Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Informações da Prova

Consultar nota Enem antiga – Em apenas 3 passos!

De forma sistemática e digital, você consegue consultar nota Enem antiga em apenas 3 passos! Para isso, confira aqui no blog Gênio do Enem, na categoria Provas e Gabaritos Enem, como descobrir a sua pontuação das provas Enem de anos anteriores!

Leia mais: Conteúdos recorrentes nas provas Enem por disciplina!

Para saber a nota Enem de anos anteriores é preciso acessar o sistema criado pelo Inep. Assim, nesta matéria, você descobrirá como obter a sua nota, seja de 2019, 2018 e qualquer ano antigo.

Consultar nota Enem antiga – Em apenas 3 passos!

Até chegar o período da prova Enem é uma ansiedade sem tamanho, não é? E, assim, chega o grande dia que será decisivo para você alcançar aquela nota para a faculdade e curso desejado. Então, depois que passa, você relaxa e aguarda a próxima etapa!

Mas, nem sempre ficamos sossegados. Logo, vem outra ansiedade que é, justamente, descobrir a nota Enem. Sendo assim, fica naquela espera quase dois meses. E, após saber a sua pontuação, então, tudo fica mais tranquilo e agora é só verificar o que precisa melhorar.

Passado algum tempo, certamente, você precisará consultar nota Enem antiga, pois dependendo do que fará, ela pode ser útil. Talvez, você queira ingressar em uma universidade ou mesmo utilizar essa nota para outro objetivo.

3 passos para saber a nota Enem de anos anteriores

Por isso, aqui está 3 passos simples e rápido para você seguir. Logo, descubra os pontos que atingiu!

Para saber a sua nota Enem antiga, basta acessar o site da página do participante. E, assim, você precisará de seu número de CPF em mãos ou se souber decorado. Além disso, você terá que ter a senha criada quando fez a sua inscrição Enem. Depois, faça o seguinte:

  • Acesse o sistema do Enem ao clicar em Página do Participante;
  • Em seguida, informe o seu CPF e senha de acesso da inscrição Enem. E digite os caracteres solicitados ou escolha o desenho desejado;
  • Por fim, clique em Enviar.

Pronto! Agora, entre no sistema informatizado do Enem e procure por nota Enem e escolha o ano que deseja saber. Além disso, você terá todas as notas disponíveis por área do conhecimento. Assim, tudo bem organizado e simples.

Nota redação Enem

Para saber a sua nota Enem de redação, basta estar ainda logado e clicar no botão “vista pedagógica”. Com isso, poderá verificar o seu desempenho com mais detalhes em cada uma das 5 competências exigidas pelo Inep.

Uma novidade interessante ao ver sua nota de redação Enem é que, ao final da página, será possível ver pelo gráfico comparando com outros candidatos. Então, aproveite e veja hoje!

Veja também: Dicas rápidas de português para gabaritar nas questões!

Como funcionam as notas Enem?

As notas Enem em relação as provas não exigem nota mínima ou máxima. Assim, elas são particulares de cada candidato que é baseado em seu domínio nos assuntos da prova, em cada área de conhecimento, tais como:

  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Logo, funciona com o sistema TRI – Teoria de resposta ao item. Por meio desse mecanismo de pontuação, o candidato é avaliado pelo padrão de respostas acertadas, e não pelo número de acertos e erros.

Já a redação, a nota Enem tem uma pontuação fixa. Assim sendo, o equivalente entre 0 a 1000 pontos. Sendo assim, o candidato é avaliado em 5 competências distintas onde um vale 200 pontos.

E, ao final, é somado um total que resulta em seu desempenho na escrita com todas as exigências da banca julgadora.

5 Competências redação Enem

Logo, veja abaixo quais são essas 5 competências que o candidato precisa atender satisfatoriamente para atingir a nota mil:

  • Uso de mecanismos linguísticos na construção de sua argumentação;
  • Compreensão do tema e aplicação das suas ideias em meio a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo;
  • Demonstração de domínio formal da língua escrita;
  • Apresentação de informações, de fatos e de opiniões de forma coerente a fim de defender o seu ponto de vista;
  • Elaboração de uma proposta coerente de intervenção social para o problema. E lembrando que deverá respeitar os direitos humanos.

Como lido, consultar nota Enem antiga é fácil, simples e rápido! Ademais, se gostou, comente e compartilhe!

Saiba também: Como estudar online obtendo melhores resultados!

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.