Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Cursos online

Curso preparatório para o Enem ou estudar em casa?

curso preparatório para o enem

Saiba dos prós e contras tanto de fazer um curso preparatório para o Enem como estudar em casa a fim de adquirir excelente desempenho no Enem. Confira!

Você provavelmente já pensou diversas vezes entre fazer um curso preparatório para o Enem ou estudar em casa? Qual a melhor decisão a se tomar diante da vontade de alcançar esse objetivo de passar no Enem com alta pontuação? Sem dúvida, essa é uma pergunta que norteia a maioria dos candidatos à prova mais disputada do ano!

É sabido que esses dois meios podem te levar ao sucesso, porém, há alguns critérios tanto para um quanto para outro. Existem candidatos que não encontram alternativas senão em fazer um curso preparatório para o Enem porque já estão fora de sala de aula faz tempo. E com esse curso, eles procuram reter o tempo perdido e ingressar em uma universidade usando as notas do Enem.

Enquanto há outros que necessitam fazer um curso preparatório para o Enem apenas na matéria de sua maior dificuldade, não necessitando de mais nada. Esses são aqueles que já adquiriam o hábito de estudar em casa e conseguem perfeitamente ter responsabilidade, disciplina e autonomia diariamente.

Sendo assim, você precisa ser muito sincero consigo para analisar tanto as suas deficiências nos estudos quanto onde está a sua maior força! Certamente, há muitas vantagens em fazer um curso preparatório para o Enem assim como há outras vantagens quando se opta por estudar em casa e você deve pesar os dois para saber tomar a decisão mais certa e precisa!

Para isso, o blog Gênio do Enem quer te ajudar nessa tomada de decisão, pois isso influenciará o seu desempenho nas provas do Enem. Sem dúvida, a sua vontade é de alcançar o topo, não é?

Então, será preciso fazer um curso preparatório para o Enem ou estudar em casa? É isso que você vai saber lendo esse post de hoje! Leia a seguir os prós e contras de cada um bem como dicas para tirar o maior proveito tanto escolhendo um como outro!

Curso preparatório para o Enem ou estudar em casa?

Para você atingir a nota máxima nas provas do Enem esses dois meios são importantíssimos.

Se você puder fazer o curso preparatório para o Enem e estudar em casa também, ao mesmo tempo, será ainda melhor para a capacitação e preparação ser mais consistente!

Porém, é preciso ser realista que nestes dias atuais, fazer isso é quase impossível. Nem sempre as condições financeiras permitem pagar uma mensalidade e ainda custear outros materiais para estudar com vistas a atingir um ótimo desempenho no Enem. Então, a escolha terá de ser por estudar em casa, o que vai lhe puxar e exigir foco e concentração.

Aliás, se você tem dificuldade de se manter focado e concentrado em um objetivo, aqui no blog Gênio do Enem, nós escrevemos um post sobre isso! Leia mais a respeito acessando Aumente sua concentração nos estudos para o Enem e alcance o domínio em estudar!

É importante saber que é VOCÊ e tão somente VOCÊ que tem o poder de fazer acontecer tudo o que almeja, independentemente, de estudar em casa ou não, de fazer um curso preparatório para o Enem ou não.

Veja abaixo e decida entre os dois conhecendo os prós e contras de cada um. Analise, compare e decida! Seja qual for a sua decisão, certamente, poderá tirar o melhor proveito com as dicas que o blog Gênio do Enem oferece logo depois para você!

Curso preparatório para o Enem

Prós

  • Permite tirar dúvidas diretamente com o professor
  • Há discussões, conversas, seminários em sala de aula e grupos de interação
  • Todos os assuntos são focados nas provas do Enem
  • Aprende macetes, técnicas de aplicação para ter um bom desempenho no Enem
  • Oferece material de estudo específico, ou seja, você não vai se perder

Contras

  • Se for um curso presencial, há tempo gasto com congestionamentos e dinheiro com mensalidades
  • Gastos com materiais de estudo, transporte público, lanches
  • Pode sentir dificuldade em acompanhar o ritmo das aulas
  • O curso preparatório para o Enem pode não corresponder às expectativas
  • Se o candidato não souber aproveitar e sem ter um objetivo ali, o tempo e dinheiro será desperdiçado

Como tirar melhor proveito do curso preparatório para o Enem – Dicas

Ao decidir pelo curso preparatório para o Enem, você terá que colocar um objetivo bem específico para que possa aproveitar tudo o que ele tem a oferecer. O que muito se vê é candidatos que apenas fazem de conta em estar ali estudando, mas que nada aprendem.

Assim, você tem que estar nas aulas, conscientemente, evitando distrações, falta de ânimo ou até mesmo entretenimento com outros colegas. Outro ponto essencial a destacar também é a importância em estudar em casa após as aulas. Rever o que foi dado no curso ajuda a reter o conteúdo.

Embora você esteja fazendo um curso preparatório para o Enem, isso não te isenta de se dedicar em sua casa, rever o que foi dado e praticar as questões anteriores das provas do Enem e das que o professor orienta.

Estudar em casa para o Enem

Prós

  • Você faz o seu horário como quiser e pode escolher em que local estudar
  • Pode trabalhar disciplina e autonomia na tomada de decisão servindo para outras áreas de sua vida
  • Economiza com transporte público e lanche, além de não desperdiçar tempo com congestionamentos no trânsito
  • Pode montar seu próprio cronograma de estudo e jeito de estudar
  • Pode montar seu pequeno grupo de estudo com amigos que mais sente afinidade e que possui o mesmo objetivo comum em passar no Enem

Contras

  • Pode sentir dificuldade em trabalhar disciplina e ser pró-ativo
  • Dá mais trabalho para compilar materiais de estudo e elaborar um cronograma para estudar
  • Tende a ser tedioso estudando sozinho, caso não tenha esse hábito
  • Caso tenha dúvida em alguma matéria ou assunto, terá que procurar um conhecido para esclarecer ou fazer pesquisa na internet, nos livros, o que fará ter demora na resposta
  • As distrações em casa podem ser corriqueiras impedindo você de seguir uma rotina

Como tirar melhor proveito em estudar em casa para o Enem – Dicas

Se a sua escolha foi de estudar em casa para o Enem saiba que poderá tirar muito proveito, mas que exigirá mais dedicação, foco, concentração, disciplina e perseverança.

Para que tudo possa ocorrer ordenadamente, a primeira coisa que você deverá fazer é elaborar um cronograma de estudo. Ele será de extrema utilidade, orientará o seus estudos diários, as matérias que precisarão ser estudadas, além de ser muito organizado padronizando o horário e o tempo de duração.

Caso você não saiba como montar um, temos um post que pode te ajudar em sua criação. Acesse Cronograma de Estudos e monte agora mesmo o seu!

Após feito esse cronograma de estudo, você precisará estudar todos os dias, sem interrupções, sem atrasos, pois isso afetará o seu desempenho, ao final.

Evite as distrações que constantemente tentam atrapalhar como o uso de redes sociais, TV, filmes, seriados, saídas com colegas e outras atividades que podem ser deixadas para outro momento.

Agora, queremos te ajudar como formar um novo hábito em sua vida de estudos. Certamente, você e eu temos dificuldade tanto em deixar para trás um hábito que está nos prejudicando quanto em formar um novo, não é mesmo?

Assim, independentemente, da escolha por um curso preparatório para o Enem como estudar em casa, você necessitará de um novo hábito em sua rotina de estudos. E ele pode perfeitamente ser criado. Veja mais detalhes abaixo!

Como formar um novo hábito?

Se você deseja e quer formar um novo hábito, aqui no blog Gênio do Enem selecionamos 5 dicas eficazes capazes de fazer com que você adquira da melhor forma possível! Leia a seguir e aplique!

1 – Expresse com força e entusiasmo

Ao começar a formar um novo hábito, é preciso que você o expresse com toda a sua força e seu entusiasmo. Você terá que sentir o que pensa.

E pensar, caro leitor, é o primeiro passo para formar um novo caminho mental e esse também é o que trará mais obstáculos no seu início. Você precisa tornar esse caminho tão largo em sua mente quanto possível para, na próxima vez que desejar segui-lo, você possa distingui-lo claramente.

2 – Delete velhos hábitos

Tente conservar a sua atenção firmemente concentrando-a na abertura de um novo hábito. E, ao mesmo tempo, tratar de afastar o pensamento dos antigos caminhos, pois poderá correr o risco de segui-los novamente. Então, esqueça tudo o que diz respeito aos velhos hábitos e concentre-se na formação dos novos.

3 – Procure oportunidades em vez de esperar aparecer

Siga os caminhos pelos quais você trilhou para formar esse hábito. Procure por oportunidades para fazer acontecer em vez de esperar que se apresentem por acaso.

Quanto mais você usar esses novos caminhos que trilhou tanto mais depressa eles se tornarão fáceis de permanecer. Para isso, faça planos para ultrapassar esses novos caminhos mentais, desde o início da sua formação.

4 – Resista a tentação de retornar para velhos caminhos

Uma vez que você decidiu adquirir um novo hábito, sem dúvida, haverá dias em que a preguiça, falta de ânimo vai aparecer para fazer voltar a uma velha rotina. Mas, não caia nessa tentação!

Você precisa resistir à tentação do caminho pelas velhas e fáceis trilhas que, antigamente, eram costumeiras. Sempre que você resistir à tentação, isso se tornará mais forte para uma nova resistência.

Por outro lado, cada vez que você ceder, mais fácil será ceder de novo, e de novo e sempre e, certamente, mais difícil de resistir novamente. Como todo começo, você terá de sustentar uma batalha e esse momento será o mais crítico. Mas, tenha determinação, persistência e força de vontade que isso logo será um novo hábito.

5 – Não olhe para trás

Se você tiver a consciência de delinear bem o seu objetivo definido, prossiga sem medo e sem duvidar de nada! Coloque com firmeza a mão na massa e não olhe para trás e sim para frente rumo ao seu objetivo!

Escolha a sua meta e, em seguida, abra caminhos e longas estradas que ela conduz diretamente. É por meio do hábito, um ato praticado repetidamente, da mesma maneira, é que ele tornará a ser permanente e, dentro de certo tempo, você chegará a praticá-lo automaticamente, ou inconscientemente.

Você descobriu alguns prós e contras tanto de fazer um curso preparatório para o Enem quanto estudar em casa e esperamos que tenha sido útil para a sua tomada de decisão. Você só não pode esquecer que, estudar em casa, é essencial, embora se empenhe no curso preparatório para o Enem.

Em ambos, tente tirar o maior proveito e se esforce continuamente. Adquira o hábito e o gosto pelo estudo, pois isso tende a amenizar aqueles momentos críticos que mal sentimos vontade de acordar para ter mais um dia de estudo pesado! Por isso, crie esse hábito com paixão!

Se você gostou do que leu, então, deixe seu comentário abaixo. Curta e compartilhe também para seus amigos obtiverem essas informações!

Caso você esteja procurando um curso preparatório para o Enem na matéria específica de matemática, então, temos a solução para você! Se você quer tirar dúvidas sobre os assuntos de matemática do Enem ou deseja vencer a sua dificuldade nessa disciplina, então, adquira o curso do Gênio da Matemática e avance seu domínio nessa área. Além desse, oferece o cursos de bônus: Física e Química. Veja o que mais esse curso te oferece:

  • Mais de 180 Vídeos Aulas em HD+
  • Centenas de Exercícios em PDF
  • Gabarito e Resoluções dos Exercícios
  • Resumo da Teoria de Cada Área de Ensino
  • Simulados Por Conteúdo Com Correções Comentadas
  • Acompanhe Sua Evolução em Tempo Real
  • Teste Sua Preparação Com Um Simulado Cronometrado
  • Dezenas de Provas de Concursos Resolvidos
  • Dezenas de ENEM e de Universidades de todo Brasil

É um curso totalmente online que dará suporte em uma das disciplinas que mais possuem baixa pontuação no Enem. A sua plataforma é totalmente inovadora, nos moldes de EAD, onde você terá total suporte e acompanhamento! Adquira já!

Curta a nossa fanpage Gênio da Matemática.

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.