Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Redação

Nota 1000 na redação do Enem – Qual o segredo?

nota 1000 na redação do enem

Almejada por muitos candidatos, a nota 1000 na redação do Enem, pode ser alcançada aplicando técnicas que muitos desprezam. Gênio do Enem vai te revelar o segredo. Confira!

Se você estiver antenado no desempenho das redações do Enem de anos anteriores (o que é de seu interesse ter esse conhecimento) vai notar que houve uma redução daqueles que atingiram a pontuação máxima. A nota 1000 na redação do Enem se tornou algo raro, de poucos, em comparação com o número de inscritos.

Somente em 2015, o número de candidatos que obtiveram essa redação nota 1000 foram de apenas 104 diante de 5,8 milhões. É interessante como a cada ano, menos candidatos conseguem atingi-la, não é mesmo? E diante desse cenário, o que você fará?

Pensando nisso e querendo que você alcance a nota 1000 na redação do Enem, o Gênio do Enem vai te fornecer o segredo ou várias técnicas para aplicar no grande dia, mas é fundamental que treine, treine e treine antecipadamente e de maneira correta conforme o que os avaliadores exigem.

Sem dúvida, se você fizer a redação Enem conforme a avaliação da banca examinadora e estar dentro da sua proposta, obterá a pontuação máxima tão sonhada! Por isso, leve isso em consideração ao elaborá-la.

Porque você deve conhecer as 5 competências da redação do Enem?

Para que você alcance a nota 1000 na redação do Enem é obrigatório que conheça as 5 competências para a redação Enem. Caso queira saber quais são, o Gênio do Enem, preparou um post sobre elas. Clique aqui e confira! E não apenas conheça, mas tente internalizá-las em você, caso queira fazer uma prova de excelência.

Não adianta treinar a redação seguindo o modelo de algum professor ou o que aprendeu na escola, cursinho, internet se ela não estiver alinhada com os critérios da banca julgadora.

O que pode te ajudar sobremaneira é treinar sua redação levando em conta os exemplos de quem conseguiu alcançar essa pontuação máxima. Veja os modelos dos anos anteriores e tente abordar temas relevantes para que possa nivelar com eles.

Você também deve considerar que, essas 5 competências precisam ser excelentes, pois cada uma possui 200 pontos, o que irá totalizar a nota 1000 na redação do Enem. Então, cada uma deve receber os pontos máximos para que essa nota seja atingida. Nenhuma poderá ficar em baixa pontuação!

Agora que você descobriu a importância de conhecer as 5 competências da redação Enem, queremos revelar o segredo para atingir essa pontuação máxima.

Segredo para tirar a nota 1000 na redação do Enem

Descubra como alcançar a nota 1000 na redação do Enem com os segredos que o Gênio do Enem vai revelar para você! São dicas e técnicas aplicáveis de forma que a estruture em conformidade com os critérios da banca examinadora. Confira e treine!

1 – Nunca fuja do tema abordado

A banca julgadora não dá moleza quando a questão é o tema. Lembre-se que o tema é sempre um problema. Então, você precisa estruturar sua redação Enem pensando no tema/problema do início ao fim.

Os candidatos que costumam fugir do tema é porque já fizeram disso um hábito. O vício que você, provavelmente, comete nem sempre é percebido, sendo aconselhável outra pessoa avaliar a sua escrita. Por isso, peça ao seu professor, amigo, alguém da família que te fale, sinceramente, como a sua redação se encontra.

Ao fazer isso, certamente, a sua prática, o seu treino em redigir o tema/problema será com foco sempre ao tema, e de maneira nenhuma, cometerá esse erro!

2 – Treine sua escrita

Esse é um dos maiores segredos para atingir a nota 1000 na redação do Enem. Então, o ideal é que esse treino da sua escrita seja todo dia, pois com a repetição, organização de novas idéias, formulação das frases, você estará mais preparado para o grande dia.

Portanto, treine, treine e treine constantemente! Você notará que seu desempenho ao escrever irá crescer capacitando ainda mais a sua mente com criatividade. Aposte nisso!

3 – Estruture a redação em sua mente

Como dito anteriormente, as 5 competências da redação do Enem já precisam se fixar em sua mente, ou seja, a sua estrutura já deve estar montada. Fazendo isso, independentemente, de qual será o tema/problema, você só vai adaptá-lo na redação.

Uma boa dica é pedir que um professor de cursinho ou da sua escola que ministra a disciplina de língua portuguesa possa fazer uma análise apontando os erros a serem corrigidos.

Você precisa corrigir cada déficit que seu professor encontrar na redação para que, ao identificar o seu ponto fraco, com o tempo, venha a melhorar e evoluir.

4 – Comece a prova pela redação

Ao começar a redação Enem por primeiro, a sua mente estará ativa, com pensamentos claros, sem preocupação, de cabeça fria e limpa. Portanto, é aconselhável começar por ela.

Isso também vai te ajudar a não ter pressa, caso o tempo venha a acabar quando nem ao menos começou a escrever. Mesmo porque não há como chutar na redação, uma vez que termine a hora estabelecida. Portanto, para chegar a nota 1000 na redação do Enem, opte em começar por ela e, depois, vá para as provas objetivas.

5 – Impressione os examinadores com o seu título

Você precisa chamar a atenção dos examinadores logo com o título. Dessa forma, você estará prendendo a atenção deles, uma vez que são milhões que eles precisam verificar, então, já estará à frente dos outros, caso use essa tática!

No entanto, você deve atribuir essa impressão em todo o texto, no início, meio e fim, mas se já com um título ele ficar bem chamativo e interessante, certamente, o resto terá muito sucesso!

6 – Leitura em excesso

Esse, talvez, é o MAIOR segredo para tirar a nota 1000 na redação do Enem! A leitura é fundamental, principalmente, se você for ler os temas mais polêmicos, atuais, os quais poderão constar na redação Enem.

Não adianta escrever de maneira rasa, sem aprofundamento de conhecimento, algo muito artificial, é preciso ir mais a fundo nos seus argumentos, e para isso, sem dúvida, terá que fazer muita leitura.

Exemplo de Caio Koga, que tirou nota máxima na redação Enem

Um exemplo que Gênio do Enem pode citar é a redação Enem de 2015 do candidato Caio Koga, de 19 anos, que escolheu o título “Conserva a dor” cujo tema era sobre Violência contra a mulher.

Ele comenta que é um tema que já lia por gostar, ou seja, ele nem sabia que seria exigida na redação, mas só por lhe interessar e já ler vários artigos, jornais, livros sobre tal tema, ele conseguiu argumentar e escrever com propriedade, com conhecimento adquirido.

É nesse ponto que a leitura em excesso (e não apenas o faz de conta) traz enorme diferença! A maioria dos candidatos fica naquela leitura sem aprofundamento das ideias, informações aleatórias, fatos sem base, sem substância.

Portanto, evite ter uma leitura rasa, pelo menos, em relação aos temas mais populares em que o mundo enfrenta hoje. Certamente, são esses temas que, provavelmente, constarão na redação Enem.

7 – Aprenda a fundamentar o seu texto

Para a redação Enem não há como enrolar o avaliador, ou seja, de cara poderá notar que os seus argumentos estão muito fracos, com pouco fundamento. Para isso, você tem que aprender a fundamentá-los, saber usar argumentos concisos, inteligentes, que o convença.

Como fundamentar o texto? Há várias maneiras, então, eis algumas dicas:

• Pode usar estatísticas, porcentagens, mas eles precisarão ser veredictos, reais.
• As citações de autores célebres ou de alguém muito influente ao tema, caso você lembre na hora, é uma boa dica para fundamentar seu texto.
• Dados de pesquisa de organizações conceituadas como ONU, OMS, dentre outras.
• Conceitos precisos da Wikipédia, por exemplo.

8 – Escreva informações que tenham conexões

A sua redação precisa ter sintonia, união, ligação, harmonia. Nenhuma oração deve estar desconexa com a seguinte abordagem, pois isso leva até a zerar a nota, caso aconteça. Por isso, se você tem dificuldade em usar conectivos utilizados na coesão, é primordial estudá-los para que possa haver um texto que flui naturalmente, com leveza!

Muitos candidatos que obtiveram a nota 1000 na redação do Enem disseram que sempre pediam para o professor ou alguém confiável ler a sua redação a fim de obter uma crítica. Outros, por identificarem dificuldade, faziam um cursinho de redação. Nesse caso, a escolha é sua!

Após essas dicas, Gênio do Enem traz para você os critérios em que a banca examinadora utiliza para aplicar nota zero na redação. Fique ligado para evitar essas quatro situações que o desclassificará.

Aplicação da nota zero pela banca julgadora – 4 situações a evitar

Há também o outro lado da moeda na redação Enem, você sabia? Assim como existe a nota 1000 para aqueles que atingirem essa pontuação máxima, há a nota zero na redação para quem não atende ou fere alguma das 5 competências exigidas pelos examinadores.

Pensando nisso, Gênio do Enem vai mostrar para você quais as 4 situações em que eles avaliam e atribuem a nota zero. Confira!

1 – Quem escreve MENOS de 7 linhas

– Para eles, quem escreve menos que 7 linhas é considerado um texto insuficiente! Portanto, fique atento!

2 – Não obedece ao tema proposto e nem respeita a estrutura do texto dissertativo/argumentativo

– Isso é claramente informada pela banca, então, esteja em conformidade com o tema, sem enrolar em nenhuma parte e também considere o ponto dos argumentos, os quais precisam ser convincentes.

3 – Fuga do tema

– Jamais cometa esse deslize! Se perceberem que seu texto fugiu em algum momento do texto, já estará anulado!

4 – Desrespeitar os direitos humanos

– Você precisa abordar seu pontos de vista, mas nunca desrespeite os direitos humanos com suas opiniões. Dê atenção a esse detalhe para não ser desclassificado!

Resumindo os 8 segredos para atingir a note 1000 na redação do Enem

Para fixar em sua mente esses 8 segredos, Gênio do Enem vai deixar um pequeno resumo deles abaixo com os pontos principais. Você pode até deixar em algum lugar para não esquecer nenhum deles.

1 – Nunca fuja do tema abordado
– Lembre-se que o tema é sempre um problema.

2 – Treine sua escrita
– Treine todos os dias analisando o crescimento de seu desempenho ao escrever.

3 – Estruture a redação em sua mente
– Faça um mapa mental com a estrutura exigida nas 5 competências da redação Enem.

4 – Comece a prova pela redação
– Isso vai fazer com que comece dando o seu melhor, com a mente ainda fresca e limpa.

5 – Impressione os examinadores com o seu título
– Capriche no título para que desenvolva com sucesso.

6 – Leitura em excesso
– Leia tudo o que for possível e aproveite o tempo no ônibus, fila de banco, em todos os momentos que puder, leia muito!

7 – Aprenda a fundamentar o seu texto
– Saiba trabalhar argumentos convincentes e persuasivos.

8 – Escreva informações que tenham conexões

– Aposte na união das ideias, que possa ligar uma parte à outra usando conectivos.

Você agora já sabe como planejar a sua redação Enem com base nessas táticas e dicas e não se esqueça das 4 situações em que eles atribuem a nota zero. Sabendo de tudo isso, você tende a alcançar a melhor pontuação elevando a sua nota final das provas do Enem.

Esperamos que essas informações tenha sido muito úteis para sua vida acadêmica e que conquiste seu sonho de ingressar em uma universidade federal do país ou conseguir uma bolsa de estudo.

Se você gostou desse post, então, deixe seu comentário e compartilhe aqui o que pensa! Também, se desejar, ajude a divulgar essas informações para mais e mais pessoas, seus amigos e familiares. Compartilhe!

Agora, se você não tem dificuldade em redação, mas em matemática, física ou química, Gênio do Enem também tem um projeto para que você avance nessas áreas. Ele se chama Gênio da Matemática!

Caso queira estudar de forma simples, adquira o curso online do Gênio da Matemática e avance seus estudos sem qualquer bloqueio. Ao adquirir esse curso, você ainda é contemplado GRATUITAMENTE com 2 cursos bônus de Física e Química.

Então, não pense suas vezes! Adquira já acessando aqui e faça parte do grupo que mais cresce no país, o grupo Gênio da Matemática! Venha e comprove a qualidade dos estudos e a forma criativa de estudar!

Também acesse a nossa fanpage Gênio da Matemática e fique por dentro das principais dicas, novidades no blog e como melhorar seu desempenho nos estudos. Curta!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.