Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Redação

O que é o espelho da redação Enem?

Aqui estão algumas informações sobre o que é o espelho da redação, quais os critérios usados na sua correção e como acessá-lo. Confira como funciona para que possa avaliar o seu desempenho.

Muitos candidatos ao Enem se questionam sobre o que é o espelho da redação. Apesar de ser apenas uma referência, ele auxilia para você saber como se saiu na parte da escrita. Até porque é uma das notas que mais pesam na hora da pontuação final.

Por isso, se você souber como funciona, quais os critérios aplicados para a correção fica mais fácil estudar e treinar em casa. Também é fundamental que você se autoavalie para que nos próximos testes que seja exigida a redação você possa se sair melhor!

Então, quanto mais cedo você identificar os erros e corrigi-los, mais perto da excelência estará em manter o seu desempenho sempre avançando. Por esse motivo é tão importante que faça essa autoanálise logo após cada prova realizada!

Para te ajudar a entender o que é o espelho da redação veja a seguir informações sobre o seu objetivo. Também conheça os critérios utilizados pelos especialistas da banca e como consultar esse relatório.

O que é o espelho da redação Enem?

O espelho da redação Enem é um documento digitalizado com o qual você fez a redação e a teve corrigida pela equipe do Inep. Ele é divulgado na página do participante no mês de março

Sendo assim, você consegue saber como se saiu e identificar onde pode melhorar. Então, é uma iniciativa bem interessante por parte do MEC – Ministério da Educação. Assim, ele passou a exigir esse item a partir de 2012, pois assim é possível fazer uma autoanálise, individualmente!

Além de descobrir como se saiu nas 5 competências avaliadas há maior transparência na correção. Com isso, você tem muito mais certeza de como ela foi analisada e corrigida.

Divulgação do espelho da redação Enem

Em 2016, o MEC solicitou que fosse divulgado o espelho da redação Enem 2015 em janeiro juntamente com as notas oficiais da prova. No entanto, nos últimos anos, a divulgação está ocorrendo meses depois que a nota da prova e redação foram anunciadas.

Como é o caso de quem realizou o Enem 2018 que teve o acesso a consulta do espelho da redação no dia 19 de março de 2019.

Agora, para a edição do Enem 2019, ainda não se sabe exatamente a data que será divulgada esse espelho da redação. Porém, pode ser que seja em março, de novo! Então, é bom ficar atento ao cronograma Enem para estar informado.

É importante ressaltar também que nesse ano de 2019, o espelho da redação tem a função apenas pedagógica. Sendo assim, você não poderá entrar com recurso, caso perceba algum item da correção que discorde.

Por fim, o espelho da redação serve somente para você analisar e avaliar como foi o seu desempenho na escrita, algo também de suma importância para o seu crescimento.

Critérios na correção da redação Enem

Os critérios de correção da redação Enem são feitos mediante 5 competências distintas. Assim, cada competência vale de 0 a 200 pontos onde são corrigidas por 2 (dois) professores.

Caso exista diferença acima de 100 pontos da nota de cada corretor ou se ultrapassar mais de 80 pontos em cada uma das competências, então, um terceiro corretor realiza a correção.

Além dessa situação, há uma outra que também é levada como critério. Por exemplo, caso a redação receba a nota total dos 2 (dois) corretores, então, é obrigatório ser avaliado pela banca tendo a correção de mais professores.

Eis abaixo as 5 competências a serem exigidas:

1 – Competência da norma culta

2 – Competência de leitura

3 – Competência de tese e argumentação

4 – Competência de coesão

5 – Competência de proposta de intervenção social

Como consultar o espelho da redação?

Para você consultar o espelho da redação Enem é primordial que acesse a sua página do participante Enem. Assim, deverá inserir o seu CPF e os dados de login e senha que criou no ato da inscrição.

Se quiser, siga este passo a passo abaixo:

  • Acesse o site oficial ao clicar em Página do Participante

  • Resolva o desafio ao clicar na figura correspondente conforme solicitação do chat

  • Em seguida, insira o seu CPF

  • Prossiga conforme orientação do chat

  • E finalize clicando na opção de espelho da redação

Pronto! Você já terá o documento na tela para verificar o seu desempenho na redação Enem. E, assim, identificar o que precisa ajustar para fazer melhorias.

Se você precisa de ajuda para estudar com mais afinco e de maneira dinâmica, então, conheça o nosso curso Gênio da Matemática e Português. Ele é um curso online onde você pode estudar conforme a sua rotina, tendo muito mais flexibilidade e praticidade!

Para conhecer, clique Curso Gênio da Matemática + Português e dê um “UP” em seus estudos!

Acesse a nossa categoria de como obter uma pontuação elevada ao clicar em Redação.

Se quiser, comente algo. E também nos ajude a divulgar compartilhando em seu feed.

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.