Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Técnicas e dicas de estudo

Provas do Enem – 5 métodos para estudar que dão certo!

provas do enem métodos de estudo

Como estão os seus estudos para as provas do Enem? Aqui iremos mostrar 5 métodos para estudar que dão certo sendo comprovados pela ciência. Confira!

Enquanto se aproxima o grande dia para as provas do Enem é natural você começar a ficar nervoso, ansioso e preocupado como dar conta de tantas matérias, não é mesmo? E a redação? Como treinar todo dia?

E nada pior que a pressa para bloquear o pensamento impedindo a absorção do conteúdo e atrapalhando a aprendizagem. Isso, de fato, é o que mais atrapalha os candidatos e, talvez, seja o seu maior problema também.

Pensando nisso e querendo facilitar a sua vida de estudos e mais estudos, Gênio do Enem, vai compartilhar aqui neste post 5 métodos para estudar que dão certo, que tem feito muitos estudantes obterem uma pontuação significativa, dando-lhes o direito de ingressar em qualquer curso da universidade desejada.

Então, aproveite para tomar um café e venha conosco nessa viagem ao destino certo: PASSAR NO ENEM com chave de ouro! E, pode ter certeza, o método de estudo influenciará nesse seu resultado. E você vai ficar parado? De jeito nenhum!

Por isso, conheça estes 5 métodos de estudo e aplique-os nos próximos dias que ainda faltam para a grande oportunidade de sua vida acadêmica e profissional ser garantida! Não desperdice seu tempo e energia em metodologias ultrapassadas ou ineficazes. Inove e treine sua mente para o sucesso! E aqui você encontrará como conseguir esse feito!

5 métodos de estudar para as provas do Enem que dão certo!

A metodologia de estudo existente no mundo teve um grande avanço ao longo dos anos. E isso se deu por conta da expansão avançada da tecnologia digital e virtual oportunizando várias ferramentas e recursos para quem deseja aprender de maneira dinâmica e interativa, além de poder acessar de qualquer lugar e em qualquer horário.

Você já deve notar que, a realidade atual e este mundo moderno estão passando por inovações em todos os setores de atividades, tanto no campo acadêmico como profissional. Eis a sua chance de utilizar todo esse mecanismo para obter grande êxito nas provas do Enem, não é mesmo? Aproveite! O momento é AGORA!

Pensando nisso, formulamos aqui no blog Gênio do Enem, estes 5 métodos para estudar que, eficientemente ,dão certo. Sabe por quê? Porque foram selecionados de acordo com a capacidade cognitiva da aprendizagem de cada pessoa, de acordo com os estudos da ciência, e também porque foram metodologias usadas da maioria dos candidatos que conseguiram ter o seu sonho concretizado: Passar no Enem!

Siga conosco e tenha os mesmos resultados dos que passaram! Aplique todos estes 5 métodos para estudar e obtenha notas fantásticas nas provas do Enem!

1 – A autodisciplina como um método de estudo eficaz

Decida ter autodisciplina em sua vida pois esse método de estudo nunca falha! A autodisciplina é vista em todos os candidatos que conseguiram uma excelente pontuação no Enem desempenhando as melhores provas com notas impressionantes.

Então, isso significa que ela dá muito certo tanto para quem vai estudar quanto para a sua vida pessoal, profissional, financeira, e outras áreas. Por isso, se você não possui ainda autodisciplina, tente trabalhar essa qualidade em você.

Aqui vamos colocar alguns pontos para entender o que é autodisciplina e como aumentá-la obtendo a chance de alcançar 95% de aprovação no Enem somente a utilizando em sua rotina diária.

O que é autodisciplina?

Capacidade de executar por conta própria algo que precisa ser feito a qualquer custo, mesmo sem vontade, estímulo e motivação. Ela é o que te faz começar e terminar dentro de um tempo estabelecido recebendo comandos de si mesmo.

Segundo o dicionário Infopédia, autodisciplina é a capacidade de se disciplinar. Significa ainda “disciplina mantida por si próprio ou pelos próprios membros de um grupo”.

Assim, conforme essa definição é aquele estudante que acorda às 7h da manhã e já inicia seus estudos até o horário que estabeleceu cumprindo o seu objetivo do dia. Será que você tem aplicado autodisciplina em seus estudos diários? Ela precisa ser usada diariamente!

Veja como você pode adquirir a autodisciplina com pequenos passos:

• Faça a lista do que pretende estudar ou use um cronograma de estudos para serem executados dentro do tempo que estabeleceu. Faça isso todo dia e, se falhar, volte e retome. Tente não se frustrar, mas se concentrar no que já conseguiu fazer.

• Tenha um controle desses estudos já feitos, o qual pode ser um “OK” naquilo que já estudou. Isso estimula o avanço e faz seu cérebro ser convencido de que a autodisciplina está crescendo dentro de você!

• Crie sua rotina. Pode parecer chato acordar todo dia naquele horário, fazer as mesmas coisas, estudar incansavelmente, mas esse é o preço da autodisciplina para o seu sucesso.

• Concentre-se no resultado, não no trabalho ou esforço que está tendo que enfrentar. Olhe para o final e siga em frente! Quando você se concentra no esforço, na dificuldade, isso tende a bloquear seu pensamento. Portanto, pense sempre e constantemente no resultado (como se já o conseguisse). É sensacional a diferença que você terá!

Esperamos que essas dicas possam te auxiliar nessa caminhada longa para obter excelentes resultados por meio da autodisciplina! Avante!

2 – Faça simulados e exercícios de provas anteriores

Esse é um dos métodos de estudo mais utilizados por muitos estudantes e concurseiros para se dar bem nas provas. Fazer simulados e exercícios, questões de provas anteriores pode ser um excelente treino para obter mais conhecimento e habilidade em interpretar as perguntas.

Por isso, faça uso desse recurso pegando na internet provas do Enem dos anos anteriores e comece a treinar respondendo as questões e avaliando depois as respostas, se estão em conformidade.

Alguns alunos que passaram no Enem começaram diferente da maioria. Iniciaram os estudos pelas questões e o conteúdo serviu apenas para embasar a resposta. Mas, é você quem escolhe como melhor adotar esse método de estudo. Sem dúvida, responder essas questões de provas do Enem dos anos passados dão muito certo e garantem bons resultados!

3 – Criar um cronograma de estudo – Prática distribuída ao longo do tempo

Uma pesquisa publicada na revista Psychological Science in the public interest na Austrália comprovou cientificamente a eficácia em seguir uma prática de distribuição para a alta performance de aprendizagem como também o de fazer questões e simulados (método 2 citado acima).

Assim, essa prática obteve alta eficácia, sendo outros métodos como grifar, fazer resumos, reler conteúdos como sendo de baixa, ou seja, de pouco resultado para o aprendizado eficaz.

A prática de distribuição é quando o indivíduo distribui o que ele precisa estudar ao longo de um tempo, ou seja, como um cronograma de estudo. Dessa forma, ele pode estudar aos poucos, com calma, sem deixar tudo para a última hora.

Esse método de estudo você pode usar para obter resultados fantásticos nas provas do Enem. Aqui, no Gênio do Enem, nós escrevemos sobre como montar um cronograma de estudos e você pode acessá-lo clicando neste post Cronograma de estudo.

4 – Primordial fazer pausas, intervalos nos estudos

Outro método de muita eficácia para extrair o seu melhor desempenho, ou seja, todo o seu potencial, é fazer pequenas pausas, intervalos para descansar um pouco a sua mente. Quando você está muito saturado de informações, conteúdos, a mente tende a não absorver tanto quanto poderia, se houvesse pausas, por exemplo.

Para isso, você precisa examinar quando essa pausa poderá ocorrer, em quê momento, em que hora. Defina essas pausas, porém só não poderão ser muito longas. Estabeleça cerca de 10 a 15 minutos ou até menos. O intervalo após o almoço para um sono leve é essencial! Faça isso para recarregar as energias.

Também queremos destacar nesse método de estudo a importância em ter um bom sono, aquele momento em que você relaxa não apenas a mente, mas o corpo por inteiro. Isso é preciso para acordar no outro dia bem disposto a estudar.

Por isso, valorize as 8h de sono e aplique em seu dia a dia para que aumente a sua capacidade cognitiva. Jamais fique acordado nas altas madrugadas, pois isso dificultará a assimilação do conteúdo, de fato, o cérebro fica muito lento com poucas horas de sono.

Que tal parar um pouco e tomar um cafezinho entre os seus estudos? Vai lhe fazer muito bem e ainda te ajudar a reter melhor cada assunto. Vale a pena, sem dúvida!

5 – Associe o conteúdo a objetos para impulsionar o aprendizado

Nesse método é o que você conhece como a prática da memorização, algo fundamental para fazer uma excelente prova, não é mesmo? Então, para que o conteúdo seja fixado em sua mente e você venha a lembrar dele no dia das provas do Enem, tente associar esse conteúdo com algum objeto, uma situação, uma história.

Há alguns casos em que isso é difícil, mas para combater essa dificuldade, você pode contar com sua criatividade. Tudo pode ser válido quando o assunto é memorizar. Muitos estudos têm comprovado que a associação que fazemos relacionando a um objeto traz essas lembranças de forma mais fácil e conseguimos assimilar o conteúdo só de lembrar-se desse objeto.

Finalizamos esse post com os 5 métodos para estudar que dão certo, os quais farão grande diferença em executar as provas do Enem. Por isso, tenha sempre em sua mente e trabalhe cada um deles em sua rotina de estudos com rumo a aprovação do Enem.

Gênio do Enem deseja muito sucesso e que você tenha excelentes resultados na nota final, garantindo o ingresso a alguma universidade de sua preferência da cidade em que se encontra. Vamos rever esses 5 métodos para não esquecer nunca mais? Veja o resumo!

Resumindo os 5 métodos de estudos para o Enem

Eis aqui um breve resumo do que foi abordado anteriormente destacando apenas os pontos principais para que você não esqueça! Veja abaixo e esperamos que esses métodos de estudo sejam eficazes e consistentes em sua vida diária como estudante, vestibulando. Sucesso a você!

1 – A autodisciplina como um método de estudo eficaz

– É a capacidade de se disciplinar! E para ter autodisciplina, faça o seguinte:
– Liste os assuntos que pretende estudar
– Controle o que já estudou
– Crie sua rotina
– Concentre-se no resultado, não no esforço em alcançar.

2 – Faça simulados e exercícios de provas anteriores

– Treine bastante exercícios já corrigidos das provas do Enem

3 – Criar um cronograma de estudo – Prática distribuída ao longo do tempo

– Isso é alta eficácia para a aprendizagem gerando excelentes resultados. Ele é comprovado como um método cientificamente de qualidade e eficaz.

4 – Primordial fazer pausas, intervalos nos estudos

– Defina o tempo de sua pausa, ela precisa ser curta, apenas para relaxar a mente.

5 – Associe o conteúdo a objetos para impulsionar o aprendizado

– Tente identificar algum conteúdo com um objeto a fim de reter rapidamente qualquer informação.

Enfim, chegamos ao final desse post mostrando a você os 5 métodos para estudar que dão certo e acreditamos que cada um deles poderão projetar o seu sucesso nas provas do Enem. Por isso, aplique cada um diariamente, se esforce e não desista!

Se você tem dificuldade em estudar matemática ou quer melhorar a sua bagagem de conhecimento nessa área e deseja fazer um curso online, o Gênio da Matemática oferece o seu curso totalmente inovador, eficiente e que você pode estudar a qualquer hora e lugar!

O curso Gênio da Matemática são aulas direcionadas exclusivamente para quem irá fazer a prova do Enem ou de qualquer concurso público. Ele é totalmente online, com uma plataforma muito simples, dinâmica e de fácil manuseio.

Você vai aprender uma fórmula inteligente para aprender matemática como nunca te ensinaram, por isso, faça a sua inscrição! Para mais detalhes com informações de como ele é e qual o valor, acesse o curso do Gênio da Matemática!

Se gostou do que leu, então, deixe seu comentário abaixo e acrescente algo sobre o que tem aprendido como método de estudo eficaz ou dê sua opinião. Compartilhe esse post com seus amigos e familiares para que mais pessoas possam saber destes 5 métodos eficientes.

Curta a nossa fanpage e fique por dentro das novidades e informações! Acesse a página Gênio da Matemática e nos acompanhe curtindo os posts para que receba as atualizações em seu feed!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.