Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Redação

Enem Redação: Técnicas redacionais

enem redação técnicas redacionais

Aprenda algumas técnicas redacionais para aplicar em sua Redação para o Enem! Aperfeiçoe sua escrita para tirar a nota 1000!

Uma das maiores dificuldades para muitos candidatos que irão prestar o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio é referente a produção correta da Redação. Devido muitos a não adquirirem essa prática, eles passam a não compreender a estrutura que é exigida no Enem e, com isso, acabam por não atingirem uma nota excelente.

“Uma redação é um processo de comunicação”

– Alpheu Tersariol

Isso ocorre com você? Será que a sua maior dificuldade é produzir uma redação que o leve a obter uma alta nota? O que é preciso fazer para que esse objetivo seja alcançado? Essas e outras dúvidas serão respondidas aqui mediante a leitura abaixo sobre as técnicas redacionais que você poderá aplicar no momento da prova Enem Redação.

Além disso, convidamos você a ler o nosso outro post concernente a montar a estrutura do texto dissertativo argumentativo, pois é esse tipo de redação que será cobrado no Enem. Clique Como estruturar o texto dissertativo argumentativo? e aplique cada informação dada para que alcance uma ótima nota!

Também sugerimos visitar e ler os conteúdos da nossa categoria Redação para que agregue mais conhecimento sobre isso. Quanto mais sabido sobre esse assunto, mais chance tem de obter um maior desempenho! Invista em você!!

Agora, leia a seguir sobre as técnicas redacionais que você deve desenvolver em sua trajetória na produção de sua redação. O ideal é treinar bastante a partir de tudo que leu aqui. Sem treino, sem exercitar, você encontrará maior dificuldade para redigir no Enem redação. Portanto, não deixe de treinar e avaliar a sua melhoria e evolução!

Técnicas redacionais para o Enem Redação

As técnicas redacionais vão além do apenas escrever um texto que contém introdução, desenvolvimento e conclusão. O candidato esperto e antenado sabe que para tirar nota 1000 na redação Enem terá que utilizar de mecanismos como habilidade, conhecimento, raciocínio e criatividade.

Essas características farão com que você apresente uma redação além do convencional, trivial. Sendo assim, você precisa desenvolver e isso só se consegue mediante a leitura e também a prática!

E aqui queremos te incentivar fornecendo essas técnicas redacionais que aplicada irão lhe render excelentes benefícios. Por isso, leia adiante!

1 – Redigir implica na aquisição de hábito

Não existe candidato com uma excelente pontuação sem ter tido o hábito de produzir uma redação. Todos eles que conquistaram o topo colocaram isso como prioridade em seus estudos diários para o exame Enem. Para isso, você tem que exercitar e ter essa atividade de maneira constante.

Se você tem dificuldade em expressar tudo o que pensa em sua escrita uma boa ideia para eliminar isso é enriquecendo o seu vocabulário. Muitos candidatos possuem empobrecimento em sua abordagem pela falta de leitura que, justamente, leva a esse vocabulário mais restrito e diminuído. Então, é preciso ler, ler e ler bons escritores.

Portanto, faça uma lista de livros que você precisa ler para que enriqueça o seu arsenal de palavras e significados. Com isso, ao redigir encontrará mais facilidade para expor as suas ideias e pensamentos. E, por meio dessa atividade, a escrita terá um reflexo. A leitura e escrita se interligam e complementam!

Escrevemos a respeito de alguns livros essenciais para enriquecer o seu conhecimento, acesse 10 livros para o Enem que todo candidato deve ler.

2 – Em uma redação deve haver criatividade

A verdade é que a redação deve ser a própria criatividade. Esse poder criador já nos foi dado. Ele está em você! O fato é que você deve saber explorá-lo, estimulá-lo e isso depende de sua inteligência, emoção e de muita imaginação também.

Escrever é dar sequência ao que se aprendeu, levando em consideração as suas condições vivenciais, a sua própria capacidade. É por essa razão que você deve estar continuamente aberto ao aprendizado. Você pode!

Como diz Alpheu Tersariol, em seu livro Técnicas de Expressão Escrita:

“Redigir é um complemento natural do pensar”

3 – A redação exige estruturação

Toda redação passa por algumas etapas. Essas etapas exigem, por princípio fundamental, uma estruturação, antes mesmo de estimular o poder criador. A teoria é ensinada de modo também estrutural. E você sabe porque que a maioria não consegue estruturar a sua redação? É justamente pela falta de prática!

Praticar é importante! É praticando que você toma as rédeas de sua potencialidade criadora e eventuais deficiências na associação das ideias, no agrupamento das mesmas ou no equilíbrio de sua sequência, através de conceitos, reprodução ou de episódios…

A estruturação deve dimensionar, de modo claro e objetivo, o assunto; deve delimitar ideias. A temática e os assuntos devem ser desenvolvidos de modo associativo, por partes, do geral para o particular e do simples para o complexo.

As ideias também devem ser delimitadas e ter o cunho de sua opinião pessoal, comprovando-as de modo claro e objetivo.

Em se tratando do desenvolvimento, ele também deve passar por etapas. O poder criador deve entrar em ação: cultivar ideias e a imaginação, eliminar tudo o que lhe possa impedir a sequência do entendimento. As ideias devem ser expostas claramente, citando ou declarando através de tópicos; cada assunto em parágrafos distintos; fazer uso de conectivos, quando necessários, principalmente quando os assuntos são correlatos.

O parágrafo não deve ser longo quando for aplicar no Enem redação. As ideias centrais devem ocupar posição de relevo; as palavras devem ser distribuídas em ordem correspondente; fazer uso de figuras literárias, conforme conveniência e feitio.

Enfim, os parágrafos devem ser coerentes na explanação dos problemas ou das ideias. Nunca deixe um pensamento sem a sua complementação, valorizando as suas ideias e os pronunciamentos pessoais. Evitar a inadequação desse ou daquele raciocínio, bem como as analogias impróprias e as questões de que não tem pleno e consciente conhecimento.

4 – A redação requer meditação

Meditar é inventar ou procurar ideias; é descobrir ideias e delimitá-las de modo claro. As ideias sempre constituíram a essência, a matéria prima de um trabalho. A ideia central é o alvo de todo esforço, pois é ela que vai movimentar o tema e as outras ideias.

As ideias complementares surgem espontaneamente e devem dar unidade ao trabalho, através de uma escrupulosa concatenação. Cada ideia vai ser por sua vez, o alvo de adequação dos termos, valorizando-os pelas conhecidas imagens ou figuras literárias.

5 – A redação exige unidade

Desde o início até o fim da redação, ou seja, a sua introdução, desenvolvimento e conclusão, esta deve haver unidade. A unidade é que apesar dela ser dividida em três componentes, ela deve ser uma só! No Enem redação, esta deve transmitir o mesmo pensamento, deve ter conexão entre uma parte à outra, deve ser uma harmonia nas ideias.

A naturalidade e espontaneidade devem ser características fundamentais de interesse e de agrado para uma boa redação. Os pensamentos devem ser expostos de modo claro, evitando sofismas.

6 – Redação e leitura andam juntas

Para produzir uma excelente redação é preciso que você se habitue a ter muita leitura em sua vida. Na leitura está a base da arte de escrever. Ler bem é fortalecer a inspiração, é ampliar e mesmo transformar a evolução de suas ideias; é conseguir recursos para desenvolver essa arte de escrever.

Para adquirir uma leitura apurada será preciso ler atentamente. Uma leitura atenta proporciona, aos poucos, os meios para se executar um bom trabalho literário, pois ela põe a sua frente os argumentos, as cenas, os diálogos, as modalidades do estilo, além das ideias do autor, a força de seus pensamentos e raciocínio.

Quando você lê, a inspiração se faz presente, encontra facilidade na assimilação das ideias e do estilo, ativa as faculdades mentais. A leitura também é o grande auxiliar da ortografia, das construções de estilo e gramaticais; enfim, traz uma infinidade inesgotável de recursos para aquele que deseja aprender e escrever certo e elegantemente.

Uma boa leitura é útil e proveitosa, quando dela se fazem anotações. É claro que você deve escolher a leitura, conforme o seu gosto. No entanto, é recomendável que se leia todo e qualquer tipo, pois isso traz mais enriquecimento. Mesmo que você não aprecie muito, mas é bom para exercitar o cérebro.

Toda leitura traz proveito, dependendo da maneira como se lê!

– Alpheu Tersariol

Como ler corretamente?

  • Faça anotações
  • Fixe o que traz interesse
  • Observe as citações
  • Registre as expressões interessantes
  • Registre as construções e expressões eruditas
  • Avalie o que acabou de ler
  • Assimile a leitura

Recursos de expressividade para o Enem Redação

Para te ajudar a produzir uma redação expressiva e bem elaborada convém utilizar de alguns recursos. Para isso, o blog Gênio do Enem vai te fornecer alguns pelos quais você pode aplicar em seu texto. Então, leia abaixo, aprenda e exercite para o Enem Redação!

1 – Frases nominais

Esse recurso é próprio para as descrições sem movimento. Você pode aplicar porque elas servem para evitar o uso de verbos comuns, tais como: ser, estar, ficar etc. Leia os exemplos abaixo e aplique:

  • A pele é macia = A maciez da pele
  • A menina é obediente = A obediência da menina
  • O chão está limpo = A limpeza do chão
  • O empregado era cruel = A crueldade do empregado

2 – Vários verbos para um mesmo sujeito

Uma série de verbos para um mesmo sujeito serve para dar rapidez, ligeireza, mobilidade e ações diferentes para um mesmo personagem. Veja os exemplos abaixo comparando com o que acabamos de dizer:

“Ele está em todos os lugares. Ele se levanta e ele toma café; ele vai à escola, ele volta e ele almoça; ele faz as lições e ele brinca. E ele, enfim, dorme”

Agora, observe como poderia melhorar com o uso de vários verbos para um mesmo sujeito:

  • “Ele está em todos os lugares. Levanta-se, toma café; vai à escola, volta, almoça, faz as lições e brinca. Dorme, enfim.

Você notou a diferença? Então, é só treinar, treinar e treinar!

 3 – Apresentação minuciosa de ações

Você pode reunir pormenores, pois isso dá realidade aos personagens, a cena, levando o leitor (avaliador) a imaginar as ações e senti-las.

4 – Apresentação de conjunto

Quando você quiser descrever um conjunto, procure adjuntos adverbiais apropriados que indiquem aproximação ou afastamento, posição ou movimento, estabelecendo sempre uma ordem.

5 – Enumeração

Quando você quiser impressionar ou sugerir variedades de coisas intermináveis, de aspectos diferentes, use a enumeração. Essa enumeração pode ser feita através de qualquer termo da frase, seja ele um pronome indefinido ou mesmo advérbio.

6 – Uso de interjeições e exclamações

Não abuse de interjeições e exclamações em sua redação para o Enem. Você saberia dizer para quê elas servem? Servem para evidenciar as emoções, as explosões de sentimentos dos personagens existentes no trabalho.

7 – Mudanças de tempos verbais

Use os tempos verbais para fazer generalizações no Enem redação, isto é, passar de um caso particular para o geral, do singular para o plural, do pretérito para o presente etc.

8 – A ideia central deve predominar

Os pormenores de qualquer parágrafo devem concorrer para reforçar a ideia central. Você deve preocupar-se em não perder de vista essa ideia central na hora em que dissertará para o Enem redação.

9 – Comparações enriquecem a redação

Comparar seres, estabelecendo uma ligação através de “como, qual, feito, que, nem etc.” torna a coisa observada mais compreendida e traz ao leitor (avaliador) novas impressões. Essas comparações devem ser usadas quando realmente existe semelhança entre os seres, enriquecendo a sua redação e tornando-a mais clara e sugestiva.

10 – Repetição

Muitas vezes, a repetição não traz monotonia à redação. Pelo contrário, serve para valorizar esses termos e realçá-los dentro do texto.

Você agora aprendeu várias técnicas redacionais que podem valorizar mais a sua redação para o Enem. Esperamos que tenha sido benéfico e útil! Caso queira deixar um comentário, fique à vontade!

Talvez, a sua dificuldade não seja a redação, mas a disciplina de matemática, não é mesmo? Sendo assim, queremos contribuir para que você domine essa matéria fornecendo um curso online totalmente inovador, digital e que traz também muitas estratégias para aplicar, inclusive, em outras disciplinas! Que tal?

Apresentamos o curso Gênio da Matemática! Nesse curso, você descobrirá como se tornar um expert em matemática para o Enem, vestibulares e concursos públicos. Veja abaixo como funciona e quais os passos para obter!

Curso Gênio da Matemática

Se você esta a procura de um curso de matemática, então este é o seu lugar. Este é um curso 100% de online para você aprender matemática na sua casa. Com o nosso Curso você pode estudar Matemática até de um Celular. Com ou sem Experiência o nosso curso fará você aprender Matemática.

Para conhecer a estrutura, o que ele oferece, estudo de caso, os bônus e o preço a investir em você, acesse Curso Gênio da Matemática e adquira já!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.