Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Técnicas e dicas de estudo

Preparatório Enem – 5 ferramentas de sucesso!

preparatorio enem

Use estas 5 ferramentas de sucesso para o Enem! Descubra aqui!

O Enem já está às portas, não é mesmo? Daqui a alguns dias, você estará realizando uma das provas mais concorridas do país e, ao mesmo tempo, mais desafiadoras. E como está o seu preparatório Enem?

Será que conseguiu estudar e aprender tudo que podia? Já se deu conta do quanto obteve de conhecimento? Será que aproveitou cada minuto do seu tempo explorando os assuntos?

Nem sempre é possível estudar todos os conteúdos, nos mínimos detalhes, isso é bem verdade! No entanto, com uma boa dose de organização, planejamento e, principalmente, ferramentas úteis e aplicáveis para o dia, será muito mais leve enfrentar esse enorme desafio!

Embora exista esse pouco tempo, mas que tal aprender melhor para o ano que vem? Avalie como foi esse ano retirando o que foi eficaz e o que precisa ser melhorado. Comece agora e mande bem no Enem de 2017. Se este ano falhar, ainda há mais um ano pela frente!

Se você já vem acompanhando o blog Gênio do Enem, certamente, percebeu que temos muitas técnicas e dicas de como você pode passar! Também de como obter uma nota muito boa na redação.

Aqui queremos fazer com que você explore mais a sua capacidade de aprendizado com informações corretas e que geram resultados eficazes em seu preparatório Enem.

Por se tratar de um blog voltado para a sua instrução e desenvolvimento, nós apenas apresentamos a ideia. Além disso, o incentivamos para esse caminho de sucesso, pois acreditamos que todos os candidatos possuem potencialidades criativas e poderosas.

Para que aproveite todo o conhecimento abordado aqui no blog Gênio do Enem, convidamos você a conhecer as nossas seguintes categorias:

Saiba que você pode sim fazer uma prova de excelência, por isso, se esforce, se dedique e aplique tudo que aprender em seu dia a dia! Conte conosco para fazer parte disso!

Ferramentas de estudo para o Enem

Agora, vamos falar de ferramentas! Elas são essenciais para você que quer estar à frente da maioria, se destacar em meio à multidão atingindo, assim, uma nota máxima.

O uso correto e inteligente das ferramentas de estudo para o Enem é de sua escolha e responsabilidade. É primordial usá-las da melhor forma a seu favor. Se uma ferramenta não está trazendo um resultado que espera, então, convém mudar.

Atualmente, as ferramentas digitais e online estão sendo bastante usado devido à flexibilidade, rapidez, dinamismo. Sendo assim, você pode se aproveitar delas para desenvolver o seu intelecto e as suas habilidades.

Nós, do blog Gênio do Enem, iremos fornecer 5 delas para que possa maximizar o seu tempo. Também possa estudar com alta produtividade e aprender de maneira efetiva.

Não dá mais para passar longas e cansativas horas estudando, e não aprender nada ou quase nada. Por isso, descubra essas 5 ferramentas que garantem o seu sucesso no preparatório Enem e esteja à frente!

Preparatório Enem – 5 ferramentas de sucesso!

Aqui estão 5 ferramentas para você aplicar em sua rotina de estudo no preparatório Enem. Avalie cada uma com cuidado, escolha uma delas para usar e mande bem no Enem!

1 – Auto-teste – Recuperar o que estudou

Essa ferramenta de auto-teste é totalmente didática, simples e que garante sucesso em todos os níveis de aprendizagem. Você pode usar de diversas maneiras como, por exemplo:

  • Por meio de notas que escreve (tipo resumo, resenha) após cada estudo.
  • Elaborando e aplicando questionários para si mesmo.
  • Estudando por meio das questões de anos anteriores do Enem.
  • Usando o bloco de notas do seu computador, notebook ou smartphone para citar informações importantes que encontraste.
  • flashcards
  • Além de outros desse mesmo perfil.

Quem descobriu a eficácia dessa ferramenta e tem estudado constantemente, é o professor de ciências psicológicas, Jeffrey D. Karpicke.

Ele é o responsável por conduzir um experimento com jovens universitários que aplicaram o auto-teste investindo o seu tempo em leitura com as notas que faziam e recuperando o conhecimento que obtiveram durante o estudo.

Saiba mais detalhes de como foi essa experiência que Jeffrey D. Karpicke fez com os jovens universitários.

Assim, afirma: “A minha pesquisa descobriu que a resposta facilmente vem aos alunos que fazem testes com eles mesmos, ou seja, é muito mais eficaz. Acontece desse jeito porque criam ilusões mentais que realmente estão aprendendo enquanto se colocam em auto-teste”.

O que Karpicke sugere aos alunos que estão estudando para uma prova e podemos até citar o Enem nessa lista, é que não confiem em apenas uma lida na nota que escreveu. Sabe aquela revisão que você faz no fim de semana? Isso é pouco.

O ideal para que retenha o aprendizado em longo prazo é recuperar o que leu, estudou em várias vezes e, não apenas algumas vezes. Quanto mais revisar e fazer auto-teste, melhor será o seu desempenho na prova!

Não se deixe enganar pela ilusão de que uma lida apenas basta no final do seu dia ou quando você percebe que já sabe a resposta. Esse, segundo Karpicke, é um dos maiores erros de quem não extrai tudo que poderia para atingir pontuações maiores e ter mais resultados!

Portanto, aplique o auto-teste (várias repetições) quantas vezes for preciso e não for preciso. Leia o que escreveu, releia várias vezes para que a retenção do conteúdo seja em longo prazo. Assim, você não esquecerá e no dia da prova do Enem, pois a resposta virá facilmente!

2 – Tenha um guia de estudo (cronograma)

Há centenas de benefícios que você pode ter ao usar esse tipo de ferramenta, o guia de estudo ou cronograma. Ele irá conduzi-lo para o que deverá estudar diariamente. Para montá-lo, é bem simples!

Nós escrevemos um post sobre como você pode elaborar um, clique em Cronograma de estudo para o Enem – Planeje agora!

Dentre os benefícios para a sua aprendizagem, citemos alguns:

  • Te obriga a refletir e compreender sobre conceitos, significados, palavras-chave.
  • Cria uma referência permanente. Ele te ajuda a reforçar o que aprendeu no seu subconsciente por meio de revisões constantes.
  • Captura informações para serem lembradas no dia da prova do Enem.
  • Gera mais planejamento, organização.
  • Alivia a tensão, a pressa para estudar tudo que precisa.
  • Você fica mais focado, concentrando-se com calma, dia a dia.

Além desses benefícios, certamente, há muitos outros que você obterá ao optar por um cronograma diário. Faça o seu e tire excelentes notas!

3 – Ensine para alguém ou grave a sua voz

De acordo com o renomado psicólogo William Glasser, os seres humanos só se lembram cerca de 10% do que lêem.

Talvez, você saiba muito bem o que isso significa, pois quantas vezes você leu aquele livro e hoje não se lembra mais? É difícil lembrar o que somente fazemos uma leitura.

E Glasser continua dizendo que, por outro lado, os seres humanos lembram cerca de 95% quando ensinam para alguém. Isso mostra que se você ler o conteúdo, ensinar como se estivesse alguém ao seu lado ou gravar em áudio o que aprendeu, a probabilidade de reter aquele conteúdo é 95% maior!

Percebeu como essa ferramenta é poderosa? Que tal começar a utilizá-la em seus estudos para o Enem? Certamente, alcançará bom êxito e muito mais resultado que, simplesmente, ler o conteúdo e pronto!

4 – Curso online

O curso online é uma das ferramentas atuais das mais relevantes para que o preparatório Enem seja produtivo. Com ele, você pode estudar de qualquer lugar com acesso à internet, em horários flexíveis e utilizar de recursos audiovisuais e intuitivos.

Muitos candidatos já estão preferindo essa ferramenta que as de estrutura física por conter gastos como transporte, apostila, tempo, energia, além de outros.

Só o fato de você sair de casa e pegar aquele trânsito insuportável, já estará perdendo o seu tempo precioso que poderia ser utilizado em estudos em casa. Imagina a economia que você terá? É bem melhor um curso online que de outra forma!

Aproveitamos que estamos abordando sobre curso online e apresentamos a você um dos maiores cursos de matemática para o Enem, vestibulares e concursos. Você já ouviu falar do Curso Gênio da Matemática?

É fantástico aprender com as técnicas disponibilizadas aos alunos e a interação que todos se colocam. Você terá mais de 300 vídeos aulas em HD+, simulados, testes, teorias e práticas constantes para exercitar a sua mente!

Um espaço totalmente digital e online que preza pela sua auto-aprendizagem. Que tal conhecer mais desse curso? Vale a pena! Clique Curso Gênio da Matemática e adquira já a sua inscrição.

5 – Crie um mapeamento mental

O uso de um mapeamento mental é considerado como uma das melhores ferramentas para uma aprendizagem acelerada. Se você deseja aprender com mais eficácia, de forma ágil, retendo o seu tempo para aprender muito mais e melhor, então, aqui está o que você precisa!

O mapeamento da mente significa criar um visual do conteúdo como se fosse um guia direcionando a um lugar utilizando-se de poucas palavras ou palavras-chave. Um excelente recurso para acelerar o que você estudou.

Certamente, você concorda que o estudo diário enche a cabeça com turbilhões de informações, não é verdade? Para que você possa reter o máximo que puder, é preciso criar um esquema mental a fim de facilitar a memória para que traga quando for precisar daquela informação. E é justamente essa a função desse mapa mental em seu preparatório Enem.

Qual a perspectiva do mapeamento da mente?

Ela é uma ferramenta ideal que irá ajudá-lo a acelerar a sua capacidade de aprender novas informações de maneira muito mais rápida e eficaz. O mapa mental permite criar pequenas peças para que a sua lembrança seja facilmente trazida à sua mente.

Benefícios em usar o mapa mental

Você se beneficiará muito usando esse mapa mental. E esses benefícios são extremamente infinitos, pode ter certeza! Ele realmente estenderá o seu potencial para, praticamente, todas as áreas de sua vida além do estudo para o Enem.

Portanto, você pode usá-lo em seu dia a dia, em questões financeiras, relacionamentos, com a sua vida familiar, enfim, para tudo que queira trazer lembranças de forma rápida.

Você vai perceber que ele o ajudará a pensar de maneira mais eficaz, irá crescer exponencialmente e verá um resultado significativo como a melhoria da eficiência de pensamento e níveis de produtividade.

Alguns dos benefícios que você terá ao usar esse mapeamento mental no seu preparatório Enem, as quais são:

  • Perspectiva global de ideias e informações
  • Melhora a capacidade de resolver problemas
  • Melhora o pensamento criativo e crítico
  • Aumenta a concentração
  • Facilita a memória fotográfica
  • Gera maior capacidade de absorver informações
  • Melhora o fluxo de ideias
  • Aumenta a confiança

Como usar o mapa mental?

Você pode usar o mapa mental em diferentes objetivos e situações para o perfeito preparatório Enem. Aqui abaixo listamos alguns deles e você mesmo pode elaborar outro de acordo com a sua necessidade.

O mapeamento da mente pode ser usado como uma:

1 – Ferramenta de revisão

2 – Preparação para exames

3 – Memorização de informações, dados, conceitos etc.

4 – Criação de links e conexões

5 – Organização de listas mais curtas

6 – Representação de termos-chave dentro de estágios em processo cíclico

7 – Representação de causas que levam a um único efeito.

8 – Comparação de duas ou mais coisas.

9 – Estruturação do tipo fluxograma representando fases lineares de um processo que tem início e fim.

Então? Gostou dessas dicas de como ter um preparatório Enem com ferramentas super eficazes? Planeje-se e avance nos estudos diários com o uso delas para que obtenha um bom desempenho. E se esse ano não conseguir atingir uma pontuação significativa, não desanime! Ano que vem pode ser o seu ano!

Estude e se prepare para que possa conquistar o seu sonho de ingressar na universidade pública ou pela bolsa nas instituições privadas. Tenha foco, concentração e persistência. Só você pode fazer isso!

Deixe seu comentário abaixo e colabore com esse artigo. Comente se gostou, o que mais lhe chamou atenção e o que vai adotar como sua principal ferramenta de estudo! Compartilhe também com os seus colegas e amigos para eles descubram essas 5 ferramentas de sucesso para o Enem!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.