Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

10 livros para o Enem que todo candidato deve ler

livros para o enem

Os livros para o Enem são indispensáveis para apurar interpretação ao texto, por isso, eles precisam ser muito bem selecionados. Separamos os melhores para sua leitura.

Apesar de não haver uma seleção de livros para o Enem obrigatórios, existem aqueles que geralmente estão presentes nas provas ao longo dos anos. Sendo assim, você que vai fazer as provas do Enem, precisa estar embasado com uma leitura dos principais autores brasileiros.

Diferentemente dos vestibulares que ocorrem em todas as regiões do Brasil onde essa seleção de livros é obrigatória sendo exigidas em algumas questões, no Enem, não há, porém, isso não isenta o candidato de procurar saber quais os livros para o Enem que são mais cotados e regulares conforme os enunciados das questões.

Assim, você precisará ler alguns destes livros ou qualquer outro que não estão descritos abaixo para que possa responder essas questões com exatidão, precisão e autonomia.

E, nós aqui, do blog Gênio do Enem, vai te auxiliar fornecendo os 10 livros para o Enem que comumente são vistos e cobrados em textos, principalmente, para a interpretação ser efetivamente correta. Quanto mais prática, melhor para o seu aperfeiçoamento em interpretar.

Então, para que você chegue no dia da prova e tenha uma noção sobre o assunto, convém separar cada livro abaixo e fazer uma leitura apurada. Veja a seguir quais são eles e faça o dowload grátis!

10 livros para o Enem indispensáveis  

Eis os livros para o Enem abaixo que serão de grande utilidade em aprofundar e expandir o seu vocabulário, a sensibilidade em interpretar o texto corretamente e conhecer mais a linguagem dos autores brasileiros, seus aspectos, estilos literários.

O Enem tem mudado ao longo dos anos a sua abordagem em instigar o candidato a pensar apenas com desenhos, charges, figuras, tirinhas, imagens, pequenas partes de um livro, poema, poesia ou conto etc.

Por isso, quanto mais abrangente e diferenciado os livros que você for ler como estilos de escrita, fases do período em realismo, modernismo, romantismo, melhor para o seu aprendizado e desempenho na hora da prova. Conheça estes 10 livros para o Enem que trarão fundamentação para responder às questões com clareza.

Após isso, leia também as dicas para sua leitura ser eficaz e os autores campeões em aparecerem nas questões das provas do Enem, o que pode te ajudar a diversificar sua leitura mais ainda!

1 – O Príncipe, de Nicolau Maquiavel

Lançamento: 1532

Gênero Literário: Não-ficção

Porque deve ler: É um livro que constrói o significado, conceito do que é Estado como você modernamente conhece e vive. Relata as formas de conduzir os negócios públicos tanto os internos como externos. Além disso, ele descreve fundamentalmente como conquistar o principado e também mantê-lo.

Baixe aqui em PDF o livro O Príncipe

2 – Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

Lançamento: 1881

Gênero Literário: Romance

Porque deve ler: Nesse livro você vai notar uma obra enriquecida com o cenário literário nacional de sua época escrita, mas que nunca perdeu o sentido. Basicamente, essa obra retrata o positivismo, a escravidão, as classes sociais, o cientificismo no contexto pelo qual se vivia nesse período. Ele é considerado um precedente do Modernismo.

Baixe aqui em PDF o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas

3 – Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa

Lançamento: 1956

Gênero Literário: Romance

Porque deve ler: Ele é um dos mais importantes livros de literatura lusófona e brasileira, inclusive, recebeu premiação em 2002 pelo Clube da Noruega como uma das melhores obras de todos os tempos (o único brasileiro entre 100 escritores de 54 países). Assim, seu estilo extremamente erudito usando aspectos em diferentes culturas onde boa parte é inventada e outras são reais. Todo o enredo acontece no sertão correspondendo parte da Bahia e Minas Gerais.

Baixe aqui em PDF o livro Grande Sertão: Veredas

4 – O Cortiço, de Aluísio Azevedo

Lançamento: 1890

Gênero Literário: Romance naturalista

Porque deve ler: É um retrato final do século XIX que retrata a vida dos moradores e suas péssimas condições de sobrevivência em um cortiço ou estalagem no Rio de Janeiro. Basicamente, a obra se concentra inteiramente nos personagens parecendo-se convincentes em todo o seu enredo.

Baixe aqui em PDF o livro O Cortiço

5 – Dom Casmurro, de Machado de Assis

Lançamento: 1899

Gênero Literário: Realismo psicológico, romance impressionista

Porque deve ler: Ele é um livro precursor do Modernismo (o que o Enem gosta bastante de trabalhar nas questões interpretativas) sendo considerada a obra-prima de Machado (terceiro romance da trilogia realista). A narração da história é toda em primeira pessoa cujo personagem principal é Bento Santiago e seu relacionamento com Capitu descrevendo, assim,  sobre o retrato moral da época, o seu caráter, o tema ciúme que envolve toda a trama, dentre outros aspectos abordados.

Baixe aqui em PDF o livro Dom Casmurro

6 – Vidas Secas, de Graciliano Ramos

Lançamento: 1938

Gênero Literário: Romance

Porque deve ler: Um livro reflexivo, com inspirações em muitas histórias vividas na infância de Graciliano, mas que ele só acompanhava a vida empobrecida da vida de retirantes. A narrativa, escrita em terceira pessoa, não se concentra na seca e seu flagelo, mas da fuga da família que estava vivendo o mínimo de sobrevivência por conta de a classe dominante ser forte e contar ainda com a desonestidade do patrão.

Baixe aqui em PDF o livro Vidas Secas

7 – Laços de Família, de Clarice Lispector

Lançamento: 1960

Gênero Literário: Conto

Porque deve ler: É uma coletânea com 13 contos e que vai te auxiliar em aguçar a sensibilidade na linguagem, a interpretação além das palavras descritas por mostrar as atividades do cotidiano de protagonistas comuns e que se identificam com alguns de nós. Tais contos são: Devaneio e embriaguez duma rapariga, Amor, Uma galinha, A imitação da rosa, Feliz aniversário, A menor mulher do mundo, O jantar, Preciosidade, Os laços de família, Começos de uma fortuna, Mistério em São Cristóvão, O crime do professor de matemática, O búfalo.

Baixe aqui em PDF o livro Laços de Família

8 – Poesia Completa, de Carlos Drummond de Andrade

Lançamento: 2002

Gênero Literário: Poesia

Porque deve ler: É uma coletânea com produção poética de um dos nomes mais renomados da poesia brasileira. Todo ele é apresentado em forma cronológica, com iconografia valiosa de seu acervo pessoal caracterizando uma leitura obrigatória que enriquecerá o seu vocabulário e irá instigar sua sensibilidade e sentimentalismo.

Baixe aqui em PDF o livro Poesia Completa

9 – A Hora da Estrela, de Clarice Lispector

Lançamento: 1977

Gênero Literário: Romance

Porque deve ler: Considerada uma das escritoras brasileiras mais ilustres de todos os tempos, Clarice Lispector, traz nesse romance a narração das desventuras de Macabeá, uma sonhadora e ingênua menina.  Ela sai da região nordestina para a carioca e encontra valores e culturas diferentes, leva uma vida simples e sem muitas emoções. Todo enredo trata de sua ingenuidade pisada com uma miséria anônima. Um livro que você precisa muito ler!

Baixe aqui em PDF o livro A Hora da Estrela

10 – Estrela da Vida Inteira, Manuel Bandeira

Lançamento: 2007

Gênero Literário: Poesia

Porque deve ler: Coletânea de poesias completas solidificando o estilo modernista em todas as suas esferas, tais como: irreverência, verso livre, linguagem coloquial, extração de coisas simples, do cotidiano, liberdade criadora. Uma leitura que vai te ajudar muito a interpretar de forma correta situações que, constantemente, vive, sem desvios de sentidos aguçando a simplicidade do viver. As poesias contidas nessa obra são: A cinza das horas, carnaval, o ritmo dissoluto, libertinagem, estrela da manhã, lira dos cinquentanos, belo belo, opus 10, estrela da tarde, mafuá do malungo e outros poemas traduzidos mostrando o poeta e suas facetas.

Baixe aqui em PDF o livro Estrela da Vida Inteira

Esses foram os 10 livros para o Enem que você precisa ler, mesmo que seja para aumentar o seu currículo de leituras e desenvolver os seus sentidos, melhorar a cognição, dentre outros benefícios ao ler.

Aprecie cada um e comprove a exuberância de estilo e genialidade de cada autor/autora brasileiro, sem deixar de lado o italiano Maquiavel. Certamente, você se enriquecerá!

Veja, neste momento, como você pode organizar sua leitura com as dicas que o blog Gênio do Enem separou para você!

Como organizar a leitura – Dicas 

Agora, queremos dar algumas dicas de como organizar sua leitura tendo em vista o número de conteúdos que possui e precisa dar conta até o Enem, não é mesmo? Por isso, a importância de estabelecer metas alcançáveis e dividindo-as em longo, médio e curto prazo. Fazendo isso, você alcançará tudo o que precisa para ter uma boa prova.

1 – Faça resumos, fechamentos, resenhas de cada obra

É importante que você faça isso para internalizar as partes que você pensar ser importante, que chamou sua atenção e que, intuitivamente, acredita que constará em alguma questão das provas do Enem. Portanto, escreva!

2 – Use técnicas

É fundamental criar ou desenvolver uma técnica a partir de outra para que não perca muito tempo e que a qualidade da leitura não seja prejudicada. Por isso, selecione aspectos indispensáveis que, certamente, constarão na prova como, por exemplo:

  • Contexto histórico da época
  • Perfil dos personagens
  • Síntese do enredo e seu desenvolvimento
  • Movimento literário

3 – Crie um miniresumo de no máximo 1 linha

Tente resumir a obra em 1 linha ou frase para que lembre de algum aspecto da obra fazendo voltar a ele, em poucos minutos. Por exemplo, A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, “menina ingênua e sonhadora, vida simples, ela é Macabeá”. Isso pode ajudar a associar na hora da prova!

4 – Evite ler resumos de outrem

Os resumos só se forem os produzidos por você. Do contrário, evite essa tentação, pois retira grande aprofundamento das ideias, dos acontecimentos que você, com olhar crítico, poderá tirar. Também permite que o seu vocabulário se enriqueça, estimule o pensar, a reflexão, o desenrolar da história. Muito se perde com leitura de resumos! Não caia nessa!

5 – Discurse em voz alta ou com seus colegas

Uma forma de internalizar o conteúdo na mente é discursá-lo em voz alta, para si ou conversar com outro colega que também já leu o livro. Isso pode te ajudar muito a enxergar outras visões de mundo e interpretações que, muitas vezes, passam sem notarmos. Por isso, tenha o hábito de comentar sobre a obra consigo ou com outro alguém.

Autores campeões no Enem

Você já parou para pensar quem são os autores campeões que aparecem no Enem? Saberia citar alguns deles? Aqui selecionamos os autores que mais estão presentes nas provas do Enem para você ter uma noção da “preferência” dos que formulam as questões e todo o conjunto das provas. Confira!

1 – Carlos Drummond de Andrade

2 – Érico Veríssimo

3 – Mário de Andrade

4 – Machado de Assis

5 – José de Alencar

6 – Graciliano Ramos

7 – Clarice Lispector

8 – Oswald de Andrade

9 – Guimarães Rosa

10 – Cecília Meireles

11 – Manoel de Barros

12 – Luis Fernando Veríssimo

Como você já deve ter notado, o Enem tem um gosto e preferência por autores que viveram no modernismo e pós-modernismo, então, mesmo que não tenhamos citados todos os livros para o Enem e autores desse período, é sempre bom você buscar a variedade em ler os mais diversos!

Esperamos que essa dica tenha sido bem útil para você aprofundar sua leitura em obras célebres e marcantes, que vão além das gerações, e que vale a pena ler e reler! Organize seus estudos e leituras que, assim, tudo tende a caminhar para o sucesso e êxito nas provas do Enem.

Caso queira deixar um comentário, então, fique à vontade! Compartilhe também com seus amigos e colegas a respeito desses 10 livros para o Enem e divulgue o conhecimento!

Também acompanhe a nossa página no facebook Gênio da Matemática. Curta os posts para receber publicações em seu feed!

Se você está com dificuldade em aprender outra disciplina como, por exemplo, a matemática (que é outra matéria de suma importância para o Enem), então, conheça o nosso curso do Gênio da Matemática.

É um curso totalmente online, com aulas teóricas e práticas, oferece uma plataforma incrível para você aprender de um jeito muito fácil, com técnicas simples para o dia a dia e que farão grande diferença em seu aperfeiçoamento!

Adquira já o curso Gênio da Matemática e ganhe de bônus dois cursos complementares: de Física e Química. Acesse o site oficial e faça parte do melhor método de ensino para aprender matemática!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.