Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Redação

Enem Redação – Itens que rebaixam a nota!

enem redação

Fuga ao tema proposto, argumentação sem fundamento, desrespeitar direitos humanos e outros itens podem rebaixar a sua nota! Descubra todos eles e evite-os!

Diante da concorrência por uma excelente nota nas provas do Enem, certamente, a Redação tem uma grande contribuição. É nela que você vai explorar a força dissertativo-argumentativa que possui. E, por conta disso, você precisa estar muito bem preparado e seguro do que adquiriu de conhecimento ao longo dos seus estudos!

A Redação no Enem representa cerca de 20% da nota final, por isso, convém dar uma atenção redobrada conhecendo a sua estrutura como também itens que possam rebaixar a sua nota, os quais não deverão nem constar.

Será que você sabe quais são esses itens que devem ser evitados para não prejudicar a sua pontuação? Você sabia que é preciso conhecer as competências exigidas para uma boa redação? A partir disso, é que terá a chance de obter uma das maiores e melhores notas!

Para que você fique antenado a respeito da competência que a banca exige que o candidato tenha, convidamos você a ler o conteúdo 5 competências da Redação no Enem e dicas a fim de que domine e possa ter o desempenho certo e adequado.

Caso queira adquirir um preparo mais consistente, então, visite a nossa categoria Redação e leia os conteúdos que dissertam sobre como alcançar uma ótima colocação e pontuação!

Agora, conheça a seguir os itens que devem ser evitados no Enem Redação a fim de que sua nota não seja rebaixada, o que prejudicará o desempenho que tanto se esforçou em alcançar!

Enem Redação – Itens que rebaixam a sua nota!

Assim como qualquer exame que se presta como o do Enem Redação, as penalidades pelos erros cometidos é uma realidade que pode acontecer com você e qualquer outro candidato.

Será que você está preparado para enfrentar a redação do Enem diante de tantas concorrências? Será que você conhece as 5 competências exigidas para atingir uma nota alta?

Por conta de alguns detalhes que devem ser considerados ao enfrentar a redação, o blog Gênio do Enem vai te fornecer informações sobre os itens que rebaixam a sua nota na Redação. E, ao descobri-los, que possa evitar a fim de que não se prejudique!

Agora, saiba abaixo quais os itens que devem ser evitados para que a sua nota não seja rebaixada. Leia com atenção observando cada tópico e analisando se não tem cometido os mesmos erros. Se tiver, corrija que ainda dá tempo! Seja sincero e transparente consigo!

1 – Não propor soluções viáveis

O Enem Redação exige e espera que você compreenda a proposta do tema exigido. Isso quer dizer que para dissertar a problemática desse tema, você terá que sugerir uma solução coerente, alcançável e realista.

Não adianta apenas entender o que se quer na redação, será preciso fornecer meios pelos quais isso possa ser resolvido. Sendo assim, você não pode enxergar o problema que está sendo desafiado para escrever como algo artificial, muito distante da realidade que se vive na sociedade. É preciso atrelar ao cotidiano.

Então, procure fornecer em sua escrita uma solução viável, realista, profunda e que qualquer pessoa no mundo possa ser capaz de resolver. Não queira destacar algo surreal, fora ao que a maioria não faria ou não teria a mínima condição de fazer.

Também tente deixar claro e conciso ao avaliador sobre a sua redação quanto a essa solução ao problema-tema. Para isso, não enrole e nem fuja do tema, vá direto ao ponto!

Quando você elaborar a parte que se refere a solução para o tema, a qual está enquadrada a segunda competência que a banca avaliadora exigirá, faça as seguintes perguntas:

1 – O que pode ser feito para a melhoria dessa situação?

2 – Quem irá solucionar?

3 – Como fazer essa solução funcionar, se tornar real?

Portanto, proponha soluções viáveis, aproximáveis de serem concretizadas. Para isso, tenha o hábito de ler o que está acontecendo ao seu redor. Muitos dos temas que poderão ser abordados na Redação do Enem virão a partir das notícias que circulam diariamente. Esteja por dentro e a par de tudo que ocorre em nossa sociedade!

2 – Fugir ou enrolar o problema/tema

É muito comum entre os candidatos fugir ao tema proposto do Enem Redação. E isso acontece bastante devido a falta de prática! Você precisa treinar, treinar e treinar muito a redação antes mesmo de chegar no dia do exame.

Muitas das vezes, o próprio candidato não enxerga essa falha sendo necessário e fundamental que se peça a um outro alguém (que poderá ser o seu professor de cursinho, da escola ou um amigo próximo e sincero) para fazer uma leitura ao que escreveu de forma mais apurada.

Só assim é que você poderá identificar quando estará fugindo ao tema para poder corrigir e melhorar continuamente. Enquanto você não pedir para outro dar a sua opinião sobre a sua abordagem, dificilmente, encontrará uma forma de mudar e melhorar! Peça conselho de um amigo, professor ou parente e esteja aberto às críticas.

3 – Utilizar expressões da internet e gírias comuns

Para uma boa redação, seja a do Enem como em qualquer tipo de prova, é coerente considerar a linguagem culta na escrita, a qual deve ser obrigatoriamente usada. Sendo assim, você precisa evitar certas gírias que ouve em seu cotidiano e expressões chulas que comumente são vistas nas redes sociais, internet e outros locais de comunicação.

Esse é um item que rebaixam a nota sem qualquer dúvida, não é mesmo? Você tem que escrever de acordo com a norma culta respeitando o significado das palavras bem como o correto uso das expressões.

Portanto, evite ao máximo. Não há abordagem alguma em sua redação do Enem que compensará o uso de uma escrita pobre como o uso de gírias e expressões chulas. Fique atento!

3 – Escrita vaga, superficial

Uma das maiores exigências para obter uma nota 1000 na Redação Enem é se aprofundar no assunto e ter autoridade em relação à proposta da redação. Na verdade, você precisa demonstrar para os avaliadores que possui conhecimento e domínio sobre a problemática do tema.

Não vai poder escrever nada vago, superficial e de pouca profundidade. Certamente, se houver esse tipo de apresentação, receberá uma nota baixíssima. Por isso, o treino é primordial, pois trabalhará o quanto de conhecimento que você tem na escrita.

Tente escrever uma redação com vários e diferentes tipos de assunto para analisar como está o seu aprofundamento acerca dele. E, ao notar que esteja muito fraco, dê uma melhora e aperfeiçoe em sua dificuldade.

Para isso, conheça 30 temas prováveis para Redação Enem 2016 e treine em casa!

4 – Não respeitar os direitos humanos

A redação do Enem é bem esclarecida quanto ao que você deve abordar em relação aos direitos humanos. É preciso respeitar de acordo com as diretrizes que ela destaca e propõe, pois senão a sua nota será rebaixada.

Então, quando você for escrever sobre o tema da redação, não se esqueça que não poderá ferir o direito de cada indivíduo na sociedade ou um grupo específico. Ainda mais quando for relatar sobre temas polêmicos que, geralmente, são os que mais constam no Enem Redação.

Esperamos que você tenha o máximo de cuidado e saiba utilizar as melhores palavras sem denegrir a imagem, raça, classe social, dentre outros perfis de pessoas em nossa sociedade.

5 – Evitar o uso de argumentos

Os argumentos devem fazer parte de sua escrita na redação Enem. Se você evitá-las, sem dúvida, a sua nota será rebaixada. Além disso, ao usar os seus argumentos no texto escrito, você deverá saber como fazer uso delas para que possa convencer a banca examinadora.

Não adianta utilizar argumentos clichês e nem aqueles que são corriqueiros e sem fundamento, pelo contrário, terá que ser bem direto e persuasivo quanto a isso. Os avaliadores precisarão se sentir convencidos de que o que você está mostrando realmente é com base em seu domínio do assunto.

Para chegar a argumentar com propriedade terá que ter uma boa leitura durante anos. Se você não tem o hábito de ler, é bom começar a adquirir, pois para escrever bem será necessário ter uma vida voltada a ler continuamente.

Convidamos você a ler um post sobre esse aperfeiçoamento na leitura indicando livros que irão te ajudar nisso, clique e confira 10 livros para o Enem que todo candidato deve ler.

6 – Desconsiderar a norma culta

Se você vai fazer o Enem Redação, certamente, sabe que a norma culta é um dos pontos que devem ser levados a sério! A escrita é formal, com toda a exigência impecável no uso da língua portuguesa. Por isso, deve valorizar, sem questionar!

Sendo assim, preste atenção ao uso da vírgula, crase, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, uso de cognitivos, tempos verbais adequados, ortografia, pontuação, enfim. Esteja preparado gramaticalmente para não errar no uso das palavras corretas bem como utilizar o português impecavelmente!

7 – Produzir um texto de até 7 linhas

É inadmissível que 7 linhas transmita o que o candidato queira passar a respeito de sua redação. O exagero nas palavras também conta quando você deve usar a concisão ao texto, por isso, tenha equilíbrio Tente escrever de maneira mais sucinta possível no Enem Redação, mas que possa esclarecer e não deixar dúvidas para o leitor!

8 – Utilizar cópia do texto que motiva o candidato

Todos os recursos que você terá em seu poder juntamente com a proposta do tema deve apenas ser considerados como suporte. Jamais deverá utilizar cópia de qualquer parágrafo para complementar e acrescentar o seu posicionamento.

Um dos pontos importante se refere ao texto motivador que deve somente ser usado como uma ideia ao seu pensamento na hora de escrever. Portanto, não o copie!

Você descobriu 8 itens que podem rebaixar a sua nota no Enem Redação e, por isso, deve ficar bastante atento para não usá-los. Além desses 8, ainda há o fato de deixar a redação em branco ou em rascunho, desconexão ao tema em algum ponto da sua escrita, desconsiderar a estrutura dissertativo-argumentativa.

Diante de todos esses aspectos, você deve tirar um tempo e fazer uma autoanálise. Será que a sua redação tem se apresentado conforme a exigência do Enem? Será que não tem usado um desses itens abordados? Se estiver, ainda há tempo de corrigir e trazer melhoria!

Para te ajudar com essa dificuldade, leia o nosso post em como poderá obter Nota 1000 na Redação Enem observando alguns critérios exigidos pela banca. Clique e confira Nota 1000 na redação Enem – Qual o segredo?

Que tal? Gostou de saber sobre Enem Redação – Itens que rebaixam a nota? Esperamos que tenha sido de excelente utilidade e que venha a aplicar em sua rotina de preparação.

Conheça o nosso blog de concursos públicos e fique por dentro dos principais concursos do país e dicas de estudo e para passar! Visite Gênio da Matemática e concursos púbicos!

Também aproveitamos para apresentar um curso online voltado aos conteúdos do Enem na área de matemática, uma das disciplinas em que os candidatos mais possuem dificuldades em aplicar no momento da prova!

A matemática é a sua maior dificuldade em dominar? Então, esse curso Gênio da Matemática foi feito para você!!! Conheça mais sobre a estrutura de ensino e o que ele oferece! Veja a seguir!

O que o curso Gênio da Matemática me oferece?

  • Mais de 300 Vídeos Aulas em HD+
  • Centenas de Exercícios em PDF
  • Gabarito e Resoluções dos Exercícios
  • Resumo da Teoria de Cada Área de Ensino
  • Simulados Por Conteúdo Com Correções Comentadas
  • Acompanhe Sua Evolução em Tempo Real
  • Teste Sua Preparação Com Um Simulado Cronometrado
  • Plataforma especializada para EAD

Você viu o quanto esse curso pode fazer com que alcance excelentes resultados nos estudos para o Enem que tanto busca passar. E, além de tudo isso, há os bônus de presente para que se qualifique mais ainda.

Para você obter tudo isso e muito mais materiais de estudo, o curso Gênio da Matemática está te oferecendo por um preço bastante acessível!

Por apenas R$ 38,00 parcelado em 12x ou R$390,00 à vista, você estudará com um dos melhores cursos de maior aprovação em concursos públicos, vestibulares e o ENEM. Adquira já clicando Curso do Gênio da Matemática!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.