Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Globalização vantagens e desvantagens resumo – Geografia para o Enem

Eis aqui para você aprender mais sobre globalização vantagens e desvantagens resumo e, assim, estar por dentro desse assunto. Ela faz parte da disciplina de geografia para o Enem.

Globalização vantagens e desvantagens resumo

Globalização vantagens e desvantagens resumo

A globalização vantagens e desvantagens resumo te farão entender que essa mudança no mundo, em alguns aspectos, não é tão benéfica assim.

É claro que existem vantagens que contribuíram para a melhoria na qualidade de vida de muitos, porém, há o outro lado da moeda.

Como um candidato à prova do Enem, na disciplina de Geografia, você precisa compreender de maneira geral, o todo, para que responda às questões corretamente. Por isso, busque se aprofundar naqueles assuntos mais atuais como a globalização.

Escrevemos outro post a respeito também da globalização focando em o que é e suas características, então, clique aqui e leia na íntegra. Sem dúvida, vai te ajudar bastante na compreensão desse assunto.

Também pode visitar as nossas categorias abaixo…

Globalização vantagens e desvantagens resumo

Será que você saberia responder a uma questão de geografia no Enem em que abordasse as vantagens e desvantagens da globalização? Quais os seus aspectos positivos? E os negativos?

Eis aqui um breve resumo dessa grande transformação global que revolucionou o comportamento das pessoas em todo o mundo! Sem dúvida, impactou os negócios, a economia e continua fazendo o seu trabalho colaborativo.

Escrevemos também um post sobre as características da globalização. Leia e se informe!

A globalização é uma coisa boa?

A globalização é o processo de integração mundial de sistemas econômicos, financeiros, culturais, ambientais e de comunicação.

Ela se refere a um cenário em que nações em todo o mundo se tornam interconectadas e interdependentes para atender às suas necessidades, tanto internas como externas. Dentre os seus aspectos, vale ressaltar:

  • Sistema de transporte avançado (estrada, mar e ar) entre países
  • Movimento de capital entre países sob a forma de investimentos
  • Transação transfronteiriça de bens e serviços
  • Transações financeiras em larga escala entre nações
  • Migração fácil, movimento e assentamento de pessoas em países estrangeiros
  • Intercâmbio de mão-de-obra entre países, tanto qualificados como não qualificados
  • Fluxo de matérias-primas, produtos semi-acabados, produtos acabados e serviços para países estrangeiros
  • Fluxo de recursos de um país para outro, recursos materiais e humanos
  • Uso massivo de tecnologia, incluindo a da internet
  • Transferência de tecnologia e tecnologias de defesa
  • Tratados internacionais de defesa e segurança
  • Dimensão internacional das grandes empresas
  • Comunicação em todo o mundo
  • Compartilhamento maciço e troca de conhecimento entre países.

Como visto, existem muitos aspectos que faz com que a globalização, realmente, tenha surgido para transformar todos os setores de serviços.

Devido a isso, há um debate acalorado sobre os verdadeiros efeitos da globalização e se é realmente uma coisa boa.

Se ela é boa ou ruim, porém, não há muitos argumentos que tragam uma conclusão definitiva. Na verdade, nem os próprios estudiosos do assunto conseguem afirmar se há.

Vejamos globalização vantagens e desvantagens resumo, e você pode decidir por si mesmo, seja ou não a melhor coisa para o nosso mundo. E, o mais importante, que obtenha esse conhecimento guardando em sua mente para fazer uma boa prova.

Vantagens da globalização

À medida que mais dinheiro é investido em países em desenvolvimento, há uma chance maior para essas pessoas ter sucesso econômico e aumentar o seu padrão de vida.

Um contato mais próximo com pessoas estrangeiras nos faz bastante familiarizados com seus costumes, hábitos e costumes. As culturas tornam-se mais ricas à medida que entram em contato um com o outro.

A concorrência global incentiva a criatividade e a inovação e mantém os preços das commodities/serviços – sob controle.

Os países em desenvolvimento são capazes de colher os benefícios da tecnologia atual sem sofrer muitas das dores de crescimento associadas a ele, já que essa transformação vem de paídes desenvolvidos.

Os governos podem trabalhar melhor em conjunto com objetivos comuns, agora que há uma vantagem na cooperação. Além disso, existe uma capacidade aprimorada para interagir e coordenar, e uma consciência global de problemas.

Existe um maior acesso à cultura estrangeira sob a forma de filmes, música, comida, roupas e muito mais.

Os alunos podem estudar em qualquer lugar do mundo permitindo que a educação se expanda de forma absurda.

Em suma, o mundo tem mais opções. Não está limitado a mais nada, em qualquer setor comercial.

Curso de gênio de matemática

Clique e conheça!

Desvantagens da globalização

A terceirização, enquanto fornece empregos a uma população em um país, tira esses empregos de outro, deixando muitos sem oportunidades de emprego.

A economia global agora está interconectada. A queda econômica de uma grande nação econômica afeta negativamente toda a comunidade global.

O ambiente sofreu muito devido à globalização. Por um lado, o aumento do tráfego entre países poluiu os destinos turísticos. Por outro lado, os gases venenosos lançados no ar por grandes indústrias causaram poluição ambiental.

Embora diferentes culturas de todo o mundo possam interagir, elas começam a se fundir e os contornos e a individualidade de cada um começam a desaparecer.

Pode haver uma maior chance de propagação de doenças em todo o mundo, bem como espécies invasoras que podem se tornar devastadoras em ecossistemas não nativos.

Há pouca regulamentação internacional, um fato infeliz que pode ter consequências terríveis para a segurança das pessoas e do meio ambiente.

Grandes organizações dirigidas pelo Ocidente, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, facilitam a obtenção de um empréstimo para um país em desenvolvimento. No entanto, um foco ocidental é frequentemente aplicado a uma situação não-ocidental, resultando em um progresso com inúmeras falhas.

Os países tecnologicamente mais avançados podem vender seus produtos para países menos desenvolvidos. Assim, eles tornam-se dependentes das nações superiores.

A globalização é responsável pelo surgimento de um grande número de empresas multinacionais. Muitas vezes, verifica-se que elas não fornecem boas condições de trabalho.

Além disso, as florestas foram cortadas para a criação de grandes indústrias. As descargas industriais contribuíram amplamente para a degradação ambiental.

Os negócios globalizados exploraram os recursos naturais da terra além do limite tolerável. Alguns de seus lugares, que antes eram ricos em minerais e florestas, não podem mais reivindicar sua riqueza.

Então? Chegou a alguma conclusão da globalização vantagens e desvantagens resumo? Esperamos que tenha sido esclarecedor para que possa fazer uma excelente prova do Enem.

Comente o que mais lhe chamou atenção em tudo que leu. Compartilhe também, se assim desejar.

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.