Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

15 problemas ambientais que podem constar no Enem

Problemas ambientais prejudicam a qualidade de vida. São exemplos: poluição, desmatamento, chuva ácida, aquecimento globais, e outros. Fique por dentro de todos eles, pois podem constar no Enem!

problemas ambientais

problemas ambientais para o enem

As questões do Enem retratam tanto problemas ambientais quanto as soluções que o aluno deverá sugerir. Dessa maneira, ele visa treinar o aluno para o conhecimento na prática e também o saber lidar com diversas situações desafiadoras.

Assim, você como um bom estudioso precisa saber e buscar entender sobre esses problemas ambientais que norteiam o mundo. Aqui levantaremos os 15 principais deles para que você faça uma boa prova. Veja abaixo!

15 problemas ambientais que podem constar no Enem

Descubra estes problemas ambientais e se prepare!

1 – Poluição

A poluição do ar, da água e do solo é um assunto de muita discussão porque exige milhões de anos para recuperá-las. Os seus principais poluentes são a indústria e exaustão de veículos. Já os metais pesados e nitratos como também o plástico são toxinas responsáveis ​​pela poluição.

A poluição da água é causada por derramamento de petróleo, chuva ácida, escoamento urbano. E a poluição do ar é causada por vários gases e toxinas liberados por indústrias e fábricas e combustão de combustíveis fósseis.

A poluição do solo é causada principalmente por resíduos industriais que privam o solo de nutrientes essenciais.

2 – Aquecimento global

As mudanças climáticas como o aquecimento global são o resultado de práticas humanas como a emissão de gases de efeito estufa. Ele ocorre devido ao:

  • Aumento das temperaturas dos oceanos e a superfície terrestre causando derretimento de calotas polares
  • Aumento do nível do mar
  • Padrões não naturais de precipitação, como inundações instantâneas, neve excessiva ou desertificação.

3 – Super população

A população do planeta está alcançando níveis insustentáveis, pois enfrenta escassez de recursos como água, combustível e alimentos.

Ainda mais em países menos desenvolvidos e em desenvolvimento, pois está acabando com os recursos já existentes gerando escassez em muitos países.

A agricultura intensiva praticada para produzir alimentos danifica o meio ambiente através do uso de fertilizantes químicos, pesticidas e inseticidas. A superpopulação é um dos principais problemas ambientais em nossa modernidade.

4 – Depleção de recursos naturais

O esgotamento de recursos naturais é outro problema ambiental crucial. O consumo de combustível fóssil resulta na emissão de gases de efeito estufa, que é responsável pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas.

Globalmente, as pessoas estão se esforçando para mudar para fontes renováveis ​​de energia, como energia solar, eólica, biogás e energia geotérmica. O custo da instalação da infra-estrutura e a manutenção dessas fontes caíram nos últimos anos.

5 – Eliminação de resíduos

O consumo excessivo de recursos e a criação de plásticos estão criando uma crise global de eliminação de resíduos.

Os países desenvolvidos são notáveis ​​por produzir uma quantidade excessiva de lixo. Além disso, esses resíduos de lixos são despejados nos oceanos e nos países menos desenvolvidos.

A eliminação de resíduos nucleares tem enormes perigos para a saúde. Os plásticos, fast food, embalagens e resíduos eletrônicos baratos ameaçam o bem-estar dos seres humanos.

6 – Mudanças climáticas

A mudança climática é mais um problema ambiental que surgiu nas últimas décadas. Isso ocorreu devido ao aumento do aquecimento global devido a elevação da temperatura da atmosfera pela queima de combustíveis fósseis e liberação de gases prejudiciais pelas indústrias.

A mudança climática tem vários efeitos prejudiciais, tais como:

  • Derretimento do gelo polar
  • Mudanças nas estações
  • Ocorrência de novas doenças
  • Maior frequência de inundações
  • Alteração no cenário climático global.

7 – Perda da biodiversidade

A atividade humana está levando à extinção de espécies e habitats e à perda da biodiversidade.

Os sistemas ecológicos, que levaram milhões de anos para aperfeiçoar correm o risco quando qualquer população de espécies está a dizimar.

O equilíbrio de processos naturais, como a polinização, é crucial para a sobrevivência do ecossistema, a qual está sendo ameaçada pela atividade humana. Outro exemplo é a destruição de recifes de corais nos vários oceanos, que apoiam a rica vida marinha.

8 – Desmatamento

Nossas florestas são sumidouros naturais de dióxido de carbono e produzem oxigênio fresco, além de ajudar a regular a temperatura e as chuvas.

Atualmente, as florestas cobrem 30% da terra, mas todos os anos a cobertura das árvores está perdida no país, devido à crescente demanda populacional por mais comida, abrigo e pano.

O desmatamento simplesmente significa limpar a cobertura verde e disponibilizar essa terra para fins residenciais, industriais ou comerciais.

9 – Acidificação dos oceanos

É um impacto direto da produção excessiva de CO2 tendo 25% dele sendo produzido por humanos. A acidez do oceano aumentou nos últimos 250 anos, mas até 2100, ele pode disparar em 150%. O principal impacto é o marisco e o plâncton.

10 – Depleção da camada de ozônio

A camada de ozônio é uma camada invisível de proteção ao redor do planeta que nos protege dos raios nocivos do sol.

O esgotamento da camada crucial de ozônio da atmosfera é atribuído à poluição causada pelo cloro e brometo encontrados nos carbonos de cloro-floro (CFC).

Uma vez que estes gases tóxicos atingem a atmosfera superior, eles causam um buraco na camada de ozônio, o maior dos quais está acima da Antártica. Os CFCs são proibidos em muitas indústrias e produtos de consumo.

A camada de ozônio é valiosa porque evita que a radiação UV atinja a Terra e a prejudique. Esse é um dos principais problemas ambientais atuais que pode constar no Enem.

Clique aqui

Clique aqui

11 – Chuva ácida

A chuva ácida ocorre devido à presença de certos poluentes na atmosfera. Ela pode ser causada devido à combustão de combustíveis fósseis ou vulcões em erupção. Também pela pobre vegetação liberada pelo dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio na atmosfera.

A chuva ácida é um problema ambiental bastante conhecida que pode ter sérios efeitos na saúde humana, na vida selvagem e nas espécies aquáticas.

12 – Poluição da água

A água potável está se tornando uma mercadoria rara. Ela está se tornando uma questão econômica e política à medida que a população luta em ter esse recurso. Uma das opções sugeridas é o uso do processo de dessalinização.

O desenvolvimento industrial está encarregando nossos rios de mares e oceanos com poluentes tóxicos, que constituem uma grande ameaça para a saúde de todos.

13 – Expansão urbana

A expansão urbana refere-se à migração da população de áreas urbanas de alta densidade para áreas rurais de baixa densidade. Isso resulta na disseminação da cidade em mais e mais terras rurais.

Também resultam em degradação da terra, aumento do tráfego, questões ambientais e problemas de saúde.

A demanda cada vez maior de terra desloca o ambiente natural consistindo de flora e fauna em vez de ser substituído.

14 – Questões de saúde pública

Os problemas ambientais atuais representam muitos riscos para a saúde dos seres humanos e dos animais. A água suja é o maior risco para a saúde do mundo e representa uma ameaça à qualidade de vida e à saúde pública.

O deslocamento para os rios carrega toxinas, produtos químicos e organismos que transportam doenças. Os poluentes causam doenças respiratórias como asma e problemas cardios-vasculares. Temperaturas elevadas estimulam a propagação de doenças infecciosas como a Dengue.

15 – Engenharia genética

A modificação genética dos alimentos que utilizam a biotecnologia é chamada de engenharia genética. A modificação genética dos alimentos resulta em toxinas e doenças aumentadas, uma vez que os genes de uma planta alérgica podem se transferir para a planta.

As culturas geneticamente modificadas podem causar sérios problemas ambientais, pois um gene manipulado pode ser tóxico para a vida selvagem.

Outra desvantagem é que o aumento do uso de toxinas para tornar a planta resistente aos insetos pode causar que os organismos resultantes se tornem resistentes aos antibióticos.

Você conheceu 15 problemas ambientais enfrentados em nossos dias atuais. Eles, sem dúvida, constarão no Enem, o que será necessário estudá-los um a um.

Comente o que achou desse post! Compartilhe também!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.