Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Técnicas e dicas de estudo

10 hábitos de estudantes altamente bem-sucedidos

 estudantes altamente bem-sucedidos

Não estudar todo o conteúdo em uma única vez, rever os assuntos e exercícios nos fins de semana, esses são alguns dos hábitos de estudantes bem-sucedidos. Conheça todos e adquira a pontuação máxima no Enem.

A chave para se tornar um dos estudantes altamente bem-sucedidos é aprender a estudar inteligentemente. Muitos que chegam às provas do Enem alcançando o sucesso em suas notas são porque desenvolveram métodos, estratégias espertas e inteligentes na sua preparação.

E isso se torna mais e mais verdadeiro à medida que você avança na sua maneira de estudo aplicando métodos dos mais eficientes. Sendo assim, ser um dos estudantes altamente bem-sucedidos não termina apenas no Enem, mas o acompanhará em toda a sua jornada na graduação, depois, no mestrado e doutorado. Então, porque não iniciar agora aplicando estes 10 hábitos?

Uma ou duas horas de estudo em um dia é geralmente o suficiente para alcançar, no ensino médio, notas satisfatórias, mas quando você chega à faculdade, não há horas suficientes no dia para obter domínios dos conteúdos e todas as matérias estudadas, por isso, é preciso saber como estudar inteligentemente e com mais eficácia.

Enquanto alguns estudantes são capazes de estudar e aprender tudo com o mínimo de esforço, esse seleto grupo é apenas uma exceção. A grande maioria dos estudantes altamente bem-sucedidos alcança o seu sucesso por meio do desenvolvimento e aplicação de hábitos de estudo eficazes.

A seguir estão os 10 melhores hábitos de estudo empregados por esses estudantes altamente bem-sucedidos os quais farão com que você se torne um deles. É esse o seu objetivo? Se não é, então, tenha agora! Antes disso, leia a nossa categoria de Técnicas e dicas de estudo a fim de obter os melhores recursos para se preparar!

Então, se você quer se tornar nesse estudante, não desanime, não desista, apenas trabalhe para desenvolver cada um dos hábitos de estudo abaixo e você verá as suas notas no Enem se elevarem, além de ter um aumento de conhecimento, e sua capacidade de aprender e assimilar melhor as informações.

10 hábitos de estudantes altamente bem-sucedidos

Você está preparado para aplicar estes 10 hábitos de estudantes altamente bem-sucedidos? Leia cada um desses hábitos, verifique a possibilidade de incluir em sua rotina e trabalhe para aperfeiçoar o que já aplica em sua vida. Confira a seguir e comece já!

1 – Não tente compilar todo o seu estudo em uma sessão

Se você se encontra até tarde da noite gastando mais energia tentando manter as pálpebras abertas do que estudando, essa é á hora para uma mudança imediata! Esse tipo de estudo gera perda do seu tempo e energia. No final de tudo, sua mente não consegue reter nem a metade do que estuda.

Os estudantes altamente bem-sucedidos tipicamente distribuem o seu trabalho ao longo dos períodos de tempos mais curtos e raramente tentam compilar todos os conteúdos, matérias em apenas uma ou duas sessões.

Torne-se nesse estudante eficaz aprendendo a ser coerente em seus estudos e tendo períodos de estudo regulares, ainda mais curtos, distribuídos em seu dia. Longas horas de estudo não significam alta aprendizagem.

2 – Criação de um plano para estudar

Esses estudantes altamente bem-sucedidos agendam horários específicos durante a semana quando estão indo estudar – e então eles ficam seguindo rigorosamente a sua programação.

Os alunos que estudam esporadicamente e caprichosamente normalmente não conseguem executar tão bem como aqueles que têm um horário de estudo em conjunto.

Se você criar um plano de estudo, elaborando uma rotina semanal, onde você reserva um período de tempo por semana, com o objetivo de rever seus conteúdos, isso vai garantir que você desenvolva hábitos que lhe permitirão ter sucesso em sua educação em longo prazo e não somente para as provas do Enem.

Caso você não saiba criar esse plano de estudo ou cronograma, aqui no Gênio do Enem escrevemos um post muito fácil, simples e que te ajudará a elaborar agora mesmo. Leia o artigo Cronograma de Estudos e avance drasticamente a sua evolução nos estudos.

3 – Estude nos mesmos horários de sempre

Não só é importante que você planeje o que tem para estudar, mas é fundamental criar uma rotina de estudo diária consistente.

Quando você estuda nos mesmos horários de sempre a cada dia e a cada semana, você estará estudando e tornando essa prática regular em sua vida.

Você vai estar mentalmente e emocionalmente mais preparado para cada sessão de estudo e à medida que estudar em cada sessão, isso vai fazer com que você se torne bem mais produtivo.

Se você sentir a necessidade de mudar a sua programação ao longo do tempo devido a eventos inesperados, imprevistos que normalmente ocorrem em um dia ou outro, tudo bem, mas volte à sua rotina assim que o evento ou situação tiver passado.

4 – Cada tempo de estudo deve ter um objetivo específico

Estudar sem direção não é eficaz e muito menos rentável. Você precisa saber exatamente o que estudar, que conteúdo deve ser aprendido durante cada sessão de estudo.

Antes de começar a estudar, defina uma meta para essa sessão de estudo ao final. E reveja ao final do estudo se essa meta foi alcançada com sucesso. Por exemplo, memorizar 30 novas palavras do vocabulário, fazer exercícios das provas anteriores do Enem na área de matemática, dentre outros.

Elabore esse objetivo o mais específico possível e monitore o seu desempenho ao final de cada sessão.

5 – Nunca procrastine a sua sessão de estudo planejado

É muito fácil e comum adiar a sua sessão de estudo devido à falta de interesse no assunto porque você tem outras coisas que precisam estar prontas ou apenas porque a tarefa é difícil e complexa, não é mesmo? De fato, isso acontece com todos os candidatos que estão se preparando para o Enem.

No entanto, aqueles estudantes altamente bem-sucedidos não deixam de estudar por essas coisas citadas, ou seja, eles não se permitam procrastinar.

Se você procrastinar a sua sessão de estudo, ele se tornará muito menos eficaz e você não poderá estudar tudo que precisa, ou seja, muitos conteúdos passarão despercebidos. Se você não estudou nesse dia, será que amanhã vai estudar o do dia anterior? E o tempo que passou? Uma vez passado o tempo, ele não volta! Pense nisso!

A procrastinação também leva à pressa, e a correria é a causa número um de erros. Reflita nisso antes de deixar para outro dia aquele estudo de agora.

6 – Comece primeiro com o assunto mais difícil

Como a sua missão é estudar o assunto mais difícil, então, ele vai exigir mais esforço e energia mental, por isso, você deve começar por primeiro. E esse é um dos hábitos eficazes que os estudantes altamente bem-sucedidos aplicam em sua rotina de estudo, com toda a certeza!

Depois de ter concluído o trabalho mais difícil, ele será muito mais fácil para completar o resto do seu trabalho. Acredite ou não, começando com o assunto mais difícil irá melhorar significativamente a eficácia de suas sessões de estudo, e seu desempenho acadêmico aumentará.

Isso também refletirá quando você se encontrar naquelas questões complexas, de extrema dificuldade nas provas do Enem. Ao superar esse assunto difícil hoje, lá na prova também ele será superado. Você está tão somente em uma preparação para a chegada da prova. Lembre-se disso!

7 – Reveja sempre os rascunhos que fez antes de iniciar uma atribuição

Obviamente, antes que você possa rever os seus rascunhos, você deve primeiro fazê-los no dia anterior, e deixar para o outro dia, a análise de sua atribuição ao que aprendeu.

Certifique-se sempre de fazer bons rascunhos, lembretes, para os assuntos e conteúdos. E antes de iniciar cada sessão de estudo, e antes de iniciar uma atribuição particular, reveja-os  cuidadosamente para se certificar de que você sabe do que se trata corretamente.

Revendo os seus rascunhos antes de cada sessão de estudo vai ajudar você a lembrar os assuntos importantes que aprendeu durante o dia anterior, e irá saber identificar cada estudo de maneira direcionada e eficaz.

8 – Certifique-se que você não está distraído enquanto estiver estudando

Todo mundo fica distraído por algo mesmo quando não está estudando. E ao estudar, isso parece ser mais intenso e corriqueiro, não é mesmo? Parece que tudo acontece na hora em que se está estudando seriamente. Talvez seja a TV, ou sua família, ou talvez seus colegas, a internet, as redes sociais, enfim!

Algumas pessoas realmente estudam melhor com um pouco de som bem baixinho como, por exemplo, uma música de fundo. Isso pode ser algo que não te distraia, mas sim, te faça bem, então, vá fundo e aplique essa técnica!

Queremos destacar quando você está distraído enquanto está estudando, pois acontecem duas coisas com você, as quais são:

1 – Perde a linha de pensamento

2 – Você é incapaz de se concentrar

Ambas te levarão a estudar de forma muito ineficaz e te deixará improdutivo. Antes de começar a estudar encontre um lugar onde você não será perturbado ou não ficará distraído. Alguns estudantes adoram passar os seus dias de estudo em uma biblioteca por conta de se concentrarem melhor e estudarem com maior eficácia.

9 – Grupos de estudo são muito eficazes

Já ouviu a frase “duas cabeças pensam melhor que uma”? Bem, isso pode ser especialmente verdadeiro quando se trata de estudar. Trabalhando em grupos permitirá que você:

1 – Obtenha ajuda de outros quando você está lutando para entender um conceito

2 – Complete tarefas mais rapidamente

3 – Ensine outros – isso ajudará e servirá tanto para os outros alunos como a si mesmo, a fim de internalizar o assunto e permitindo que sua mente retenha e traga à lembrança quando você precisar dele.

No entanto, grupos de estudo podem tornar-se muito ineficazes se eles não estão estruturados e se os grupos de membros vêm despreparados. Os estudantes altamente bem-sucedidos efetivamente usam grupos de estudo estruturados e todos com um objetivo comum.

10 – Reveja os seus rascunhos e outros materiais de estudo no fim de semana

Os estudantes altamente bem-sucedidos reveem o que aprenderam durante a semana, no fim de semana e em qualquer tempo livre, inclusive, feriados. Duvida? Você conhece algum candidato que atingiu uma excelente pontuação no Enem sem estudar nesses períodos em que a maioria não estuda? Pense nisso!

Dessa forma, eles estão bem preparados para continuar a aprender novos conceitos que constroem em cima do que foi estudado na semana e adquirem conhecimento prévio originado da semana anterior.

Por isso, reserve um horário (não precisa ser o dia todo) para rever os seus rascunhos no fim de semana ou em feriados. Continue aprendendo e aplicando novas técnicas que te aperfeiçoe mais ainda!

Você aprendeu esses 10 hábitos de estudantes altamente bem-sucedidos os quais podem ser implementados em sua vida a qualquer momento. Não existe tanto segredo para isso, apenas uma habilidade em aprender de maneira inteligente e ser o mais produtivo possível em curtos períodos.

Esperamos que esses hábitos o acompanhe em toda a sua trajetória de estudo seja para o Enem, em sua graduação e/ou até quando chegar ao mais alto nível de estudo como o pós-doutorado. E, assim, por diante!

Caso queira deixar um comentário com o que mais gostou desses 10 hábitos de estudantes altamente bem-sucedidos, então, compartilhe aqui a sua opinião.

Curta a nossa página do Facebook Gênio da Matemática! Acompanhe os posts, curta, comente e compartilhe!

Queremos agora apresentar rapidamente um dos maiores e melhores cursos de matemática para o Enem e concursos públicos. É o curso do Gênio da Matemática!

Você já conhece? Com uma metologia neurolinguista e com técnicas para você gabaritar qualquer questão de matemática, ele tem sido o mais eficaz para centenas de estudantes.

Por isso, adquira já! Veja abaixo o que o Curso Gênio da Matemática tem a oferecer:

  •  Mais de 500 horas de estudo com vídeos-aulas de alta resolução
  • 9 bônus diferentes composto por provas anteriores resolvidas, curso completo para o Enem, curso online de química e física, matemática para o Enem e concurso público e muito mais
  • Acompanhamento de sua evolução em tempo real
  • Gabaritos e resoluções dos exercícios
  • Centenas de exercícios em PDF
  • Plataforma de fácil manuseio e alta tecnologia
  • Simulados por conteúdos com correções comentadas
  • Dentre outros benefícios

Faça parte do grupo que tem adquirido as melhores notas em matemática! Venha ser um campeão nas provas do Enem e alcance o topo!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.