Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Redação

5 competências da Redação no Enem e dicas

competências da redação no enem

Banca julgadora avalia 5 competências da redação no Enem com 200 pontos cada, totalizando a nota 1000. Você sabe quais são? Descubra aqui para atingir a pontuação máxima!

A redação Enem é um dos grandes desafios para a maioria dos candidatos submetidos ao exame mais concorrido do ano. Afinal, nem todos possuem essa incrível habilidade na escrita, não é? Assim, conhecer estas 5 competências da redação no Enem pode te ajudar a destrinchá-la obtendo a almejada nota 1000.

Certamente, você encontra na Redação Enem dificuldade em desenvolvê-la já que em nosso país não há tanto incentivo à leitura. E é indiscutível que, para uma redação de excelência, a leitura é o principal pilar de sucesso para a escrita eficaz!

E, para que isso realmente aconteça em sua vida, o primeiro passo é conhecer estas 5 competências da redação no Enem a fim de entender o processo da avaliação exigida pela banca avaliativa com o intuito de sair na frente dos milhões inscritos. Leia abaixo!

5 competências da Redação no Enem

O Enem conta com 20% da nota final destinada exclusivamente a redação. Por isso, é de sua responsabilidade aproveitar bastante essa chance para atingir a nota 1000. Se você conhecer bem as competências da redação no Enem, sem dúvida, ela será bem aplicada e estruturada.

Acompanhe agora quais são elas e treine o tempo que for necessário até que você a domine totalmente. Mais adiante iremos abordar cada uma delas e daremos também dicas para você!

Eis as 5 competências que você deve conhecer para atingir a nota 1000 na redação do Enem:

1 – Domínio da norma padrão da língua escrita
2 – Escrita de um texto dissertativo-argumentativo
3 – Defesa do ponto de vista e saber argumentar muito bem
4 – Compreender os mecanismos lingüísticos
5 – Oferecer uma solução a problemática abordada

Agora que você já conheceu essas 5 competências, vamos detalhar cada uma delas para você se aprofundar mais das exigências que o esperará na redação Enem!

É essencial que você possua habilidade em todas elas para que sua nota seja considerada aceitável garantindo o ingresso às universidades do país. Por isso, se esforce e treine!

1 – Domínio da norma padrão da língua escrita

Para essa competência, a banca julgadora avalia se o candidato possui a escrita embasada nos padrões da norma culta. Você precisará mostrar que sua escrita é impecável, sem erros ortográficos, que sabe diferenciar a oralidade com a grafia.

Sendo assim, é exigível que você estude bastante como escrever de acordo com o português correto, as palavras colocadas no lugar certo, jamais usar abreviaturas do tipo “pra” em vez de “para”, “aí”, “vc” em vez de “você”, e assim por diante.

Outra informação válida é nunca utilizar gírias, chavões, pois isso vai fazer com que sua redação Enem seja altamente prejudicada. Portanto, faça a sua conforme as regras da língua portuguesa padrão, estude muito a gramática, a ortografia é indispensável, acentuação, e tenha um rico vocabulário.

Queremos destacar que não adianta usar uma palavra eloquente, muito robusta, apurada se você desconhece seu significado. O mínimo que pode acontecer é transmitir um significado errôneo para o avaliador.

Não queira impressioná-lo usando palavras que não conhece por ter lido em livros ou por que chamou sua atenção, ou ter achado bonito. Por isso, tenha um vocabulário expansivo sim, mas que acima de tudo saiba seu significado usando adequadamente em seu texto.

Considere estes pontos para o seu estudo na Redação Enem:

• Regência verbal e nominal
• Concordância verbal e nominal
• Pontuações
• Flexão de verbos e nomes
• Pronomes átonos e suas colocações corretas
• Acentuação gráfica
• Letras maiúsculas e minúsculas
• Translineação.

2 – Escrita de um texto dissertativo-argumentativo

Um dos principais aspectos dessa competência na redação Enem é analisar se você entendeu a proposta em discursar sobre o que ela pede. Os avaliadores precisam enxergar que você tem uma visão de mundo abrangente, que é conhecedor do assunto e que sabe fazer argumentos convincentes a partir dos seus conhecimentos adquiridos.

O que você precisa fazer? Primeiro, pergunte-se: Eu entendi o que o tema proposto me pede para escrever? E, assim, elaborar conforme o que eles querem, sem fugir do assunto, sem dar rodeios, sem enganar o avaliador, pelo contrário, aplique todo o seu saber.

E para isso é preciso que você desenvolva bons argumentos, esteja apto para discursar sobre qualquer tipo de tema, o que lhe exigirá estar por dentro dos atuais assuntos polêmicos e discussões dos maiores problemas em que o mundo está enfrentando.

Para te ajudar, siga algumas recomendações:

• Qual a proposta? Leia-a com muita atenção e considere os textos inspiradores que ele apresenta.
• Não limite a sua ideia, o seu pensar nesse texto motivador, pois ele é apenas para despertar sua criatividade. Também não copie nada, nem sequer uma frase.
• Mantenha sempre focado na proposta da redação Enem, jamais fuja do objetivo.
• Seja original, evite clichês.
• Aplique os vários conhecimentos que possui do tema nas mais diferentes áreas do mundo, pois assim eles vão notar que você é atualizado e conhecedor.

3 – Defesa do ponto de vista e saber argumentar muito bem

Dentre as competências da redação no Enem, defender seu ponto de vista acerca do tema proposto pode ser bastante invasivo, o que deverá ter atenção e equilíbrio.

Sendo assim, você precisa ter alguns cuidados em defendê-lo para não parecer muito grotesco na escrita ou demonstrar dúvida e pluralidade em seu ponto de vista (o típico ficar em cima do muro). Todo o cuidado com as palavras é válido, embora seja o que pensa.

O que a banca avaliadora espera é que você saiba selecionar as idéias, relacionar, organizar as palavras em seu devido ponto, interpretar informações, opiniões, fatos e argumentar de maneira coerente, com clareza e de forma inteligível.

De modo simples, você deve apresentar sua redação Enem de maneira coerente, seguindo um raciocínio linear, de forma lógica, clara e que eles possam entender perfeitamente, sem deixá-los confusos com sua abordagem.

4 – Compreender os mecanismos linguísticos

O foco primordial dessa competência 4 é a coesão textual. E o que é isso? A coesão textual é um mecanismo linguístico para que torne o texto interligado, ou seja, as palavras precisam concordar com o ponto seguinte, de maneira harmônica, unida entre si.

Para haver coesão textual, você deverá fazer conexões dos elementos do texto, ligações entre um parágrafo com o outro (partes ligadas umas às outras) seguindo uma linha de raciocínio evolutiva, compreensível para quem o lê.

Para isso, é imprescindível que sua redação Enem contenha estruturação dos períodos, parágrafos e referenciação correta. E como isso se dá? Por meio dos recursos linguísticos aplicáveis ao texto, os quais são:

• Substituição das palavras referidas anteriormente por sinônimos, hipônimos, antônimos, hiperônimos, metáforas etc.
• Utilizar os pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos, artigos, advérbios de local como substitutos de palavras colocadas anteriormente.
• Usar conectivos para enfatizar o que foi dito no texto. Use-os no lugar de substantivos, verbos ou períodos e pequenos fragmentos.
• Aplicar a figura de estilo elipse, ou seja, aqueles termos já subentendidos você pode omitir na frase para não ocorrer repetição, redundância.

5 – Oferecer uma solução a problemática abordada

Nessa última competência, a banca avaliadora exigirá uma solução ao problema destacado na proposta da redação Enem. No entanto, você precisará respeitar os direitos humanos apesar de oferecer essa solução. Então, precisa ter cautela, cuidado e muita atenção!

O que será avaliado é a proposta de intervenção na sociedade com destaque ao que é coerente. Para essa competência o que você mais deverá usar é a coerência, o bom senso, porém, sempre respeitando a cidadania, diversidade na cultura, liberdade, solidariedade, ou seja, todos os aspectos que englobam o direito humano de cada um.

Parece complicado, difícil? Então, vamos simplificar para você! Tente perguntar a si mesmo: O que pode ser solucionável para esse problema sem desrespeitar o ser humano? O que pode ser mais viável para todo o conjunto da vida social?

Importante destacar e lembrar que você deverá se aprofundar ao oferecer essa solução, nada pode ser vago, artificial, ela precisa ser concreta, substancial para que o avaliador seja convencido e que concorde com ele. A persuasão é um dos itens que pode ser usado a seu favor. Por isso, utilize-a com criatividade.

Assim, para fechar esse ponto, queremos destacar dois pontos fundamentais para você ter em mente:

1. A solução precisa ser viável, alcançável de atingir. Nada pode ser mirabolante, fora de contexto e algo irreal.
2. A solução deve oferecer os meios para atingir. Esses meios de alcance da solução quer dizer a respeito das ferramentas, mecanismos, canais os quais farão que ela seja solucionada, aplicada com sucesso, êxito.

Dessa forma, a sua redação Enem tende a não apenas mostrar a solução, mas irá propor instrumentos de uso para que seja possível se tornar concreta. E, claro, tudo dentro da coerência, do que é a realidade atual.

Assim, os critérios que os avaliadores vão observar em sua redação são:

• Existe proposta de solução X Não existe proposta de solução.
• Essa proposta está explícita no texto X Essa proposta está implícita.
• Existem meios solucionáveis bem detalhados X Não existem meios solucionáveis ou estão mal detalhados.

Como você observou, as 5 competências da redação no Enem é especificada de acordo com uma estrutura sólida, firme e que abrange o todo, o texto em sua completude. Se uma competência não agrega valor ao avaliador e não atinge o que ela exige que contenha na redação, você já perderá pontos.

Portanto, a sua redação Enem precisa ser impecável em todas essas 5 competências, sem desmerecer nenhuma. Para isso, treine, treine, treine muito.

Dica do Gênio do Enem

Formule a sua redação com a seguinte estrutura:

• A introdução como a apresentação do tema da proposta/ problema a ser abordado.
• O desenvolvimento como argumentação, informações interessantes acerca do tema/problema.
• E a conclusão como a intervenção para a vida social, a solução e seus meios a fim de serem aplicados com o objetivo de solucionar, dar um parecer cabível e aplicável aos dias atuais.

Outra dica interessante é fazer um esboço mental atrelando os pontos chaves para, então, destrinchar essa estrutura. Tenha algumas palavras-chave para introdução, desenvolvimento e conclusão e, a partir delas, monte as outras partes.

Fazendo isso, você não fugirá ao tema/problema e se manterá sempre com foco do início ao fim. Tanto a introdução como a conclusão e o desenvolvimento precisam estar em sintonia, harmonia e bem encaixados. Queremos e esperamos que sua redação seja nota 1000 e que alcance o topo!

Para isso, dedique-se corretamente nessas 5 competências da redação no Enem que, assim, alcançará sucesso e resultados surpreendentes.

Agora, queremos mostrar o desempenho da redação Enem nos anos de 2014 e 2015 com a nota 1000 para você saber como o desempenho dos candidatos diminuíram. Veja abaixo!

Desempenho da Redação Enem entre 2014 e 2015

Para você ter uma clareza maior em sua mente, analise adiante o desempenho dos candidatos em atingir a nota 1000 na redação do Enem entre os anos 2014 e 2015. É surpreendente constatar que em vez de progresso houve retrocesso, infelizmente.

Vamos aos números:
• 2014 – 250 candidatos obtiveram nota 1000 de 6,2 milhões.
• 2015 – 104 candidatos obtiveram nota 1000 de 5,8 milhões.

Como você viu, houve um baixo rendimento dos candidatos comparados ao ano anterior. É possível afirmar a deficiência de muitos em desenvolvê-la de acordo com as competências da redação no Enem exigidas da banca e, por isso, queremos que você tenha esse conhecimento e a domine para que se sobressaia entre os demais.

Caso você queira deixar sua opinião ao que leu ou se ainda tem alguma dúvida em uma dessas 5 competência, então, fique à vontade! Você pode também compartilhar seus conhecimentos ou o que tem aprendido em redação Enem conosco deixando seu comentário.

Se quiser, compartilhe com seus amigos e ajude a promover o conhecimento dessas 5 competências da Redação no Enem para o maior número de pessoas.

Também se a sua maior dificuldade não é a redação, mas matemática, ou seja, os números, sugerimos o curso do Gênio da Matemática para você fazer, pois te ajudará a executar com eficiência. É um dos melhores cursos da atualidade que te ensinará matemática de um jeito simples e que se adéqua ao seu ritmo e tempo.

Adquira o curso online e fique à frente dos concorrentes com os estudos simples e compreensíveis. Faça parte! Acesse Curso do Gênio da Matemática.

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.