Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Para que serve a linguagem verbal e não verbal?

Aqui você entenderá para que serve a linguagem verbal e não verbal a fim de que possa fazer uma boa prova do Enem. Esse assunto pertence à área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias.

 

Em uma época bem distante, os nossos antepassados ​​caçavam e se reuniam em grupos dependendo uns dos outros para ter proteção, sustento e companheirismo. Eles precisavam se expressar de modo assertivo a fim de que não houvesse problemas na comunicação.

Por essa razão, até hoje a linguagem se faz essencial. E, mais ainda, se você está estudando para o Enem, pois é um dos assuntos cobrados para se ter domínio. A importância de saber para que serve a linguagem verbal e não verbal é fundamental!

O seu sucesso como estudante, profissional, depende da capacidade de comunicação efetiva, tanto a verbal como a não verbal.

A linguagem verbal e não verbal molda as suas interações com outras pessoas nos estudos e relacionamentos interpessoais, bem como no sucesso financeiro, pessoal e bem-estar físico e psicológico.

Compreender os diferentes aspectos e para que serve a linguagem verbal e não-verbal é o primeiro passo para melhorar a comunicação positiva e fortalecer os relacionamentos.

Também é interessante saber os papéis importantes que essas linguagens desempenham em suas interações com os outros. Então, quer saber para que serve a linguagem verbal e não verbal? Confira adiante!

O que é a linguagem verbal?

A linguagem verbal engloba qualquer forma de comunicação envolvendo palavras, falas, escritas ou assinadas.

A conversa que você tem com o seu colega da escola ou cursinho, a leitura de algum blog de seu interesse, mensagens no WhatsApp é uma forma de linguagem verbal.

A sua capacidade de se comunicar com um idioma baseado em um sistema organizado de palavras, em vez de apenas sons, é o que separa das outras espécies.

Você não só tem a linguagem, mas também a tecnologia que lhe permite comunicar-se uns com os outros sem importar a distância física.

O que é a linguagem não verbal?

A linguagem verbal coexiste ao lado da linguagem não-verbal, que pode afetar as percepções e trocas das pessoas de maneiras sutis, mas significativas. A linguagem não verbal inclui a linguagem corporal, como gestos, expressões faciais, contato visual e postura.

O toque é uma linguagem não-verbal que não só indica sentimentos de uma pessoa ou nível de conforto, mas também ilustra características de sua personalidade.

Um aperto de mão firme ou um abraço quente indica algo muito diferente de uma tapinha que se dá nas costas ou um aperto de mão tímida. O som de nossa voz, incluindo o tom, tom e volume também são formas de linguagem não-verbal.

O significado por trás das palavras de alguém é, muitas vezes, inteiramente diferente da tradução literal, como é visto em casos de sarcasmo e zombaria.

Para que serve a linguagem verbal e não verbal?

Linguagem verbal – Para que serve?

Utilizamos a linguagem verbal para informar, seja para os outros sobre as nossas necessidades ou para transmitir conhecimento. O esclarecimento é o seu componente chave.

Muitas vezes, não nos articulamos claramente, ou nossas palavras ou ações são mal interpretadas. A linguagem verbal ajuda a esclarecer o mal-entendido e fornece informações adicionais.

Podemos usá-la para corrigir um erro. O poder das palavras, “desculpe-me”, muitas vezes é mais eficaz do que uma ação. A linguagem verbal também pode ser usada como ferramenta de persuasão.

Ela cria uma oportunidade de debate, estimula pensamento e criatividade, e aprofunda e cria novos relacionamentos.

Robert M. Krauss no artigo “A Psicologia da Comunicação Verbal”, publicado na Enciclopédia Internacional das Ciências Sociais e de Comportamento em 2002, explica:

“A sobrevivência de uma espécie depende criticamente de sua capacidade de comunicação efetiva. E a qualidade de sua vida social é determinada em grande medida por como e o que ele pode se comunicar”

Linguagem não verbal – Para que serve?

Pense em quantos relacionamentos amorosos começam fazendo contato visual em uma sala de aula lotada. Uma piscadinha tende a ser mais eficaz do que apenas um olhar.

Michael Argyle, em seu livro “Linguagem corporal”, identifica cinco funções principais da linguagem não verbal:

  • Expressar emoções, comunicar relações interpessoais, apoiar a interação verbal, refletir personalidade e realizar rituais, como saudações e adeus.

Edward G. Wertheim, Ph.D., em seu artigo, “A Importância da Comunicação Efetiva”, detalha como a linguagem não-verbal interage com a verbal.

Podemos reforçar, contradizer, substituir, complementar ou enfatizar nossa linguagem verbal com pistas não-verbais, como gestos, expressões e inflexão vocal.

Diferença entre a linguagem verbal e não verbal

Os seres humanos se comunicam de várias maneiras, tanto verbalmente como não verbalmente. Primatas e outros animais se comunicaram sem uso de linguagem desde muito antes de os humanos inventarem a linguagem verbal.

Alguns cientistas acreditam que até hoje, a maioria das linguagens entre os humanos não é verbal. Ambos os tipos de comunicação diferem significativamente entre gêneros e culturas.

Definição de linguagem

A linguagem é o uso de mensagens para produzir significado dentro e através de uma variedade de contextos, culturas, métodos e mídia, de acordo com a Associação para a Administração da Comunicação.

É uma atividade aprendida – você deve aprender a falar seu idioma nativo, operar um telefone celular ou mesmo usar gestos comuns em sua cultura. Você também deve aprender a receber e interpretar mensagens de outras pessoas.

Curso de gênio de matemática

Clique agora!

Linguagem verbal versus não verbal

A linguagem verbal é mais adequada para transmitir informações específicas e é melhor adaptada à comunicação através da tecnologia em longas distâncias.

A comunicação não verbal é mais imediata do que a verbal, mas seu significado é tipicamente mais ambíguo, não obstante o fato de que certas formas de linguagem não verbal, como o uso dos olhos, podem transmitir emoções de forma mais eficaz do que as palavras.

Alguns meios tecnológicos de comunicação, como o filme, podem efetivamente transmitir muitas formas de linguagem não verbal.

Leia também para se aprofundar mais nesse assunto Recursos verbais e não verbais no Enem – Identifique-os!

Será que você está utilizando a linguagem verbal e não verbal efetivamente em seu dia a dia? Se aparecer uma questão sobre esse assunto em sua prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias no Enem saberia responder com exatidão?

Que você tenha muito sucesso em seus estudos para o Enem e que possa tirar o maior proveito desse post sobre para que serve a linguagem verbal e não verbal.

Se quiser, pode comentar abaixo e aproveite para compartilhar com os seus amigos!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.