468×60

Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Redação

O que fazer e o que não fazer na redação do Enem?

Não fugir ao tema proposto, apresentar um texto dissertativo-argumentativo e evitar ponto de vista são os principais itens que você deve considerar ao escrever. Saiba o que fazer e não fazer na redação do Enem e atinja uma nota acima da média!

Saber o que fazer e o que não fazer na redação do Enem é um dos passos que pode levar você a atingir uma boa pontuação. Afinal, é a sua nota que fará com que concorra a um curso superior.

E, apesar de muitos candidatos sentirem medo ou insegurança em enfrentar essa parte do exame, ainda há a chance de superar esse grande desafio. E, quando você aprende estratégias inteligentes, a redação Enem fica bem mais fácil de fazer.

Sendo assim, a primeira coisa que deve ter em mente é que a redação não deve ser encarada como um bicho de sete cabeças. E nem como algo difícil de ser alcançado como, por exemplo, a obter a nota 1000.

Embora seja exigido critérios para ser aceita pela banca julgadora do Inep, se você descobrir o que fazer e o que não fazer na redação do Enem, sem dúvida, obterá um resultado surpreendente!

Por isso, se você tem dificuldade em escrever textos dissertativos e argumentativos, não se preocupe! Aqui estão algumas ideias, dicas, sugestões, técnicas e recomendações de como você deve redigir para atingir uma nota elevada. E se você quer um curso online para impulsionar os seus estudos, então, clique Curso Gênio da Matemática!

E, com isso, ser possível utilizar essa nota como porta de entrada a um dos programas do governo. Entre os que existem atualmente são ProUni, Fies, Sisu e IES Portugal, os quais ofertam vagas em universidades para participantes do Enem. E por meio deles você tem a chance de optar por até 2 (dois) cursos de seu interesse e preferência.

E, então? Quer saber o que fazer e o que não fazer na redação do Enem? Confira abaixo instruções de como você deve redigir o tema exigido no dia do exame.

O que fazer e o que não fazer na redação do Enem

Por ser uma das etapas cruciais na prova Enem, a redação precisa ser bem elaborada e estruturada conforme os parâmetros do Inep. Assim, abaixo estão algumas considerações que você deve observar para obter uma nota acima da média dos concorrentes.

1 – Concentre-se no tema / Não fuja e nem dê rodeios

É muito comum candidatos fugirem do tema que foi proposto. Sendo assim, esse deslize acaba acarretando uma nota baixa na redação. Por isso, a leitura atenta ao tema e ao texto motivador é essencial. Assim, você pode anotar as principais ideias e possa escrever em torno do que foi solicitado.

2 – Não copie nenhum parágrafo do texto motivador

Embora haja o texto motivador como um impulsionador para a sua imaginação, ele jamais deverá ser usado como parte do seu texto. Assim, evite qualquer trecho por mais que tenha lhe chamado atenção. Então, sempre utilize de sua própria autoria no momento da escrita.

3 – Escreva um texto dissertativo-argumentativo

O treino em redigir um texto dissertativo-argumentativo é o que você, provavelmente, fará no dia da prova. Por isso, é importante que o seu estudo e exercício de redação na escola ou em casa sigam esse padrão. Com isso, ao chegar no dia da sua prova você não encontre dificuldade nenhuma em passar por essa etapa.

4 – Desrespeito aos Direitos Humanos

Um dos pontos que a sua redação Enem pode ser anulada é ferir, ofender, ou seja, desrespeitar os Direitos Humanos. Sendo assim, escreva a sua redação de maneira que possa transmitir a sua mensagem de maneira ética e com bom senso.

5 – Ignorar a norma culta da língua portuguesa

Essa é uma dica o que fazer e o que não fazer na redação do Enem que vale também para qualquer tipo de exame. Sendo assim, você deve considerar a norma culta da língua portuguesa como uma das prioridades em seus textos. E para que ela seja aplicada é fundamental que estude gramática, leia livros, saiba usar pontuação, entenda de ortografia, evite gírias, palavras comuns etc.

Dicas rápidas para a Redação Enem

Agora que você aprendeu 5 dicas que farão a sua redação Enem se sobressair acima da média, leia estas dicas simples e rápidas! Certamente, elas irão de ajudar e auxiliar para enfrentar o grande dia com confiança:

  • Mantenha-se atualizado com as principais informações e notícias ao redor do Brasil e mundo

  • Seja impessoal na argumentação que usar em sua redação Enem. É preciso que não dite o que deve ou não fazer, mas faça o leitor pensar

  • Não use de ironia, deboche, gírias, ditados populares, abreviaturas, frases desconexas em seu texto

E, então? Tem alguma dica interessante para o que fazer e o que não fazer na redação do Enem? Se sim, compartilhe comentando abaixo! E, se quiser, divulgue esse post para os seus amigos e familiares.

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.