Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Informações da Prova

Como entrar na faculdade pelo Enem?

como entrar na fauldade pelo enem

Nota do Enem dá direito para ingressar em universidade no Brasil e Portugal, obter uma bolsa em faculdade particular, dentre outras. Descubra como entrar na faculdade pelo Enem aqui!

Entrar na faculdade pelo Enem é a sua oportunidade de estudar em uma universidade pública ou federal no Brasil. Também, caso deseje, você pode utilizar a nota do Enem para estudar em uma faculdade em Portugal a qual tenha parceria com a Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas.

Há também a bolsa em faculdade particular que você pode usar essa nota do Enem obtendo, assim, até 100% de isenção do valor da mensalidade. Outro recurso, é o financiamento. E, isso, graças aos processos seletivos que permitem, tais como:

• ProUni – Programa Universidade para todos
• Fies – Fundo de Financiamento Estudantil

Existem também outros quatro recursos que têm sido bastante usados pela nota do Enem e que pode ser o seu caso, os quais são:

1 – Complemento da nota para o vestibular

2 – Entrar na faculdade sem vestibular (privada)

3 – Conclusão do Ensino Médio com idade superior a 18 anos

4 – Curso técnico pelo Sisutec

Aqui você descobrirá detalhes e informações precisas de como funciona cada um deles para entrar na faculdade pelo Enem, por isso, continue acompanhando abaixo.

Entrar na faculdade pelo Enem

Há basicamente 8 formas diferentes para você conquistar o sonho em ingressar naquele curso que almeja em uma universidade brasileira e até mesmo lá em Portugal, caso queira estudar no exterior. Também poderá concluir o ensino médio mediante a sua pontuação Enem.

É bom salientar que em cada um destes mecanismos de ingresso possuem as suas próprias regras, com detalhamento de informações, uso da nota do Enem em diferentes casos e ocasiões, por isso, você precisa buscar informações nos sites oficiais para que saiba como agir e o que fazer.

Você terá em cada um deles, o endereço do site oficial. Também recomendamos que leia as Faqs para tirar todas as suas dúvidas. Sem mais, queremos desejar, de momento, sucesso e realização exitosa de seus projetos e objetivos! Siga confiante que o seu sonho de ingressar em uma faculdade está cada vez mais perto de se concretizar!

Então, que tal conferir abaixo como entrar na faculdade pelo Enem? Abordaremos tudo que você precisa saber tirando todas as dúvidas que ainda tenha.

1 – Faculdade Pública ou Federal no Brasil
2 – Faculdade em Portugal com parceria Inep
3 – Bolsa em faculdade particular (ProUni) ou financiamento (Fies)

4 – Complemento da nota para o vestibular
5 – Entrar na faculdade sem vestibular (privada)
6 – Conclusão do Ensino Médio com idade superior a 18 anos

7 – Cursos técnicos pelo Sisutec (para concludentes do ensino médio)

1 – Faculdade Pública ou Federal no Brasil

O Enem foi criado pelo MEC – Ministério de Educação e Cultura em 1998. O seu objetivo é avaliar a qualidade do ensino no Brasil, ou seja, o nível dos estudantes nos seus três anos de ensino médio.

Um dos avanços desse processo que ocorreu em 2009 é que se tornou um substituto da prova de vestibular em instituições públicas e privadas. E, caso você queira estudar em Portugal, existem algumas universidades, em parceria com o Inep, que garante essa possibilidade (Gênio do Enem irá comentar no próximo tópico).

Assim, você tem a chance de ingressar em um curso que deseja por meio dele, sem fazer uso de qualquer vestibular que ocorrem anualmente. Por isso, deve aproveitar para se preparar e obter uma excelente pontuação.

O mecanismo de ingresso para entrar na faculdade pelo Enem, seja pública ou federal, é por meio do SISU – Sistema de Seleção Unificada. E como isso acontece? Veja abaixo:

Como entrar na faculdade pelo ENEM – SISU

Você faz o Enem no ano anterior ao ingresso para a faculdade pública ou federal. Por exemplo, se você quer entrar na faculdade em 2017, terá que fazer a prova do Enem em 2016.

Quais as faculdades públicas ou federais que usam a nota do Enem?

Há algumas faculdades no Brasil que aceitam a nota do Enem para ingresso, as quais são:

1 – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

2 – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

3 – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

4 – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

5 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

6 – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

7 – Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Quais os requisitos para usar a nota do Enem inscrevendo-se no Sisu?

1 – Obter nota na redação do Enem que não seja ZERO.

2 – Ter a pontuação mínima exigida no curso para o qual irá se candidatar (no momento da inscrição no portal SISU, você vai saber se está apto ou não na faculdade que escolher).

É bom ressaltar que seria interessante você ter conhecimento dessa pontuação, que é exigida no curso e faculdade que deseja entrar, antecipadamente a fim de se preparar melhor em seu objetivo.

Como fazer a inscrição no SISU?

A inscrição é feita pela internet no próprio site do Sisu mediante o login e senha cadastrada no ENEM. Caso não lembre, acesse a página do Enem para recuperá-la.

Você faz a inscrição sem pagar qualquer taxa e, na hora de efetivá-la, terá a relação de documentos exigidos da faculdade que escolher para efetuar a matrícula, caso seja aprovado.

Nesse mesmo momento, você poderá escolher até duas opções de cursos entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do SISU. Caso deseje mudar, isso será possível depois!

Para mais informações e detalhes, acesse a página do SISU e fique por dentro de tudo!

2 – Faculdade em Portugal com parceria Inep

A partir de 2014, as universidades portuguesas entraram em parceria com o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, para que brasileiros pudessem estudar e concluir a sua graduação no exterior.

Essa, sem dúvida, é uma oportunidade única para você que almeja estudar no exterior, em especial, Portugal. Por isso, vale à pena fazer o Enem alcançando uma excelente pontuação.

As faculdades portuguesas parceiras são:

1 – Universidade de Coimbra
2 – Universidade da Beira Anterior
3 – Universidade de Algarve
4 – Instituto Politécnico de Leiria
5 – Instituto Politécnico do Porto
6 – Instituto Politécnico de Portalegre
7 – Universidade de Lisboa (ULisboa)
8 – Universidade de Aveiro (UA)
9 – Instituto Politécnico de Coimbra (IPC)
10 – Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

Cada faculdade tem o seu regimento para ingresso, então, você terá que conhecer o que cada uma exige até em questão de valor, documentação, pontuação, datas e editais.

Assim, aconselhamos verificar com uma breve pesquisa na internet em cada instituição de ensino em Portugal.

3 – Bolsa em faculdade particular

Há também a possibilidade de você ingressar em uma faculdade particular por meio de uma bolsa parcial (50%) ou integral (100%). No entanto, não são todas, apenas algumas que possuem parceria.

O mecanismo para esse acesso é pelo ProUni ou Fies. Mas, você já deve ter percebido que nestes últimos anos, essas duas ferramentas, têm dificultado a vida dos estudantes promovendo critérios mais exigentes e burocráticos.

No entanto, não desista! Se você não obteve sucesso em uma instituição pública ou federal, a particular pode ser uma alternativa para que seu sonho se concretize. Tente e insista tanto pelo ProUni com a bolsa quanto pelo Fies com financiamento! Veja como cada uma funciona adiante!

ProUni

O Programa Universidade para todos, ProUni, é uma alternativa para você ingressar em uma faculdade particular usando a nota do Enem.

Você pode conseguir essa bolsa, que pode ser integral ou parcial (50%), em cursos de seu interesse que estejam disponíveis em algumas faculdades espalhadas pelo país. A seguir, algumas informações importantes para você.

Tipos de bolsas ProUni

São dois tipos de bolsas como descrevemos anteriormente, porém cada uma tem sua regra para ser adquirida. Veja abaixo:

1 – Integral: destinada a estudantes que possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

2 – Parcial de 50%: destinada a estudantes que possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Qual o período para se inscrever no processo seletivo ProUni?

Você poderá tentar o processo seletivo em dois períodos para entrar na faculdade pelo Enem: no primeiro e segundo semestre de cada ano.

Como é feita essa seleção do ProUni?

Em duas fases:

1 – Processo regular – mediante a nota do Enem que esta deverá ter, no mínimo, 450 pontos nas provas e redação com nota acima de zero.

2 – Processo de bolsas remanescentes – os mesmos requisitos do processo regular e também caso você seja professor de rede pública de ensino.

A inscrição é gratuita e efetuada pela internet. Para saber mais informações e detalhes, acesse a página do ProUni e tire suas dúvidas.

Fies

O Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, é autorizado e criado pelo MEC para que você possa ingressar em uma faculdade particular concedendo um financiamento para posterior pagamento (ao concluir a graduação).

Para esse tipo de programa, há mais exigências que o ProUni, pois como é um tipo de financiamento, então, você terá que, por exemplo, não estar inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC), não ser beneficiário de bolsa integral do ProUni, não ter renda familiar mensal bruta per capita seja superior a 2,5 (dois e meio) salários mínimos, além de outros critérios.

Como o Fies tem muitos detalhes a considerar, convém que você acesse à página oficial e adquira todas as informações necessárias antes de escolher se está apto para o seu ingresso.

4 – Complemento da nota para o vestibular

Se você vai fazer vestibular por algum motivo que não seja pelos mecanismos anteriormente citados, então, poderá usar a nota do Enem como complementação. A recomendação é obter detalhes na faculdade que deseja ingressar e perguntar se aceita essa nota.

Uma das que aceitam esse mecanismo é a Universidade Federal de Santa Catarina, mas há outras no país.

5 – Entrar na faculdade sem vestibular (privada)

Do mesmo jeito citado no tópico anterior, você pode entrar na faculdade pelo Enem, ou seja, sem vestibular em instituições privadas, caso a sua pontuação esteja de acordo com a exigência dela.

Algumas faculdades privadas que você pode ingressar:

1 – Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera)
2 – Universidade Estácio de Sá (UNESA)
3 – Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
4 – Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
5 – Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)

6 – Conclusão do Ensino Médio com idade superior a 18 anos

Se você ainda não concluiu o ensino médio e tem idade superior a 18 anos, a nota do Enem poderá ser usada com esse objetivo. É só informar no ato de sua inscrição pelo site do Enem em um campo específico para esse fim.

O critério para adquirir esse diploma de ensino médio é:

– Obter mais de 450 pontos na nota das provas objetivas em áreas de conhecimento, as quais são ciências da natureza e humanas, linguagens e matemática.
– Alcançar o mínimo de 500 pontos na Redação Enem.

Caso deseje mais informações, acesse o site oficial do Inep.

Existe ainda outra possibilidade para ingresso ao estudo, porém, se destina a cursos técnicos pelo enem.

Cursos Técnicos pelo Enem

Quando fecham as inscrições do ProUni e Sisu, o MEC abre as seleções para Sisutec – Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica.

Assim, você pode tentar fazer aquele curso técnico que deseja por meio da nota do Enem (não exige pontuação mínima) mediante o Sisutec, mas é bom ressaltar se destina apenas aos que já concluíram o ensino médio.

Para mais informações e detalhes, acesse o site oficial do Sisutec.

Você descobriu várias formas de usar sua nota do Enem para ingressar na faculdade pública ou federal, privada, como completo da nota no vestibular, receber o diploma de conclusão do ensino médio (caso não possua), dentre outras, e esperamos que possa ter ajudado.

Se você gostou desse artigo em como entrar na faculdade pelo enem, então, deixe seu comentário abaixo ou se ainda possui alguma dúvida, fique à vontade para perguntar que, em breve, responderemos.

Caso queira acompanhar o Blog Gênio do Enem, então, inscreva-se em nosso newsletter e receba gratuitamente e rapidamente todas as novidades sobre o Enem diretamente em seu e-mail. Inscreva-se agora!

Agora, se você quer se preparar com aulas dinâmicas e funcionais na matéria de matemática, Gênio do Enem em parceria com o Gênio da Matemática oferece um curso online para você!

E, melhor que isso, é a oferta de bônus, ao adquirir esse curso, com aulas de Física e Química. Aproveite essa oportunidade e estude sem sua casa, no conforto de seu lar, ou em qualquer lugar. Caso você esteja interessado, acesso o Curso do Gênio da Matemática e tire todas as suas dúvidas.

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

2 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.