Scroll Top

Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Assuntos de Literatura mais cobrados no Enem

assuntos de literatura mais cobrados no enem

Os assuntos de Literatura mais cobrados no Enem exigem do aluno boa leitura e conhecimento da história ao longo do tempo. São 6 questões para essa disciplina!

A disciplina de Literatura se enquadra na área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias no Enem. São exigidas 6 questões somente para essa disciplina fazendo com que você se concentre em temas mais recorrentes a fim de estar mais preparado.

Como você já observou, o Enem não fornece lista com livros de Literatura que você precisa ler para se preparar para a prova. Tampouco te dá alguma orientação a respeito dos assuntos que constarão anualmente.

Sendo assim, cabe aos especialistas, professores e os mais interessados estudarem quais os assuntos de Literatura mais cobrados no Enem para que encontrem um caminho por onde devem começar a estudar.

Com uma boa pesquisa nas provas anteriores do Enem será possível compreender esses temas mais corriqueiros e que sempre estão presentes nas provas.

Por essa razão, Gênio do Enem irá te fornecer quais são esses assuntos que mais a banca avaliativa exigirá de você e todos os candidatos. Quer saber quais são? Confira abaixo!

Para aprender mais:

Assuntos de Literatura mais cobrados no Enem

Veja abaixo alguns assuntos mais recorrentes nos enunciados do Enem e saiba estudar assertivamente. Conquiste a melhor pontuação estudando o que mais cai no Enem! É fundamental lembrar que você deverá estudar Literatura contextualizando para o cenário atual.

Também você irá se deparar com textos em vários formatos como tirinhas, cartoons, imagens, então, não espere apenas uma leitura escrita, mas visual. Isso significa que encontrará ambos os formatos em um mesmo enunciado. Fique ligado!

1 – Escolas Literárias do Brasil a partir de 1500

É também um conteúdo dos vestibulares, pois as escolas literárias fazem parte da história do país. Não dá para discutir Literatura sem incluir as escolas literárias. Por essa razão, elas são o topo dos assuntos de Literatura mais cobrados no Enem.

Você deverá conhecer as características de cada escola, suas peculiaridades, como é possível identificá-las. Em resumo, são estas:

  • Quinhentismo
  • Barroco
  • Arcadismo
  • Romantismo
  • Realismo
  • Naturalismo
  • Parnasianismo
  • Simbolismo
  • Pré-Modernismo
  • Modernismo

Dentre todas essas que você irá estudar, há predominância nas questões com a Escola Literária Moderna, então, foque os seus estudos nela. Cada uma tem a sua particularidade que você deve saber, mas o Modernismo é o que mais se encontra presente nas questões do Enem.

2 – Machado de Assis

Um dos autores célebres da Literatura que você sempre verá nas questões do Enem. Por isso, vale a pena estudar toda a sua obra e devorar os seus diversos livros. Concentre-se nele e você fará uma prova bem tranquila.

3 – Modernismo

Como dito no tópico 1, a escola literária chamada de Modernismo é a que mais aparece como exigência na prova. Portanto, vale destacar a importância de estudá-la. Você deverá estar apto em saber sobre suas fases, seus autores, características e precursores.

4 – 10 autores mais presentes

Destacamos os 10 autores mais presentes nas provas de Literatura para o Enem. Confira abaixo quem são e obtenha conhecimento deles e suas obras. Certamente, eles são um dos assuntos de Literatura mais cobrados no Enem e que estarão presente em um dos enunciados. Repare que Machado de Assis está no topo, sendo mais uma vez essencial estudá-lo.

  1. Machado de Assis
  2. José de Alencar
  3. Carlos Drummond de Andrade
  4. Clarice Lispector
  5. Oswald de Andrade
  6. Guimarães Rosa
  7. Graciliano Ramos
  8. Cecília Meireles
  9. Luis Fernando Veríssimo
  10. Manoel de Barros

5 – Arte e Cultura

Dentro do que você estuda na Literatura, há a presença forte do que chamamos de arte e cultura. Ao observar quais os temas mais recorrentes no Enem desde 2009 constatou-se que a arte e cultura ocupa o percentual de 9%. Sendo assim, vale a pena dar atenção a eles.

A representação das artes em contextos atuais é bastante cobrada nas provas do Enem e você precisa estar familiarizado com esse tipo de abordagem.

A arte moderna é que você mais encontra nas provas desde 2009, o que permite que você estude com mais atenção e dê prioridade para ela. A cultura contemporânea também é importante estudar bem como a cronologia das mudanças ao longo do tempo.

Deixarei um exemplo abaixo para que você possa analisar como será exigida essa arte no enunciado Enem.

literatura enem

Questão de 2012: O quadro Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX. Essa nova tendência se caracteriza pela:

  1. a) pintura de modelos em planos irregulares
  2. b) mulher como temática central da obra
  3. c) cena representada por vários modelos
  4. d) oposição entre tons claros e escuros
  5. e) nudez explorada como objeto de arte

**** Gabarito: A

Agora que você já descobriu os assuntos de Literatura mais cobrados no Enem, confira as dicas que preparamos para você mandar bem na prova! Sucesso!

Dicas para estudar Literatura para o Enem

Aprenda com estas dicas abaixo em como estudar Literatura para o Enem de forma direcionada ao que as questões irão te exigir. Muitas vezes, você não atinge uma boa nota devido a não saber estudar assertivamente e conforme os moldes desse tipo de exame.

É preciso não apenas estar por dentro dos assuntos de Literatura, mas saber como aprender com mais eficiência para atingir excelentes resultados. O foco é sempre em como você aprende, absorve os conteúdos, extrai, e não somente o ato de estudar. Veja abaixo como conseguir esse feito!

Aproveito para te convidar a visitar a nossa categoria de Linguagens, Códigos e suas tecnologias a fim de obter mais técnicas de estudo e dicas nessa área do Enem.

Também quero apresentar uma excelente oportunidade para você ganhar como bônus os conteúdos de Português e Redação para o Enem ao adquirir o Curso online do Gênio da Matemática. É a sua chance de gabaritar em matemática, já que se apresenta como uma das maiores dificuldades dos alunos em tempos atuais.

E você ganhará também outros cursos grátis como Física e Química. Quer ainda mais? São 10 bônus grátis para você ter o melhor maior preparo de sua vida!

Você estudará nos moldes de EAD – Educação à Distância, de forma interativa, dinâmica, descontraída e muito funcional. Há simulados, testes, exercícios comentados, acesso estendido por mais 2 anos, e muito mais. Quer saber de mais detalhes como preço, benefícios e garantias? Acesse o Curso Gênio da Matemática e adquira já!

1 – Ter conhecimento de toda a história de Literatura

Um dos pontos essenciais para você que irá se preparar para a prova de Literatura é saber toda a sua história. Não adianta estudar um assunto aqui e acolá, pois precisará de embasamento histórico que ocorreu aquele evento. Por isso, aprenda a história da Literatura como um todo.

2 – Concentre-se em textos mais modernos

Apesar do Enem utilizar textos antigos, o seu foco é apresentar conforme o momento atual em que você está vivenciado. Então, provavelmente, você irá se deparar com trechos de jornais, cartoons, canções populares, poesias, figurinhas, enfim. Esteja familiarizado com esse tipo de formato para não ser pego de surpresa.

3 – Literatura do século XX é o que predomina na prova

De acordo com vários estudiosos no ramo como os professores de cursinhos, eles concordam que a Literatura do século XX é a que mais se exige no Enem. O foco é o Modernismo e Pós-Modernismo tendo os seguintes autores de destaque:

  • Clarice Lispector, Jorge Amado, Oswald de Andrade, Manual Bandeira, Vinícius de Moraes, Graciliano Ramos, Érico Veríssimo.

É importante considerar também o Carlos Drummond de Andrade, embora não faça parte dessa época e sim da geração de 30. Ele é um dos que mais surgem nos enunciados e, por isso, merece destaque para você estudá-lo!

Então, você deve centralizar os seus estudos de Literatura nesse tempo da história, mas sem deixar os outros para serem estudados. A predominância, no entanto, é do século XX!

4 – Decifre as estrofes atentamente

O Enem exige que o candidato saiba decifrar o que está escondido no enunciado. Ele utilizar recursos visuais também a fim de que você possa retirar o que ele quer dizer. Por isso, a prosa e poesia é um dos requisitos indispensáveis para você saber interpretar qualquer questão.

Se você souber interpretá-los estará apto para desvendar a alternativa correta. Então, o grande segredo é o treino constante nos textos em prosa e poesia.

Claro que é um esforço, não é fácil captar a mensagem de uma poesia lúdica, por exemplo, mas com a prática você conseguirá obter os melhores resultados.

5 – Escolas literárias relacionam-se com o contexto histórico

Mais uma vez, a dica de que tudo deve ser centralizado no contexto é 100% certa. Você não deverá estudar a Literatura do passado somente, mas trazê-la para o contexto atual, pois é isso que a prova irá exigir de você.

Como dito anteriormente, essas escolas literárias são um dos principais assuntos de Literatura mais cobrados no Enem e que você deve dominar, isto é, saber de capa à capa.

Você não deve estudar a Literatura de forma fragmentada, isolada. É necessário que contextualize-a dentro da realidade e que conheça também os autores dessa época (esse item é super importante!).

6 – Manifestações artísticas nas escolas literárias

É constante o uso de manifestações artísticas nas escolas literárias aparecerem nas questões do Enem. Lembrando que elas surgem não apenas tratando do fato antigo, de sua época, mas trazendo a realidade atual (contextualização).

Um exemplo a citar desse mecanismo que o Enem usa é abordar as características do Classicismo. Essa manifestação artística valoriza a busca pela perfeição da sua forma e a exaltação do belo, beleza.

Mas, será que esse evento ocorria apenas na época do classicismo? Como esse movimento se faz presente na realidade atual? Será a exaltação da beleza exagerada não está também sendo destaque em nossos dias atuais?

7 – Fique atento as funções de linguagem

Pode ser que não encontre tantas questões abordando as funções de linguagem, mas certamente em algumas delas, você irá se deparar. E, ao encontrá-las, precisará de uma boa base de estudo, conhecimento sobre cada uma para que possa ter condições de assinalar a resposta certa.

Lembrando que há 5 funções da linguagem, a quais são: conativa, metalingüística, fática, emotiva e referencial. Cada uma se expressa diferente, pois possui as suas particularidades. No entanto, observe que pode haver mais de 2 funções em um mesmo texto.

8 – Escritores brasileiros

Os autores participantes de cada fase da história da Literatura são bastante presente nos enunciados e você, sem dúvida, já sabe quem são. No entanto, o seu olhar deve ser maior nos autores brasileiros, pois são eles que se destacam em maior quantidade nos enunciados.

Estude suas obras, como eles discorrem a produção de seus textos, o que utilizam, que tom deixam marcados, enfim, tente extrair tudo que puder.

Quanto mais você extrair conhecimento dos escritores brasileiros tanto mais está bem mais preparado na hora de encontrar uma questão desse perfil.

Rápida introdução ao estudo da Literatura

Para que você obtenha um pouco mais de aprendizado acerca da Literatura, irei fornecer uma rápida introdução aos estudos dessa área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Ele está separado por pequenos tópicos resumidamente.

  • A palavra literatura deriva do latim “litteratura” que significa a “arte de escrever”
  • Quando se fala de Literatura significa que estamos dando referência a obras de arte escrita
  • A literatura é uma forma de expressão artística
  • A literatura é uma forma possível de usar a linguagem
  • Os gêneros literários aumentam a competência de leitura

Você aprendeu quais os assuntos de Literatura mais cobrados no Enem e obteve também algumas dicas para se preparar melhor focando sempre em questões que mais aparecem.

Sem dúvida, se você concentrar os seus esforços nesse conteúdo que acabou de ler, irá atingir uma boa pontuação nas provas do Enem. Por isso, se dedique e foque neles.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira deixar a sua opinião a respeito desses assuntos de Literatura que mais caem no Enem, então, fique à vontade! Colabore aqui no site com a sua opinião. Ficaremos contentes em receber o seu comentário e responderemos brevemente!

960x171-anuncio-blog-genio

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: