Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Ciências Humanas e suas Tecnologias

O que é e quais as características da globalização? Geografia para o Enem!

As características da globalização é um dos assuntos exigidos na área do conhecimento de Geografia para o Enem e você precisa estar afiado! Então, confira!

características da globalização

Aqui abordaremos as características da globalização, pois se faz muito necessário saber. Se você quer atingir uma boa nota nas provas do Enem, certamente, precisa adquirir conhecimento apurado.  Por isso, os seus estudos devem ser bem direcionados ao que se exige no edital.

Sendo assim, na parte de Geografia para o Enem, a globalização é um dos temais centrais. Isso porque discorre sobre mudanças qualitativas em todo o mundo. Será que você conhece as características da globalização e sua definição?

A globalização, de modo simplista, é a ideia de que nosso mundo está se tornando unificado com pouco ou nenhum conflito cultural ou social. Essa ideia central da globalização é bastante favorável à ideia da educação.

Para um estudante que procura estender limite e romper barreiras, a globalização oferece uma oportunidade única em sua vida. Ela tem méritos e deméritos em economia, negócios e política.

Na educação, tem méritos para estudantes e educadores, mas também há uma sensação de aquisição insalubre da educação pelas forças do mercado.

Considerado amplamente, no entanto, a globalização está liberando o mundo das limitações em educação. Além de contribuir para outras áreas da vida como o mercado livre.

Você pode perceber essa transformação por meio do avanço da tecnologia digital, móvel. Atualmente, qualquer assunto que queira saber, está totalmente acessível por meio do uso da internet e mídias sociais.

E sem falar da rapidez em que o celular e aplicativos podem lhe fornecer informações apenas com uma breve pesquisa. Desse modo, é a globalização no âmbito educacional e outras áreas, trazendo mudanças no comportamento das pessoas, dos negócios, da economia etc!

Leia também…

O que é a globalização?

As características da globalização serão descritas mais adiante para que entenda melhor como elas descrevem o mundo em que vivemos. Por isso, estaremos conceituando primeiro o que ela é.

A globalização é um processo de interação e integração entre pessoas, empresas e governos de diferentes países. É um processo impulsionado pelo comércio internacional e investimento auxiliado pela tecnologia da informação.

Esse processo tem efeitos sobre o meio ambiente, a cultura, os sistemas políticos, o desenvolvimento econômico e a prosperidade. E também sobre o bem-estar físico humano em sociedades de todo o mundo. As características da globalização serão descritas mais adiante para que entenda melhor como elas descrevem o mundo em que vivemos.

A tecnologia tem sido o motor  principal da globalização

Os avanços na tecnologia da informação, em particular, transformaram drasticamente a vida econômica. Essa evolução deu a todos os tipos de atores econômicos individuais – consumidores, investidores e empresas – novas e valiosas ferramentas.

O objetivo é para identificar e buscar oportunidades econômicas, incluindo análises mais rápidas. E também mais informadas das tendências econômicas em todo o mundo, transferências fáceis de ativos e colaboração com países de longe.

Acesso a uma cultura global

Se a educação é um meio de iluminação e crescimento do conhecimento, a globalização a unificou. Também expandiu a aplicação desta ideia a países e culturas previamente isolados que agora estão expostos e misturados como uma massa.

Com a comunicação mais fácil e rápida vem uma maior exposição de culturas distantes e que eram antigamente inalcançáveis.

A globalização tornou os aprendizes do mundo cada vez mais conscientes de problemas globais que estão mudando a face do mundo.

Os perigos e os confortos de uma cultura global tornam os aprendentes mais conscientes de um mundo cada vez menor.

Características da globalização

A ideia de globalização pode ser simplificada através da identificação de várias características descritas abaixo:

1 – Tecnologia aprimorada em transporte e telecomunicações

Capacidade e eficiência cada vez maiores de como as pessoas e as coisas se movem e se comunicam

Hoje em dia, um telefone, uma mensagem instantânea, um fax ou uma videoconferência podem ser facilmente usados ​​para conectar pessoas

Qualquer pessoa portando uma quantia de valor pode reservar um vôo de avião e aparecer a meio caminho em todo o mundo em questão de horas.

Em suma, a “fricção da distância” diminuiu, e o mundo começa a diminuir metaforicamente.

Curso de gênio de matemática

Curso de gênio de matemática

2 – Movimento de pessoas e capital

Um aumento geral da tecnologia de conscientização, oportunidade e transporte permitiu às pessoas se movimentarem no mundo em busca de um novo lar, um novo emprego ou fugir de um lugar perigoso.

A maioria das migrações ocorre dentro ou entre os países em desenvolvimento. Possivelmente, devido ao menor nível de vida e aos salários mais baixos, levando os indivíduos a lugares com maior chance de sucesso econômico.

Além disso, o capital (dinheiro) está sendo movido globalmente com facilidade por transferência eletrônica e um aumento nas oportunidades de investimento percebidas.

Os países em desenvolvimento são um lugar popular para os investidores colocar seu capital devido ao enorme espaço de crescimento e essa é uma das características da globalização.

3 – Difusão (expansão) do conhecimento

A palavra “difusão” significa simplesmente se espalhar, onde qualquer conhecimento pode ser encontrado. Quando uma nova invenção ou uma maneira de fazer algo aparece, isso não fica secreto por muito tempo.

Um bom exemplo disso é o aparecimento de máquinas agrícolas para o automóvel no Sudeste Asiático, uma longa área de mão-de-obra agrícola manual.

4 – ONGS e empresas multinacionais

Outras características da globalização diz respeito em como a consciência global de certas questões aumentou. Também tem o número de organizações que visam lidar com elas.

As chamadas organizações não-governamentais reúnem pessoas que não são afiliadas ao governo e podem se concentrar a nível nacional ou mundial.

Muitas ONG`s internacionais lidam com questões que não prestam atenção às fronteiras (como as alterações climáticas globais, o uso de energia ou o regulamento do trabalho infantil).

Exemplos de ONGs incluem Amnistia Internacional ou Médicos sem Fronteiras.

À medida que os países estão conectados ao resto do mundo (através de uma maior comunicação e transporte), eles formam imediatamente o que uma empresa chamaria de mercado.

O que isso significa é que uma população específica representa mais pessoas para comprar um produto ou serviço específico.

À medida que mais e mais mercados se abrem, empresas de todo o mundo está se unindo para formar corporações multinacionais para acessar esses novos mercados.

Outra razão pela qual as empresas estão sendo mais globais é que alguns empregos podem ser feitos por trabalhadores estrangeiros. E com um custo muito mais barato do que os trabalhadores domésticos; Isso é chamado de terceirização.

No seu núcleo, a globalização é uma flexibilização das fronteiras, tornando-as menos importantes à medida que os países se tornam dependentes uns dos outros para prosperar.

Concluindo…

Alguns estudiosos afirmam que os governos estão se tornando menos influentes diante de um mundo cada vez mais econômico.

Outros contestam isso, insistindo que os governos estão se tornando mais importantes por causa da necessidade de regulamentação e ordem em um sistema mundial tão complexo.

Desse modo, alguns enxergam a globalização como uma grande vantagem. Já outros veem desvantagens.

E você? Como enxerga essa mudança global? Gostou desse post a respeito o que é globalização e suas características?

Comente a sua opinião e esperamos que tenha ajudado em expandir o seu conhecimento para se dar bem no Enem! Compartilhe!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.