Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Brasil Colônia: Pré – Descoberta do Brasil até o Ciclo da Cana de Açúcar

Brasil Colônia

Para quem está se preparando para as provas do Enem na disciplina de História do Brasil, precisa compreender os fatos do período Brasil Colônia. Um breve resumo para você!

brasil colônia

brasil colônia

A história brasileira pode ser dividida em três partes: quando era uma colônia, um império, e anos depois, se tornaram em uma república. Nesse artigo, será descrito alguns momentos históricos da Colonização do Brasil entre os séculos XVI e XIX.

Pré-descoberta do Brasil em 1492

As terras na América foram descobertas pelo navegador italiano Cristóvão Colombo em 1492. Os dois países poderosos da época eram Portugal e Espanha.

Assim que foi confirmada a existência dessa terra, os dois países decidiram dividir entre si cada pedaço de território que pertenceria à América.  Mesmo que não tivessem ideia do tamanho do continente, eles assim fizeram.

Em 1494, os portugueses e espanhóis fecharam o Tratado de Tordesillas. Ele era um documento que estabelecia uma linha imaginária que separaria as terras que pertenceriam a Portugal (a leste) e a Espanha (a oeste).

Isso determinou que a terra depois chamada Brasil se tornaria uma colônia portuguesa, enquanto o resto do continente falava espanhol.

Acesse a nossa categoria e fique por dentro de mais informações para esta área do conhecimento. Clique Ciências Humanas e suas tecnologias. 

Descoberta do Brasil em 1500

Embora esta versão seja duvidosa, as circunstâncias indicam que um navegador chamado Vincente Pinzón pôs o pé no Brasil em janeiro de 1500. A terra foi oficialmente descoberta em abril de 1500 pelo navegador e nobre Pedro Álvares Cabral.

No momento em que pousou no Brasil, os únicos habitantes da terra foram, aproximadamente, entre 1 e 10 milhões de indígenas.

A maioria deles foi exterminada devido à interação direta ou indireta dos portugueses com novas doenças. Os povos indígenas venderam outros povos indígenas aos portugueses em troca de especiarias e outros produtos.

Brasil Colônia: Brasil em 1530

Portugal era diferente da Espanha, na medida em que não tinha um plano para desenvolver as terras no novo continente.

Durante anos, os portugueses tiveram problemas para colonizar o Brasil porque ninguém queria sair da Europa e começar uma nova vida em um lugar que não tinha nada a oferecer.

A isso, é exceto a riqueza que já havia sido levada – como pau-brasil, uma árvore brasileira – ou os que seriam descobertos em 200 anos, como o ouro.

Foi somente quando outras nações começaram a ameaçar a supremacia de Portugal no lado leste da América é que o governo enviou pessoas para morar no Brasil.

Em 1530, a primeira expedição colonizadora no Brasil foi organizada. Em 1534, a terra foi dividida em 15 capitanias hereditárias para povoar o país e desenvolver o cultivo da cana de açúcar.

Ela era um dos produtos mais importantes no mercado internacional da época. As capitanias foram doadas para os portugueses. Já os donatários iriam para o Brasil para investir seu próprio dinheiro na terra.

O sistema falhou por vários motivos. Um deles foi o fato de que quatro dos donatas nunca foram ao Brasil para explorar suas partes de terra. E alguns dos que foram tiveram problemas com os ataques dos nativos das terras.

Além disso, o governo nunca proporcionou ajuda financeira a donatários. Eles ainda tinham que pagar impostos à Coroa portuguesa, em relação à sua produção.

Apenas duas das 15 capitanias prosperaram: São Vicente e Pernambuco. Ambos por causa da plantação da cana-de-açúcar.

curso online

curso online

O Ciclo da Cana de Açúcar em 1532 – 1700

A Espanha encontrou prata e ouro nas áreas que estavam colonizando na América, e Portugal tentou encontrá-las também na terra que tinham.

Como nenhuma prata ou ouro foram encontrados, a economia da colônia foi baseada em produtos agrícolas, que foram exportados para a Europa.

Em 1532, quando a cana de açúcar foi introduzida no Brasil, já havia plantações em Cabo Verde, nas Ilhas dos Açores e da Madeira, todas elas eram de Portugal.

A cana de açúcar adaptou-se bem às terras brasileiras, logo se tornou o produto mais importante no Brasil. E fez as duas únicas capitanias de sucesso do tempo prósperas.

O Brasil tornou-se o principal produtor de açúcar da década de 1580. Durante quase um século, ele foi o maior produtor e o principal personagem dos mercados europeus com o açúcar.

No entanto, durou até que os holandeses deixaram o país, levando as plantas de cana-de-açúcar às suas colônias na América Central.

Com a concorrência no mercado, o açúcar brasileiro começou a perder terreno em 1660, e em 1700 já não era líder nas vendas da cana-de-açúcar.

Aprendeu algo que não sabia? Gostou? Então, comente abaixo e compartilhe!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.