468×60

Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Sem categoria

Dificuldade em gerenciar o tempo para o Enem? 7 dicas geniais!

Gerenciar o tempo para o Enem

Aqui estão 7 dicas de como você pode gerenciar o tempo para o Enem faltando poucos dias para a prova. Aprenda, aplique e alcance bons resultados!

Gerenciar o tempo para o Enem

Gerenciar o tempo para o Enem

Com as provas do Enem se aproximando, você deve pensar em como melhorar a gestão de seu tempo. Organizar os dias a fim de encontrar equilíbrio entre seu lar, escola, lazer e amigos não é uma tarefa fácil, não é mesmo?

Ao reservar um tempo para organizar suas prioridades, você tem a melhor chance de permanecer no caminho certo. Quando você planeja os seus estudos, isso reduz os níveis de estresse sendo um indicativo importante em obter sucesso no Enem.

Que tal implementar estas 7 dicas de como gerenciar o tempo para o Enem? Pode ser que o ajude a organizar o estudo e dar tempo de ver todas as matérias exigidas. Confira!

7 dicas de como gerenciar o tempo para o Enem

Listar o que precisa fazer, criar um cronograma que organize suas atividades, exercitar-se e demais dicas podem favorecer o seu desempenho. Conheça cada um deles e aplique em seu estudo a fim de ter uma boa pontuação na prova!

1 – O que você precisa fazer?

A primeira etapa em como melhorar o gerenciamento de tempo para o Enem é listar absolutamente tudo que você precisa fazer. Isso pode parecer óbvio, mas a maioria dos alunos tende a deixar as tarefas importantes para a última hora.

Ao deixar isso acontecer, você afetará a qualidade do seu estudo e refletirá em sua nota final. Liste tudo que precisa estudar, suas obrigações na escola, as atividades em casa etc.

2 – Crie um cronograma diário

Encontre uma ferramenta de organização que funcione bem para você e adicione em sua lista de prioridades. Pense também naqueles momentos em que você está mais alerta.

Lembre-se de se socializar, mas certifique-se também de dormir o suficiente. É preciso umas 7h a 8h de sono todas as noites para permanecer focado e alerta durante o período de estudo.

3 – Seja flexível, mas realista

Normalmente, é preciso cerca de 8h a 10h do seu dia para estudar, socializar ou qualquer prática que precise fazer.

Como um estudante, deve ter 35h por semana dedicando-se a estudos na escola, incluindo palestras e seminários. Caso gaste 15h por semana em sala de aula, você deverá usar as 20h restantes para ter um estudo independente.

4 – Separe um tempo de planejamento para evitar repetições

Separar um tempo para pesquisar, planejar e pensar sobre o seu estudo é crucial para gerenciar o tempo para o Enem. Separe algumas horinhas para processar novas informações e planejar como usá-las eficazmente.

Curso Gênio da matemática

Curso Gênio da matemática

5 – Evite a procrastinação e distração

Uma maneira de evitar a procrastinação é pensar nos diferentes lugares em que você estudou – onde você estava mais concentrado? Onde você estava mais distraído? Existe alguma coisa que você pode fazer para tornar o estudo mais prazeroso?

Lembre-se: o que funciona para uma pessoa pode não funcionar necessariamente para você. Para alguns, estudar com amigos pode limitar sua produtividade. Mas para outros, estudar em grupos pode aumentar a motivação e evitar a procrastinação.

6 – Exercite-se para relaxar a mente

Acredite ou não, o exercício funciona da mesma maneira que o sono. Ele tem o poder de você focar em seu estado de espírito, ajudando-o a relaxar sua mente e aumentar seu nível de concentração. Uma simples caminhada ou corrida de 20 minutos já ajuda a relaxar!

7 – Sua organização foi eficaz?

Revisar e reavaliar constantemente seu programa de estudo pode ajudar a reconhecer se você precisa fazer alguma alteração. Assim, o ajudará a concluir qualquer tarefa da escola. E também ter horas para relaxar e passar tempo com a família e amigos.

Quer mais conteúdos como esse? Então, assine a nossa newsletter.

Comente abaixo sobre o que achou e ajude aquele seu amigo que precisa gerenciar tempo compartilhando com ele esse post.

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.