468×60

Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Técnicas e dicas de estudo

Distração na hora de estudar para o Enem é um problema para você?

Distração na hora de estudar para o Enem

distração na hora de estudar para o Enem

distração na hora de estudar para o Enem

Todo estudante sabe o quão difícil é vencer uma distração na hora de estudar para o Enem. Os seus amigos querem sair. Há uma festa rolando. Você está cansado. Os seus colegas de quarto são barulhentos. Ou às vezes você só quer assistir a sua série de TV favorita.

Você sabe que deve estudar para o Enem, mas as distrações podem impedi-lo de fazê-lo com eficácia. E, assim, você diz a si mesmo que fará isso mais tarde.

Como você pode vencer esse ciclo? Você tem que reconhecer que está enfrentando um problema e que ele precisa ser resolvido. Com isso em mente, é preciso buscar ajuda para descobrir como responder aos problemas típicos que tornam o estudo um desafio.

Existem algumas distrações comuns. Se você é um estudante que possui distração na hora de estudar, vai concordar com estas abaixo.

Distração na hora de estudar para o Enem

Livre-se da distração na hora de estudar para o Enem! Identifique a seguir aquela que mais tem problema e solucione com estas dicas práticas.

1 – Barulho

Já tentou estudar em seu quarto enquanto seu colega ao lado estava rindo ao telefone? Enquanto algumas pessoas podem desligar o som sem muita dificuldade, outras têm de se concentrar em uma área com vozes altas, música ou outros barulhos.

Para superar essa distração, encontre um lugar tranqüilo. Pode ser a biblioteca, um ambiente só, uma cafeteria silenciosa. Ou outro local no campus durante as horas de folga. Seja qual for o caso, elimine o ruído para se manter focado.

2 – Entretenimento

Se você está estudando no mesmo lugar em que assiste à TV, joga videogame, folheia revistas, a distração o vencerá. No momento em que seu estudo começa a ser difícil ou entediado, seus olhos notarão o entretenimento ao seu alcance.

Da mesma forma, quando um espaço – seu quarto, sala de estar ou varanda – normalmente é usada para relaxar, pode ser difícil mudar seu foco para o estudo.

Para superar essa distração, remova-se das tentações. Encontre um lugar onde não há opções de entretenimento nas proximidades. Quando os filmes e a TV não estão pertos, é muito mais fácil resistir a eles.

3 – Relacionamentos

Não importa se é seu colega de quarto ou seu melhor amigo de longa data, quando as pessoas estão por perto enquanto você está estudando, pode ser difícil ignorá-las.

Seu amigo pode querer brincar ao invés de estudar para a prova. Antes que você se dê conta, já está rindo com ele e lembrando de muitas histórias engraçadas. Então, já mudou de foco!

Para superar essa distração, estude sozinho – ou com amigos comprometidos com os estudos. Diga a todo mundo que você sairá mais tarde, quando seu estudo terminar.

4 – Navegando na internet

Você sabe como é: Vai até o Google para pesquisar um artigo e acaba olhando o Facebook dizendo que é só um minutinho. Uma meia hora já se passou e antes que você se tocou, não completou uma única tarefa acadêmica.

Para superar essa distração, desconecte-se de qualquer coisa não relacionada aos estudos Enem. Se você puder estudar sem acesso à Internet, então, desative o Wi-Fi.

Abra um documento do Word no modo “foco”. Quando você terminar seu estudo, o mundo on-line estará esperando por você.

5 – Mensagens no WhatsApp

Seja sua mãe fazendo o check-in ou seu amigo convidando você para sair mais tarde, mensagens no WhatsApp atrapalham sua concentração.

Pior ainda é quando você está recebendo várias mensagens, uma após a outra, produzindo um som constante de notificações enquanto você estuda.

Para superar essa distração, confira as mensagens no WhatsApp por um período de tempo (caso seja realmente necessário).

Curso Gênio da matemática

Curso Gênio da matemática

Foque em seus livros, coloque seu telefone no modo avião e aproveite para ficar menos acessível por uma ou duas horas. Quando estiver pronto, você pode simplesmente voltar a verificar o que perdeu.

Se tudo mais falhar, faça um jogo. Defina um cronômetro para incrementos de tempo específicos – 15 ou 20 minutos – e force-se a não fazer nada além de estudar até o cronômetro terminar.

Quando você terminar uma tarefa, dê a si mesmo uma recompensa, seja uma olhada no Facebook ou um lanche. Seja o que for que você tenha que fazer para se motivar, vale a pena pensar e executar.

Comente qual é a sua maior dificuldade na preparação para o Enem. Compartilhe também, se assim desejar!

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.