468×60

Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Interpretação de Texto para o Enem – 5 dicas!

interpretação de texto enem

O Enem exige que o candidato faça uma interpretação de texto em diferentes estruturas como charges, tirinhas, figuras, pequenos trechos. Por isso, veja como você pode conseguir isso aplicando 5 dicas!

A interpretação de texto é um dos seus maiores desafios para o Enem? Você é capaz de desvendar o que uma tirinha ou um gráfico quer transmitir? E aquele pequeno trecho na questão de língua portuguesa? Saberia marcar a resposta certa?

Muitos candidatos procuram compreender o que um texto quer transmitir e, muitas vezes, leem, releem, mas não conseguem chegar a um sentido completo. Esse é o seu caso? Então, saiba como interpretar um texto de maneira assertiva com estas 5 dicas que o blog Gênio do Enem separou para você!

Se quiser, você pode ler o nosso post sobre como melhorar a Leitura para o Enem. Confira também Técnicas e dicas de estudos para se dar bem nas provas do Enem!

Como interpretar um texto?

Primeiramente, você deve compreender como interpretar um texto de maneira coerente, certa e que corresponda ao que ele pede. Na maioria das vezes, os candidatos do Enem não sabem nem ao menos como interpretar um texto quanto mais decifrá-lo.

Sendo assim, vale a pena dar ênfase, antes mesmo de fornecer estas 5 dicas para você, uma breve explanação de como fazer uma boa interpretação de texto, o que realmente isso significa. Você sabe o que é interpretar um texto?

Segundo o dicionário Aurélio, interpretar é:

“Explicar o que é obscuro, ajuizar bem ou mal da intenção de, dar a uma coisa esta ou aquela significação”

Partindo desse conceito, você deverá ser capaz de se colocar na pessoa do autor que escreveu o texto. Não adianta muito você tentar tirar suas próprias conclusões diante do que já sabe ou tem pré-conhecimento do assunto.

Claro que se você souber do que se trata poderá obter uma resposta plausível, mas não é somente esse requisito que deverá possuir. É muito mais além do que apenas interpretar na sua própria visão de mundo.

Isso porque o autor do texto pode ser muito sutil nas palavras. Como dito no conceito do dicionário Aurélio, você terá de ser capaz de desvendar corretamente o que não está claro, o que está sutilmente escondido no texto. É aquela famosa “entrelinhas”.

E isso requer habilidade, treino, fazer uma leitura aguçada e ter a sensibilidade de penetrar nos pensamentos do autor. Você pensa que é fácil? Não é mesmo!

Assim, é importante que você se retire do texto. Como? Que você retire as suas opiniões, o seu parecer, o seu juízo, que seja imparcial e que apenas se coloque no lugar do autor e da mensagem a ser transmitida.

Para isso, a leitura do contexto é essencial! O texto, por mais que seja pequeno ou contenha uma charge, tirinha ou somente uma imagem, foto, deve ser visto em sua totalidade, e não apenas em uma parte que demonstra.

Então, frise em sua mente um ponto importantíssimo para que sua interpretação de texto seja correta: sempre analise o seu contexto! Por exemplo, se o trecho do texto traz uma época vivida, então, para compreendê-la em sua totalidade terá que conhecer como ela era.

É por isso que a interpretação do texto exige que você faça inúmeras leituras, conheça qualquer tipo de assunto (mesmo que seja apenas superficialmente, pois não se conhece tudo neste mundo) e treine em vários tipos de linguagens e gêneros, desde o romance, ação, ficção, história em quadrinhos, jornais, revistas, documentários, enfim.

Quanto mais diversificações e diferenciações na leitura que você faz, mas o seu cérebro poderá captar o que qualquer texto quer transmitir! E essa habilidade é adquirida com o passar do tempo e com hábitos de leituras cada vez mais corriqueiras.

Leia muito e vários estilos de textos para que você possa estar mais preparado na hora de encontrar uma questão de difícil compreensão no Enem e, ainda assim, ter sucesso ao respondê-la com êxito!

Veja nesse momento o que representa interpretar um texto!

Interpretação de texto é:

  • Ter uma visão geral do assunto
  • Ler mais de 3x sem interrupções. Até mesmo daquelas palavras desconhecidas, siga avante
  • Voltar ao texto quantas vezes achar necessário
  • Não deixar suas ideias, visões do seu mundo, suas opiniões prevalecerem sobre as do autor
  • Parti-lo em pequenos pedaços para melhor entendimento
  • Prestar bem atenção ao enunciado, muito mais que na resposta
  • Ter cuidado com o certo, errado, verdadeiro, falso, exceto, correta, incorreta. Geralmente, eu circulo para que não me confunda na hora de assinalar uma alternativa
  • Quando parecer que duas alternativas estão corretas e você está na dúvida, vá sempre pela mais completa, exata
  • Não encontrar uma resposta exata, mas sim a que faz mais sentido com o texto. É sério, nos confundimos muito nisso!
  • Enxergar as ideias que o autor transmite(apenas isso)
  • Atentar-se para os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito. São importantíssimos!
  • Retirar a informação essencial do texto
  • Não se deixar levar pela primeira impressão
  • Estar por dentro da atualidade, lendo jornais, documentários, revistas especializadas. Dessa forma, você abre sua mente para o que está fora do texto
  • Não compreender. Muito se discute sobre a relação entre interpretar é a mesma coisa que compreender o texto. Pode até haver, mas não como sendo o fator principal. Interpretar é muito mais que apenas compreender o texto.

10 motivos pelos quais não fazemos uma boa interpretação de texto

Agora, o blog Gênio do Enem irá mostrar alguns motivos pelos quais você não consegue acertar ao fazer uma interpretação de texto. São estes a seguir!

1 – Leitura feita nas pressas

2 – Faz conclusões precipitadas sem ler a totalidade do texto

3 – Não sai do seu mundo para entrar no mundo do texto

4 – Há palavras incompreensíveis (falta de vocabulário)

5 – Não faz uma pré-leitura

6 – Tem preguiça de ler mais de 1 vez

7 – Lê pouquíssimo

8 – Faz leitura de apenas um gênero, ou seja, não diversifica

9 – Falta de reflexão no texto

10 – Não se concentra para compreender o texto

Certamente, há outros motivos que você deve ter os quais te impedem de interpretar um texto corretamente.

Na maioria das vezes, é falta de leitura mesmo. Se você ler bastante e não somente o que gosta, mas fazer variações, sem dúvida, poderá conseguir interpretá-lo.

Interpretação de Texto para o Enem – 5 dicas!

A interpretação de texto para o Enem não se limita apenas às questões de linguagens e códigos. Ela também é muito útil para qualquer questão em outras áreas, inclusive, para as exatas, pois até para responder corretamente, terá que interpretar o que o enunciado apresenta.

Então, se você já possuir uma excelente habilidade em interpretar diferentes tipos de textos, certamente, ao se deparar com uma questão nas provas do Enem, saberá exatamente o que este lhe pedirá.

Agora, estas 5 dicas que o blog do Gênio do Enem separou para você vai te auxiliar a escolher a alternativa correta na interpretação de texto em qualquer questão do Enem. Confira!

1 – Procure a resposta no próprio texto

As questões do Enem são muito sutis. Então, muitas vezes, a resposta se encontra no próprio enunciado precisando, assim, que você somente preste atenção e seja sensível para percebê-la.

Para isso:

  • Leia calmamente cada enunciado (palavra por palavra)
  • Divida sua leitura pelos parágrafos, mas sem perder a totalidade do texto
  • Elimine as alternativas sem sentido nenhum, aquelas improváveis de serem as certas (geralmente, há apenas 2 alternativas muito parecidas e entre elas é que está a correta)
  • Prenda-se mais ao texto que às questões, pois é nele que a resposta está presente!

2 – Separe opinião de fato

Tente identificar no texto se ele apresenta um fato (algo concreto) ou se é simplesmente uma opinião. Caso esse texto demonstre algo que pode ser comprovado, então, ele é um fato. Caso possa dar abertura para refutar o texto, isso significa que ele é opinião.

Identificando se é fato ou opinião será possível estabelecer uma direção para a sua interpretação de texto seguir uma linha de raciocínio correto, o que lhe dará uma resposta naturalmente correta também.

3 – Analise a ideia central do texto

Todo texto apresenta uma ideia central que pode ser denominada como a palavra-chave ou uma frase. É comum você ler um texto jornalístico e ao ler a notícia saber de cara do que se trata. Isso é analisar a ideia central, ou seja, todas as informações ali estarão voltadas a essa palavra-chave ou a frase.

Então, tente analisar qual é essa ideia central para poder fazer uma interpretação de texto coerente e que te leve à alternativa correta. Você pode pergunta a si mesmo:

  • O quê? Onde? Por quê? Quando? Quem? Que quantidade? Como?

4 – Treine com trechos de textos jornalísticos ou de livros

O Enem costuma tirar pequenos trechos de noticiários jornalísticos ou de livros os quais são chamados de fragmentos. Então, você precisará saber trabalhar esse tipo de interpretação de texto que é pedido.

E, para obter sucesso, não há outra forma de treinar senão buscando provas anteriores do Enem ou fazendo isso por si mesmo, ou seja, você elaborando as próprias questões e destacando esses fragmentos.

É preciso que você tenha habilidade em interpretar esses fragmentos, pois do contrário, encontrará grande dificuldade em responder às questões de maneira assertiva. Treine os fragmentos o tempo que for preciso até que, verdadeiramente, consiga ter pleno domínio!

5 – Faça a apreensão e compreensão do texto

Os textos do Enem sejam eles em forma de gravura, charge, tirinha, imagem, desenho, tabela, gráfico sempre vão exigir apreensão e compreensão do texto.

Assim, apreender significa que você terá que capturar o sentido do texto e já compreender você terá que apreender e associar o seu conteúdo escolar com o conteúdo vinculado em nossa sociedade.

Para isso, você terá que utilizar desses dois mecanismos para que a interpretação de texto seja eficaz e sem erros no entendimento. Então, não é apenas ler uma parte do que está sendo transmitido, mas relacionar todas as palavras contidas com sua imagem ou gráfico ou seja lá qual recurso for usado.

Terá que olhar o texto nas entrelinhas, tentar absorver tudo o que o autor quer transmitir em sua maneira sutil no texto. É isso que fará toda a diferença em seu sucesso na interpretação de texto para o Enem.

A compreensão do texto equivale ao seu mundo, ao seu universo escolar, à sua leitura, toda a sua bagagem de conhecimento, tudo o que conhece dentro do seu pensar relacionando-se com o que o texto pede para ser interpretado. É essa combinação e interação do seu mundo do saber com o texto que acontece a sua correta compreensão.

Agora que você já descobriu o que é interpretar um texto, alguns motivos pelos quais não conseguimos fazer uma boa leitura interpretativa do enunciado ou texto e essas 5 dicas para melhorar isso, o blog Gênio do Enem trouxe uma questão para que você possa treinar essa análise. Leia, tente apurar o sentido do texto visual e escolha a alternativa que se encaixa com o que foi pedido no enunciado (a resposta está ao final).

interpretação de texto

O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à

a) Polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular

b) Ironia para conferir um novo significado ao termo “outra coisa”

c) Homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da população rica

d) Personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico

e) Antonímia para comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.

Você aprendeu como é importante fazer uma leitura mais apurada, tentando extrair do texto tudo o que ele veicula para que a sua interpretação seja correta. Esperamos que possa ter sido muito útil e de grande relevância para os seus estudos no Enem.

Também queremos apresentar um curso excelente com um dos professores mais bem preparado do Brasil, Prof. Régis Cortês. Esse curso é voltado para a área de matemática, cálculos.

Talvez, a sua dificuldade também seja nessa área, então, que tal conhecer mais sobre o curso Gênio da Matemática? Acesse o site oficial e fique sabendo de mais detalhes! Adquira já!

Caso queira deixar um comentário, fique à vontade! E aproveite para compartilhar com seus amigos e familiares que também precisam evoluir na interpretação de texto para o Enem.

Resposta: letra a)

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.