468×60

Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Redação

Redação Enem nota 1000 – Como estruturar a conclusão?

Redação Enem nota 1000 – Como estruturar a conclusão?

redação enem nota 1000

redação enem nota 1000

Aprenda como você pode estruturar a conclusão para tirar na redação Enem nota 1000. Siga as dicas e treine bastante em casa.

Redação Enem nota 1000 precisa ser bem estruturada conforme os padrões da norma culta. Mas é fundamental também considerar como a banca examinadora avalia essas redações. Por isso, confira as nossas dicas aqui no Gênio do Enem e tenha êxito!

Está cada vez mais perto o exame mais esperado do ano e, sem dúvida, você deve estar ansioso para a sua chegada. É bom lembrar que os estudos em casa ou no cursinho precisam ser mais intensos de acordo com a data que se aproxima.

Quando chegar a 1 semana da prova, você deve diminuir o ritmo e descansar um pouco. Fazendo isso, sua mente se prepara para enfrentar, sem pressão psicológica.

Procure se exercitar, dormir bem, beber bastante água e se alimentar adequadamente e de maneira saudável. Dessa forma, os seus resultados serão melhores e sua saúde não será prejudicada.

Neste post, você terá dicas de como redigir a sua redação na parte da conclusão. Mas aqui no blog Gênio do Enem também poderá aprender sobre a introdução e desenvolvimento. Portanto, clique abaixo e confira os posts!

Redação Enem nota 1000 – Como estruturar a conclusão?

A conclusão para a redação Enem não deve repetir alguma frase ou parágrafo que foi escrito na introdução ou ao longo do texto. Ela não precisa ser muito longa, umas 4 frases pode ser o suficiente.

Conclusões efetivas iniciam com uma transição final (“em conclusão”, “no final” etc.) e uma alusão ao “gancho” usado no parágrafo introdutório. Depois disso, você deve imediatamente fornecer uma reformulação de sua declaração de tese, mas sem copiar.

Selecionamos para você as dicas de ouro para redigir a sua redação para o Enem e ter bom êxito! Confira abaixo.

1 – Seja Poderoso

O parágrafo da conclusão pode ser um parágrafo difícil de escrever com eficácia. No entanto, como é a sua última chance de convencer ou impressionar o leitor, vale a pena investir algum tempo.

Aproveite essa oportunidade para reafirmar sua tese com confiança; Se você apresentar seu argumento como “óbvio”, o leitor poderá fazer o mesmo. Seja minucioso e específico.

2 – Não copie o primeiro parágrafo

Embora você possa reutilizar as mesmas palavras-chave que usou na introdução e citar na conclusão, tente não copiar frases inteiras palavra por palavra.

Em vez disso, tente usar esse último parágrafo para realmente mostrar suas habilidades como um estudante que se esforçou. Seja tão engenhoso em sua reformulação quanto possível.

3 – Reafirme o pensamento crítico

A conclusão, como grande parte do restante da sua redação Enem, envolve um pensamento crítico. Reflita sobre o significado do que você escreveu. Tente transmitir alguns pensamentos finais sobre as implicações maiores do seu argumento.

Curso Gênio da matemática

Curso Gênio da matemática

4 – Não faça um resumo

Uma conclusão não é meramente um resumo de seus pontos ou uma nova declaração de sua tese. Se você deseja resumir – e muitas vezes você deve – fazê-lo em linguagem nova. Lembre ao examinador da banca do Enem de como a evidência que você apresentou contribuiu para sua tese.

5 – Dê alguma solução ao problema

Se a sua redação lida com um problema contemporâneo, avise ao examinador sobre as possíveis conseqüências de não atender ao problema.

6 – Não introduza novos argumentos

É verdade, sua conclusão deve revisitar seus argumentos de uma maneira nova, seja por subjacente a um tema unificador ou por gesticular em direção às implicações do que você escreveu. Mas você ainda precisa concluir sua redação refletindo sobre argumentos que já fez, não introduzindo novos.

7 – Não é apenas um resumo dos parágrafos da redação

Outra armadilha comum aos alunos é ver a conclusão simplesmente como uma recapitulação. Eles concluem uma redação fornecendo um resumo conciso de cada um dos argumentos que fizeram. Esse tipo de recapitulação pode formar uma parte importante de sua conclusão, especialmente em redações mais longas em que você fez uma série de argumentos complexos. Mas, como repetir a introdução, consumir palavras valiosas simplesmente para refazer coisas que você já disse é redundante e não desempenha nenhum tipo de função retórica ou persuasiva.

Gostou dessas dicas? Comente! E compartilhe com aquele amigo que precisa ler isso!

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.