Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Português para o Enem – Aprenda como estudar

português para o enem

O português para o Enem exigirá que o candidato atribua os recursos tecnológicos atuais ao cotidiano da sociedade em sua forma de se comunicar.

Quando você se prepara na área de português para o Enem é importante ressaltar que a elaboração das questões foge um pouco ao que se está acostumado a responder nas que existem do ensino médio.

Inclusive, ela também se diferencia de muitos vestibulares, concursos públicos, o que torna a preparação para um patamar específico, baseando-se na relação do português para o Enem com a tecnologia da informação (recursos digitais, internet, cotidiano da sociedade, atualidades etc.).

Isso quer dizer que, mesmo que se exijam conhecimento em pronomes, regências, concordâncias, dentre outros atributos pertencente à língua portuguesa, elas sempre irão se remeter a algum tipo de tecnologia visando a uma época em que você e eu estamos vivenciando, ou seja, a era da informação e inovação tecnológica.

Assim, é preciso se preparar e estudar corretamente para que você possa ser capaz de responder a essas questões com tranqüilidade e assertivamente.

Para isso, o blog Gênio do Enem vai te fornecer algumas dicas para esse tipo de questões que estarão presentes nas provas do Enem, especificamente, na área de português.

Se esse é o seu objetivo e se você quer obter sucesso no quesito de linguagens, códigos e suas tecnologias, aqui você encontrará o que precisa para se dar muito bem! Confira a seguir!

Linguagens, códigos e suas tecnologias

É notório observar que muitas das questões que aparecem no Enem têm a ver com os atuais acontecimentos de nossa época. Além disso, você precisará relacionar com o uso da tecnologia digital e virtual. Ela, em tudo, se faz presente em qualquer tarefa que façamos!

Isso, sem dúvida, será pedido em uma de suas perguntas. Por isso, embora ela possa exigir conhecimento prévio da língua portuguesa e domínio da norma culta, você também será desafiado a fazer essa relação com a era tecnológica tão visada hoje no mundo.

Então, vamos aqui conciliar essas duas exigências já que é por meio delas que você conseguirá atingir uma pontuação relevante de português para o Enem, a qual te dará sucesso para ingressar em uma faculdade.

Daremos total ênfase adiante apenas ao português para o Enem, deixando a literatura e língua estrangeira para outro momento (postagem), pois todas estão inclusas em linguagens, códigos e suas tecnologias.

10 Dicas de português para o Enem

A área de linguagens, códigos e suas tecnologias será abrangida por 45 questões as quais cada uma corresponderá a apenas 1 alternativa correta. Além disso, você será testado dentro de 9 competências distintas e 30 habilidades também ao longo dessas 45 questões do Enem.

Assim, o blog Gênio do Enem trará algumas dicas abaixo para que sua prova em relação ao português para o Enem seja um sucesso e alcance uma boa nota! Veja a seguir!

1 – Sempre a gramática será contextualizada no texto. Então, você vai analisar um pequeno trecho retirando dali o que a questão pede como a identificação de polissemia, artigo, pronome ou outra qualquer atribuição à língua portuguesa. Lembrando que a imagem, tirinha, gráfico, dentre outros, é uma forma de identificação também. O visual é bastante utilizado como forma de comunicar atrelando ao português. A dica é treinar esse tipo de abordagem como, por exemplo, em provas do Enem de língua portuguesa anterior. Caso queira, acesse aqui!

2 – Há união entre o texto, a gramática e interpretação (alinhamento). Portanto, esses três itens se co-relacionam para que seja capaz de acertar a alternativa correta. Caso não seja bom em interpretar, por exemplo, encontrará dificuldade em escolher a questão certa. Se você quer compreender mais sobre interpretação, aqui escrevemos um post sobre esse assunto, especificamente. Acesse Interpretação de texto para o Enem e estude conforme se é exigido nas provas do Enem!

3 – Não adianta você estudar muito conjunção, pronome, classes de palavras e outros assuntos enquadrados na língua portuguesa se não souber encontrá-los e trabalhá-los dentro do texto. Além disso, será preciso que saiba a função que exercem e estabelecem nele. Ao estudar para as provas do Enem, atente-se para esse detalhe, ou seja, faça o contrário. Como assim? Pegue um texto e identifique nele esses pronomes, conjunções, faça uma análise em todos os aspectos linguísticos. Treine isso de diferentes modelos textuais, em especial, as que contêm figuras, gráficos, imagens, tirinhas, desenhos etc.

4 – Saiba qual linguagem essa questão quer estabelecer no texto levando em conta que esta se apresenta como diversas ao mesmo tempo. É o interlocutor (para quem se fala/ quem fala)? Ou o contexto (época em que a situação se encontra)? Ou momento histórico? Fatos? Todos eles? Você precisará saber para que responda assertivamente.

5 – Embora como dito anteriormente, as questões do Enem exigem a contextualização da gramática com o texto expresso, isso não significa que você não precise estudar suas regras ortográficas e gramaticais. São extremamente necessárias o seu estudo em português para o Enem. Assim, sugerimos revisar os conteúdos de:

  • Figuras de linguagem – aposto, pronomes, verbos, vocativo, artigo, conjunção, colocação pronominal, variante linguística.
  • Funções da linguagem – intertextualidade, gêneros textuais, norma padrão, linguagem coloquial, denotação e conotação, elementos da comunicação.
  • Sintaxe – período simples: sujeito e predicado, termos da oração relacionados ao verbo e o nome/ período composto: orações subordinadas e coordenadas.
  • Morfologia – classe de palavras e relação de determinante/determinado
  • Estudo do nome – substantivo, adjetivo e advérbio
  • Fonologia
  • Gêneros textuais – estilo e estrutura
  • Variação linguística
  • Concordância verbal e nominal
  • Regência verbal e nominal
  • Pronomes – classificação, pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, relativos e indefinidos
  • Verbos – tempos e modos, vozes verbais, predicação verbal e verbos impessoais

6 – A leitura de noticiários, temas atuais, reportagens, jornais, Tvs, postagens nas redes sociais bem como conhecimento político, entretenimento, curiosidades, é imprescindível para interpretar corretamente o texto.

7 – Concentre-se em acertar as questões fáceis quantas vezes puder. Caso não tenha certeza em marcar uma alternativa, vá sempre pelo mais provável. Comece eliminando as respostas improváveis para que chegue na certa. Geralmente, haverá 2 respostas bem similares em que terá que escolher, uma ou outra.

8 – Normalmente, a resposta está no próprio quesito da questão. Então, tente ler e reler para que possa enxergar esse detalhe com clareza.

9 – Leia bastantes poemas e romances do século XX e XXI. Há sempre fragmentos deles em questões do Enem.

10 – Fazer uma leitura apurada, ter discernimento para compreender o texto, usar o seu pensamento crítico e ter a capacidade de contextualizar são habilidades primordiais para responder qualquer questão do Enem. Então, será preciso trabalhar cada um deles a fim de melhorar e obter sucesso!

Questões para prática de português para o Enem

Depois que você leu essas 10 dicas de português para o Enem queremos deixar aqui 3 modelos de questões que constaram no Enem de anos anteriores para que possa analisar e treinar.  Confira abaixo e identifique a alternativa correta.

  1. Questão 01 – Ano de 2012

“Ele era o inimigo do rei”, nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, “um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil”. Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil. Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada. História Viva, n. 99, 2011.

Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que:

  1. A) a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.
  2. B) o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.
  3. C) a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.
  4. D) a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
  5. E) o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.

2. Questão 2 – Ano de 2014 – Censura moralista

Há tempos que a leitura está em pauta. E, diz-se, em crise. Comenta-se esta crise, por exemplo, apontando a precariedade das práticas de leitura, lamentando a falta de familiaridade dos jovens com livros, reclamando da falta de bibliotecas em tantos municípios, do preço dos livros em livrarias, num nunca acabar de problemas e de carências. Mas, de um tempo para cá, pesquisas acadêmicas vêm dizendo que talvez não seja exatamente assim, que brasileiros leem, sim, só que leem livros que as pesquisas tradicionais não levam em conta. E, também de um tempo para cá, políticas educacionais têm tomado a peito investir em livros e em leitura. LAJOLO, M. Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 2 dez. 2013 (fragmento).

Os falantes, nos textos que produzem, sejam orais ou escritos, posicionam-se frente a assuntos que geram consenso ou despertam polêmica. No texto, a autora:

  1. a) ressalta a importância de os professores incentivarem os jovens às práticas de leitura.
  2. b) critica pesquisas tradicionais que atribuem a falta de leitura à precariedade de bibliotecas.
  3. c) rebate a ideia de que as políticas educacionais são eficazes no combate à crise da leitura
  4. d) questiona a existência de uma crise de leitura com base nos dados de pesquisas acadêmicas.
  5. e) atribui a crise da leitura à falta de incentivos e ao desinteresse dos jovens por livros de qualidade.

3. Questão 03 – Ano de 2015

João Antônio de Barros (Jota Barros) nasceu aos 24 de junho de 1935, em Glória de Goitá (PE). Marceneiro, entalhador, xilógrafo, poeta repentista e escritor de literatura de cordel, já publicou 33 folhetos e ainda tem vários inéditos. Reside em São Paulo desde 1973, vivendo exclusivamente da venda de livretos de cordel e das cantigas de improviso, ao som da viola. Grande divulgador da poesia popular nordestina no Sul, tem dado frequentemente entrevistas à imprensa paulista sobre o assunto. EVARISTO, M. C. O cordel em sala de aula. In: BRANDÃO, H. N. (Coord.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, trajetória de determinado indivíduo, evidenciando sua como a de João Antônio de Barros, um dos principais elementos que a constitui é:

  1. a) a estilização dos eventos reais de sua vida, para que o relato biográfico surta os efeitos desejados
  2. b) o relato de eventos de sua vida em perspectiva histórica, que valorize seu percurso artístico.
  3. c) a narração de eventos de sua vida que demonstrem a qualidade de sua obra.
  4. d) uma retórica que enfatize alguns eventos da vida exemplar da pessoa biografada.
  5. e) uma exposição de eventos de sua vida que mescle objetividade e construção ficcional.

Resultado:

Questão 01 – letra “D”

Questão 02 – letra “D”

Questão 03 – letra “B”

Agora que você já descobriu como fazer uma boa prova do Enem na área de linguagens, códigos e suas tecnologias com ênfase na língua portuguesa, o blog Gênio do Enem quer apresentar o seu curso de matemática.

Embora seja importante estudar essa área de português para o Enem também não pode esquecer-se das outras e, por isso, caso tenha dificuldade, esse curso pode te ajudar sobremaneira. Veja mais detalhes a seguir!

O que o curso Gênio da Matemática oferece?

  • Mais de 180 Vídeos Aulas em HD+
  • Centenas de Exercícios em PDF
  • Gabarito e Resoluções dos Exercícios
  • Resumo da Teoria de Cada Área de Ensino
  • Simulados Por Conteúdo Com Correções Comentadas
  • Acompanhe Sua Evolução em Tempo Real
  • Teste Sua Preparação Com Um Simulado Cronometrado
  • Dezenas de Provas de Concursos Resolvidos
  • Dezenas de ENEM e de Universidades de todo Brasil
  • Plataforma especializada para EAD

E tem mais! Veja só:

  • 6 bônus grátis
  • Curso lógica matemática
  • Curso matemática financeira
  • Acesso irrestrito à plataforma por 2 anos
  • Resoluções de provas anteriores
  • Curso Gênio para vestibulares
  • Bônus surpresa

Para que você tenha tudo isso e muito mais é só adquirir esse curso Gênio da Matemática pelo valor de R$ 38,00 em 12x ou à vista por R$ 390,00. Ele é o curso mais completo, moderno, informatizado e aplicável a qualquer público, além de oferecer o melhor custo benefício do Brasil!

Venha e faça parte! Junte-se a todos que estão na mesma meta em passar no Enem, vestibulares e concursos públicos! Adquira já!

Caso queira fazer alguma pergunta, fique à vontade!

Curta a nossa fanpage Gênio da Matemática e acompanhe os posts em seu feed!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.