Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Geografia para o Enem – O quê estudar?

geografia para o enem

Saiba dos assuntos, dicas para estudar na área de geografia para o Enem!

A matéria de geografia para o Enem está enquadrada na área de Ciências Humanas e suas tecnologias com foco em assuntos específicos para você se preparar. Ao todo, são 45 questões distribuídas em Geografia, História, Sociologia e Filosofia.

Dentro dos assuntos que você precisa ter conhecimento nessa área, destacam-se a partir destas duas divisões:

1 – Geografia Geral

2 – Geografia do Brasil

Um detalhe importante que você e todo candidato deverá saber é que independentemente de qualquer abordagem, os enunciados irão sempre cobrar a relação com as tecnologias digitais e virtuais.

Portanto, não adianta apenas estudar, por exemplo, as fontes de energia com os seus conceitos, estruturas e toda a parte histórica ou tipos. É essencial que se esses assuntos se relacionarem diretamente com a era em que estamos vivendo, ou seja, a Era da Informação tecnológica e seus avanços no mundo e também aqui no Brasil.

Por isso, é importante saber tanto um como outro para, então, ter a capacidade de interpretar os enunciados escolhendo, assim, a alternativa verdadeira e condizente com os fatos atuais.

Um ponto crucial também que você deve considerar se refere às principais atualidades destacadas nas mídias sociais, noticiários, TV’s para cada assunto abordado nessa matéria de geografia para o Enem. Elas são correlacionadas de propósito para levar o candidato para uma reflexão e impacto que este traz à sociedade.

O enunciado pode ter a resposta certa!

Lembre-se que o próprio enunciado pode te fornecer a resposta correta, basta apenas estar sensível a percebê-la, ler com bastante atenção, cuidado. O segredo é tentar enxergar isso no texto, pois podem estar disfarçadamente escritas. Leia, leia e tente captar essa percepção na própria pergunta! Ela, muitas vezes, está inserida ali.

Veja agora quais os assuntos que você precisa estar por dentro na área de conhecimento da Geografia para o Enem. Aqui no blog Gênio do Enem iremos fornecer apenas os temas, sendo necessário que você estude cada um deles em casa ou na biblioteca.

Porém, você deve buscar o conhecimento desses assuntos de maneira mais apurada, consistentemente, para que não seja uma informação vaga ou distorcida.

Busque aprender relacionando com palavras-chave de cada assunto, pois desse modo é um gatilho mental para lembrar na hora de fazer a prova do Enem! Fica essa dica para você aplicar a fim de tirar uma nota alta nessa área de geografia para o Enem.

Se você quer se preparar para outras áreas, então, aproveite para conhecer a nossa categoria de Técnicas e Dicas de estudo aqui no blog Gênio do Enem. Certamente, terá um excelente material de estudo para aplicar em todas as disciplinas e de forma gratuita!

Assuntos para estudar geografia

Os assuntos de geografia estão divididos em dois para que você comece a estudar separadamente, os quais são:

1 – Geografia Geral

  • Cartografia
  • Astronomia
  • Geografia física: geologia e relevo, clima, hidrografia, vegetação
  • Extração e fontes de energia
  • Agropecuária
  • População mundial
  • Urbanização
  • Sistemas econômicos
  • Indústria
  • Mundo Pós-guerra
  • Estado-nação
  • Globalização e desenvolvimento
  • Comunicações e transportes
  • Meio ambiente
  • África, Ásia e Oriente Médio

2 – Geografia do Brasil

  • Geografia física do Brasil
  • As regiões do Brasil
  • População do Brasil
  • Energia e minerais
  • Industrialização brasileira
  • Urbanização brasileira
  • Agropecuária do Brasil
  • Economia brasileira
  • Transporte no Brasil
  • Questões ambientais

Você viu que há muitos assuntos a serem estudado, por isso, é primordial que tenha um cronograma, uma agenda, um roteiro contendo o que precisa estudar e o que já foi estudado. Ainda mais quando você se vê com um tempo muito restrito. Se você trabalha o dia inteiro ou estuda, então, é essencial que tenha esse planejamento.

Se essa matéria é o seu forte, então, parabéns! Aproveite para se dedicar de maneira mais aprofundada naquela que menos domina ou que possui deficiência. Há sempre matérias que não nos causa interesse para estudar, mas que pode ser obrigatória saber como é o caso do português e da matemática.

Caso a matéria que você tem dificuldade seja a matemática, física, então, aproveite para conhecer o nosso curso. Ele contêm materiais exclusivos, mais de 300 aulas em vídeo e que ensina técnicas simples para a sua autoaprendizagem.

É o curso online Gênio da Matemática que fornece a você uma estrutura digital completa, simples e interativa. Com certeza, fará grande diferença para aumentar o seu desempenho nas provas.

E o melhor é que esse método pode ser aplicado em todas as disciplinas, e não apenas na área de exatas como matemática e física. Seja um expert em gabaritar! Venha para o curso mais completo do Brasil! Clique Curso Gênio da Matemática e saiba mais detalhes sobre conteúdo programático, como são as aulas, o que você precisa e muito mais!

Dicas para você estudar geografia

O estudo de geografia para o Enem é bem extenso como você leu no tópico anterior. São muitos assuntos para estudar requerendo de você organização, disciplina, um roteiro ou cronograma e bastante persistência.

Claro que você não vai decorar todos os detalhes de cada assunto até porque é impossível visto também ter a necessidade de estudar outras disciplinas. Sendo assim, a programação que você pode fazer vai lhe ajudar muito nesse aspecto.

Queremos sugerir que leia o post a respeito de como você pode criar um cronograma de estudo. Ele é bem prático, simples e fácil de aplicar todos os dias. Não deixe ler. Clique Cronograma de Estudo para o Enem – Planeje agora!

Mesmo que você não fixe a maioria dos assuntos que leu e estudou na disciplina de geografia para o Enem, mas pelo menos se mantenha atualizado com as principais notícias atuais a seu respeito. Vamos às dicas abaixo e se prepare eficientemente!

1 – Contextualize a matéria

Muitos candidatos no Enem pensam que só o fato de estudar os assuntos de geografia garantirá atingir uma boa pontuação. Embora seja importante estudar os conceitos, aspectos, características da disciplina de geografia, mas contextualizá-lo ao cenário atual fará toda a diferença!

Por outro lado, existem aqueles que não aprendem os conceitos básicos de um assunto como, por exemplo, cartografia. Sendo assim, passam a confiar apenas nos noticiários que lê. Desse modo, eles acham que assim poderão estar preparados para enfrentar a prova.

A verdade é que você precisa alinhas os dois assuntos: a matéria como um todo e o cenário que esta se apresenta. Um fato atual que está bastante popular e que pode constar no Enem é sobre o que ocorreu em Minas Gerais em relação a Mineradora Samarco, o desabamento por causa da barragem no município de Mariana.

É preciso que você esteja informado dos principais acontecimentos como também o porquê que aconteceu essa tragédia, fato ocorrido. O Enem sempre tenta incutir nos candidatos e exigir deles a conscientização para uma sociedade mais humana a partir de um acontecimento como esse. Ainda com a repercussão que há em todo o país mobilizando centenas de voluntários para ajudar e apoiar.

2 – Saiba o que mais consta nas provas

Você saberia dizer quais os assuntos mais abordados nessa disciplina? Se você procurar não apenas nessa área, mas em todas, certamente, terá uma percepção maior do que estudar. Desse modo, não ficará perdido e não precisará se dedicar em temas que raramente aparecem nas provas.

Pensando nessa questão, o Gênio do Enem separou 10 temas que mais constam na prova. Assim, você pode ter uma ideia melhor acerca do que estudar como também uma direção definida.

1 – Furacão, tsunami, desastres naturais

2 – Aquecimento global

3 – Alimentos transgênicos

4 – Calotas Polares, o seu derretimento e efeitos

5 – Fusos horários no Brasil – Porquê e qual a sua importância

6 – Consumismo e consumo desenfreado

7 – Analfabetismo, educação e dificuldade em aprender

8 – Globalização

9 – Ambientalismo

10 – Estrutura fundiária

3 – Aprenda fazendo as provas de anos anteriores

Uma das melhores técnicas para aprender como estudar para o Enem é fazendo as questões de anos anteriores. Desse modo, você compreenderá como são elaborados os enunciados e até mesmo o jeito que preparam as alternativas.

Por isso, baixe agora mesmo todas as provas de geografia nos últimos anos e se prepare com eficácia alcançando, assim, um bom desempenho nas provas. Clique Provas e gabaritos ENEM

4 – Faça um rascunho sempre ao final do estudo

Se você puder gravar, então, siga essa dica valiosa. Isso lhe dará mais fixação no processo de aprendizagem. Mas, um rascunho do que aprendeu, usando as suas próprias palavras também é extremamente válida e funcional para absorver o conteúdo em sua mente.

Após o rascunho, você pode também ler em voz alta. É uma das técnicas mais eficientes para a autoaprendizagem – ouvir a sua própria voz sobre conceitos importantes da matéria de geografia para o Enem!

5 – Saiba examinar gráficos

Você pode encontrar um enunciado acompanhado de um gráfico nas questões de geografia, mas o essencial é que você se prenda mais ao gráfico que a própria questão. O enunciado pode conter duplo sentido, gerar confusão, estar cheia de pegadinhas, mas o gráfico nunca engana.

Desse modo, poderá escolher a alternativa certa com facilidade. Portanto, estude os gráficos em casa que, sem dúvida, ao chegar no dia da prova, essa leitura será de fácil compreensão e certeira.

6 – Grife as palavras-chave do enunciado

Embora você deva se prender mais ao gráfico que o enunciado (isso vale também para imagens, estatísticas, charges, dentre outros tipos), não desconsidere o que está sendo escrito. Em especial, as palavras-chave contidas nele, pois são decisivas para encontrar a alternativa correta.

Portanto, grife primeiro essas palavras-chave no enunciado e só depois leia com atenção todo o texto. É muito importante que saiba retirar do texto essas palavras, pois assim poderá ter uma compreensão melhor acerca do que está sendo pedido.

7 – Concentre-se na técnica de eliminação

Existe uma técnica bastante conhecida entre os estudantes, vestibulandos e concurseiros que pode ser aplicada também nas provas do Enem: é a técnica de eliminação. Essa forma se caracteriza pelo fato de iniciar a prova eliminando alternativas que nada tem a ver ou quando se apresentam de forma absurda, sem nexo nenhum, sem lógica.

Cada um começa a prova de maneira diferente: uns fazem uma leitura rápida para depois se concentrar em ler calmamente. Já outros começam identificando palavras-chave importantes para definir a escolha correta e existem os que eliminam já de primeira mão alternativas improváveis de serem certas.

Essa última técnica é que você deve se concentrar nos enunciados de geografia, pois ao eliminá-las, você estará chegando mais perto da opção certa. Mas, como eliminar essa alternativa improvável?

Para isso, você terá que fazer uma leitura bem calma, com atenção. E se você fizer essa leitura, sem dúvida, irá encontrar essa alternativa ilógica ou sem um contexto do tema, pois a banca examinadora sempre irá colocar esse tipo de abordagem.

O que pode acontecer é conter duas alternativas semelhantes, bem parecidas que se tornarão decisivas para você. Sendo assim, se você já souber a questão, poderá escolhê-la sem muito esforço. Caso não saiba, então, a melhor forma é seguir um princípio da coerência e bom senso, veja qual das duas chegam mais próximas disso!

Aqui estão 7 dicas para você estudar geografia para o Enem com base em ferramentas que realmente funcionam quando aplicadas corretamente. Agora, é com você!!!

Lembre-se que questões do Enem tratam de contextos atuais, que exigem que o candidato possa saber ler o mundo ao seu redor. Também que saiba identificar conceitos estudados no ensino médio aplicando em situações cotidianas. Você precisa ter uma visão holística acerca dos assuntos de geografia e qualquer matéria também!

Nós do blog Gênio do Enem queremos que você saia na frente! Esperamos que essas dicas possam contribuir para o seu melhor desempenho. Portanto, estude, se prepare e persista, pois tudo tende a fluir naturalmente quando você faz um preparo inteligente e dinâmico.

Caso queira deixar um comentário sobre os estudos de geografia para o Enem ou queira perguntar alguma coisa, fique à vontade! Também se quiser compartilhar algum aprendizado nessa matéria ou dica de estudo, comente abaixo!

Curta a nossa fanpage Gênio da Matemática e fique por dentro de atualizações de postagens sobre diferentes assuntos. Assine o nosso newsletter para receber em primeira mão no seu e-mail novas postagens aqui no blog Gênio do Enem.

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.