Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Redação

Enem Redação – Como estruturar o texto dissertativo argumentativo?

enem redação texto dissertativo argumentativo

A estrutura do texto dissertativo argumentativo se constitui de: introdução, desenvolvimento e conclusão. Saiba como você pode obter sucesso ao elaborar a sua redação para o Enem!

Estruturar a redação no Enem requer um conhecimento apurado mediante a divisão entre os seus três componentes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Apesar de você ter estudado durante o colegial sobre a redação, mas em se tratando do Enem será exigido algo muito peculiar na forma da estrutura da escrita.

E, para isso, será preciso que você conheça como funciona cada um desses três componentes para que obtenha a admiração do avaliador e possa atingir uma nota boa.

Desse modo, compreender esses três componentes para o Enem Redação de forma total levando em consideração o que se pede individualmente garantirá que você chegue a nota 1000.

É essencial que você uniformize essa estrutura para que fique bem distribuída, ou seja, que haja proporcionalidade nos parágrafos, que utilize cognitivos certos para cada componente, dentre outros aspectos importantes.

Sendo assim, o blog Gênio do Enem vai te fornecer informações e algumas ideias de como você deve estruturar a redação para o Enem conforme é exigida pela banca avaliativa.

A partir disso, você terá condições de produzir um texto que está no mesmo nível ao que se pede sendo assertivo em sua criação. E como isso fará diferença, não é mesmo? Pode ter certeza que sim!

Então, esteja com disposição para aprender e absorva tudo o que puder para agregar mais conhecimento e aplique em sua rotina de estudo e também no treino que faz em sua escrita!

Caso você queira descobrir mais dicas e sacadas interessantes sobre esse ponto crucial da prova cuja exigência é a produção do texto dissertativo argumentativo impecável, acesse a nossa categoria Redação e se mantenha atualizado sobre esse assunto.

Agora, vamos entender melhor sobre o que é um texto dissertativo argumentativo que tanto se discute entre os candidatos para o Enem. Saiba abaixo!

Texto dissertativo argumentativo – O que é?

De acordo com a professora de língua portuguesa, do cursinho Alfa vestibulares: “é um tipo de texto em que se apresenta uma tese (opinião) em relação ao tema como também os argumentos que a sustentarão”

Sendo assim, você vai elaborar a sua redação Enem com base na opinião que adquiriu ao longo do tempo de conhecimento que aprendeu. É fundamental esclarecer que essa tese (opinião) deverá ser escrita na 3ª pessoa do plural ou do singular, ou seja, ela deverá ser impessoal.

Há muitas dúvidas quanto ao uso da 1ª pessoa do plural se isso pode ser escrita na redação Enem ou não. Essa também é a sua dúvida? Então, vamos esclarecer para você!

De acordo com as normas do Inep, o uso da 1ª pessoa do plural pode ser viável sim, mas você terá que usar o sujeito oculto. Como, por exemplo, o “nós” não deve aparecer na oração, tais como:

  • Vivenciamos que a vida urbana é muito agitada.
  • Percebemos alto índice de mortes entre os policiais militares nos últimos anos.

Nesse exemplo, o “nós” ficou oculto, subentendido. Dessa forma, você poderá empregá-lo sem qualquer prejuízo em sua nota. Não use o “nós”, caso opte pela 1ª pessoa do plural para discursar o seu texto.

Um cuidado que você deverá ter é não demonstrar uma linguagem apelativa, embora transmita o seu ponto de vista ou a sua defesa concernente ao tema proposto.

Outro ponto interessante é que os argumentos que você usará para sustentar a sua tese/opinião já poderão ser utilizados logo na introdução. Se quiser, pode usar! No entanto, apenas apresente e não explane nada ainda.

Vamos agora detalhar cada um dos três componentes da estrutura Enem Redação de um texto dissertativo argumentativo para que possa desenvolver de forma correta e exitosa! Leia abaixo e aplique essas informações quando estiver treinando em casa!

Estrutura do texto dissertativo argumentativo

A estrutura exigida no Enem Redação é que você apresente um texto dissertativo argumentativo. Como visto anteriormente, esse tipo de texto requer que você defenda o seu ponto de vista mediante o tema abordado utilizando de bons argumentos que sirvam de coluna para o que você defende.

E esse texto possui três componentes que iremos detalhar aqui a respeito do Enem Redação:

1 – Introdução – apresentação do tema/problema

2 – Desenvolvimento – exposição, defesa e solução da sua tese/opinião

3 – Conclusão – reafirmação e intervenção ao que expôs nos componentes anteriores.

Você precisa apresentar cada um desses três componentes de forma muito clara, concisa e deverá compreender a função que cada um exerce no Enem Redação. Você saberia responder para que serve a introdução? E o desenvolvimento e conclusão? O que devo utilizar e quais recursos? São essas dúvidas e outras que o blog Gênio do Enem vai te ajudar a sanar!

O avaliador não poderá ter dúvida quanto ao uso de cada um em seu texto dissertativo argumentativo, por isso, você necessitará colocar cada um em seu devido lugar.

E não apenas isso, mas deixá-lo nitidamente exposto de forma correta, com uso de linguagem apropriada em cada um. E é justamente esse ponto que será abordado aqui abaixo para que possa redigir a sua redação para o Enem com total autonomia, propriedade e autenticidade.

3 Componentes do Enem Redação

1 – Introdução – O início de tudo!

A introdução que você fará deverá apresentar o tema e a tese/opinião. Com isso, deverá observar e ficar atento a construção do parágrafo que esta deve ficar uniforme em toda a estrutura. Para isso, o ideal que use na introdução é somente 1 (um) parágrafo.

E daí você pode perguntar, mas quantas linhas eu devo utilizar nesse parágrafo? O recomendável é usar entre 4 a 6 linhas. Esse tamanho ficará simplificado para que você exponha e que fique entendido para o leitor qual será o seu ponto de vista.

No entanto, você não deve falar logo sobre ela (sua tese), mas deixar para explanar no desenvolvimento. Na introdução, você apenas fará uma breve apresentação dessa tese.

Importante ressaltar que mediante essas 4 a 6 linhas que você utilizará na introdução, esta não deve ser corrida para não incorrer em ler um texto cansativo, aquele que dá sono e atropela a leitura.

Por isso, existem os períodos, pois são eles que quebram o texto em pequenas partes deixando o texto fluído, em harmonia!

O que é um período? Período é toda vez que você monta uma frase, um contexto oracional e o pontua. Sendo assim, para deixar a sua introdução curta, de fácil compreensão, o ideal é que use entre 2 a 3 períodos dentro dessas 4 a 6 linhas que será o recomendável a se usar!

2 – Desenvolvimento – A parte mais importante!

O desenvolvimento é a parte em que você vai defender a apresentação do tema que fez na introdução. É nesse momento que vai utilizar de toda a sua base de conhecimento sobre tal assunto abordado a fim de que exponha o seu ponto de vista sobre o tema proposto.

Você precisa ter em mente que no desenvolvimento do Enem Redação, a sua tese/opinião deverá expor e defender os seus argumentos. Não adianta somente expor ou apenas defender, você precisa utilizar essas suas abordagens para que o avaliador compreenda o que quer dizer.

O que a maioria dos candidatos fazem é redigir a sua redação para o Enem com um texto dissertativo expositivo com argumentos muito bem aplicados, porém se esquecem de abordar a sua defesa, algo primordial e que a banca avaliativa exige do candidato. E ao fazer isso, perdem pontos em sua nota.

Também vale a pena alertar sobre o argumento que você utilizará no Enem Redação, os quais deverão propor soluções para o problema. É preciso que você convença o leitor que sua proposta de solução é realizável, aplicável e que suas ideias são verdades absolutas e reais dentro do atual contexto da sociedade.

O tema da proposta da Redação do Enem sempre é direcionado a um problema constante na sociedade e, por isso, essa estrutura deve ser valorizada e aplicada em seu texto dissertativo argumentativo! Não se esqueça!!!

  • Tema/problema = tese/solução

Já na questão do parágrafo, qual seria o ideal? Em se tratando de expor e defender a sua tese/opinião, o recomendável é utilizar entre 2 a 3 parágrafos. Dentro dessa estrutura será possível ser conciso, direto, claro e escrever tudo que se pensa sobre o tema/problema propondo também a sua tese/solução!

3 – Conclusão – A parte que vale mais ponto!

A conclusão no Enem Redação precisa ser bem elaborada e merece atenção redobrada em sua construção. Sabe por quê? Porque ela pertence à 5 competência que a banca avaliadora exige do candidato.

Não adianta se sair bem na introdução e desenvolvimento deixando a conclusão desmerecida comparado aos outros dois e também confusa, sem atrelar ao que foi dito anteriormente. Isso significa que tem que haver interligação entre todas as partes, alinhamento no pensamento e que seja harmônico!

Para a conclusão, você deverá apresentar uma proposta de intervenção. E como fazer isso? É bem simples! Você vai construir o seu início com uma conjunção conclusiva e, depois, reafirmar as suas ideias defendidas e, por fim, as soluções expostas no texto.

É muito importante ter em mente que tanto a introdução, o desenvolvimento e a conclusão precisam casar entre si, ou seja, eles precisam estar dizendo a mesma língua, o mesmo tom de escrita, o mesmo pensamento e idéia!

Atente-se para que nada venha a estar desconexo, fora de contexto, fora de sentido, pois perderá pontos! Tente ligar e correlacionar todos esses pontos abordados que vai dá certo e você terá uma nota excelente!

E quanto aos parágrafos para a conclusão? Quantos devem ser? Para que o seu texto dissertativo argumentativo fique uniforme e bem estruturado, você construirá com somente 1  (um) parágrafo e nada mais!

O que você deve ter muito cuidado e também evitar é concluir a sua redação no desenvolvimento. Não se permita cometer esse erro! Por essa razão, convém treinar, se identificar que tem essa tendência a concluir logo no desenvolvimento.

Resumindo!

Concluindo a estrutura do seu texto dissertativo argumentativo, os parágrafos devem ter em torno de 4 a 5 parágrafos, nem mais e nem menos! É uma questão de proporcionalidade para que o seu texto tenha uniformidade e fique bem distribuído!

Importante ressaltar que os períodos não devem ser muitos longos, pelo contrário, tente fazer orações curtas e médias, sem se estender muito para que a leitura canse o leitor!

Bem, você descobriu a estrutura para montar o seu texto dissertativo argumentativo no Enem Redação e esperamos que tenha esclarecido muito as suas dúvidas! O grande segredo para obter uma nota 1000, sem dúvida, é o quanto que você treina em casa.

Portanto, treine bastante durante as semanas que ainda possui antes de sua prova. Peça para alguém ler de sua confiança sendo sincero quanto ao que pensa sobre o mesmo e esteja aberto às críticas com a finalidade de aperfeiçoar e melhorar cada vez mais!

Se estiver interessado também em aprender sobre concursos públicos, acesse o nosso blog e se mantenha informado com as principais novidades e dicas para passar! Acesse Concursos Públicos e leia os conteúdos!

Queremos agora apresentar para você o blog Gênio da Matemática que também contribui para você aprender assuntos da matéria de matemática para o Enem, vestibulares e concursos públicos. Clique no blog Gênio da Matemática e se prepare com toda a garra!

Caso você tenha dificuldade em aprender essa disciplina, o Gênio da Matemática oferece um curso totalmente inovador, de grande estrutura digital para que o seu aprendizado seja o melhor possível e com todo dinamismo e rapidez em seu próprio lar ou onde quer que esteja conectado à internet!

Conheça sobre esse curso Gênio da Matemática e fique à frente dos demais nessa concorrência para obter uma vaga em alguma universidade do país bem como para outros objetivos pelos quais fará essa prova do Enem! Confira abaixo!

O que o curso Gênio da Matemática me oferece?

  • Mais de 300 Vídeos Aulas em HD+
  • Centenas de Exercícios em PDF
  • Gabarito e Resoluções dos Exercícios
  • Resumo da Teoria de Cada Área de Ensino
  • Simulados Por Conteúdo Com Correções Comentadas
  • Acompanhe Sua Evolução em Tempo Real
  • Teste Sua Preparação Com Um Simulado Cronometrado
  • Plataforma especializada para EAD

Para você obter tudo isso e muito mais materiais de estudo, o curso Gênio da Matemática está te oferecendo por um preço bastante acessível!

Por apenas R$ 38,00 parcelado em 12x ou R$390,00 à vista, você estudará com um dos melhores cursos de maior aprovação em concursos públicos, vestibulares e o ENEM. Adquira já clicando Curso do Gênio da Matemática!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.