Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Informações da Prova

É possível usar a nota do Enem de anos anteriores?

é possível usar a nota do Enem de anos anteriores
é possível usar a nota do Enem de anos anteriores

Somente em alguns programas criados pelo governo como o Fies é possível usar a nota do Enem de anos anteriores. Porém, há outros e também aquelas universidades que aceitam notas parciais para o vestibular. Então, que tal verificar aqui quais são eles e, assim, iniciar uma graduação nesse ano!

Se você perdeu o Enem ano passado e deseja fazer uma graduação nesse ano, não se preocupe! Ainda é possível usar a nota do Enem de anos anteriores em alguns programas educacionais superiores e em algumas faculdades.

O Sisu – Sistema de Seleção Unificada, por exemplo, só aceita a nota Enem do ano anterior, ou seja, da última edição. E, por causa dessa regra do programa, não é possível se inscrever e concorrer a uma vaga. Mas a boa notícia é que ainda você pode utilizar a sua nota em muitos outros lugares!

E se você está com dificuldade de assimilar alguns conteúdos, conheça o nosso Curso Gênio da Matemática. Desse modo, ele é um curso online que o ajudará a tirar boa nota no Enem, em concursos públicos e qualquer vestibular. Conheça ao clicar aqui.

Saiba abaixo quais são os programas que aceitam essa nota Enem de anos anteriores. Também descubra as universidades que estão disponíveis para usar a nota Enem para ingressar em um de seus cursos superiores.

É possível usar a nota do Enem de anos anteriores?

Sim! Você pode usar a nota do Enem de anos anteriores para ingressar naquele curso superior que tanto deseja. Mas, cautela! Somente alguns programas do governo e algumas instituições superiores disponibilizam essa alternativa. Veja abaixo como funciona e como se inscrever!

Como funciona?

Basicamente, nenhuma mudança quanto a usar a nota do Enem da edição anterior. Os critérios são os mesmos, as regras de participação também. A única diferença é que você pode usar a nota das provas anteriores em que fez o exame e ela deve estar em conformidade com os requisitos.

Como se inscrever?

A inscrição pode ser feita no próprio site do programa que deseja utilizar a sua nota Enem de anos anteriores. Então, basta apenas considerar o calendário, pois deve ser feita a inscrição dentro do prazo estipulado pelo programa.

Saiba abaixo quais os programas que aceitam a nota Enem de anos anteriores e faça a sua inscrição!

1 – ProUni

Universidade para Todos – ProUni é uma das alternativas que você tem onde é possível usar a nota do Enem de anos anteriores. Na verdade, você precisará ter a nota mais recente, então, veja qual a edição que fez e certifique-se de cumprir com os requisitos.

Algumas características desse programa:

  • Pode ser nota do Enem mais recente de anos anteriores, e não especificamente da edição anterior a inscrição do ProUni
  • Nota acima de 450 pontos
  • Não zerar na redação
  • São vagas de bolsas de estudos: integrais (100%) e/ou parciais (50%)
  • A renda familiar bruta mensal, por pessoa, para bolsa integral é de até 1 salário mínimo
  • A renda familiar bruta mensal, por pessoa, para bolsa parcial é de até 3 salários mínimos
  • Não pode ter diploma de curso superior

Para mais detalhes, acesse ProUni e leia todos os conteúdos na página.

2 – Fies – Fundo de Financiamento Estudantil

O Fies – Fundo de Financiamento Estudantil é outra alternativa que você tem onde é possível usar a nota do Enem de anos anteriores. Na verdade, a diferença do ProUni é que você deve usar a nota Enem mais recente; já do Fies, você deve usar qualquer nota do Enem, ou seja, qualquer edição.

Algumas características desse programa do governo:

  • É um financiamento estudantil onde você financia todo o período do curso superior a taxa de juros reduzidos
  • Exige-se um fiador
  • É preciso seguir o cronograma de inscrição, pois tem um período determinado. Agora, para os que estão estudando em uma universidade privada, o candidato pode se inscrever em qualquer tempo
  • A inscrição é gratuita e feita pelo SisFies – Sistema Informatizado do Fies. Acesse aqui e siga as instruções
  • Aditamento ou renovação do contrato é a cada 6 meses
  • Nota igual ou superior a 450 pontos
  • Nota da redação igual ou superior a 400 pontos

Saiba mais informaçõs ao acessar aqui.

Universidades que aceitam nota do Enem de anos anteriores

Algumas universidades aceitam nota do Enem como forma de ingresso! Assim, você pode usar essa nota e, dependendo das regras da instituição superior, pode entrar diretamente no curso ou usar como nota parcial.

Então, basta pedir informações da universidade pela qual está interessado em estudar. Enfim, eis abaixo quais são essas universidades:

  • Estácio – Universidade Estácio de Sá
  • Faculdade Anhanguera
  • Unip – Universidade Paulista
  • Unopar – Universidade Norte do Paraná
  • Faculdade Pitágoras
  • Cruzeiro do Sul Virtual (à distância)
  • E outras

Comente abaixo o que achou e, se souber de alguma faculdade, sugira nos comentários. Compartilhe, se assim desejar! E volte outras vezes em nosso blog Gênio do Enem!

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.