Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Ciências da Natureza e suas Tecnologias Sem categoria

Como Estudar a Biologia do ENEM

Como Estudar a Biologia  do ENEM

Muito se pergunta qual a melhor maneira ou como estudar a Biologia do Enem? Essa prova é diferente das provas de vestibular convencional? Os conteúdos perguntados são muito diferentes do que estudamos no colégio?

Hoje vamos falar um pouco de como conseguir estratégias interessantes e rápidas no ensino de uma matéria incrível: a biologia.

Os primeiros passos que eu sempre coloco como importantes na vida de um pré-graduando (pois você conseguirá alcançar seu objetivo) é: estude o conteúdo dado pelo professor no mesmo dia que ele o passar. Isso te ajudará muito a fixar essa matéria e é bem simples, valendo para qualquer área de estudo!

Como Estudar a Biologia  do ENEM

Comece escolhendo:

  • Um horário agradável para estudar (Existem pessoas que são mais noturnas e outras diurnas, portanto seu rendimento pode variar conforme o período do dia escolhido).
  • Faça opção por um local silencioso e de preferência arejado.
  • Escolha canetas coloridas. (Isso facilita a didática do seu estudo, por exemplo, grife justificativas ou mecanismos biológicos de vermelho e conclusões em azul), esse jogo de cores é ótimo para exercitar o cérebro e também lembrar-se mais fácil do que já estudou, pois existe uma associação entre cor e o que precisa ser lembrado.
  • Dê aula para si mesmo. Estudos já comprovam que esse método é fantástico, pois além de falar para nós mesmos, a atitude de lecionar é proporcional à aprendizagem.
  • Divida a disciplina em capítulos. Seja orientado por um livro ou ainda pelo seu caderno, é possível organizar o estudo antes mesmo de fazê-lo. Lembre-se: a organização é a primeira porta para o seu grande sucesso!
  • Utilize folhas de rascunho ou cadernos que você já possui para anotar: dúvidas, percepções sobre exercícios, nível de dificuldade, lembranças da matéria e outros. Todo detalhamento possível que você fizer, te fará ser mais eficiente!

Agora que já estamos preparados, vamos lá! A biologia é uma ciência que pode ser subdivida em categorias de acordo com quem for estuda-la. Uma das formas de fazer essa divisão é entre as sub áreas que ela possui, sendo elas:

  • Área da saúde
  • Área da botânica
  • Área da ecologia
  • Área da zoologia.

Para a área da saúde, as matérias mais relevantes são: epidemiologia, genética, imunologia, parasitologia, microbiologia, bioquímica.

Já na área da botânica, é o estudo das plantas e também do solo, da formação vegetal, da estrutura vegetal e também composição.

A área de ecologia lida com os organismos coexistindo em um determinado período e tempo, as relações estabelecidas nessa dinâmica de convivência bem como suas consequências físicas, químicas e biológicas que implicam no modo de viver desses seres.

Como estudar biologia para o Enem

Como Estudar a Biologia  do ENEM

E a área da zoologia é aquela relacionada ao estudo dos animais, seus filos, famílias, classes, seu modo mais íntimo de viver e interagir (andando de mãos dadas com a ecologia) e funções desses animais para o ecossistema.

A biologia, como podemos ver, é uma área muito vasta da ciência e é uma disciplina envolvente. Para estudá-la no ENEM, devemos saber todas essas áreas e a dica mais importante é focar em uma delas por vez. Sabemos que existem muitos “nomes”, “termos” científicos, portanto, meu conselho é: grife os termos mais importantes no comando da questão. Muitos alunos deixam de acertar uma questão justamente porque ela pede que o aluno faça algo e ele faz diferente. Exemplo: Citar é diferente de justificar. Às vezes, por insegurança o aluno prefere preencher espaço (o famoso encher linguiça) para que tenha sentido o que ele deseja comentar. Porém, no ENEM, o mais importante é focar, primeiramente, no que a questão deseja. Sabemos que as perguntas do ENEM sempre evocam um contexto (que geralmente é grande), portanto, cada comando da questão deve ser lido e grifado para melhor compreensão do mesmo.

Como Estudar a Biologia  do ENEM

Posteriormente, as sugestões são:

  • Escreva o que está pensando acerca da questão formulada: muitas vezes as primeiras coisas que pensamos podem ser justamente as corretas. Sabemos que essa é uma prova longa, portanto, escrever o que lembramos no momento que acontece, é primordial.
  • Faça esquemas didáticos usando setas e conexões entre as palavras, essa atitude te deixa mais confortável para lembrar as matérias já estudadas e te possibilita conectar pensamentos para melhor organização de raciocínio.
  • Depois de responder uma questão (seja ela aberta ou fechada), analise se, com a sua resposta, é possível desvendar qual é a pergunta. Se sua resposta for “sim”, isso significa que você alcançou o necessário para elucidar a questão. Se, por algum motivo, você acreditar que não seria possível saber qual é a pergunta, partindo da resposta, é preciso melhorar o que escreveu.
  • Ao estudar, escolha uma parte do conteúdo ofertado, elabora esquemas, textos diversos, organize materiais extras: no ENEM é muito importante estar antenado para as curiosidades e novidades que estão surgindo.
  • Lembre-se dos temas cotidianos. Um dos objetivos do ENEM é trazer a realidade do dia a dia para a vida do estudante ao fazer a prova, portanto, aquelas situações corriqueiras podem dar belas questões científicas.
  • Utilize seu tempo livre para discutir, debater sobre as questões biológicas ao seu redor. Pode ser que, em uma dessas conversas, com amigos ou familiares, surjam dúvidas ou resoluções de problemas científicos! Tudo isso ajuda seu raciocínio na hora do exame.

Um dos maiores segredos do ENEM é ter bastante calma para execução das melhores respostas possíveis. Mesmo que sejam questões fechadas, as famosas “pegadinhas” estão em todos os lugares, porém, para aqueles que estão estudando, pode ser mais fácil se livrar delas. Observe alguns itens que podem ajuda-lo na hora de executar essa prova:

  • Fique atento com palavras como “jamais”, “nunca”, “sempre”, “toda vez”, “todos”, “todas”, “com certeza”. A biologia é uma ciência bastante inexata, pois algumas coisas dela são famosas pelo jargão “para toda regra há uma exceção” e a biologia tem maestria nisso!
  • Atente-se para a explicação da resposta. Às vezes o que é colocado como resposta está correto, porém, não explica o que foi pedido ou ainda, não é, nem de longe, o mecanismo solicitado.

Como Estudar a Biologia  do ENEM

E, o mais importante: divirta-se ao enveredar pelo mundo fantástico da biologia, tente se imaginar no contexto da questão e faça parte dela. Tenho certeza de que a Biologia tem muito para contribuir com nossas vidas, afinal, somos seres humanos num consórcio de bactérias, vírus e outros! Sejam muito bem vindos aos estudos e vamos lá em busca ao nosso objetivo! Divertir antes, durante e depois é um dos maiores segredos!

 

 

 

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.