Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Informações da Prova

Matérias do Enem – Saiba quais conteúdos para estudar!

matérias do enem

Gênio do Enem selecionou as matérias do Enem para você estudar por assuntos dentre as quatro áreas do conhecimento. Veja aqui!

Se você planeja se dar bem nas provas do Enem, então, é obrigatório saber quais os conteúdos que precisará ter, se possível, o domínio a fim de responder assertivamente as questões. Dessa forma, as matérias do Enem devem ser pautadas para o estudo gradual e evoluindo conforme sua dedicação, pois são extensos e exigem atenção.

Como você já deve saber (ou se não sabe, vai aprender agora), os critérios da banca examinadora é avaliar o candidato conforme a sua habilidade de aprendizado e conhecimento adquirido, o que se refletirá em cada questão acertada.

Então, se você errar uma questão em que se julga de fácil compreensão, mas acertar outra mais difícil, isso será levado em consideração e não garantirá uma boa nota para você, o que torna importante ter bastante conhecimento desas matérias do Enem a fim de evitar essa situação embaraçosa.

Outro aspecto é que ela avalia entre a sua prova com o outro candidato ao acertar uma questão ou errar. Por isso, nem sempre os acertos levam a altas pontuações.

Até porque é preciso ter coerência nas respostas que cada um marca na prova, e isso os avaliadores das provas do Enem têm trabalhado com êxito e bom senso permitindo a isenção de erros nas avaliações para não cometer injustiças.

Por isso, queremos aqui destacar quais são os conteúdos de estudo para o Enem a fim de que possa estudar assertivamente. A sugestão do Gênio do Enem é que você elabore um cronograma de estudo, pois essa organização vai favorecer o seu desempenho resultando em uma melhor qualidade de aprendizado.

Escrevemos um post sobre como você pode organizar e estudar diariamente, caso queira conhecer e aplicar em sua rotina de estudos acesse Cronograma de Estudos.

Quatro áreas do conhecimento nas provas do Enem

De antemão, conheça abaixo as quatro áreas do conhecimento nas provas do Enem e, em seguida, mostraremos os conteúdos dessas matérias do Enem para você iniciar seus estudos da melhor forma possível!

Lembrando que as provas do Enem são compostas por 45 questões objetivas e 1 de redação de caráter classificatório e com pontuações. A redação tem a nota com pontuação até 1000, sendo dividido em 5 competências que a banca examinadora espera de cada candidato (sendo 200 cada competência).

1 – Linguagens, códigos e suas tecnologias

– Conteúdo de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto)
– Língua Estrangeira Moderna e Literatura
– Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação

2 – Matemática e suas tecnologias

3 – Ciências da Natureza e suas tecnologias

– Conteúdos de Química, Física e Biologia.

4 – Ciências Humanas e suas tecnologias

– Conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.

Matérias do Enem – Conteúdos de estudo!

As matérias do Enem estão divididas por conteúdos para que você possa estudar organizadamente. Nada melhor que fazer um bom planejamento dividindo esses assuntos em pequenas partes, pois assim não parecerão ser tão extensos e exaustivos.

Outro ponto positivo ao fazer essa divisão estendendo para um longo período é que você irá estudar com calma, sem pressa, sem correria. Sem dúvida, isso vai evitar o bloqueio e impedimento de absorver o conteúdo com afinco.

Então, veja abaixo as matérias do Enem de acordo com as 4 áreas do conhecimento exigidos nas provas do Enem. Sucesso a você e siga avante!

1 – Linguagens, códigos e suas tecnologias

– Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto)

Gramática – Figuras e funções de linguagem, tonicidade das palavras, regras de acentuação e ortografia (Novo Acordo Ortográfico) e pontuação.

Interpretação de Texto – Texto em prosa, as charges, texto poético, texto descritivo, tipos de textos descritivos, texto dissertativo, estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa, estudo dos gêneros digitais, estudo das práticas corporais.

– Língua Estrangeira Moderna e Literatura

Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou espanhol) – Leia textos, ouça músicas, assista vídeos sem legenda, estude o básico da gramática e fique por dentro da atualidade, precisamente, o que os jornais internacionais estão abordando sobre o Brasil. As questões tanto de inglês como espanhol são textos interpretativos que exigem conhecimento de vocabulário, visão de mundo e atenção a detalhes contidos no enunciado.

Literatura – Barroco, arcadismo, romantismo, realismo e naturalismo, parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo e pós-modernismo, modernismo e pós-modernismo, literatura contemporânea.

– Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação

Artes – Movimentos e Artistas do Século XX e o teatro.

Educação Física – Esportes e artes marciais.

Tecnologias da Informação e Comunicação – As novas tecnologias e a comunicação, impacto social, internet, as organizações políticas e a censura, educação, lazer, marketing, ética na internet, crime na internet, países sem acesso à internet livre, rede social, sociedade da informação, economia, web: Informação a mais.

2 – Matemática e suas tecnologias

Matemática – Conjuntos numéricos – os tipos de números, teoria dos conjuntos, aritmética, expressões numéricas, potências, raízes, equações, inequações, razão, proporção e porcentagem, tipos de função, função quadrática, funções exponenciais e logarítmicas, progressão aritmética e geométrica, probabilidade – conceito e exercícios, análise combinatória – permutações, arranjos e combinações, introdução aos sistemas de equações lineares, matrizes, trigonometria, gráficos de retas em um sistema ortogonal de coordenadas, geometria Analítica, geometria plana, geometria espacial, estatística, raciocínio matemático.

3 – Ciências da Natureza e suas tecnologias

– Química, Física e Biologia

Química – Estados físicos da matéria, densidade, substâncias químicas, separação de misturas químicas, ar atmosférico, atomística, classificação periódica dos elementos, ligações químicas, ligação covalente, molecular ou homopolar, forças intermoleculares, fórmulas químicas, massas atômicas – massas moleculares – Mol, funções inorgânicas – ácidos, bases ou hidróxidos de arrhenius, sais na química, óxidos, potencial hidrogeniônico (pH), leis ponderais, soluções, diluição das soluções, solubilidade, fenômenos físicos e químicos, termoquímica – entalpia, cinética química, propriedades coligativas, equilíbrio químico, radioatividade, eletroquímica, eletrólise, química orgânica, funções orgânicas – nomenclatura, principais funções orgânicas, ácidos carboxílicos, éster, alcoóis, petróleo, gás metano, polímeros, isomeria plana e espacial, teorias modernas de ácido e base, reações orgânicas, gases, bioquímica: as proteínas e os aminoácidos.

Física – Introdução à física, unidades de comprimento, unidades de volume, ordem de grandeza, mecânica cinemática e dinâmica, termologia, corrente elétrica, eletrostática, magnetismo, óptica, ondulatória.

Biologia – Citologia, anatomia e fisiologia: reprodução e desenvolvimento, sistema imunitário, nutrição e digestão, respiração, circulação, proteção, suporte e movimento, seres vivos: classificação dos seres vivos, reino monera, reino protista, reino vegetal, reino animal, parasitologia – doenças, saúde, genética, evolução, ecologia, meio ambiente.

4 – Ciências Humanas e suas tecnologias

– Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais

Geografia Geral: cartografia, astronomia, geografia física: geologia e relevo, clima, hidrografia, vegetação; extração e fontes de energia, agropecuária, população, urbanização, sistemas econômicos, indústria, mundo pós-guerra, estado-nação, globalização e desenvolvimento, comunicações e transportes, meio ambiente, áfrica, Ásia, oriente médio.

Geografia do Brasil: geografia física do Brasil, as regiões do Brasil, população do Brasil, energia e minerais, industrialização brasileira, urbanização brasileira, agropecuária do Brasil, economia brasileira, o transporte no Brasil, questões ambientais.

História Geral: Pré – história, introdução: antiguidade oriental, Egito, Grécia – A Civilização Grega e o Período Arcaico, a cultura grega, o legado romano, Roma, mundo árabe, o renascimento comercial e urbano, a formação dos Estados Europeus, história das cruzadas, a cultura medieval, fim da Idade Média, astecas e incas, feudalismo, história do renascimento, renascimento cultural, era dos descobrimentos, colonização espanhola, comércio de escravos, absolutismo francês, revolução científica, iluminismo, revolução americana, revolução francesa, Napoleão Bonaparte, Independência da América Latina, Revolução Industrial, teorias econômicas, segunda Revolução Industrial, Índia Britânica, causas da Primeira Guerra Mundial, Alianças na Primeira Guerra Mundial, os Tratados de Paz da Primeira Guerra Mundial, Revolução de Outubro, fascismo na Itália, nazismo e fascismo, a grande depressão, as causas da Segunda Guerra Mundial, fases da Segunda Guerra Mundial, holocausto, guerra do pacífico, o fim da Segunda Guerra Mundial, A Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética, A União Soviética, criação do Estado de Israel, conflito Árabe-Israelense, América Latina, o imperialismo na África – O Continente Antes de sua Repartição, a queda do Muro de Berlim e o Fim do Comunismo na Europa, o colapso da União Soviética, o fim do Comunismo e da URSS, descolonização.

História do Brasil: Brasil Pré-Colonial, colonização do Brasil, a sociedade colonial, a formação territorial do Brasil, entradas e bandeiras, o ciclo do ouro, as revoltas coloniais, o processo de Independência do Brasil, o primeiro Reinado no Brasil, o período Regencial (1831-1840), o Segundo Reinado – D. Pedro II, economia cafeeira, política externa do Segundo Reinado, proclamação da República, a República da Espada – (1889 – 1894), a República Oligárquica (1894 – 1930), a crise da República Oligárquica, o Estado Novo, a decadência do Estado Novo e a Política Getulista, o governo Vargas – O governo JK, o governo de Jânio Quadros e de João Goulart, República Militar, o governo Médici, o governo Geisel, o fim do Regime Militar, a Nova República, Governo Itamar Franco – Governo FHC.

Filosofia – Introdução à filosofia, os sofistas, Sócrates, Platão – o filósofo-rei, Aristóteles: a ética e a política, a ética de Santo Agostinho, filosofia medieval e o cristianismo: Tomás de Aquino, filosofia do Renascimento, Nicolau Maquiavel, Razão e Experiência: a investigação científica, empirismo, racionalismo, René Descartes, filosofia do iluminismo, Immanuel Kant.

Sociologia – cidadania brasileira e cultura no Brasil

Conhecimentos gerais – diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade; formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado; características e transformações das estruturas produtivas; os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente; representação espacial.

Habilidades esperadas do candidato

Agora, Gênio do Enem quer destacar um ponto fundamental para que você tenha sucesso nas provas do Enem: são as habilidades esperadas pela banca examinadora.

Você já notou que não basta apenas responder às questões? A banca examinadora avalia o desempenho, a habilidade do candidato ao responder cada uma delas. Isso é relevante porque cada vez mais o MEC quer ter a certeza que você possui conhecimento e aptidão necessária para enfrentar uma graduação.

Dessa forma, cada uma dessas quatro áreas do conhecimento que você leu anteriormente possuem 45 questões objetivas (de marcar). Elas foram elaboradas propositalmente de forma que sejam identificadas as seguintes habilidades no candidato:

1 – Domínio de linguagens – entender e dominar as regras da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemáticas, artísticas e científicas.

2- Elaboração de propostas – utilizar os conhecimentos aprendidos na escola para criar propostas de intervenção na sociedade respeitando os direitos humanos.

3 – Compreensão de fenômenos – relacionar conceitos de várias áreas do conhecimento para compreender fenômenos naturais, históricos e científicos.

4 – Construção de argumentos – relacionar informações para construir uma argumentação consistente.

5 – Enfrentamento de situações-problema – organizar, selecionar e interpretar dados e informações para tomar decisões e solucionar problemas.

Assim, você precisará provar que tem condições de tirar a nota máxima (ou a nota que supostamente tirou) conforme essas habilidades nas diversas matérias do Enem. E é justamente nessas 45 questões que os avaliadores poderão comprovar se você as tem ou não.

Por essa razão, você precisa dominar os conteúdos, assimilar muito bem cada informações para que não haja dúvida que você possui todas essas habilidades. Você precisa estudar com vontade de reter ao máximo cada assunto e que, mesmo finalizando essa etapa das provas do Enem, elas nunca mais possam ser esquecidas (pelo menos boa parte delas).

Que tal? Está preparado para começar a estudar essas matérias do Enem? Esperamos que essas informações tenham ajudado você a assimilar os conteúdos para fazer a organização do seu modo, ou se preferir, seguir o nosso cronograma de estudo que sugerimos anteriormente.

Caso queira fazer alguma pergunta ou comentar sobre algo que gostou no texto , fique à vontade! Também compartilhe com seus amigos para que mais e mais candidatos possam conhecer essas matérias do Enem as quais serão essenciais para realizar uma excelente prova.

Queremos destacar um curso online de matemática, física e química para você estudar com base em conteúdos que constarão no Enem. Ele é um dos melhores cursos de matemática do Brasil com técnicas impressionantes que facilitarão o seu aprendizado para essa disciplina.

O nome dele se chama Curso Gênio da Matemática! Você, ao adquirir esse curso online, terá ainda bônus nos cursos de física e química para estudar no conforto de seu lar, em qualquer lugar e com toda a simplicidade que necessita em aprender essa matéria.

Prepare-se com o melhor curso online de matemática do Brasil e se junte a outros que tem o mesmo objetivo que você! Venha e faça parte! Inscreva-se neste site Curso Gênio da Matemática.

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.