Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Ecologia Enem Resumo

Ecologia Enem Resumo

Tema super presente nas provas! Então, aprenda aqui com esta Ecologia Enem Resumo e fique informado sobre o que significa e demais informações pertinentes!

ecologia enem resumo

ecologia enem resumo

Um breve esclarecimento para você que vai fazer as provas Enem e não sabe muito sobre a área de conhecimento da Biologia. A ecologia é um dos temas recorrentes e principais que aparecem no Enem, portanto, vale a pena estudar e se preparar.

Para você que ir mais além dos estudos, estamos oferecendo um curso de Matemática super famoso, funcional e online. É o curso Gênio da Matemática que já tem ajudado milhões de estudantes a aprenderem verdadeiramente os cálculos matemáticos, e não apenas obter a aprovação em provas e vestibulares.

Para saber mais, clique me nosso banner abaixo ou clique aqui!

Também visite a nossa categoria Ciências da Natureza e suas tecnologias para saber mais informações de outros temas de Biologia.

Ecologia Enem Resumo

Aqui abaixo estão alguns conceitos importantes que abrangem a Ecologia Enem Resumo para você ter uma ideia do que aprender. É bom ressaltar que você sempre deve buscar aprofundar nos assuntos, pois isso garantirá melhor desempenho e confiança em fazer as provas Enem!

Bons estudos!

O que é ecologia?

A ecologia é o estudo de como os seres vivos interagem uns com os outros e com seu ambiente. É um dos principais ramos da biologia, mas tem áreas de sobreposição com geografia, geologia, climatologia e outras ciências.

O estudo da ecologia começa com dois conceitos fundamentais em ecologia: o ecossistema e seus organismos.

Os organismos são seres vivos individuais. Apesar da sua enorme diversidade, todos os organismos têm as mesmas necessidades básicas: energia e matéria. Estes devem ser obtidos a partir do ambiente.

Portanto, os organismos não são sistemas fechados. Dependem e são influenciados pelo ambiente. O ambiente inclui dois tipos de fatores: abiótico e biótico.

  • Os fatores abióticos são os aspectos não-vivos do meio ambiente. Eles incluem fatores como luz solar, solo, temperatura e água.
  • Os fatores bióticos são os aspectos vivos do meio ambiente. Eles consistem em outros organismos, incluindo membros das mesmas e diferentes espécies.

O que é ecossistema?

Um ecossistema é uma unidade da natureza e o foco de estudo em ecologia. Consiste em todos os fatores bióticos e abióticos em uma área e suas interações.

Os ecossistemas podem variar em tamanho. Um lago pode ser considerado um ecossistema. Então, um registro morto no chão da floresta.

Tanto o lago como o tronco contêm uma variedade de espécies que interagem uns com os outros e com fatores abióticos.

Quando se trata de energia, os ecossistemas não estão fechados. Eles precisam de entradas constantes de energia.

A maioria dos ecossistemas obtém energia da luz solar. Uma pequena minoria obtém energia a partir de compostos químicos.

Ao contrário da energia, a matéria não é constantemente adicionada aos ecossistemas. Em vez disso, é reciclado. Água e elementos como carbono e nitrogênio são usados ​​uma e outra vez.

Nicho

Um dos conceitos mais importantes associados ao ecossistema é o nicho. Um nicho refere-se ao papel de uma espécie em seu ecossistema. Inclui todas as formas em que as espécies interagem com os fatores bióticos e abióticos do meio ambiente.

Dois aspectos importantes do nicho de uma espécie são os alimentos que ele come e como o alimento é obtido. Um exemplo são os pássaros que ocupam diferentes nichos. Cada espécie come um tipo diferente de alimento e obtém a comida de uma maneira diferente.

  • Nichos de pássaros

Cada uma dessas espécies de pássaros tem um bico que combina com seu nicho. Por exemplo, o bico longo e delgado do nectarivoro permite que ele beba o néctar líquido das flores. O bico curto e robusto do granívoro permite que ele esmague grãos duros e resistentes.

curso online

curso online

Aspecto do nicho: Habitat

Outro aspecto do nicho de uma espécie é o seu habitat. O habitat é o ambiente físico em que uma espécie vive e a qual é adaptada.

As características de um habitat são determinadas principalmente por fatores abióticos, como temperatura e precipitação. Esses fatores também influenciam os traços dos organismos que vivem lá.

Princípio de exclusão competitiva

Um determinado habitat pode conter muitas espécies diferentes, mas cada espécie deve ter um nicho diferente. Duas espécies diferentes não podem ocupar o mesmo nicho no mesmo local por muito tempo. Isso é conhecido como o princípio da exclusão competitiva.

Se duas espécies ocupassem o mesmo nicho, o que você acha que aconteceria? Eles competiriam uns com os outros pelo mesmo alimento e outros recursos no meio ambiente. Eventualmente, uma espécie provavelmente incomodaria e substituiria o outro.

Ecologia Enem Resumo

  • A ecologia é o estudo de como os seres vivos interagem uns com os outros e com seu ambiente.
  • O ambiente inclui fatores abióticos (não vivos) e bióticos (vivos).
  • Um ecossistema consiste em todos os fatores bióticos e abióticos em uma área e suas interações.
  • Um nicho refere-se ao papel de uma espécie em seu ecossistema.
  • Um habitat é o ambiente físico em que uma espécie vive e a qual é adaptada.
  • Duas espécies diferentes não podem ocupar o mesmo nicho no mesmo local por muito tempo.

Gostou desse breve resumo de Ecologia para o Enem?

Comente e compartilhe!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.