Estrutura das provas Enem – Entenda como o exame é estruturado
Um dos passos para o sucesso no exame é entender a estrutura das provas Enem. Ao conhecê-la você pode ser capaz de responder as questões com mais tranquilidade. Saiba como está organizada, quantas questões são exigidas e demais informações!
Para o ano de 2019, a estrutura das provas Enem seguem o mesmo padrão que anos anteriores. Então, provavelmente, ela continuará nos próximos anos sem tantas mudanças radicais. No entanto, você deve estar preparado, caso tenham!
Vale destacar que vem chegando o novo ensino médio o qual deve ser implantado a partir de 2020 no Enem e, com isso, pode ser que haja pequenas alterações! Por isso, fique atento a toda e qualquer notícia em nosso blog Gênio do Enem para se manter informado!
Um dos aspectos que se pode notar é que as provas Enem estão sendo conteudistas e multidisciplinares. Por exemplo, uma questão de Geografia pode também exigir que você tenha conhecimento em História e até Biologia. Ou seja, uma questão engloba outras disciplinas que você terá que saber.
E se você precisa de uma forcinha para estudar, adquira o curso Gênio da Matemática. Com conteúdos voltados ao exame você tem mais possibilidade de obter uma boa pontuação! Clique EU QUERO e conheça!
Por isso, é interessante conhecer a estrutura das provas Enem para que se familiarize com as questões! Para isso, confira abaixo algumas considerações a esse respeito e que pode te ajudar a chegar em uma boa pontuação!
Estrutura das provas Enem – Entenda como o exame é estruturado
Basicamente, ela é composta por 180 questões de múltipla escolha sendo 45 em cada uma das 4 áreas de conhecimento exigidas. Então, você terá que estudar os assuntos conforme o Inep, órgão responsável, determina. Assim, estas abaixo são as 4 matérias a constar na prova:
Linguagens, Códigos e suas tecnologias
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Literatura, Comunicação, Artes, Tecnologias da Informação e Educação Física
Matemáticas e suas tecnologias
- Matemática
Ciências Humanas e suas tecnologias
- Sociologia, Filosofia, História e Geografia
Ciências da Natureza e suas tecnologias
- Física, Biologia e Química
Como é a Redação Enem?
Além dessas provas, você deverá realizar uma redação cujo tema é informado na hora do exame.
Desse modo, para desenvolver a escrita é exigido que o candidato atenda aos critérios das 5 competências, as quais são:
- Construir o texto de forma argumentativa
- Mostrar compreensão da proposta de redação
- Ter domínio da Língua Portuguesa formal escrita
- Possuir capacidade para formular uma proposta de intervenção para o tema sem desrespeitar os Direitos Humanos
- Ter a capacidade de selecionar e organizar as informações, argumentos e fatos
Se você cumprir em sua redação Enem todas essas 5 competências, então, obterá uma nota excelente. Por esse motivo, é tão importante treinar, treinar e treinar.
Além disso, a leitura ajuda muito a desenvolver um vocabulário rico e expressivo. Então, leia bastante e escreva no mesmo ritmo!
A redação Enem atribui uma nota de 0 a 1000. E se você quer um modelo de escrita excelente, então, busque verificar aqueles candidatos que atingiram a nota 1000 em sua redação. Assim, poderá saber como desenvolver a sua!
Provas Enem – datas, horários, gabaritos e resultados
As provas Enem ocorrem em dois domingos consecutivos e, normalmente, em novembro. Então, você pode se programar para realizar esse exame no período da tarde, pois somente nesse turno é que são aplicadas.
No primeiro dia de prova é aplicada de:
- Redação
- Linguagens, Códigos e suas tecnologias
- Ciências Humanas e suas tecnologias
A sua duração é de 5 horas e 30 minutos
Horários estabelecidos das provas Enem
• 12h – Abertura dos portões
• 13h – Fechamento dos portões
• 13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
• 13h30 – Início das provas
• 19h – Término das provas
No segundo dia de prova é aplicada de:
- Matemática e suas tecnologias
- Ciências da Natureza e suas tecnologias
A sua duração é de 5 horas
Horários estabelecidos das provas Enem
• 12h – Abertura dos portões
• 13h – Fechamento dos portões
• 13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
• 13h30 – Início das provas
• 18h30 – Término das provas em 10/11
Gabaritos e resultados da prova Enem
As provas Enem seguem o critério do TRI – Teoria de Resposta ao Item. Nessa técnica de avaliação, o candidato precisa acertar questões fáceis para chegar nas difíceis.
Se por exemplo ele erra uma pergunta de nível baixo de conhecimento, mas acerta uma que é mais complexa subentende-se que ele chutou.
Até porque se ele foi capaz de acertar uma difícil porque não acertou a fácil? Então, esse é o raciocínio da correção que o Inep faz por meio desse método!
Por isso que o seu principal objetivo é tirar a possibilidade do candidato chutar nas questões. E, assim, ele passa a ser avaliado pelo seu conhecimento adquirido.
Ao saber disso, o gabarito de nada adianta para fins de resultado, mas como avaliação. Você deve aguardar o resultado para que possa ter certeza de sua nora. Clique aqui e leia o conteúdo de como saber desse resultado.
Você conheceu a estrutura das provas Enem para que possa se dar bem! Se você já sabe, então, já está a um passo a frente para ter um bom exame!
Comente e compartilhe!