468×60

Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Informações da Prova

Inscrição Enem, isenção, acompanhamento e cartão de confirmação

inscrição enem

Informações completas e detalhadas sobre a inscrição Enem, isenção, acompanhamento e cartão de confirmação! Confira aqui no Gênio do Enem e se mantenha atualizado!

Mais um ano cheio de oportunidades para você aproveitar a fim de investir em seus estudos e carreira, não é mesmo? Ainda mais quando se tem a chance de fazer a inscrição Enem que ocorre anualmente dando a você a possibilidade de ingressar em uma das universidades federais e cursos mais concorridos do Brasil.

E o detalhe mais importante disso é que você poderá escolher o curso que mais o agrada e na faculdade que quiser desde que se enquadre às suas condições como, por exemplo, a nota mínima exigida do curso/faculdade.

No entanto, esse exame Enem só ocorre uma vez ao ano, por isso, é muito necessário e primordial que se atente ao período das inscrições. Até porque uma vez perdida a data limite para se inscrever, você terá que esperar para o próximo ano e, consequentemente, irá atrasar mais um tempo para ingressar na faculdade, caso venha a obter uma pontuação boa e alta.

Sendo assim, essa é a sua chance de fazer a inscrição para o Enem (por isso, não perca!), se preparar da melhor forma até o dia da prova para obter um excelente desempenho o qual irá refletir em sua pontuação.

Para isso acontecer com muito sucesso, Gênio do Enem vai te fornecer as informações completas, detalhadas de tudo que você precisa saber para não ocorrer imprevistos por falta de conhecimento ou deixar algum item importante de lado. Fique aqui conosco e, ao final, você saberá sobre:

1 – Inscrição Enem – Período, valor e local para se inscrever

2 – Isenção – Quem tem direito e como é feita a solicitação

3 – Como acompanhar inscrição Enem

4 – Cartão de confirmação Enem

5 – Outras informações importantes

6 – Atenção ao dia da prova do Enem

Saiba agora o que é o Enem, o maior exame nacional do país e um dos maiores da América Latina. Também queremos deixar você mega preparado para as provas do Enem, por isso, acesse a nossa categoria com Técnicas e Dicas de Estudo.

O que é ENEM?

Antes de prosseguirmos com as informações principais sobre a inscrição Enem, queremos dar um breve resumo ao que é o Enem e porque vale a pena você fazer essa prova. Confira abaixo!

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio é uma modalidade de prova que tem o objetivo de avaliar o desempenho, a competência e a habilidade dos candidatos que terminaram ou estão terminando o ensino médio.

Em seu início, no ano de 1998, era apenas com essa única finalidade. Porém, a partir de 2009, ampliou-se o número de questões servindo, assim, para:

  • Ingressar na universidade federal sem precisar fazer vestibular
  • Obter o certificado de Ensino Médio, caso o candidato não o possua
  • Obter uma bolsa de estudo de até 100% pelo ProUni para estudar em faculdade privada
  • Usar a nota do Enem como complemento ou totalidade para o vestibular
  • Ingressar em uma universidade de Portugal

Diante de todas essas possibilidades, certamente, não tem como você deixar de participar desse processo seletivo que poderá resultar em excelentes benefícios para alavancar seus estudos e sua carreira.

Certamente, valerá muito a pena participar, além de você mesmo se autoavaliar em como está o seu nível de conhecimento em todas as matérias de ensino que teve em sua vida. Portanto, ele trará benefícios em dobro para você! Participe!

Aqui nós escrevemos a respeito de todas essas possibilidade de forma detalhada e com todas as informações necessárias. Acesse o post Como entrar na faculdade pelo Enem e confira! Ele é apenas o começo! Por isso, faça parte se inscrevendo o quanto antes!

E nós aqui do Gênio do Enem temos várias dicas de estudo, técnicas para você aplicar a fim de fazer uma excelente prova, além de fornecer um curso genuinamente inteligente para você gabaritar na prova de matemática.

Você já conhece o curso Gênio da Matemática? Se ainda não conhece, veja essa apresentação e comprove a eficácia desse método! Acesse o site do Curso Gênio da Matemática!

Agora, veja abaixo como você pode fazer a inscrição Enem, solicitar a taxa de isenção, ter o acompanhamento e ainda saber como obter o cartão de confirmação, além de outros detalhes importantes!

1 – Inscrição Enem – Período, valor e local para se inscrever

A inscrição Enem possui uma data exata e término pré-estabelecido. Sendo assim, você deve fazê-la o quanto antes, ou seja, não deixe para a última hora, pois pode acontecer de você esquecer ou se confundir com as datas, além de contar com os congestionamentos na rede, servidor (são milhões de pessoas se inscrevendo).

Se preferir, deixe essas datas expostas em algum local visível e em que, freqüentemente, esteja.  Ou então, use algum recurso de seu App no smartphone para lembrar-se de fazer sua inscrição Enem. Descubra abaixo quais são as datas, o valor e local para se inscrever!

  • Início: das 10h do dia 9 de maio de 2016.
  • Término: às 23h: 59 do dia 20 de maio de 2016.
  • Valor da inscrição: R$ 68,00 (sessenta e oito reais).

Local de inscrição: SOMENTE pela internet – Acesse agora o Portal do Participante e faça já!

A taxa da inscrição Enem é paga mediante a GRU – Guia de Recolhimento da União emitida no ato da conclusão da inscrição e você poderá efetuar o pagamento em qualquer banco de sua cidade, loteria ou correio mais próximo de sua residência até o dia 25 de maio de 2016.

ATENÇÃO:

Se você concluir o ensino médio 2016 (estar matriculado efetivamente) em qualquer escola pública de ensino no Brasil, terá direito à isenção automática dessa inscrição, ou seja, não precisará pagar essa taxa.

2 – Isenção – Quem tem direito e como é feita a solicitação

A inscrição Enem te dá a possibilidade de solicitar a isenção dessa taxa por meio de alguns critérios os quais deverá se enquadrar. Como dito anteriormente, se você estuda em uma rede pública de ensino, então, essa isenção é automática.

Já para aqueles que não se enquadram nesse perfil, terá direito à isenção dessa taxa de inscrição Enem:

  • Quem cursou o ensino médio em escola pública
  • Quem estudou como bolsista em escola privada com renda familiar igual ou superior a um salário mínimo e meio por pessoa, o qual é beneficiado pela Lei 12.799.
  • Quem é cadastrado no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal mediante a declaração de carência.

Se você conseguiu obter a isenção da taxa de inscrição Enem no ano anterior, mas por algum motivo não compareceu em nenhum dos dois dias da prova, então, não terá direito para essa nova edição.

Caso você tenha alguma justificativa do porque não compareceu às provas do Enem, esta deverá ser apresentada no sistema para ser analisada pelo Inep.

3 – Como acompanhar inscrição Enem

Para você acompanhar a sua inscrição para o Enem é preciso guardar o seu login (CPF) e senha que fez no ato da inscrição pela internet. Se você esqueceu, pode solicitá-la na mesma página do Portal do Participante.

Caso você queira acompanhar ou tirar alguma dúvida, acesse o site oficial do Enem e preencha com o seu login (CPF) e senha.

Você também pode baixar o aplicativo Enem para acompanhar em tempo real tudo o que precisa saber sobre as provas (será oferecido pelo INEP posteriormente aos candidatos – aguarde!).

4 – Cartão de confirmação Enem

O cartão de confirmação é um documento de suma importância em que você deverá ter em mãos no ato das provas do Enem. Você irá apresentá-lo juntamente com a sua identificação com foto. As informações contidas nesse cartão são:

  • O seu número de inscrição
  • A data, a hora e o local da realização das provas
  • A indicação do(s) atendimento(s) especializado(s) e/ou específico(s), devidamente solicitado(s) no ato da inscrição, quando for o caso;
  • A opção em que você escolheu da língua estrangeira (inglês ou espanhol)
  • A solicitação de certificação para quem precisa da conclusão do ensino médio.

Ele pode ser impresso no Painel do Participante a qualquer momento. Inclusive, poderá também ter acesso pelo aplicativo do Enem (que será disponibilizado em breve).

5 – Outras informações importantes

Há também outras informações importantes a respeito da inscrição Enem e outros assuntos relacionados que você precisa ficar por dentro para que não reste nenhuma dúvida. Veja abaixo!

  • Leia sempre o edital da edição vigente, pois consta todas as informações precisas e certas a respeito da inscrição, prova, isenção, datas etc. Clique aqui, faça o dowloand e confira!
  • Caso precise de ajuda, suporte ou tenha mais alguma dúvida sobre o Enem, ligue para 0800 -616161
  • Utilize o recurso inédito para estudar por meio do simulado Enem, com vídeo aulas para se preparar em atingir uma boa pontuação nas provas. Acesse a plataforma Hora do Enem gratuitamente e totalmente online.
  • A identificação a partir desse ano de 2016 será biométrica para evitar de alguém fazer prova no lugar de outro
  • Qualquer alteração que você poderá fazer como dados cadastrais, língua estrangeira e outras informações após se inscrever no Enem, só estarão disponíveis durante o período de inscrição.
  • Caso você necessitar de atendimento específico, isso deverá ser solicitado no ato da inscrição.

Se você necessitar de atendimento especializado como autismo, dislexia, déficit de atenção, discalculia, deficiência intelectual ou outro atendimento, então deverá enviar documento comprobatório, no qual conste o CID-Cadastro Internacional de Doenças, por meio da Página do Participante, entre o dia 1 até 8 de junho de 2016.

Os travestis e transexuais cuja pretensão é serem identificados pelo nome social deverão fazer a inscrição normalmente entre o dia 9 a 20 de maio. Entretanto, para usar esse nome social, precisarão encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário disponível on-line, todo preenchido, entre os dias 1 e 8 de junho próximo, pelo sistema, na Página do Participante com CPF e senha de acesso.

Se ainda tiver dúvida sobre qualquer assunto, acesse a página do FAQ do Enem e esclareça todos os questionamentos.

6 – Atenção ao dia da prova do Enem

Você já deve saber que muitos candidatos perdem o horário das provas do Enem por saírem de casa bem cedo, porém, devido alguns contratempos pelo caminho, acabam por encontrar os portões fechados.

Para que você evite esse infortúnio, então, convém atentar para os horários e respectivos dias das provas bem como cronometrar a distância da sua casa até o local estabelecido para a sua realização ser concreta.

  • Portões abrem: às 12h (horário de Brasília)
  • Portões fecham: às 13h (horário de Brasília)
  • Início das provas do Enem: às 13h 30.

Dicas para não se atrasar

  • Durma bem cedo no dia anterior
  • Acorde bem disposto e tenha um reforçado almoço (não saia de casa sem se alimentar)
  • Saia de casa, no mínimo, 3h de antecedência.
  • Verifique a distância de sua casa até o local utilizando o transporte público e se previna contra incidentes. Caso tenha alguma grana, então, separe uma quantia, caso seja necessário pegar um táxi.
  • Evite ter distrações no dia da prova, precisamente, em sua casa antes de sair para o local
  • Mantenha-se concentrado, tranquilo e calmo

Se você não conhece o local, bairro em que fará as provas do Enem, então, recomenda-se conhecê-lo antes da prova para ter certeza do trajeto e não se perder no caminho. Às vezes, o local pode não estar visivelmente identificado como está no cartão de confirmação. Por isso, é bom ir até o local bem antes da prova.

São tantas informações, não é mesmo? Por isso, é bom sempre se manter informado e atualizado antes mesmo de iniciar o período das inscrições. Esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudado e que possa auxiliar sempre que precisar tirar alguma dúvida.

Deixe seu comentário com o que achou do post sobre inscrição Enem e fique à vontade para comentar algo sobre ou como tem sido a sua experiência ou expectativa para as provas desse ano.

Também compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares a fim de que todos saibam dessas informações super úteis e necessárias para quem vai fazer a inscrição para o Enem e precisa de esclarecimentos.

Continue acompanhando o blog Gênio do Enem que todos os dias fornece dicas, técnicas de como se preparar para o exame mais concorrido e famoso do Brasil.

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.