Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Técnicas e dicas de estudo

Estudar para o Enem em casa – 10 Estratégias inteligentes

estudar para o enem em casa

Se a sua escolha é estudar para o Enem em casa, então, confira as estratégias inteligentes que o Gênio do Enem revelará aqui e aplique em sua rotina de estudos!

Estudar para o Enem em casa é uma escolha que você pode adotar a qual poderá trazer excelentes resultados. E isso vai depender de seu esforço, empenho, muito trabalho, utilizar de mecanismos eficazes e que gerem bons frutos. É preciso usar as armas certas!

Apesar de ser um grande desafio para alguns, outros já conseguem ter autonomia criando o seu próprio cronograma ou plano de estudos. Aliás, você pode criar esse hábito a qualquer momento!

A boa notícia é que muitos conseguem adquirir uma boa pontuação nas provas do Enem e êxito no desempenho da redação apenas por optar estudar em casa para o Enem. Porém, há um preço, não é verdade?

Apesar desse preço exigir mais de seus esforços, você também pode alcançar esse nível aplicando as estratégias inteligentes que iremos fornecer aqui no blog Gênio do Enem.

Não apenas será para melhorar o seu desempenho nas provas do Enem como também aumentará exponencialmente a sua capacidade em aprender servindo para beneficiar o resto de sua vida. Por isso, confira já!

Estudar para o Enem em casa

O hábito de estudar é uma prática contínua na vida de todo estudante. Embora, você possa se preparar para o exame mais concorrido, disputado e importante do ano como o Enem, é preciso ter em mente que a vida de estudo gera um prazer enorme quando percebemos a capacidade que temos em possuir o conhecimento.

Assim, ao estudar para o Enem em casa crie essa paixão por querer aprender muito mais tirando o estereótipo de que estudar é monótono, obrigatório. Até porque, uma vez estudando em casa, a busca do saber e domínio do estudo, será exclusivamente sua. Portanto, acostume-se a gostar de estudar!

E todo esse conhecimento adquirido servirá para outros tipos de exames que venham a aparecer e que, com essa base de estudos individuais que conseguiu durante certo período, será possível avançar de nível, sem qualquer bloqueio ou impedimento.

Por isso, esteja preparado mentalmente para obter e extrair o que há de melhor em estudar para o Enem em casa, certamente, será muito mais vantajoso em sua jornada até as provas do Enem.

10 Dicas e estratégias inteligentes

Blog Gênio do Enem fornece a seguir as estratégias inteligentes para você estudar em casa para o Enem a fim de extrair ao máximo o seu potencial visando à aprovação nas provas e redação! Confira!

1 – Descubra o seu próprio estilo em estudar

Você, possivelmente, aprende de forma diferente que seu amigo ou amiga na escola. Cada um tem um estilo próprio, ritmo de estudo, forma de absorver o conteúdo (alguns são mais visuais, outros orais), maneira de lidar com a matéria de dificuldade e, assim, por diante.

Então, a primeira estratégia inteligente que iremos fornecer a você, ao estudar para o Enem em casa, é fazer uma auto-análise ao que funciona e não funciona para você, qual o horário mais favorável, quais os pontos fracos e fortes, dentre outras perguntas.

Você sabe dizer exatamente as suas preferências de estudos? Quais as matérias em que possui dificuldade? Você aprende mais em silêncio ou com uma música baixinha? Consegue absorver o conteúdo de maneira rápida e efetiva lendo ou assistindo um vídeo-aula?

Ao descobrir o seu melhor jeito em estudar, então, o próximo passo é fazer com que esse recurso colabore e aumente todo o seu potencial. Você precisa multiplicar a sua performance, principalmente, investindo ao que tem de melhor!

Também deve estar aberto a buscar por novos estilos pois, muitas vezes, não conhecemos nem a metade do que podemos aprender de diferentes modos e aplicações. Se auto-explorar é fundamental para avançar ao nível mais alto! Esse deve ser o seu maior alvo para as provas do Enem serem um sucesso!

2 – Compreenda que estudar é diferente de aprender

Embora existam associações entre esses dois verbos, mas no âmago, eles se diferenciam. Você pode estudar muito, porém o aprendizado não seguir o mesmo ritmo. Assim como você pode obter o mesmo nível entre o tanto que estuda se igualar ao que aprende.

Desse modo, você deve se concentrar muito mais na forma que te leva a aprender que a estudar. Quanto mais você aprender com um método, mais deverá incluí-lo em seus estudos em casa.

Estudar um período longo pensando que irá aprender é a maior ilusão que você poderá ter na vida. Por isso, estude sim, mas, sobretudo, aprenda!

Busque formas para obter o melhor aprendizado. Não vale a pena estudar, estudar, estudar até se esgotar para, no final de tudo, obter pouquíssimo rendimento de aprendizado. Esperamos que tenha compreendido essa diferença entre estudar e aprender.

3 – Descubra o seu estilo de aprendizagem

Cada estudante tem o seu próprio estilo em que melhor aprende. Sendo assim, você deve ter algum tipo de preferência e estilo que o beneficie devendo ser usado a seu favor, sem dúvida!

Por isso, não há um jeito certo ou errado para aprender qualquer conteúdo, há aquele melhor estilo de aprendizagem para você ou a mistura de alguns. Você descobrindo esse estilo, certamente, se for estudar para o Enem em casa, obterá os melhores resultados! E se fizer um cursinho perto de sua casa também será de grande vantagem!

Quando você compreende o seu próprio estilo de aprendizagem, isso fará com que desenvolva outras técnicas que somarão a essas que você utiliza a fim de melhorar a velocidade e qualidade de sua aprendizagem!

Vejamos abaixo sete principais estilos de aprendizagem os quais poderão te ajudar a identificar o seu (podem ser mais de um) através de/da:

1 – Visual (espacial) – imagens e compreensão espacial

2 – Aural (auditivo) – escuta, som e música

3 – Verbal (lingüística) – fala e da escrita

4 – Física (sinestésico) – mãos na massa (interação tátil)

5 – Lógica (matemática) – lógica, raciocínio e sistemas

6 – Social (interpessoal) – preferência para a aprendizagem em grupos ou trabalhar com outras pessoas

7 – Solitário (intrapessoal) – preferência para aprender sozinho através de auto-estudo

Conseguiu identificar o seu ou os seus estilos? Esperamos que sim! Agora, é buscar formas de expandi-lo e aumentar todo o seu potencial.

4 – Elabore um plano de estudo

É impossível estudar para o Enem em casa sem elaborar um plano de estudo com as matérias divididas e tempo cronometrado. Então, elabore o seu próprio para que possa seguir diariamente a fim de chegar até as provas do Enem com todos os conteúdos estudados.

Aqui no blog Gênio do Enem escrevemos sobre como fazer isso de maneira fácil e prática, acesse o post Cronograma de Estudos e faça já o seu!

5 – Faça bom uso da internet e sites de estudos

Você pode fazer bom uso da internet para os seus estudos serem mais efetivos e com boas questões para responder. Assim, existem vários nesse ambiente que fornecem uma estrutura qualificada e de alto nível educacional.

Separamos alguns dos sites de estudos que você pode acessar gratuitamente, tais como:

1 – Fundação Getúlio Vargas – oferece vários cursos em diferentes matérias para estudar online

2 – Blog Gênio do Enem – temos dicas, técnicas, estratégias para aperfeiçoar a sua aprendizagem, além de materiais gratuitos de redação Enem, biologia, e outras informações.

3 – Fundação Getúlio Vargas – Banco de Questões – espaço reservado apenas para fazer questões com a finalidade de praticar

4 – Inep – Banco de provas anteriores – você poderá refazer as provas de anos anteriores! Excelente recurso para praticar e compreender como as provas do Enem são elaboradas!

6 – Faça revisões constantes após o estudo em até 24h

A memória tende a falhar com o passar dos anos e por falta de exercícios. É como o nosso corpo que precisa estar constantemente em movimento. Assim, você precisa estimular continuamente o seu cérebro para novas ligações neurais e isso é feito com exercícios constantes.

Para isso de fato ocorrer, não há outra forma senão com a prática! Por isso, faça revisões após o estudo em até 24h. Por quê? Porque isso vai criar novos códigos em sua memória, a informação será reativada resultando, assim, no aumento da retenção.

Tendemos a esquecer tudo o que estudamos à medida que o tempo passa. Se você fizer isso, estará novamente afirmando o que aprendeu, retendo com mais afinco. Lembre-se do prazo: em até 24h!

7 – Estude como se estivesse ensinando alguém

Essa estratégia inteligente tende a ser muito eficaz para você aprender qualquer conteúdo. Quem mais ensina, mais aprende, essa é a verdade! Tente fazer isso ao estudar para o Enem em casa que notará a diferença em seu desempenho e habilidade.

De acordo com a professora Candice Steffen Holderbaum, doutora em Psicologia da UFRGS e especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia, nós aprendemos:

  • Ensinando outra pessoa – 90%
  • Aprender fazendo – 75%
  • Discussão em grupo – 50%
  • Demonstração – 30%
  • Audiovisual – 20%
  • Leitura – 10%
  • Aula expositiva – 5%

Essas foram às atividades em que mostrou como a aprendizagem ocorre efetivamente na vida de cada um. Por isso, se puder ensinar alguém ou até discutir sozinho forjando como se estivesse ensinando uma pessoa, isso vai aumentar sua taxa de aprendizagem!

8 – Reserve a parte do dia em que esteja mais disposto

Certamente, você já deve saber qual o período do dia em que está mais disposto, com energia, com a mente mais acessível para aprender, então, aproveite para extrair ao máximo os conteúdos ou deixe para aquelas matérias mais complexas.

9 – Priorize os estudos

Ao estudar para o Enem em casa, você vai se deparar com muitas distrações, tais como: TV, redes sociais, whatsApp, vídeos na internet (sem estar relacionado com estudos para o Enem), a conversa da sua mãe com uma amiga, enfim, aparecerá muitas situações em que farão você tirar o foco.

Para que isso não ocorra, o ideal é escolher um local silencioso, em que esteja só e desligar o seu celular, TV ou qualquer outro mecanismo que venha a atrapalhar. O momento agora e o seu foco é estudar para o Enem, então, priorize isso com toda a determinação!

E lembre-se:

“As raízes do estudo são amargas, mas os seus frutos são doces”

– Aristóteles

10 – Faça um curso online

As vantagens de estudar para o Enem em casa são inúmeras! Desde a economia que terá ao evitar o gasto com transporte público, almoço e lanche em algum local, tempo desnecessário no congestionamento, dentre outras.

Dessa forma, você pode fazer o seu próprio horário obtendo, assim, um curso online. Ele pode aumentar o seu nível de aprendizagem de maneira grandiosa. Por isso, se puder, invista o seu dinheiro em um cursinho online que poderá ser apenas na matéria de sua dificuldade.

Se a sua matéria de dificuldade for em matemática, então, sugerimos o Curso do Gênio da Matemática que aborda de maneira simples, prática e com técnicas surpreendentes, tudo o que está relacionado ao universo dos números.

Curso Gênio da Matemática

Você descobriu essas 10 estratégias inteligentes em como estudar para o Enem em casa e não poderíamos deixar de apresentar um dos mais reconhecidos cursos de matemática no mercado que proporcionam excelentes resultados.

Se você possui dificuldade na área de estudo em matemática, então, esse cursinho online é para você, sem dúvida!

O que o curso Gênio da Matemática oferece?

  • Mais de 180 Vídeos Aulas em HD+
  • Centenas de Exercícios em PDF
  • Gabarito e Resoluções dos Exercícios
  • Resumo da Teoria de Cada Área de Ensino
  • Simulados Por Conteúdo Com Correções Comentadas
  • Acompanhe Sua Evolução em Tempo Real
  • Teste Sua Preparação Com Um Simulado Cronometrado
  • Dezenas de Provas de Concursos Resolvidos
  • Dezenas de ENEM e de Universidades de todo Brasil
  • PLATAFORMA ESPECIALIZADA PARA EAD

E tem mais! Veja só:

  • 6 bônus grátis
  • Curso lógica matemática
  • Curso matemática financeira
  • Acesso irrestrito à plataforma por 2 anos
  • Resoluções de provas anteriores
  • Curso Gênio para vestibulares
  • Bônus surpresa

Para que você tenha tudo isso e muito mais é só adquirir esse curso Gênio da Matemática pelo valor de R$ 38,00 em 12x ou à vista por R$ 390,00. Ele é o curso mais completo, moderno, informatizado e aplicável a qualquer público, além de oferecer o melhor custo benefício do Brasil!

Venha e faça parte! Junte-se a todos que estão na mesma meta em passar no Enem, vestibulares e concursos públicos! Adquira já!

Caso queira fazer alguma pergunta, fique à vontade!

Curta a nossa fanpage Gênio da Matemática e acompanhe os posts em seu feed!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.