Scroll Top

Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Matemática e suas Tecnologias

Matemática para o Enem – Principais assuntos da prova

matematica para o enem

Probabilidade, porcentagem, estatística é alguns dos principais assuntos de matemática para o Enem. Conheça todos!

A prova de matemática para o Enem pode ser mais fácil do que você imagina. É certo que a preparação, o treino e o estudo contínuo dessa matéria são primordiais. No entanto, existem alguns mecanismos que podem ser usados a seu favor para obter uma nota boa.

Muitos candidatos se sentem amedrontados só de ouvir falar em matemática, não é mesmo? Nestes últimos anos, o desempenho está sendo pior a cada ano tanto nessa disciplina quanto a de língua portuguesa. E, agora? Como resolver essa situação?

O que fazer diante de um ensino, educação brasileira que constantemente está se enfraquecendo? Como agir em meio a uma defasagem em questões básicas de matemática? Você sabia que a maioria dos alunos não sabem resolver questões simples de matemática? É desse jeito que a educação está!

Por estar desse jeito, é nessa hora que você precisa mergulhar em como poderá aprender de modo que traga resultado cada vez melhor! Sair da mesmice e da zona de conforto é a única saída que te levará a atingir a nota máxima.

Por isso, aprenda aqui no blog Gênio do Enem algumas ferramentas que poderão elevar o seu nível de aprendizagem. E não somente poderão ser usadas em uma única disciplina como a matemática, mas em todas as outras áreas que o Enem exige!

Visite a nossa categoria Técnicas e dicas de estudo para que aprenda sobre como se concentrar melhor, exemplos de candidatos que atingiram nota máxima, como maximizar o seu tempo etc.

Hoje queremos fornecer os assuntos mais cobrados de matemática para o Enem. Não adianta saber tudo que estudou no ensino médio, o mais importante é descobrir o que mais consta nas provas.

Até porque o Enem é um exame diferenciado, que aponta enunciados específicos e que trata de assuntos em concordância com a realidade dos candidatos.

Um ponto essencial a considerar nas provas de matemática no Enem é justamente o que trata o enunciado. Ele é a junção do que você vive no cotidiano relacionando aos conceitos da matemática.

Sendo assim, estudá-los pensando nessa junção fará total diferença em sua nota. Vamos aprender os principais assuntos? Confira abaixo!

Assuntos mais cobrados de matemática para o Enem

A prova de matemática para o Enem contém 45 questões. A maioria delas não é complicada, mas requer que o candidato desenvolva o nível de sua dificuldade. O Enem quer que você tenha um alto desempenho. Ele quer saber se você tem a capacidade de resolver problemas dentro de um contexto.

É correto dizer que cada um possui níveis distintos de dificuldade, não é mesmo? O que para um a questão pode ser difícil, já para outro, ela pode ser fácil. Então, a sua concentração deve ser baseada ao que precisa melhorar.

Você saberia afirmar se é capaz de dominar o conteúdo de trigonometria? E o de porcentagem? De progressão geométrica? Quais assuntos que mais tem dificuldade?

Se você percebe que progressão aritmética ainda o vence, então, é nesse assunto que você terá que se dedicar mais. A dica é: concentre-se no que é dificultoso para você!

Eis abaixo os assuntos mais cobrados de matemática para o Enem e se mantenha à frente dos outros. Logo adiante, iremos dar umas dicas para você saber como melhor estudar. E lembre-se: Estude, aprenda e treine!

1 – Funções de 1° e 2° graus

2 – Progressão aritmética e geométrica

3 – Porcentagem

Para que possa se dar bem na prova que constar esse assunto, leia como deve atuar. Clique Porcentagem – Como acertar as questões do Enem.

4 – Estatística

5 – Grandezas proporcionais

6 – Equações de 1° e 2° graus

Quer saber como resolver equação de 1° grau? Clique no site Gênio da Matemática e aprenda rapidamente, Como resolver equação do 1° grau.

7 – Trigonometria

Aprenda Trigonometria facilmente com esse post, clique Trigonometria – Como aprender?

Também sugerimos aprender com este Exercícios de Trigonometria e dê uma olhada em Identidades Trigonométricas

8 – Probabilidade

Caso você se interesse em como se dar bem em enunciados no Enem que contenha probabilidade, então, acesse o conteúdo Como acertar questões de probabilidade

9 – Análise combinatória

10 – Geometria espacial e plana

11 – Matemática financeira

Dicas de como estudar matemática para o Enem

Algumas dicas para que você mande bem no Enem! Siga abaixo e se concentre nelas! Você vai notar como há grande variedade de técnicas que podem ser aplicadas, além da busca do seu conhecimento nessa matéria!

O grande segredo não é o conhecimento adquirido da área de matemática, mas quão bem você consegue aplicá-lo nos enunciados, questões. Fique atento! Eis abaixo para você arrebentar na prova!

1 – Verifique com cautela os gráficos, esquemas e tabelas

Não adianta muito você interpretar esses gráficos, tabelas ou outro recurso que seja apresentado. De acordo com Eduardo Izidoro, professor do cursinho Henfil, você precisa ter um conhecimento específico.

Por isso, se você não tem conhecimento sobre o conteúdo, certamente, contar apenas com a interpretação vai lhe prejudicar.

Uma interpretação errada é fácil de ter quando não há uma base de conhecimento. Portanto, estude os gráficos, esquemas e tabelas com esse pensamento. Esteja ciente que o Enem apresenta muito esse recurso, então, treine bastante!

Veja esse post sobre Como resolver questões de gráficos

2 – Foque nos conteúdo do nono ano (E.F) e primeiro ano (E.M)

Cerca de quase 100% das questões que constam na prova de matemática para o Enem provém do que você estudou no nono ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio. Então, esteja focado neles ao estudar para a prova.

Embora se concentre nessas fases, não se esqueça de estudar as demais.

3 – Analise bem os dados apresentados

Uma dica interessante é que você precisa verificar muito bem os dados apresentados antes de assinalar a alternativa. Algo muito comum que ocorre é o enunciado não dizer sobre o assunto a ser exigido.

Por exemplo, a progressão aritmética não está explícita no enunciado, mas por meio das informações é possível notar que é sobre ela. Então, tenha total atenção ao que ele está pedindo para não cometer equívocos.

Você terá que usar o recurso de identificação, de reconhecer para que possa ter certeza que é desse assunto de que se trata.

4 – Resolva provas anteriores do Enem

Não há dica mais eficaz que tentar resolver as questões de anos anteriores do Enem. Você só conseguirá ficar “expert” no Enem quando aprender a seguir o mesmo ritmo que os examinadores preparam os enunciados.

Pensando nisso, o blog Gênio do Enem preparou um jeito bem fácil de você tê-las em seu computador. Então, clique em nossa categoria e baixe agora mesmo!

Veja, estude, se questione e extraia tudo que puder desses enunciados, alternativas e a prova como um todo!

Baixar Provas anteriores do Enem

5 – Deixe as questões mais complicadas para o final

Comece pelas questões que você supõe saber. Vá pelo mais fácil e tente resolvê-las com calma. Quando perceber que está demorando demais e a mente já está confusa, mude para outra e a deixe essa para o final.

É melhor resolver todas que você já sabe que deixá-las para fazer nas pressas. O que adiantará se bater muito a cabeça em uma questão? É melhor passar para outra que não exigirá tanto de você!

Portanto, siga essa dica: deixe as complicadas, confusas, difíceis para o final.

6 – Leia sobre comentários de como foi a prova no ano anterior

Para que você possa avaliar um exame será preciso que saiba dos comentários a seu respeito. Sendo assim, é bem importante você procurar descobrir um resumo de como se deu a prova de matemática no Enem do ano anterior.

Para te ajudar nisso, o professor Régis Cortês, um dos melhores do Brasil na disciplina de matemática, fez um comentário da prova no ano de 2015. Confira lá no site Gênio da Matemática e leia mais sobre o desempenho.

Acesse Prova comentada (resolvida) Matemática 2015

7 – Descubra os erros mais comuns que ocorrem nas provas

Uma maneira correta para corrigir erros é descobrir onde eles geralmente mais acontecem. Será que você mensura os seus resultados após o exame? Você saberia identificar o assunto que mais tende a errar na disciplina de matemática?

É fundamental saber o que você mais acerta, mas também não deve esquecer-se de identificar quais os que mais erram. Com isso, poderá trabalhar nos erros e corrigi-los.

Sendo assim, convidamos a ler este conteúdo que trata, especificamente, de erros comuns na matéria de matemática. Será que eles não estão sendo cometidos por você? Veja e faça uma auto-análise!

Clique 26 erros mais comuns em provas de matemática

8 – Faça simulados e treine muito

A recomendação é que diariamente aplique testes, simulados, resoluções, a si mesmo nessa disciplina. Você só conquistará uma boa nota se praticar e praticar todos os dias. Então, após o seu estudo, convém tentar fazer um simulado nesse assunto que acabou de estudar ou deixe para fazer no dia posterior.

Não deixe o simulado apenas para o fim de semana. Aplique-o enquanto a sua mente está fresca com um conteúdo novo. Por isso, separe um tempo para aplicá-los ao final do seu estudo.

Sugerimos que use este simulado para melhorar o seu entendimento acerca dos principais assuntos da matemática. Clique e confira!

Enem – Simulado de Matemática

9 – Tenha um cronograma para seguir a cada dia

É comum a distração tomar conta do dia. Será que as coisas o distraem com certa facilidade e freqüência? Para que você possa otimizar o seu tempo de estudo é primordial que crie um cronograma para seguir a cada dia.

Com ele, você já saberá exatamente o que estudar naquele dia evitando, assim, perder tempo escolhendo o assunto. Que tal aprender a elaborar um?

Aqui nesse blog Gênio do Enem elaboramos como você pode criá-lo de um jeito muito simples, fácil e rápido! Clique e leia o conteúdo Cronograma de estudo para o Enem – Planeje agora!

Além dessas 9 dicas de como você pode estudar matemática para o Enem, sugerimos estas abaixo como dicas rápidas:

  • Dê um intervalo de 30 minutos em seus estudos
  • Faça a leitura em voz alta para absorver melhor os conteúdos
  • Caso sinta dificuldade em algum assunto, procure um professor de matemática. Também pode optar por um curso online. Incentivamos você a adquirir o curso Gênio da Matemática, pois ensina de forma dinâmica e interativa.
  • Forme grupos de estudo. É sempre bom compartilhar conhecimento e aprender com os outros.
  • Faça mapas mentais para que possa memorizar principais conceitos.
  • Mentalize já o seu ingresso na universidade, naquele curso que almeja e sinta como se já tivesse conquistado aprovação!

Como visto, estudar matemática para o Enem é um enorme desafio. Só você pode adquirir o conhecimento necessário para se dar bem na prova. Então, tenha a responsabilidade de assumir as rédeas e colocar a cabeça nos livros!

Apesar do maior exame estar a um passo para acontecer, mas dá para revisar os conteúdos de matemática. Por isso, mesmo que esteja bem perto da prova do Enem, fique tranquilo e calmo. Se você se planejou o ano todo, certamente, poderá conseguir uma nota mais alta.

Caso deixou a desejar em algum aspecto, faça uma análise e mude. Para o ano que vem, sem dúvida, poderá obter melhores resultados. Só depende de você!

Gostaria de deixar uma frase para você meditar e levar com você aonde for! Cole em sua mesa de estudos, faça notas em seu caderno, escreva nas paredes de seu quarto!

Assim, você poderá internalizar essa frase e conquistar esse sonho de ingressar em uma universidade pública pelo Enem. É a sua grande chance!

Veja abaixo qual é a frase:

“Tem poder quem age!” – Paulo Vieira

Você pode ter lido todo esse conteúdo, mas ele só fará diferença quando você se colocar em AÇÃO! Se você agir com inteligência, aprender técnicas de estudo e aplicá-las em seu dia a dia, terá poder! Poder de passar no Enem tranquilamente, poder para vencer o seu desânimo, poder para atingir as suas metas! Enfim…

Portanto, aja! Viva os seus sonhos já no presente. Não espere que as coisas aconteçam, faça acontecer!

Se gostou desse post, então, comente abaixo!

Também conte-nos como está sendo o seu estudo para o Enem. Queremos saber se está indo bem ou não. Comente!

960x171-anuncio-blog-genio

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: