Período Republicano. Por isso, deve dar uma atenção especial nos seus acontecimentos.

Foi e é um grande marco na história fazendo com que na prova do Enem, o candidato possa refletir o impacto que teve e como se relaciona com o atual cenário que se vive.

Para você se aprofundar, pois o assunto é bem amplo e extenso, convém observar os pontos seguintes:

  1. A República Velha (1889-1930)
  2. A Era de Vargas (1930-1945)
  3. O Novo Jogo das Forças Internacionais
  4. Do Populismo ao Movimento Militar de 1964
  5. O Fim do Regime Militar
  6. A Nova República
  7. A Nova Ordem Constitucional
  8. Ascensão e Queda de Fernando Collor
  9. Desafios atuais para o Brasil

Se você estudar cada um desses pontos bem detalhados, fazendo um mapa mental, sem dúvida, poderá lembrar o que sucedeu em cada um. Por ser um assunto bem grande, é muito viável fazer um pequeno resumo também, pois isso ajudará a reter cada vez mais o conteúdo.

Se você gostou desse post, então, compartilhe com os seus amigos e aqueles que, assim como você, estão na luta em atingir uma boa nota no Enem. Caso queira deixar um comentário, fique à vontade! Se quiser também acrescentar algum dado que pense ser importante, então, comente que será muito bem-vindo!

960x171-anuncio-blog-genio

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: