468×60

Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Redação

Redação Enem nota 1000 – Como estruturar a introdução?

Redação Enem nota 1000 – Como estruturar a introdução?

Redação Enem nota 1000

Redação Enem nota 1000

Inscrições Enem já terminaram avançando cada vez mais para a tão esperada prova em novembro. Além dos conteúdos a serem estudados, você precisa estar preparado para a Redação Enem nota 1000.

A maioria dos candidatos não se sente seguro em fazer a redação. Você é um desses também? Quer melhorar a sua escrita? Busca em saber mais e mais em como estruturar sua redação?

Aqui no site Gênio do Enem você terá dicas para melhorar a sua habilidade em escrever para o exame. Para ter acesso aos conteúdos sobre Redação Enem é só clicar aqui e conferir todos os posts.

Agora, fique ligado em como estruturar corretamente a sua redação Enem nota 1000 na parte introdutória para que possa, de fato, receber essa nota. E fique antenado para os próximos posts que continuarão a dar dicas para continuar sua redação Enem!

Redação Enem nota 1000 – Como estruturar a introdução?

Basicamente, para conseguir uma redação Enem nota 1000 será preciso seguir uma estrutura de escrita. Desse modo, você pode se basear em 5 parágrafos ou apenas 3 conforme esteja mais acostumado a desenvolver.

Uma das coisas que deve ter em mente é que a prática leva a um nível de evolução e crescimento gigantesco. E a leitura também influencia muito na qualidade do seu texto. Então, leia e pratique a redação constantemente.

A estrutura que você pode ter como base é a seguinte:

  • Parágrafo 1: Introdução
  • Parágrafo 2: Corpo 1
  • Parágrafo 3: Corpo 2
  • Parágrafo 4: Corpo 3
  • Parágrafo 5: Conclusão

Nesse post você terá apenas a parte do parágrafo 1: introdução para se basear. Em breve, publicaremos os outros parágrafos para você desenvolver seguindo essa estrutura.

Parágrafo 1: Introdução

O objetivo principal da introdução é apresentar sua posição (também conhecida como “tese” ou “argumento”) sobre o assunto em questão, mas parágrafos introdutórios eficazes são muito mais do que isso.

Antes mesmo de chegar a essa afirmação de tese, por exemplo, a redação Enem nota 1000 deve começar com um “gancho” que chama a atenção e faz querer ler.

Exemplos de ganchos eficazes incluem citações relevantes, tais como:

  • Nenhum homem é uma ilha

Ou estatísticas surpreendentes:

  • Três em cada quatro médicos relatam que…

Só então, depois disso é que você deve passar para a tese. E esta deve ser uma explicação clara de uma frase, posição. Desse modo, não deixa dúvidas na mente sobre de que lado está desde o início de sua escrita.

Após a tese, você deve fornecer um mini-esboço que pré-visualize os exemplos que usará para apoiar sua tese no restante do texto.

A introdução básica não precisa ter mais do que três ou quatro sentenças. Se o seu for muito mais longo, você pode querer considerar editá-lo um pouco!

Curso Gênio da matemática

Curso Gênio da matemática

Resumindo…

Introdução

  • Um “gancho” que chama a atenção
  • Uma declaração de tese
  • Uma prévia dos três subtópicos que você discutirá nos parágrafos do corpo.

Para lembrar…

FAÇA – Preste atenção ao seu parágrafo introdutório

Porque este é o primeiro parágrafo da sua redação, então, é a sua oportunidade de dar ao avaliador (banca examinadora) do Enem a melhor primeira impressão possível. O parágrafo introdutório não só dá uma ideia do que você vai falar, mas também mostra como vai falar sobre isso. Coloque uma quantidade desproporcional de esforço nisso – mais do que os 20% que um simples cálculo sugeriria – e será recompensado por isso.

NÃO FAÇA – Use voz passiva ou EU/ MEU

Use a voz ativa! Isso significa que os sujeitos direcionam as ações em vez de deixar que as ações “aconteçam” com elas. Ex: “ele conseguiu 97%” (voz ativa) em vez de “receber 97%” (voz passiva). Essa é uma forma muito mais poderosa e atraente de escrever.

Ao mesmo tempo, a menos que seja uma narrativa pessoal, evite os pronomes pessoais como eu, meu. Tente, em vez disso, ser mais geral e você terá a atenção.

Gostou dessas dicas para iniciar a sua introdução na redação Enem nota 1000? Comente como você está se preparando! Compartilhe também para que outros descubram como desenvolver sua escrita.

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.